Um sobre Infinito - Episódio I

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Leitura Fascinante 27/05/2021

Leitura rápida e fluida

A evolução não é nada mais nada menos do que o Big Bang da vida".

Solange é uma jovem portadora de um QI muito elevado. Ela é filha de um pai que é testemunha de Jeová e de uma mãe que acredita unicamente na ciência. Desde pequena, Sol acompanha o pai na sua caminhada pela fé e pratica a religião com muita devoção.

Dona de um QI altíssimo e com muito amor pelos gammer,  matemática e pela cientista,  Sol decidi criar seus próprios games, e é apartir dai que ela se aprofunda em pesquisas que a fazem questionar sobre a religião e sobre a criação do universo.
Durante a leitura, podemos acompanhar os conflitos que cercam a personagem durante a sua adolescência até a idade adulta. É um livro bem curtinho ( é possível ler em menos de uma hora).

O livro tem bastante ensinamentos sobre as regras seguidas pelas testemunhas de Jeová,  já que é a religião praticante da personagem principal. Ele é escrito em linha de código e programação. Fala sobre fé,  religião e ciência e traz uma carga bacana de aprendizado.

Em poucas páginas o autor consegue nos fazer absorver os sentimentos e amadurecimentos dos personagens. Algumas questões apontadas pelos personagens são nossas próprias dúvidas internas e isso deixa a leitura interessante.

O livro está disponível para compra no site da Amazon e em breve terá mais alguns episódios.

@quoteslidos 26/07/2022

pequeno, mas, surpreendente
Em poucas páginas o autor consegui colocar uma história bem interessante em palavras e pensamentos que fazem a gente realmente pensar bastante sobre.
O livro tem o enredo em volta de uma adolescente chamada Solange, que por hora é bastante inteligente e quer entender muita coisa. Filha de Pais totalmente diferentes (o pai é testemunha de Jeová e a mãe é Professora e defensora da ciência) a cabeça de Sol fica imaginando muitas coisas que precisam de respostas.
Então ao buscar as respostas entre a Religião vs a ciência, Sol recebe vários julgamentos das pessoas religiosas no qual ela convivia. É um bastante polêmico por tratar de duas vertentes totalmente diferentes, mas é atual, serve para você entender o outro lado sem julgamentos.
Muito bom, a autenticidade do autor no tema, a criatividade e todo o desenvolvimento que ele fez em bora em poucas páginas foram bastante proveitosas e dá pra observar que ele tem conhecimento ou muita pesquisa no que ele escreveu, Parabéns Paulo!

sandy 02/04/2022

impressionante
esse livro tem tantas camadas que é difícil sentir apenas um sentimento durante a leitura. eu, senti tudo e ficou gravado em mim. a forma como Paulo descreve a vida da Sol é muito representativa.

é emocionante. rico. cheio de lições em poucas páginas. enfim, gostinho de quero mais.

cathcostani 22/11/2021

Com poucas páginas que o livro tem, o enredo dele me prendeu na leitura.
A Sol é uma garota que é muito inteligente e adora computador e games, criada na religião Testemunha de Jeová, ela tem um conflito entre agradar à Deus e a sua liberdade.
O livro é narrado em primeira pessoa, e eu fiquei muito desconfiada se a protagonista vai ser a vilã ou não, e me identifiquei um pouco com a personagem pelas vivências de brincadeiras de influência como gameboy e Pokémon.
O autor deixou o final aberto e o único defeito foi a onde ela iria morar nas páginas finais do livro.
O livro é muito bom para quem está sofrendo uma ressaca literária.
Pena que ele só está disponível no formato ebook.

