Qual é a Tua Obra?

Qual é a Tua Obra? Mario Sergio Cortella

Resenhas -

Sabrina Horn 04/06/2024

### Resenha do Livro "Qual é a Tua Obra?" de Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella, um dos mais renomados filósofos e educadores do Brasil, nos presenteia com "Qual é a Tua Obra?", uma obra que transcende os limites da simples literatura motivacional, mergulhando profundamente em questões de liderança, gestão e, sobretudo, no sentido da vida e do trabalho. Publicado originalmente em 2020, o livro convida o leitor a uma reflexão intensa sobre o propósito de suas ações e a relevância de suas contribuições no ambiente profissional e pessoal.

#### Estrutura e Conteúdo

O livro é dividido em três partes principais:

1. **Gestão:** Nesta seção, Cortella aborda a importância de uma gestão humanizada e eficiente. Ele discute como os líderes devem agir para inspirar suas equipes, destacando a necessidade de um olhar atento e empático sobre os colaboradores. Cortella enfatiza que a liderança não é apenas sobre dar ordens, mas sobre servir e inspirar. Ele defende a ideia de que um bom gestor deve ser um mentor, alguém que guia e capacita os outros a alcançarem seu melhor.

2. **Liderança:** A segunda parte foca nos atributos essenciais de um líder. Cortella explora características como a ética, a humildade e a coragem, sugerindo que um verdadeiro líder é aquele que serve de exemplo e está sempre disposto a aprender e crescer junto com sua equipe. Ele desmistifica a figura do líder autoritário, propondo um modelo de liderança colaborativa e inclusiva, onde o sucesso é compartilhado e as responsabilidades são divididas.

3. **Espiritualidade:** A última parte do livro conecta a jornada profissional à busca por um propósito maior. Cortella argumenta que o trabalho deve ser uma extensão do ser, algo que transcenda a simples obrigação e se transforme em uma obra significativa para o indivíduo e para a sociedade. Ele incentiva o leitor a encontrar sentido em suas atividades diárias, destacando a importância de estar em paz consigo mesmo e com o que se faz.

#### Temas Centrais

Cortella utiliza uma linguagem acessível e instigante para abordar temas como ética, propósito, responsabilidade e inovação. Ele utiliza uma série de exemplos práticos e histórias inspiradoras para ilustrar suas ideias, tornando o livro uma leitura agradável e enriquecedora. A mensagem central é clara: o trabalho deve ser visto como uma oportunidade para deixar um legado, uma obra que contribua para o bem-estar coletivo e que traga satisfação pessoal.

#### Reflexões Provocativas

"Qual é a Tua Obra?" desafia o leitor a reavaliar sua relação com o trabalho. Cortella faz perguntas provocativas, como "Para que serve o que você faz?" e "Qual é o impacto da sua obra no mundo?". Essas questões incentivam uma introspecção profunda, levando o leitor a pensar sobre suas motivações e a qualidade de suas contribuições.

#### Conclusão

O livro de Mario Sergio Cortella é um convite à reflexão sobre o papel do trabalho na vida de cada um. É uma obra que combina filosofia, ética e gestão de forma harmoniosa, oferecendo insights valiosos para líderes, gestores e qualquer pessoa que busca um propósito maior em suas atividades diárias. "Qual é a Tua Obra?" é mais do que um livro sobre sucesso profissional; é um guia para encontrar significado e realização em todas as áreas da vida.

Para quem deseja uma leitura que provoque mudanças de perspectiva e inspire a agir de forma mais consciente e responsável, esta é uma obra indispensável. Cortella nos lembra que, independentemente do que fazemos, sempre temos a oportunidade de transformar nosso trabalho em algo grandioso e significativo.