O Guarani

José de Alencar

Resenhas - O Guarani

Naty 31/03/2022

O Guarani ?
Finalmente, depois de 524 páginas e escrita antiga, acabei O Guarani. Em vista geral, eu gostei do livro. Por mais que apresente ideias muito idealizadas, a trama de O Guarani é bem cativante.
O livro retrata bem o início da colonização no Brasil (1604) e apresenta bem marcos do romantismo por ser publicado em 1857
( 1° fase do romantismo no Brasil). Exemplo: (nas primeiras páginas, o capítulo cenário, bem romantizado).
Acompanha uma história bem louca com muito enredo, dividida em 4 partes e apresenta personagens intrigantes e questionáveis. Principalmete por parte de Peri, é o indígena super idealizado já que José de Alencar pensou em criar a história para o mundo, ou seja, internacionalmente falando Europa.
Porém, adorei a forma como José de Alencar descreve os lugares, a beleza da natureza do Brasil, digo das matas, dos animais e das origens. Realmente, me fez imaginar muito bem o retrato do Brasil nesta época.
Enfim, vale a pena ler e se aventurar na história.

Isabella.Fernanda 02/03/2022

José sendo Alencar...!!!
O Guarani é o primeiro romance indianista do Alencar, o que lhe trouxe notoriedade também, este, meu Alencar do ano, acabou me sendo uma releitura, porque pensei que apenas tivesse começado em 2016, mas na realidade, só não tinha lido uns 10/15% finais. E eu gostei demais dessa leitura! A primeira leitura do ano com a Larissa, e eu tive que fazer uma leitura mais acelerada do que o planejado, porque fiquei atrasada... Por mais que eu estivesse lendo devagar pela quantidade de marcações em cada página, passei horas e mais horas lendo ele sem cansaço e muitas interrupções.

O enredo se passa no meio da mata, rio paquequer no interior do Rio de Janeiro, século XVII. É um romance histórico, então os costumes são bem marcados e os personagens principais realmente existiram, como o D. Antônio de Mariz, além da forte figura indianista, que é o herói, Peri. São quatro partes extremamente dinâmicas, pois acompanhamos algumas linhas de acontecimento em cada capítulo, com ocorrências e depois retorno para descrevê-las, também há pistas para o desenrolar e nuances que te fazem questionar sobre o que de fato vai acontecer. Ah, a descrição do José é impecável, sobre a natureza em especial, é invejável, e faz total diferença, principalmente em um livro passado no meio da floresta.

Eu gostei dos personagens, por mais que eu confesse não ter sido presa fortemente a eles, Peri e D. Mariz foram os meus favoritos, sem dúvida! A questão comportamental foi fascinante, cada personalidade era claramente desenvolta nas ações, todos os personagens relevantes eram complexos e profundos, o que é sinceramente um primor. Temas recorrentes e desenvolvidos no eixo social são o preconceito racial e religião, e a evolução entorno disso é natural, mas muito clara em seu avanço e importância como análise social.

Ah, que livro delicioso...! Estava receosa antes de ler esta obra, por conta das impressões que carreguei de minha primeira leitura corrida para uma prova da escola, seis anos atrás, me deu vontade de ler mais um Alencar este ano ainda, veremos!

Sem dúvidas eu recomendo esse livro, é compreensível ter um pé atrás, como eu tinha, mas basta iniciar a leitura para que os receios caiam por terra.

annavictoriasc 25/02/2022

Amo esse livro até hoje
Li esse livro porque era uma leitura obrigatória na escola (paradidático) e amei ter sido ?forçada? a ler ele ????

Day 23/02/2022

Amei a história me apaixonei no índio Peri,
Eu não tinha ideia de como a literatura brasileira é tão rica e maravilhosa!
Confesso que não gostei do final ... Esperava ser diferente!
Leiam !!!
????

Bia 17/02/2022

?Peri e Ceci??
Como eu posso dizer, perdi as palavras com essa perfeição. Todo mundo morrendo no final, José nesse ponto foi injusto, mas ok. Shippei os casais errados, mas notei o meu equívoco, porque Peri e Ceci e Álvaro e Isa são a perfeição. Perfect
No fim Ceci e Peri, ele fazendo de tudo pra não perde ela, eles brigando, mas no fim, morreram(no que eu entendi), para encontrar os outros.
Álvaro morreu, Isa morreu pensando ele, na minha ideia ele foi buscar para o encontro com Deus, que casal. Dor de Ceci e Peri presenciarem a morte dela, é ainda dizerem que ela morreu feliz.
Família de Ceci despedaçada, mas no fim é um dos melhores livros que eu li.

Ass:João Feio(só quem leu entendeu).

