Poesia completa

Resenhas - Poesia completa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

mpettrus 30/12/2022

Coração de Mulher, Mente de Escritora e Alma de Poeta
Sempre tive enorme interesse em ler as poesias de Maya Angelou, a icônica escritora conhecida por seu empoderamento e defesa de mulheres e escritores afro-americanos deixando vasta obras de poesias e livros autobiográficos. Mas como lhes disse na resenha sobre o também poeta Paul Auster, ler poesia, ao menos para mim, é muito difícil. Eu preciso está desconectado da vida real para poder embarcar na jornada literária de ler um livro de poesias.

Preciso antes de tudo, conhecer, ao menos o básico da autobiografia da vida do poeta, porque muito dos versos que escreve é sobre sua própria vida. Isso é uma característica muito própria na escrita poética. Ler poesias é um verdadeiro exercício de interpretação de textos e paralelos com a vida real do poeta. Felizmente, a oportunidade de ler essa incrível poetisa chegou e eu sem me demorar demais, agarrei a chance. E que experiência inesquecível.

Ler o livro de poesias de Angelou me transportou para um lugar de reconhecimento daqueles versos, daquelas estrofes, de identificação. Diferentemente de quando li o livro de poesias do Álvares de Azevedo, ou do norte-americano Paul Auster ou até mesmo o da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, não houve dificuldades de reconhecer em seus poemas a sua intenção do seu dizer, da sua mensagem, dos seus conselhos, dos seus desabafos, das suas confidências.

Foi uma conexão muito imediata e genuinamente muito acolhedora. A voz poética de uma mulher preta ressoou na minha alma, a alma de um homem preto. Não queria dá a esse fato uma importância além do que se tem, mas é difícil de não o fazer. Os poemas que contém temas do racismo e a luta por um mundo mais igualitário me marcaram profundamente.

O poema ?África? me trouxe uma sensação tão poderosa de entendimento que poucas vezes sentir isso num tempo tão curto ao término da leitura de um poema. A poetisa descreve a situação do continente africano através da metáfora do corpo de uma bela mulher. E eu conseguir entender a decisão de fazê-lo nesse molde, porque o objetivo que ela quer atingir aqui é arrancar a empatia do leitor a partir do sofrimento do povo africano.

Ao utilizar a metáfora do corpo de uma bela mulher, porque o sofrimento é mais tangível e mais escandaloso quando lhes é mostrado um rosto específico, a poetisa consegue criar no leitor a empatia com aquele povo, consegue tornar seu leitor simpatizante com a luta de sobrevivência dessas pessoas.

E o que falar do poema ?Pássaro Engaiolado??! Eu fiquei num mix de emoções que é até difícil descrever. O poema fala de um tema, que nos dias de hoje nos parece banal, mas a época do seu lançamento, foi tipo vanguardista. A autora nos fala sobre resiliência. E é sobre, sobretudo, a resiliência do afro-americano, mas que de alguma maneira, em algum ponto nessa poesia, universaliza o tema para todos nós do povo preto.

A metáfora do pássaro para contar sobre a história afro-americana foi muito simbólica. O pássaro quer alçar voo porque sabe que tem enorme capacidade para isso, mas se ver limitado preso numa gaiola. Perceberam o jogo de ideias aqui?! E esse poema te pega tão de surpresa porque inicia de maneira solar, leve e termina de maneira sombria, trágica.

A experiência de ler as poesias de Maya Angelou foi arrebatadora. Não porque eu seja afro-americano, porque eu seja um africano, é simplesmente porque eu sou um homem preto e é impossível não levar em conta esse fato. Porque Maya é preta e falou disso em seus versos melancólicos, em sua poesia sombria, mas que também trazia uma carga de esperança para os seus iguais, seguindo um caminho para a África, de alguma maneira pátria de todos nós pretos.

Mas não se enganem pensando que seus poemas se atém somente a essa pauta. Ela também é uma mulher. Lutou para ser vista como uma mulher em pé de igualdade com outro gênero: o homem. Então arrisco dizer que outros leitores irão se identificar com sua escrita. Ela descreveu vividamente através de aventuras pessoais uma gama de experiências enquanto mulher preta, tanto negativas quanto positivas, numa exposição ao longo da vida a vivência negra.

Sobre seu estilo na escrita poética, na minha humilde opinião, seus poemas não seguem um padrão, não aparentemente. Seus versos são livres, não há uma rima em específico ou contagem de sílabas, por vezes, notei nos poemas linhas quebradas, mas, acredito que foi para dar uma sensação de andamento e ritmo na leitura de seus poemas com o objetivo de adicionar uma maior carga dramática nos seus veros. E confesso que para mim funcionou.