Gabriel Dias - @Done.em 23/06/2020

Um sobre Infinito - Episódio I
“Se você pudesse abrir uma caixa e contemplar todo o passado e todo o futuro, você abriria?”.
⠀⠀⠀⠀
Solange Ferrari – Sol – é uma jovem testemunha de Jeová, de família tradicional, ela acaba questionando até demais, adoradora de matemática, e uma curiosa nata, ela irá desenvolver uma espécie de jogo, mas acima disso será retratada suas dúvidas quase que existências e ira confrontar a religião, ciência e principalmente a fé.
⠀⠀⠀⠀
Gosto muito dos confrontos que a Sol passa, como o livro trás perspectivas desde a infância a gente vê rapidamente a constante em sua vida dos questionamentos, logo, ela acaba sendo “controlada” de forma singela pela sua família e até amigos.
⠀⠀⠀⠀
As situações que o autor criou além de serem extremamente inteligente, nos envolve do início ao fim, e é quase impossível não devorar o livro, com questões quase filosóficas Sol irá sempre demonstrar suas curiosidades, opinião e de certa forma se import.
⠀⠀⠀⠀
Além de ter uma composição curiosa que envolve a cultura pop que nos demarca exatamente a geração do personagem, é ali que é aplica a descoberta de sol, criando um jogo que traz os processos da evolução, fazendo ela questionar sobre a Matrix da criação.
⠀⠀⠀⠀
Uma leitura rápida, envolvente e que nos deixa curioso e com vontade de saber mais.

site: https://www.instagram.com/p/CBwTWZYDM_-/

Gaby 30/08/2021

Sol foi criada desde a tenra idade em uma comunidade extremamente religiosa e conservadora, mas ela era diferente. Sua curiosidade e fascínio pela ciência - influência de sua mãe - a levaram a entrar em conflito com dogmas antigos que sustentam sua crença. Mesmo em meio ao caos, ela quer mais, quer descobrir o código-fonte das leis que regem o universo.

Apesar de ser uma leitura curta, ela nos leva a refletir sobre nossos valores e crenças, respeito e empatia. Uma leitura fluída e interessantíssima que te deixa com um gostinho de "quero mais".

?" Quem diria que estudantes miçangueiros de biologia seriam mais plácidos que verdadeiros cristãos? O amor cósmico de fundo nos uniu."?

?" O simples fato de que nenhuma pessoa é igual à outra é uma expressão do amor de Jeová."?

Livros17 09/02/2021

Com um escrita muito boa e fluida esse livro nos leva a indagar sobre questões como a religião, dogmas e preconceitos.

Aqui conhecemos a pequena Sol, filha de um pai que é Testemunha de Jeová e uma mãe atéia (que também é cientista).

Na sua infância, Sol segue os caminhos do pai e se torna Testemunha de Jeová. Ela ama viver para servir Jeová e quer espalhar Sua Palavra de porta em porta pelo mundo a fora.

Conforme ela vai crescendo questionamentos à respeito da Evolução, da criação do Universo e outras questões científicas, começam a surgir em sua mente brilhante, pois Sol é uma personagem que pode ser considerada gênio, visto que ela faz (junto com a mãe) um jogo de computador e sabe mexer com programação.

Com toda a sua inteligência e questionamentos ela começa a perceber que certas atitudes dentro do seu Templo não condizem com a realidade ou não fazem sentido.

Ela respeita muito sua religião e seus dogmas, que a todo momento se lembra de que certa atitude é errada, fazer aquilo seria "pecado", mas ela quer encontrar respostas para suas indagações e por isso acaba se afastando dos caminhos da sua religião.

Alguns acontecimentos importantes ocorrem e deixam Sol numa situação em que precisará decidir se seguirá pelo caminho dos Testemunhas de Jeová ou se ela se irá "largar" tudo isso.

Suuper indico esse livro rápido, fluido e que acaba te deixando com vontade de ler o segundo!

Bia 26/12/2020

Uma obra interessante de religião x ciência
Em poucas páginas, podemos conhecer as crenças de Sol, seu cotidiano e os confrontos em sua mente sobre tudo. A medida que cresce, ela percebe que foi controlad demais pela sua família, sendo fazendo o que todos queriam, o que já era comum.
⠀⠀⠀⠀
Paulo Gramacho traz uma história que foge da minha zona de conforto. Afinal, não costumo ler sobre os embates de religião x ciência e fé. Gostei demais da personagem e de como ela foi bem construída tão rapidamente e de forma inteligente.