Naiana 29/01/2022

Uma verdadeira obra prima
José de Alencar sempre foi um dos meus autores favoritos nacionais, gosto muito da forma como ele escreve e descreve os cenários e personagens, a natureza de cada um e os que motiva, parte dessa paixão também tem relação com a fase literária em que ele está inserido, adoro o Romantismo Nacional, é o meu preferido de longe e nele José de Alencar foi mestre.
Não tive muita sorte com Iracema, mas crio que isso se deu pela forma e fase em que li o livro, na escola, para fazer uma avaliação, pretendo dar outra chance a ela, mas O Guarani me cativou imediatamente, achei a leitura fácil e fluida, mesmo precisando ir as vezes ao dicionário, isso não atrasou nem dificultou, até por muitas palavras, mesmo desconhecidas serem fáceis de entender no contexto da obra.
A descrição do cenário de um Brasil nativo, pouco explorado, com mínimas descrições da fauna e flora locais, assim como dos povos que aqui habitavam, índios, fidalgos portugueses, aventureiros das mais variadas nações e índoles enriquece de tal forma a construção narrativa que o torna único e precioso.
Peri é de longe meu personagem preferido, sua inteligência e percepção são incomparáveis, tornando os portugueses até burros próximos a ele. Apesar de submisso e cativo a Ceci, Peri é livre e fala isso a todo tempo, livre para escolher o que fazer e como fazer, livre para pensar, agir e raciocinar, conhece a natureza e é um só com ela, assim como a natureza humana, do índio ao branco ele sabe discernir como cada um pensa e age.
O amor de Isabel e Álvaro também me comoveu bastante, a forma sútil como ele foi se desenvolvendo e envolvendo os dois, e claro que um bom romance não podia fugir a tragédia em algum momento. Dom Antônio de Mariz muito nobre e cavalheiresco, é outro personagem muito estimado e justo, talvez não totalmente justo com Peri ao exigir que este se converta à sua religião, mas é possível se descontar isso pelos excessos de zelo de pai diante o perigo.
Não tenho críticas a essa obra, só elogios, a narrativa toda bem amarrada e um final dúbio, na minha opinião, deixando ao leitor a interpretação que melhor lhe convém para o destino de Peri e Ceci ao final.
Ame este livro e se tornou um dos livros da vida, agora quero mais que nunca conhecer toda a obra de Alencar, assim como sua vida. Essa edição da Ática aguçou essa vontade ao descrever a vida e obra do autor e nela me mostrar o tanto de treta que Alencar tivera com Dom Pedro II, tretas estas que nunca tinha ouvido falar...

Lorena329 23/01/2022

O grande guerreiro Peri e a nobre Ceci
Esta foi minha primeira experiência com José de Alencar e ?O Guarani? é realmente uma importante obra do Romantismo. É possível ver presente no livro elementos de idealização e indianismo. Relações de amor, adoração e desejo. O decorrer da história me deixou chocada, mas o final da história não me foi uma completa surpresa. Era inevitável que o fim da família do fidalgo tivesse outro fim?

O livro é sensacional, recomendo muito essa grande obra de José de Alencar!

Instagram: @leitor_eduardo 31/12/2021

2021 não podia encerrar de forma melhor!
Esta foi a minha primeira experiência com literatura clássica brasileira. Acredito que eu acertei na escolha em começar por um romance. Apesar do vocabulário rebuscado devido à época, este livro é uma graça e uma obra literária sensacional. Mal posso esperar para ler mais títulos da literatura clássica brasileira da época do Romantismo. É incrível a forma como o autor se debruça sobre os sentimentos e as internalizações de cada personagem. 5/5.

Luiz.Fernando 30/11/2021minha estante
Vou nem nomear a Parte IV pq a descrição já diz tudo

zaynself 24/10/2021

QUE BOSTA
gente que livro ruim perdi meu tempo mt chato nao gostei que arrependimento ter começado a ler serio extremamente cansativo

Hell 23/10/2021

O que dizer?
Bom eu gostei desse livro mais do que eu estava esperando. Confesso que só li ele por que meu professor de literatura vai aplicar uma prova sobre ele.

Enfim.....Eu amei de verdade. É um dos clássicos da literatura brasileira que nunca tinha se passado na minha mente para ler, porém me surpreendi muito!

Eu achei o começo maçante, partes que descrevem os lugares são muito demoradas e acaba sendo muito chata a leitura nessas partes, porém ao decorrer do livro as ações te prendem e te fazem querer saber o que vai acontecer.

Desde o começo percebi que Peri vê na Cecília a imagem de Nossa senhora, e acaba "devotando" Ceci. Esse livro mostra Peri como um herói indígena.

Achei interessante que apesar de Peri sempre ter protegido a Ceci, a D.Lauriana e outros personagens do livro não gostavam dele apenas pela sua origem, por ele não ser branco, mas mostra que apesar disso existe empatia por outros personagens.

Confesso que nao gostei de algumas coisas na Isabel, pois ela nega seus dois lados, o que é compreensível pelo fato de que ela não se encaixa em nenhum lugar, mas me incomodou um pouco.

No geral eu gostei do livro, acho que todo mundo precisa ler. Confesso que não sei fazer uma resenha dele pois é um livro que na minha opinião foi bem complexo e muitas palavras arcaicas difíceis de entender.

Mas é um livro lindo, cheio de poesias e histórias contadas pela natureza. Eu leria de novo no futuro, com certeza.

denianmartini 26/09/2021

Final bem brasileiro
A história é boa, claro que é, embora difícil de ler por causa do Português refinado e das muitas descrições do autor. O fato dos personagens serem maniqueístas não me incomodou em nada, na verdade, acho que está em falta na literatura atual heróis que sejam símbolos.
Agora, o final não é nada do tipo "sonho americano", dá pra entender, mesmo assim eu esperava algo diferente. Enfim, minha opinião. Alguém tem um clássico brasileiro pra me indicar??