Eu, Miep, escondi a família de Anne Frank

Miep Gies

Resenhas - Eu, Miep, escondi a família de Anne Frank

lu :) 14/04/2022

surreal
Acho que eu nunca vou encontrar as palavras corretas pra descrever a sensação que foi ler esse livro, é surreal mesmo.
É bizarro pensar que tudo isso realmente aconteceu, que seres humanos foram (e ainda são) capazes de fazer atrocidades como essas, ver como era a situação dos judeus "de perto" assusta muito, pq era muito, mas muito inacreditável uma situação como essa.
Eu tive uma baita crise existencial no fim do livro, a Miep falando sobre o 100° aniversário dela, e caso Anne tivesse sobrevivido estaria com 80 anos, e isso fez eu parar pra pensar muito.
Leiam esse livro, sério mesmo, todos deveriam.

Robin 14/10/2021

Um pouco mais sobre a história de Anne Frank...
Amei saber mais sobre a Anne do ponto de vista da Miep, que foi uma das pessoas que ajudou a família Frank a se esconder durante o período de ocupação nazista na Holanda. Tem muitos detalhes nesse livro que não foram contados em entrevista ou no diário da própria Anne, por exemplo. Recomendo muitíssimo para quem deseja saber mais da Anneliese, ou da Miep também! Muita gratidão pelo que ela fez, ajudou bastante não só os escondidos no anexo, mas muitas outras pessoas!

nanarissa 05/01/2022

Uma documentação história detalhada, viva e importante. Relato doloroso e fascinante. Para mim, uma complementação extraordinária do Diários de Anne Frank (inclusive, se não o leu, leia-o primeiro).
Finalizo o livro engolido sentindo a força dessas personagens transbordada, e com o sentimento de angústia, lamento e de gratidão por nos permitir acessar todas essas memórias. Para nunca esquecer.