Acredito que o autor quis trazer a discussão sobre as crenças que são ensinadas, passadas de geração a geração, assim como o amadurecimento de uma mente. As descobertas quando se fazem as perguntas corretas.
⠀⠀⠀⠀
Com um contexto filosófico e religioso, “Um sobre infinito” é uma leitura rápida, reflexiva e que abre um leque de interpretações. Talvez se tivesse mais páginas, poderíamos ir mais fundo nesse tema tão instigante.

site: https://www.instagram.com/meus2literario/?hl=pt-br

Maria Mendes 28/12/2020

? UM SOBRE INFINITO ?
Um sobre Infinito" (capítulo 1) é um livro curtinho, uma leitura rápida mas maravilhosa. Nele conta a história de Solange Ferrari, começando por ela ainda novinha e acompanhando o crescimento dela até a vida adulta, onde muitas dúvidas/perguntas surgem durante esse caminho.

O pai de Sol é testemunha de Jeová enquanto sua mãe acredita na ciência e é professora de matemática, saberes do qual sua filha herdou.

"O faraó de mamãe não era Jeová, era a ciência." pgn 23

Nessa religião não se acredita em Papai Noel ou se comemora aniversários, nem se faz muitas das perguntas que Sol tem pois são consideradas obra do sanatanás, então ao passar dos anos Sol fica dividida entre seguir a religião ou os caminhos da mãe, pois ama falar e buscar conhecimentos sobre o universo e a evolução.

Então a pergunta final é: Qual caminho ela escolherá? A ciência ou a religião?

? Adorei conhecer mais sobre essa religião, pois não sabia muito sobre e o livro também nos faz refletir muito. É uma leitura rápida e objetiva, em um dia da pra ler tranquilamente o livro, a escrita não é das mais leves mas ainda assim adorei, não pesou nem um pouco na leitura, super recomendo e agradeço de mais ao autor por ter me mandando o livro e pela confiança. ?

Nathy 13/09/2021

Uma leitura curta, somente 58 páginas, mas que nos prende do começo ao fim!

Seguimos a vida de Solange, ou Sol para os íntimos, desde criancinha até ir para a faculdade. Sua vida é de oposições: seu pai é Testemunha de Jeová, sua mãe uma matemática que acredita na ciência, sua vida é dedicada ao culto espiritual, sua cabeça é dedicada aos números e racionalidade. Nesse meio ela vai descobrindo quem ela é e o que quer fazer da vida, passando pelas fases de criança á adolescente e adulta.

Com um QI muito acima da média, sabendo programar e sempre em dúvidas para com o universo, Sol representa a gente em vários sentidos! O não pertencimento e essa aventura que é ir atrás do seu lugar no mundo é inerente do ser humano em seu mais profundo íntimo.

Paulo traz a discussão muito lindamente e respeitosamente sobre religião versus ciência/evolução. Um assunto que até hoje é muito abordado e discutido pela sociedade. Ele coloca isso em uma garota que se vê dividida entre seus mundo, trazendo questionamentos que nós mesmo nos fazemos em inúmeros momentos.

A história não é dividida por capítulos, mas sim por partes curtas de acontecimentos da vida de Sol, o cotidiano pregando a palavra de Jeová, as dúvidas que surgem sobre fé e verdade e também momentos do crescimento dela, tanto de idade quanto mental.

Além de ter um cenário muito brasileiro e me fazer sentir dentro da história com pequenas menções a atividades ou comidas.

É um conto curto que acaba totalmente em aberto! Deixando a gente mais ansioses para mais e mais da Sol!

Fabiana @bibliotecadabia 27/04/2020

Sobre Fé X Religião !
RESENHA》: Neste conto, teremos a introdução do que acredito ser uma série que deve abordar questões sobre religião x ciência. Em uma narrativa em primeira pessoa, vamos conhecer a jovem Sol Ferrari, Testemunha de Jeová praticante, muito envolvida com as atividades religiosas do templo que frequenta. Tal religião, não é praticada por sua mãe, apenas por seu pai. A mãe por outro lado tem uma visão bem diferenciada no tocante a religião, e, vê em sua filha um grande potencial, e incentiva sempre que pode seu lado científicio.

