QUAERENS QUEM DEVORET

QUAERENS QUEM DEVORET Sergio Mattos

Resenhas - QUAERENS QUEM DEVORET

Rafaela Rodrigues 06/05/2020

Um conto assustadoramente incrível.
Quaerens Quem Devoret: Ao cair da noite, o demônio virá se alimentar.
AUTOR: SERGIO MATTOS
@sergiomattos_autor
Mais um conto assustadoramente incrível do autor parceiro Sergio Mattos e nessa nova história somos apresentados a Milena e Lúcio, dois irmãos que vivem com os pais no pequeno vilarejo de Pedra Branca, interior do Ceará, cercado por uma densa floresta, cheia de mistérios. Em uma fatídica noite os irmãos se perdem na floresta e é a partir desse momento que a história toma rumos inesperados e sombrios, os irmãos descobrem, em meio a escuridão a existência de uma fera terrível, um ser demoníaco com uma fome implacável e que para saciar essa fome vai transforma a vida desses irmãos em um verdadeiro inferno na terra, a luta pela sobrevivência fala mais alto e os irmãos fazem tudo o que podem para sair com vida desse encontro maléfico. Mas mesmo com a união e a lealdade entre eles, unidos em prol de um bem maior que é conseguir sobreviver aquele pesadelo, no fundo eles sabem que é só uma questão de tempo para o horror recomeçar, um horror passa a fazer parte da vida desses dois irmãos e vai mostrar para eles que nem toda lenda é fruto de imaginação.
O título do conto significa ?Procurando a quem devorar?, expressão usada por São Pedro, na primeira epístola, em advertência aos fiéis, pois o demônio está sempre à espreita. Partindo do princípio que o próprio título nos induz esse conto é recheado de referências bestiais capazes de fazer o leitor mais corajoso sentir um medo imenso e um arrepio por todo o corpo.
Um conto curto que deve ser lido de uma única vez tendo o cuidado para não se deixar impressionar e assim captar a verdadeira essência do conto.
Os contos do Sérgio muitas vezes sugerem um final aberto e disponível a várias interpretações, e esse conto é exatamente assim, precisa ser degustado com atenção e cuidado, sentindo todas as emoções propostas pelos relatos do autor.
Eu criei algumas teorias e finais e pretendo discutir cada uma delas com o Sérgio e recomendo você a fazer o mesmo, acredito que esse conto tem bem mais mistérios do que aparenta e muitos se apresentam nas entrelinhas aguardando ser desvendadas por hábeis leitores.

E você conhece esse conto ou outros trabalhos do Sérgio? Me conta tudo aqui nos comentários.
#leiturasdarafa2020?
#resenhasdarafa
#euamoler
#livrosnacionais

Kelthy 17/03/2020

lobisomem
Um conto de título em latim “Quaerens quem devoret” (procurando a quem devorar), passa-se no vilarejo de Pedra Branca, onde há uma criatura rondando a noite, a pequena Milena e seu irmão se perdem na floresta escura, a garotinha depara-se com esse monstro, porem ele não a ataca, embora tenham uma noite angustiante, cheio de mistério. ⁣ uma otima dica!!

@resenhandodark 05/03/2020

@resenhandodark
💀Milena e seu irmão se perdem na floresta que circunda o vilarejo de Pedra Branca e em meio às trevas da noite, uma criatura demoníaca surgirá e revelará o verdadeiro horror. Eles aprenderão que nem toda lenda é fruto de imaginação.⁣⁣
⁣⁣
💀O conto já começa com Milena perdida e dando de cara com uma criatura horrenda, que já pode te deixar angustiado logo de início. Eu sou suspeita para opinar quando o assunto é lobisomem, por mas que à descrição da criatura seja clichê ainda me causa arrepios de imaginar à situação.⁣⁣
⁣⁣
💀Já estou familiarizada com a escrita do Sergio, e apesar do conto não ter sido bem trabalhado ainda me agradou bastante. Com certeza seria uma história que merece mais páginas e aos personagens ter sido mais desenvolvidos.⁣⁣
⁣⁣
💀Ele soube criar um bom clima sombrio de uma cidade pequena, além das cenas de sangue contida no final que me deixou com gostinho de quero mais

site: https://www.instagram.com/p/B9E4VfNAYak/

Aline Cristina Moreira 01/03/2020

Ótimo!
Lobisomens são criaturas lendárias e há inúmeras versões a respeito da maneira como vêm a existência; a única coisa na qual todas elas concordam é que se trata de um homem que se transforma numa fera, um lobo mais precisamente.
Confesso que dos seres fantásticos que conheço, o lobisomem é um dos que menos gosto, porém não tem como ler o conto do Sergio Mattos e não se deixar dominar pelo fascínio que a criatura desperta em nosso subconsciente e pelo pânico que domina Milena e sua família diante do contato com o lobisomem.
Outro fator que me agradou, foi o título da história: "Quaerens Quem Devoret", que significa "Procurando a quem devorar". Frase bíblica e que cai como uma luva para esta criatura com instintos bestiais. (Obviamente tive que procurar a tradução no google rs).
Enfim, gostei muito da tensão que permeia todo o conto e gostaria que houvesse uma continuação para ele. É uma história muito bem escrita e que merece mais páginas.

Heloisa 26/02/2020

Na calada da noite, o mal espreita!
Títulos em Latim me despertam bastante curiosidade, pois a língua tem o poder de se encaixar perfeitamente em histórias de terror e horror, e sempre me geram bastante expectativas.

O título do conto significa “Procurando a quem devorar”, expressão usada por São Pedro, na primeira epístola, em advertência aos fiéis, pois o demônio está sempre à espreita.

Assim como a criatura que ronda as noites de Pedra Branca, aguardando sua próxima presa … e os irmãos Milena e Lúcio, tiveram a infelicidade de cruzar seu caminho.

Temos nesse conto elementos, que facilmente o levariam ao sucesso, como a ambientação da história em um pequeno vilarejo, a escrita envolvente e precisa de Sérgio Mattos, o clima de angústia das cenas descritas, porém, o que acontece é que o conto se perde.

O mistério que envolve a criatura é facilmente desvendado, tornando a história previsível demais, mesmo sendo curto, a caracterização dos personagens poderia ter sido melhor elaborada, para que o leitor tivesse a chance de desenvolver uma empatia, o que traria um envolvimento diferente com a trama, que acaba seguindo um padrão já visto em tantas e tantas outras histórias do gênero.

A história poderia ter uma continuação, um melhor desenvolvimento dos personagens e um fechamento visceral, a altura do personagem lendário que o autor escolheu para o seu conto.

Não foi de todo mal, mas essa foi a primeira vez que li algo do Sérgio e já me indicaram outras obras dele, claro que vou conferir e espero que me surpreenda!