Maya é uma excelente poetisa, principalmente por sua habilidade de utilizar muito bem as metáforas e conseguir fazer o leitor identificar exatamente o que ela quer dizer. As suas poesias, a própria personificação do coração de mulher, mente de escritora e alma de poeta, são como trens de memórias transportando lembranças boas e ruins. As memórias de dor descritas como histórias antigas são reais e importantes, porque ainda reverberam no nosso século XXI, e essas histórias se repetem porque a humanidade ainda não aprendeu com o passado não tão distante de hoje.

maria 24/06/2021

Poesia Completa - Maya Angelou
QUOTE:
Desfile de moda antigo

Seus cabelos, modelados, rostos exaustos
ossos salientes, na altura dos quadris.
as modelos desfilavam, suportadas e enfezadas
e depois, faziam biquinhos com os lábios.

Elas tinham um jeito nojento, ostentado como um banner,
enquanto olhavam de cima a baixo, na altura do nariz.
Eu iria para o inferno antes que me vendessem
qualquer coisa que elas vestiam.

Toda a Burguesia Negra diz: vamos
quando bora é o que querem dizer,
deveria olhar em volta, para cima e para baixo,
antes de ficarem se achando.

Certamente, eles juram, é isso que eu vou vestir
quando for ao clube de campo.
Eu os lembraria: por favor, olhem esses joelhos,
ralados de esfregar o chão da patroa.

@eu_rafaprado 15/06/2020

Perfeita !!!
Maya com seu texto e sua poesia, transparece sua alma em cada linha...
Perfeito como tudo que Maya escreveu !!!
afonso 28/06/2020minha estante
Oi, Edu! Tô pensando em comprar este livro. Só n fiz isso pq ainda n encontro uma poesia arrebatadora. Preciso dizer q conheço pouquíssimas. C pode me recomendar uma q seja A Poesia?!

@eu_rafaprado 30/06/2020minha estante
Vou te mandar por msg

afonso 01/07/2020minha estante
Oba! Fico no aguardo ?

thagfs 06/08/2021

Única
Ler esta obra me trouxe e inúmeros e diversos sentimentos, dentre eles, foram fortes a sensação de pertencimento; a reflexão sobre minhas vivências; os dramas diferentes ao mesmo tempo que iguais; o choro preso e solto; o afago ao coração; e a gratidão pelo contato com esta obra. Não há defeitos quanto a escrita de Maya, mas eu gostaria que esse livro tivesse uma produção melhor, com prefácio e notas sobre a autora.

Cada poesia nos envolve de forma diferente. Algumas eu reli por diversas vezes, outras eu precisei escutar em voz alta e todas me fizeram sentir e refletir. Maya Angelou foi uma grande mulher, que sorte a nossa que ela está eternizada nas páginas dos livros.

Cams 20/02/2022

impossível não sentir coisas fortes com a escrita de Maya Angelou, todo o tempo que passei lendo o livro foi de muita conexão com ela. Reli várias poesias e favoritei o livro!

Camila Borges 09/06/2021

Sensibilidade e força
Eu que não sou muito chegada em poesia amei demais isso aqui!!! Recomendo pra quem acha que a poesia é por vezes muito distante e subjetiva. Maya apresenta poemas simples mas que tocam em temas fortes e palpáveis pra nós. Os temas vão desde o racismo, as duras condições da mulher e da população negra, assédio sexual até religião, amor e homenagens para sua própria mãe e para grandes líderes (como Nelson Mandela e Malcom X por exemplo). Fiquei muito impressionada com a sensibilidade e a força expressas de forma tão bonita.

Destaque para os meus dois poemas preferidos da coletânea: "Ainda assim eu me levanto" e "Mulher fenomenal"

Isabela 10/02/2021

Maya Angelou foi com certeza uma mulher fenomenal. Suas poesias são atemporais, políticas e sensíveis e ler suas palavras é uma experiência que merece calma e atenção. Ela nos presenteia nessa obra com versos que inspiram, curam e acolhem.

Evy 22/11/2021

Maya me conquistou com sua narrativa em prosa antes de eu ter acesso à sua poesia, porém descobri lendo essa coletânea que o que me conquista é a verdade e a vida nas palavras de Maya. É impossível destituir de suas palavras a realidade vivida nelas. Não é ficção, é a vida como ela é pra Maya e pra muitas de nós. Esse livro é mais um presente que ela nos deixou, que cura, inspira, motiva e faz refletir.

Dividido de acordo com seus livros de poesias publicados, temos: Apenas me dê um copo de água gelada antes que eu morraaa; Oh, reze para que minhas asas me caiam bem; E ainda assim eu me levanto; Shaker, por que você não canta?; Eu não serei levada; No ritmo do amanhã; Celebrações; Uma verdade corajosa e surpreende; Paz Incrível; Mãe; A Maravilha se Anuncia e Seu Dia Acabou, sendo esses últimos poemas avulsos.

São poemas que mesclam beleza, sensibilidade, dor, amor, verdade, a vida se contando em palavras e momentos que quase somos capazes de visualizar tamanho o talento de Maya. Alguns poemas nos abraçam, outros nos torturam com a crueldade e a realidade, mas são essenciais para refletir e rever muitos conceitos importantes sobre a condição da mulher negra.

