Banana Brava

Banana Brava José Mauro de Vasconcelos

Resenhas -

Gláucia 28/06/2011

Banana Brava - José Mauro de Vasconcelos
Livro de tema regional, fala sobre o garimpo com seu ambiente inóspito e seus homens endurecidos pelo trabalho árduo e pela ganância.
Leitura rápida mas a trama não tem grandes atrativos e eu esperava que fosse mais descritivo em relação à geografia local e outros aspectos da atividade exploradora.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/03/2022

Banana Brava, de José Mauro de Vasconcelos, foi publicado em 1942. Foi o romance de estréia do escritor que viria a se tornar célebre por romances como Meu pé de laranja lima ou Rosinha, minha canoa. Uma obra que reflete um mundo ganancioso e impiedoso, a terra da “banana brava”, aquela que jamais frutifica.

O romance foi escrito baseado na vivência do autor entre índios carajás e garimpeiros. Pois José Mauro acompanhou os irmãos Villas-Boas na exploração da região do Araguaia, uma experiência extremamente marcante em sua produção literária. Banana Brava é o primeiro de seus textos a apresentar essa influência.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788506084212

Alex.Santos 12/03/2022

Regionalismo.
O livro narra a vida de Joel um jovem de família rica que após uma decepção decide largar tudo e acaba indo trabalhar no garimpo, onde terá uma forte amizade com um homem mais velho chamado Gregorão.
Banana brava narra a vida dura no garimpo, o trabalho pesado , o sonho de mudar de vida e de ficar rico através do garimpo.