Um Fado Para Ventura

Um Fado Para Ventura Bruna Guerreiro

Resenhas - Um Fado Para Ventura

Carolina273 05/04/2022

Leiam a Trilogia Ventura agoooora!
Comecei a leitura desse livro desorientada, tal qual nossa querida Ventura. Não sabia o que esperar, mas esperava um desfecho promissor. Tanta coisa acontece aqui que eu nem conseguiria escrever sem me perder no caminho. Eu chorei pela Ventura, chorei pelo Alexandre e chorei pelo Téo. Chorei pelo Antônio como quem chora por um parente (e foi inevitável pensar nele sem lembrar da minha portuguesa favorita, minha bisavó). O fato é: só quando chega o momento de dizer adeus é que se percebe que aquele presença ali foi muito mais profunda na nossa vida de leitor do que se imaginava. Ao longo do livro eu me peguei criando possíveis soluções (que difícil falar sem dar spoiler!) mas obviamente eu não acertei nenhuma. O desenrolar da relação Téo-Ventura-Alexandre com certeza não era o que eu, emocionada que sou, esperei. Mas foi perfeito! Acompanhar essa história é confrontar uma realidade que foge do nosso controle. É aceitar que nem tudo vai ser previsível...na verdade, nada é. Sobre os mistérios: eu percebi algo "estranho" na amizade da Ventura com Eduardo, alguns pequenos sinais aqui e ali, mas quando achava que tinha matado a charada, percebia meu erro. E tudo se encaixa de forma tão perfeita que tu ficas de queixo caído.
Fado é mais eficaz do que muitas propagandas que estimulam o turismo, porque pelo menos pra mim foi impossível ler sem querer correr pra comprar uma passagem pra Portugal! Com boa parte da história se passando lá, é impossível não se apaixonar (mais ainda) por tudo!
Finalizando essa experiência de leitura só consigo pensar que admiro muito a força da Ventura, porque eu mesma teria "caído em tentação" incontáveis vezes. Reafirmo meu amor e paixão pelo Alexandre, minha admiração por Jèrome, placa de craques da jogada pra Susana e Eduardo, vontade de ser amiga da Lilou e declaro abertamente que nunca mais vou conseguir ouvir as músicas da trilogia sem chorar.

Como dizem os jovens: sou cadelinha de Bruna Guerreiro, vou panfletar o tanto que puder porque essa Trilogia sem dúvida tá no top 5 de livros que marcaram minha vida!

Talita 22/06/2021

o encontro de uma mulher e seu destino
Um Fado para Ventura
O terceiro livro de uma trilogia é sempre carregado de muitas expectativas. Um Fado para Ventura não é diferente. Não apenas pelo final tenso de Uma fonte de Ventura, mas também por todo o drama e mistérios que rondam essa história.
Um Fado para Ventura nos dá todas as respostas. Não sem antes fazer o leitor chorar muito. As primeiras páginas carregam a dor da protagonista em fuga. Tentando recomeçar com o coração em pedaços.
“Ainda tô decidindo se prefiro perder os dedos necrosados ou ficar com o teu cheiro impregnado nas minhas mãos”
Uma coisa que eu gosto muito nesse livro é como, apesar de tudo, Ventura estava vivendo. Ela não se trancou num quarto chorando desesperada. Bom, a herança de tio Jaques ajuda, né. Mais fácil sofrer uma desilusão amorosa viajando pela Europa do que vendo série em casa na netflix (como nós pobres fazemos).
Chorei muito nos primeiros 63% do ebook (li pelo Kindle Unlimited), depois fui sendo atropelada pelas revelações e desfechos que não vou revelar nessa resenha. Eu gosto de spoiler, mas o leitor merece ficar tão chocado quanto eu fiquei.
O final foi lindo e romântico!