O autor aborda uma questão bem antiga sobre Religião X Ciência, e nos trás a tona o dilema pessoal de Sol, e seus questionamentos sobre sua religião. Tais questionamentos são muito comuns, mas nunca respondidos definitivamente, e, as pessoas acabam optando por uma escolha, seguir a ciência – razão, ou a fé e deixar os questionamentos de lados.

Apesar de ser um conto bem curtinho, para introdução de uma série, ele trouxe questões bem interessantes que permeiam a sociedade. Acredito que com a publicação do restante da série, vários pontos levantados e não respondidos neste livro sejam abordados e desenvolvidos.

O livro me tirou completamente da minha zona de conforto, primeiro pelo enredo que não é o que estou acostumada a ler, e, depois pela abordagem das questões sobre religião x ciência, a qual entrou diretamente em conflito com meus valores pessoais. Acho super interessante quando isso ocorre, pois, sempre me leva a várias reflexões

site: https://www.instagram.com/bibliotecadabia/

Carlinha.Santiago 20/02/2021

Incrível
Paulo simplesmente arrasou na escrita desse livro. Estou encantada pela Sol e mais ansiosa ainda pela continuação da história dessa menina, forte e cheia de curiosidade.

Livrosecanela 27/07/2020

Magnífico
???????
Olá meus amores!!! Tem muito tempo que não apareço por aqui, mas hoje quero que vocês conheçam um pouco sobre esse livro super interessante que tive a oportunidade de ler. Vem comigo!
??????
O que você faria se ficasse no meio de um dilema enorme? Prestar as últimas lembranças a sua mãe ou respeitar sua religião e viver em um mundo onde você será impedida até de ter uma última lembrança de quem você mais ama?
??????
Essa é a vida de Sol. a personagem principal do livro, em que conta através de relatos curtos um pouco sobre sua vida, e sua jornada no mundo da sua religião. Sol, é uma jovem praticante Testemunha de Jeová. E ao longo da sua maturidade se encontra em um mundo repleto de dúvidas, curiosidades e segredos.
??????
A jovem começa seu plano em conhecer sobre a evolução e o surgimento desse mundão em que vive. Porém, é barrada e julgada pelo seu pai, e seus amigos que também são testemunhas de Jeová. Já que ela foi instruída e criada que o mundo é de tal maneira, e que toda essa " baboseiras " de big bang, evolução dos macacos, etc são estreitamente proibidos.
??????
Até que um dia fatídico, sua mãe infelizmente acaba falecendo, e como sua religião não permite festas, enterros etc... a garota passou por um Julgamento ( Literalmente ) pois deixou suas regras de lado, e participou desse último Adeus a quem ela mais amava no mundo.
??????
Depois desse julgamento, Sol não larga suas idéias e decide sim, ir atrás de respostas e teorias sobre o que nos levou a chegar onde estamos e como isso tudo surgiu.
??????
Eu achei que não fosse uma explosão de reviravoltas esse livro, mas adorei o finalzinho dele! Mesmo ele sendo bem curtinho, é um misto de emoções e aflições! Aguardem, pois ele terá seu VOLUME 2 EM BREVE! Beijos meus amores!!!!

Maikel.Rosa 15/12/2021

Antes de mais nada, um aviso: este não é um livro de ficção científica, embora orbite pelo binômio ficção+ciência. De qualquer forma, a noveleta de Paulo com certeza vai agradar muitos amantes do scifi, ao explorar a mente de uma jovem inquieta que se vê dividida entre as tradições da igreja do pai e o pensamento lógico-matemático da mãe.

Pra mim foi uma leitura levíssima, sem se restringir à superfície da discussão, e ainda me transportou pra saudosa infância nos anos 90. O estilo do autor é marcado por frases curtas, diretas, e as dúvidas que ele levanta sob o ponto de vista da personagem com certeza já passaram pela mente de toda criança curiosa e questionadora. Muito interessante!

1 | 2 | 3 | 4