O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Yasmin675 24/04/2020

Não achei que ia ser tão bom.
Burnett me impressionou de forma positiva. Como eu já tinha visto o filme, e adorado a adaptação, fiquei com expectativas muito altas em relação a esse livro, e não me decepcionei. O Jardim Secreto é um clássico inglês bastante conhecido e aclamado, escrito para crianças mas com muitas lições que podem servir para adultos também.

Começamos a viagem conhecendo a protagonista Mary Lennox, uma garotinha inglesa arrogante e enfezada que acha que todas as pessoas a seu redor tem um único propósito de vida: serví-la. Mary é tão mimada que sequer consegue se vestir sozinha. Sendo filha de um militar, Mary tem pai ausente e uma mãe que não dá a mínima para ela. Acostumada a ser esquecida em casa, Mary não se surpreende muito quando percebe que está sozinha após o surto de cólera que atingiu sua casa na Índia. Sem muita escolha, Mary é forçada a se mudar para a Inglaterra para viver com seu novo tutor.

E então a narrativa começa a andar. Um mundo novo, totalmente diferente do que Mary conhecia, e ela não tem alternativa a não ser explorá-lo, como a boa curiosa que é. E quando finalmente chega a Yorkshire, se depara com uma mansão bastante peculiar com muitos segredos a esconder. Mary é instruída a ficar fora do caminho de seu tio e permanecer dentro do quarto a todo custo, mas como a boa criança que é, a garotinha é vencida pela sua curiosidade e sai para explorar, não somente a mansão como os arredores da propriedade.

Durante suas andanças, Mary Lennox faz amizade com Ben, o jardineiro (cujo temperamento é bastante parecido com o dela) e um pisco. Mary descobre a história do jardim graças aos funcionários da casa, que a advertem que não há nada a encontrar, já que o patrão fechou o lugar quando a esposa faleceu e já se passaram 10 anos desde o acontecido, mas a garotinha não se convence e segue sua busca pelo lugar, tornando-se até uma obsessão da menina. Ela sonha e imagina o jardim crescendo, enquanto procura descobrir mais coisas sobre a dinâmica da casa e da vida em Yorkshire através de conversas com Martha.

Mary finalmente encontra o jardim (graças a ajuda de seu amigo pisco) e decide que vai renovar o lugar. Se utilizando da ajuda de Dickon, Mary percebe que está fazendo um bom trabalho e melhorando seu temperamento e saúde por estar em contato com o campo. Então descobre a existência de Colin e resolve ajudá-lo, fazendo com que saia do estado em que se encontre e se torne uma criança de verdade.

Burnett escreve uma narrativa onde crianças com comportamentos reprováveis (histeria, arrogância, prepotência e senso de grandeza) se tornam melhores ao encontrar atividades que os agradam. A autora entrega uma fórmula pedagógica bastante simples, que nos dias de hoje tem uma serventia inestimável. Sou graduanda em pedagogia e fiquei apaixonada pela evolução de Mary e Colin, especialmente de Colin que acaba se tornando um "menino de verdade" ao final do livro.

Em relação a construção dos personagens, achei tudo bastante impecável, é possível notar uma evolução gradativa no decorrer da narrativa. Devo destacar Dickon, que se apresenta praticamente como um espírito etéreo da natureza, um verdadeiro encantador de bichos (e talvez até de pessoas também), cuja amizade ajudou Mary e Colin a crescerem e se tornarem pessoas melhores apesar das condições em que viviam.

Depois da leitura, fiquei matutando algumas questões na minha cabeça (contexto histórico, racismo, visão sobre criança, saúde e muitos outros), mas é o que os bons livros fazem, eles te provocam a refletir sobre coisas que sequer tinham passado pela sua cabeça. Me apaixonei mais uma vez por essa história e seus personagens e pretendo ler mais livros da autora.

Giulia29 17/05/2021

"Permitir que um pensamento triste ou sombrio entre na cabeça é tão perigoso quanto deixar o germe da escarlatina penetrar no corpo. Se a gente o deixa ficar depois que ele entra, corre o risco de nunca mais se livrar dele pelo resto da vida"

Inaiara.LAbo 19/04/2020

Muito bom!
Acredito que seja um daqueles livros que cada pessoa que lê aprende coisas diferentes, pois é tão cheio de mensagem nas entrelinhas e "nas linhas" que duvido uma pessoa só captar tudo.
Para mim, o livro foi precioso em mostrar como as crianças precisam ser tratadas em pé de igualdade, que suas ânsias e desejos importam e que precisamos estar atentos.
Também me toca muito como o universo da história se transforma quando as crianças vão se descobrindo e se transformando... para mim a vida é isso, o significado está em algo por aí..
Bem, eu poderia falar de outras coisas mas não quero me alongar. Gostei bastante de embarcar nessa aventura!

LeleChann 01/01/2024

Fofinho.
Começa meio chatinho e parado, personagens meio mimados, mas vc acaba se apegando a eles devido ao crescimento que eles tem durante todo o livre.

rebecadecastilho 22/10/2020

O Jardim Secreto (@escritoemprosa)
O Jardim Secreto é uma leitura sutilmente arrebatadora. Não há pressa em cativar quem lê; vem de mansinho, suavemente, entregando ambientes e personagens que envolvem o leitor e capturam seu coração.

A magia percorre as entrelinhas do livro: está em Dickon, um menino comumente chamado de ?encantador de animais?; no pisco, simpático pássaro dono de atitudes humanas; em Mary Lennox, aquela que encontra transformação nos átrios do Jardim Secreto.

