Cartas às suas Amiguinhas

Cartas às suas Amiguinhas Lewis Carroll

Resenhas - Cartas ás suas Amiguinhas

Gabriella 27/05/2016

Adorável!
Este livro é uma breve coletânea de algumas das cartas que Lewis Carroll escrevia às crianças com as quais se correspondia. Não há como não desenhar uma figura adorável, dócil, mas controversa acerca de Carroll, através da intimidade um tanto incomum demonstrada às suas pequenas amigas. Contudo, eximindo nossa visão das maldades do mundo, acredito que cada carta contenha o carinho e talvez um sentimento platônico para com as meninas a quem dedicou boa parte de sua carreira literária. Uma das correspondências dignas de destaque é a destinada à Alice Liddell, cuja figura foi a fonte de inspiração para a criação da personagem Alice da conhecida obra "Alice no País das Maravilhas", e para quem Carroll deixa bem claro o seu favoritismo e adoração. Encontramos também algumas passagens polêmicas que podem fantasiar a cabeça dos mais especuladores como, por exemplo, o momento em que Carroll admite a uma das meninas que gosta de crianças, exceto os meninos. Sem polemizar acerca do que norteava o relacionamento do autor com as suas amigas, impossível não abrir muitos sorrisos diante dos escritos cheios de elementos fantásticos, adivinhações, e até mesmo aquela pitada nonsense que ele conhecia bem. Bizarro ou não, não há como negar que Carroll adentrou o mundo infantil de uma maneira singular, construiu um universo fantástico como ninguém e entendeu de maneira efetiva o imaginário infantil. Este livro é adorável em muitos sentidos, isso é inegável; e um material interessante para se aproximar melhor do universo particular de um adulto que, acredito eu, não aceitou ter deixado de ser criança até o seu último dia.

isis 25/10/2012

O homem por trás das histórias
Esta compilação foi muito boa para quem, assim como eu é fascinado pela história deste grande escritor que foi Lewis Carrol. É uama ótima oportunidade de vermos melhor o lado humano , conhecer melhor o professor Charles L. Dogson e enter como era realmente o seu relacionamento com suas "amiguinhas", òtima leitura mesmo.
Leone.Braga 09/02/2016minha estante
mas que coisa mais estranha, um amor diferente a aquelas crianças