1793

1793 Niklas Natt och Dag

Resenhas -

LMunique 29/08/2021

Ele é terrivelmente bom, levei muito tempo pra ler mas acho que valeu a pena, é horrível e um pouco traumatizante? Sim! Mas eu leria de novo mesmo sabendo de tudo isso

santos 26/08/2021

Me senti moradora de Estocolmo por alguns dias.
De antemão gostaria de destacar que esse é um livro bem pesado, recomendo que leia antes os gatilhos que ele possui.
1793 é um livro MUITO bom, me prendeu de mais, me apeguei muuuito a todos os personagens, e consegui sentir empatia até do responsável por aquele crime horrendo. O autor trás uma reflexão de que ninguém é 100% bom ou ruim, e que até o ser humano mais justo pode cometer atos apenas em prol do próprio benefício. Recomendo muito!!!!

Adriano.Nogueira 15/08/2021

Muito mais que uma estória de assassinato
Toda a narrativa se desenrola em numa Estocolmo decadente e repleta de personagens com histórias de vida pesadas, que se conectam a um bárbaro assassinato. O início do livro pode ser um pouco enfadonho, mas o desenrolar da estória faz a persistência valer à pena.

Lari - @LitteraLari 02/08/2021

"E assim é o próprio mundo: tanta escuridão, tão pouca luz."
1793 é um livro sombrio e um pouco perturbador. Com cenas que talvez fossem desnecessárias e com excesso de detalhes que me fizeram sentir nausea e precisar dar um tempo na leitura. Foi o primeiro livro que me fez sentir assim e apesar disso precisava voltar a ler para descobrir os motivos e desvendar o mistério.

"A vida é como duas estradas seguindo em direções opostas. Uma segue a emoção, a outra a razão."

Mickel Cardell é alertado sobre um corpo que foi encontrado flutuando nas águas fétidas do lago da Ucharia, o cadáver está totalmente mutilado o que impossibilita o seu reconhecimento, assim juntamente com o advogado Cecil Winge, Cardell precisa resolver o caso, e precisam resolver rápido, uma vez que a saúde de Winge é frágil, a situação política do país, instável e, pelas esquinas, proliferam paranoia, violência e conspirações.

O livro é divido em quatro partes de acordo com as estações do ano de 1793, a história de Mickel e Cecil é a principal mas não é única história marcante no livro. Também temos a história de Anna Stina, uma garota simples, trabalhadora, que teve sua vida mudada de cabeça para baixo quando foi presa por um crime que não cometeu. O destino dos três irá se cruzar de um jeito incrível e nos mostra que a amizade pode surgir dos lugares mais sombrios.

"Os seres humanos são vermes mentirosos, um bando de lobos sedentos por sangue que só querem estraçalhar uns aos outros em sua luta por poder... Os inocentes só permanecem isentos de culpa por falta de capacidade."

Marih 22/07/2021

Me surpreendeu!!
Comecei o livro sem mta expectativa mas o livro me surpreendeu mto positivamente. O começo foi meio parado, por mais que a trama fosse interessante, achei meio maçante, mas logo isso mudou, do meio para o final eu não conseguia parar, achei simplesmente incrível. O jeito que o livro trata de questões históricas sem se perder do enredo, enriqueceu mto a leitura. Esse livro foi um misto de emoções e eu acabei ele apaixonada pela história!!

xyfnr 18/07/2021

Não gosto muito do formato de escrita do livro, acho meio confuso e até conseguir assimilar demora um pouco, algumas partes da história, como visões de personagens que não são tão importantes, deixam a leitura um pouco difícil. Mas mesmo assim a historia é ótima, muito interessante e instigante, final surpreendente, gostei bastante e por isso não dei uma nota menor.

Luiza.Scherer 15/07/2021

A escrita do autor é pesada e detalhista, mas em minha opinião esses fatores fizeram com que o livro entrasse em outro patamar de realidade.
De fato a história é interessante e intriga, mas acredito que apenas um leitor resistente conseguirá chegar ao fim dela sem estar com uma tremenda dor de cabeça, pois é uma leitura que demanda estômago e força de vontade.

Anna Sallé 15/07/2021

Uma ótima história medieval
Achei a estreia do Niklas Natt muito forte. Um livro bem maduro que narra a história de uma investigação sobre um corpo mutilado. O livro é divido em 4 partes, onde, nas 3 primeiras, narra os acontecimentos na vida de 3 personagens diferentes, a na última parte o autor amarra toda a história. A história de como nascem os monstros.

Não dei 5 estrelas pro livro porque achei o início confuso e não fiquei imediatamente cativada pela história. Mas o desenvolvimento é muito bom, é uma narrativa bem violenta mas não se resume a isso, tem um mistério interessante e um ótimo enredo por trás.

Eu fiquei curiosa para ler a sequência e recomendo o livro pra quem gosta do tema.

Victor 07/07/2021

Decepção?
Quando comprei esse livro já estava com um certo receio, pois histórias de época não são as minhas favoritas, mas mesmo assim resolvi dar uma chance.

Acontece que, o plot em si me surpeendeu muito, mas os motivos para eu não ter gostado desse livro são:

- Escrita complicada, em determinados momentos achei que estava lendo um clássico literário.
- Forma de narrar os fatos, o autor escreveu justamente da forma que eu menos gosto de ler: aquela em que há quebras na narrativa para introduzir um novo personagem e uma nova história, isso me fez perder totalmente o embalo da leitura.
- Não tem começo, meio e fim. A história é muito lenta e com muitos detalhes que não agregaram no plot principal.

Carla.Zuqueti 03/07/2021

Suspense histórico
Estocolmo , outono de 1793: o sentinela Mickel Cardell é retirado de seu posto por duas crianças - elas encontraram um toco de cadáver no lago Ucharia.

