Sozinho no Pólo Norte

Sozinho no Pólo Norte Thomaz Brandolin

Resenhas - Sozinho no Pólo Norte

Joao.Magalhaes 26/02/2021

Um relato de outro mundo
Muito interessante poder acompanhar esta jornada para o ártico, onde parece ser difícil de se pensar que está no mesmo planeta Terra. É uma experiência desnecessária, extrema e totalmente vaidosa. Característica comum a muitos exploradores, sem desmerecê-los em nada. É parte da natureza humana buscar essas experiências.

O livro prende-se a muitos detalhes, o que deixa a leitura um tanto monótona (como é o Ártico) e repetitiva. Thomaz detalha minuciosamente a colocação de suas meias, botas, amarração de cordas etc...

É engraçado como a noção da realidade muda totalmente com o ambiente: "O sol estava a pino e a temperatura oscilava em torno dos seis graus negativos, mas o vento gelado me mantinha confortável." (p. 176).

Enfim, iniciei a leitura sabendo não se tratar de um épico, mas com o simples interesse de conhecer melhor a região e como é uma viagem para aquelas bandas. Acho que não faria algo parecido, tão sofrido assim.

Glauber Vieira 23/10/2017

Empolgante
O autor descreve como foi o processo de preparação para a viagem que fez sozinho, a pé, ao Pólo Norte, partindo do Canadá, além da própria expedição em si.
Também resume como foi a segunda expedição ao Pólo Norte, dessa vez com uma equipe, partindo da Rússia.
É interessante conhecer um pouco a rotina na região e as dificuldades pelas quais ele passou.
O livro possuio algumas fotografias em preto em branco.

Cris 06/12/2016

Senti falta, em alguns momentos, de uma escrita mais contundente e sombria, a lá Hemingway, Conrad e London, que combinasse melhor com as situações ---reais--- de adrenalina e perigo de morte sentidas na pele do explorador brasileiro Thomaz Brandolin, mesmo assim entra para minha lista Top de romances de aventura.