Aliás, é por isso que ele existe. Para levar a primavera às almas: enquanto o preparam para a estação, afofam sua terra, cortam seus galhos secos, plantam flores, os personagens também cuidam de si mesmos.

Em vista disso, é possível perceber uma gradual mudança no caráter de vários personagens. Se, no inverno, seus corações se encontraram ressequidos e abandonados, na primavera eles vibraram num festival de agradáveis pensamentos e doces emoções.

É como se o Jardim, secretamente, influenciasse cada personagem ? através da natureza, da beleza, e de outras pessoas presentes no livro. Cada um, à sua maneira, contribuiu positivamente para o enflorescer daqueles corações infantis, salvando suas vidas e lhes entregando lindos motivos para viver.

Gladis 10/04/2021

Estar vivo é mágica. Estar forte é mágica. A mágica está em mim. A mágica está em mim. Ela está em mim. Ela está em mim. Em cada um de nós.

Pri Paiva 21/04/2022

Uma história para aquecer o coração. ?
O Jardim Secreto sempre foi um dos meus filmes preferidos na infância.

Apesar de ser um clássico da literatura inglesa, nunca tinha tido a oportunidade de ler, até agora.

O livro tem uma história tocante e encantadora.

?Uma das coisas estranhas de viver neste mundo é que só de vez em quando somos capazes de sentir, com toda a certeza, que viveremos para todo o sempre.?

A magia existente no jardim envolve os personagens e muda o comportamento, dando esperança e força.

Uma das coisas que mais me encanta nesta história é a empatia e o amor que ela transmite aos leitores.

A sensação de felicidade e ter em mente o melhor que se pode esperar das situações é reconfortante. Mesmo que as coisas não se apresentem da melhor forma, temos que ter em mente que no fim, o bem vem pra aqueles que são resilientes e corajosos.

Às vezes, a coragem está em falar e fazer a coisa certa quando ninguém mais o faz, ou saber o significado de ser um verdadeiro amigo.

Terminei a leitura com o mesmo carinho que já tinha pela adaptacao cinematográfica dos anos 90.
joana 21/04/2022minha estante
Quero ler!

Amanda @litera.pura 29/10/2020

Mais resenhas em @litera.pura
Mary Lennox é uma garotinha mimada, mandona e mal educada que acabou de ficar órfã. A cólera matou seus pais e quase todos os empregados de sua casa, na Índia. Mary é enviada para a Inglaterra, para morar com um tio que, apesar de muito rico, é extremamente reservado, melancólico e jamais conseguiu superar a morte da esposa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A nova casa de Mary é uma mansão com centenas de quartos e muito espaço para a garota passar seu tempo ao ar livre, mas ela descobre que um dos jardins está trancado. Aquele jardim era especial para sua falecida tia e, depois que ela morreu, ele foi trancado e virou um espaço proibido. Já faz dez anos que ninguém entra ali, mas Mary não consegue tirar o jardim secreto da cabeça e quer, a todo custo, abrir aquela porta que foi fechada tantos anos atrás. Mas outras coisas também se escondem naquela velha mansão.. como um garotinho doente e chiliquento que mora ali. Eles ainda não sabem, mas aquele encontro vai significar o começo da grande aventura de suas vidas e, quem sabe, o fim de toda a tristeza que sempre esteve presente na vida dos dois.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muita gente já deve ter assistido esse filme, mas eu garanto que ler o livro vai ser uma experiência única. Essa história é linda e inspiradora. Acompanhamos o mundo através dos olhos de uma criança amargurada que, aos poucos, tem sua vida transformada pelo afeto. Os três personagens principais são crianças que nos encantam e nos ensinam a ver o lado bom das coisas mesmo em meio às dificuldades. Juntos, os três se fortalecem, se apoiam e nos dão uma grande lição sobre amizade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi uma leitura mágica e eu quase consegui sentir o cheiro das flores e da terra molhada enquanto virava as páginas. Criança ou adulto, acho que todos deveriam ler esse clássico e conhecer melhor essa história que passa uma mensagem tão importante sobre amor, pensamentos positivos e esperança. Você vai se apaixonar pelos personagens e ficar com o coração quentinho no final!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

site: https://www.instagram.com/litera.pura/

mariana 01/04/2022

Incrível! Eu amei a descrição de ambientes, era perfeita, e tbm gostei de como o livro fala de fé, sobre tudo que eles acreditavam que era possível de acontecer. Uma história de conforto.

Cíntia 27/04/2022

Não lembro de ter visto o filme, mas amei o livro
O Jardim Secreto conta a história de Mary, que após ficar órfã, vai morar na mansão Misselthwaite Manor em Yorkshire com o tio. Mary acaba descobrindo um jardim secreto, e conforme vai desvendando os segredos do jardim, vai descobrindo mais sobre sua história e sua família.

O livro é puro encanto e magia! Amei a leitura! Muito leve, fluída, um ótimo livro para crianças e para adultos também! ??

Estela.Mayra 31/05/2020

Uma leitura que relembra a infância, mas que vale a pena ser feita em todas as idades.

Louie 17/04/2021

Singelo
Eu acredito que cada livro tem seu momento certo de ser lido, e esse foi a confirmação disso. Eu tenho esse livro guardado há 14 anos. Li até a metade quando comprei e larguei. Pois peguei pra ler agora e era justamente o que eu precisava. A mensagem do livro é sobre não deixar os pensamentos negativos te consumirem e focar nas coisas boas e na natureza: uma coisa que eu preciso muito aprender (ainda mais agora nesse período de pandemia).
É um livro que eu recomendo pra todo mundo, de qualquer idade. Um verdadeiro tesouro!