O sentinela precisa entrar no lago gelado para recuperar o cadáver, que não tem os braços nem as pernas.

Cardell leva o caso ao inspetor de polícia, que chama o competente Cecil Winge para ajudá-lo nesse caso difícil.

Cecil tem tísica. Está à beira da morte, mas aceita o desafio de ajudar a polícia de Estocolmo , auxiliado pelo sentinela Cardell.

Entre brigas, doenças, pobreza e um clima de rebelião provocado pela morte do rei Gustav II e pelo enforcamento da rainha francesa Maria Antonieta, os dois precisarão de inteligência, coragem, determinação, já que o mais importante eles não possuem: tempo.

Primeiro livro do autor sueco Niklas Natt och Dag , tem muitas referências históricas, bem contextualizado no momento do país.

A trama é dividida em 4 partes e conta três histórias diferentes que se fundem na última parte, unindo as pontas soltas. Livro muito bem construído, alguns erros de português na edição.

Achei a história bem complexa; são muitos personagens e o livro é bem detalhista e extenso. A primeira parte conta o descobrimento do cadáver e o início da investigação e é um pouco mais lenta. Mas vale a leitura de algo diferente da literatura de suspense policial americana.

pisce 18/06/2021

-suicidio
-pensamentos de automutilação
-sangue

POSSÍVEIS SPOILERS

A história iniciou bem lenta, precisei também me acostumar com a linguagem mas logo de cara a ambientação já é feita de um jeito que te prende e parece que você ta dentro do livro. O autor conseguiu fazer com que eu sentisse tanga agonia e ansiedade que diversas vezes eu tive que parar de ler por não conseguir aguentar a pressão, você cria um laço com os personagens mesmo que não os conheça a muito tempo.
Eu simplesmente passei a parte do Blix todinha em agonia e me preparando psicologicamente e cheguei no fim e foi como se eu voltasse a respirar.

O modo como "o homem é o lobo do homem" é demonstrado nesse livro é explicito mas também levemente colocado em algumas partes, o modo como os personagens agem muitas vezez parecia que Cecil era o unico fora desse padrão, o que segue a razão mas a forma de lobo dele é diferente e foi muito intenso ver essa transformação de ideais e como afetou ele, como se fosse a ultima missão dele finalmente se rebelar contra o próprio padrão.

Confesso que muitas vezes no livro, de tão bom a ambientação e o modo que os personagens foram escritos que eu berrei, eu tinha diversas teorias e pareceu que o autor conseguia ler minha mente pra todad as possibilidades e TODAS ELAS ELE DRIBLOU.

É uma leitura EXTREMAMENTE DESCONFORTÁVEL por ser muito bem ambientada, recomento dmais.

Gigi 06/06/2021

Há 30 anos não lia nada igual
Assustador. Repulsivo. Fantástico. Por vezes quis desistir da leitura não porque fosse ruim, mas porque precisava de estômago para continuar. A história é bem escrita e desenvolvida. Os personagens são robustos e bem construídos. Muitas vezes eu me peguei com a respiração bem curtinha de tanta ansiedade. Sinal que o livro é muito bom. Outro livro neste estilo só quero ler daqui há 30 anos. Estou velha para essas emoções.

Reccanello 27/05/2021

O homem é o lobo do homem?
Três palavras sobre o livro:
Papa
Quebec
Papa!
===
Em meio à paranoia e à violência de seus becos, tabernas e imundície, as pessoas lutam para sobreviver na capital sueca. Mas não estamos na linda e limpa e organizada Suécia atual, mas na sombria, suja, depravada, corrupta, cruel e injusta Estocolmo de 1793, cidade em que, às vésperas da decaptação de Maria Antonieta, todos, sejam prostitutas, políticos, ladrões, advogados, sentinelas, bêbados, aproveitadores, vendedoras de frutas, nobres ou marginais, estão assustados e temerosos, com poucas ou nenhumas esperanças de saída. É nessa cidade, nas águas fétidas de um lago, que o sofrido e beberrão guarda Mickel Cardell (um ex-soldado maneta que atrai violência como um ferro é atraído pelo ímã) encontra um corpo brutalmente mutilado, a quem, num processo que parece ter durado semanas, foram arrancados os olhos, os dentes, a língua, as pernas e os braços. A partir deste incidente, e juntamente com o ex-advogado e atualmente uma espécie de detetive Cecil Winge, ambos percorrerão as partes mais sombrias da cidade, deparando-se, também, com o que há de mais profundo e nauseabundo no homem e sua maldade.
===
Um livro cruel, duro, sem eufemismo, escatológico em alguns momentos, uma leitura por diversas vezes desconfortável que nem ao final da história nos proporciona alívio, mas ainda assim estimulante e viciante. Para fãs de autores nórdicos (o que não sou; este é minha primeira leitura deles) é um livro imperdível; aliás, é um livro imperdível mesmo para quem não é fã dos autores nórdicos! Em verdade, recomendo a todos que procuram uma leitura envolvente e instigante, que buscam um aumento na adrenalina que lhe acelere o ritmo cardíaco; o livro vai proporcionar isso e muito mais, para o bem e para o mal!

Jean.Jablonski 21/05/2021

Leitura arrastada
Acho que foi a leitura mais lenta que tive de um livro deste tamanho, não entendo muito bem pq há capítulos de mais de um ponto de vista. Mas do meio para o final deu uma engajada boa.
O final do livro me emocionou um pouco, apesar de uma leitura muito lenta.
A história se completa após o término dos pontos de vista, achei uma ideia bem legal, porém com i tanto de nome para decorar que se acaba se confundindo.
Uma leitura boa para quem gosta de um plot histórico, além de um mistério macabro para desvendar.