São tantos os poemas e trechos que marquei durante a leitura que não caberiam citar nesta resenha, mas que valem a pena ser conhecidos, lidos e absorvidos para a vida. Mas preciso destacar um poema em especial, chamado Minha Culpa que me marcou bastante e um trecho do poema Mãe: um berço para segurar, que gostaria de dividir com vocês:

"Mãe, agora eu aprendi o suficiente
Para saber que eu não aprendi quase nada".

Fica a reflexão, e o apelo do muito que ainda temos pra ler, aprender, repensar e lutar por um mundo mais justo e com equidade para todos.

Super recomendo a leitura!!

Mariana Dal Chico 21/07/2021

“Poesia Completa” de Maya Angelou foi publicado no Brasil pela @Astralcultural com a tradução de Lubi Prates e minha primeira leitura linear da obra completa durou alguns meses, de novembro de 2020 a junho de 2021. Recebi um exemplar de cortesia da editora.

Fiz questão de enfatizar que foi a primeira leitura, porque não será a única, tenho certeza. Antes mesmo de chegar à última página, eu já tinha retomado alguns poemas ao acaso, deixando que as palavras da Sra. Angelou me alcançassem e fizessem sua mágica.

Na maior parte das vezes essas palavras trouxeram perguntas incômodas, que fizeram com que eu me levantasse da minha poltrona confortável em busca de respostas e mais informações sobre temas abordados.

Não foram todas as vezes que obtive respostas e isso dói. Mas se me afetou dessa forma, o quão mais doloroso é para pessoas que estão diretamente ligadas aos eventos citados ali?

É uma obra que abarca muitos temas e diferentes períodos da carreira da autora. Não foram todas as suas poesias que me agradaram, mas fui arrebatada pela maioria.

Deixo como destaque: “Eles voltam para suas casas”, “Nós vimos além da nossa aparência”, “Minha culpa”, “Sozinha”, “Mulher fenomenal”, “O dinheiro da assistência social da mamãe”, “Trabalho de mulher”, “Ainda assim eu me levanto”, “A vida não me assusta”, “Fome”, “A última decisão”, “Nascida assim”, “Pastor não me envie”.

Sobre a edição: senti falta de uma apresentação da obra com uma breve biografia da autora. E, seu sei que o livro já ficou grande - 336 páginas -, mas a experiência de ler poesia é sempre mais rica quando o texto se apresenta bilíngue.

site: https://www.instagram.com/p/CQRZ6BUj31Q/

Jéssica 18/09/2023

Não gostei desse livro.
Talvez, e só talvez, eu não tenha aprendido a ler poesia.
A leitura foi muito arrastada e sem nexo.

Flavia Sena 13/01/2021

Lá fui eu de novo me aventurar (não tão) aleatoriamente pela poesia. Senti dificuldade em embarcar nos poemas da Maya, principalmente os do início desse livro. Ainda não sei se foi por conta de tradução; do estilo da escrita, que me lembrou um pouco (dentre os que li e consigo recordar) Rupi Kaur e (perdão Maya) talvez Bukowski; ou por não ter sido o momento ideal de ler. Porém, é inegável a força das experiências que ela imprime em suas palavras.

"[...]Levantem seus rostos, vocês precisam intensamente
Dessa manhã brilhante que nasce para vocês.
A história, apesar de ser dolorosa,
Não pode ser apagada, mas, se for encarada
Com coragem, não precisará ser vivida novamente.[...]"

Adriana Scarpin 27/08/2023

Amo a prosa da Angelou e até então só conhecia alguns poemas esparsos, mas que tesouro esse livro, o único porém é ele não ser bilíngue, no mais é uma pedrada atrás da outra.

Erica.Regiani 21/08/2023

Com a maestria que lhe é intrínseca, Maya nos brinda com suas extonteantes poesias. Não seria exagero confessar que fui envolvida por cada palavra, cada verso deste magnífico livro.
Tratar de temas tão intensos e dolorosos e explaná-los de uma maneira que nos toca a alma foi definitivamente sua missão de vida e com certeza a cumpriu virtuosamente.

Super indico.
(segue uma das poesias que mais gostei)

Recusa

Amado,
Em que outras vidas ou terras
Eu conheci seus lábios
Suas mãos
Sua gargalhada corajosa
Irreverente.
Aqueles doces excessos que
Eu adoro.
Qual garantia nós temos
De que nos encontraremos de novo,
Em outros mundos, em algum
Tempo futuro indefinido.
Eu resisto a pressa do meu corpo.
Sem a promessa
De mais doce encontro
Me recuso a morrer.

Sheyla.Batista 26/04/2022

"Mas ainda, como o ar, eu vou me levantar"
"Minha altivez te ofende?
Não leve tão a sério
Só porque rio como se tivesse
minas de ouro
Cavadas no meu quintal"