Uma real leitora

Uma real leitora Alan Bennett

Resenhas - Uma Real Leitora

DIRCE 24/07/2010

Parece discurso de tese de uma frase.
Bem, primeiro preciso dizer que recebi esse livro ontem (23/07) e ele chegou pedindo licença e passagem. Claro que foram concedidas, pois eu o ganhei de presente de uma amiga querida e irmã do coração, e também porque a resenha da Paulinha, como sempre, aguçou o meu desejo em lê-lo e o resultado foi que algumas horas depois da sua chegada eu já tinha concluído a leitura – é um livro de poucas páginas e a leitura flui agradavelmente.
Tem uma frase atribuída ( digo atribuída porque a li em site da net e não sei até que ponto o site era confiável) a Monteiro Lobato que diz: “ Os homens fazem os livros e os livros fazem os homens”.
Bem a impressão que tive que o livro Uma real leitora é um discurso de tese dessa frase ( salvaguardando o meu evidente exagero),e o que justifica essa minha impressão foi que a partir do momento que a real leitora ( a rainha Elizabeth II ) descobriu o prazer da leitura , dedicando muito tempo ao livros , lendo-os com voracidade, o anseio que tinha de compartilhar as leituras com outras pessoas, a superação das dificuldades de se aventurar em determinadas leituras (leituras de livros que hoje seriam classificados de Cult) , a rainha não foi mais a mesma: uma sensível transformação nela se operou .
No decorrer da leitura encontrei velhos conhecidos, saboreei frases com as quais me identifiquei:

" O que ela estava descobrindo também era como um livro levava a outro, portas sempre se abrindo para onde quer que se voltasse e os dias nunca eram longos o bastante para a leitura que queria fazer".
"Penso na literatura como um vasto país para cujas distantes fronteiras estou viajando, mas que não é possível alcançar. E comecei tarde demais. Nunca vou recuperar o tempo perdido".

Cheguei ao final da leitura certa de que a transformação operada na real leitora foi fictícia, mas a que se opera em uma leitora(or) real é sempre VERDADEIRA e POSITIVA.
Sandra :-) 29/07/2010minha estante
Ah... eu quero!
Dirce, vc já leu Balzac e a Costureirinha Chinesa? Vai nessa linha de descobrir um outro mundo a partir dos livros. Adorei o livro e o filme, que tem um cenário nas montanhas chinesas que é um deslumbre. Bjs

DIRCE 30/07/2010minha estante
Oi Sandra!
Li sim o livro Balzac e a costureirinha chinesa. Achei muito singelo. Não sabia que tinha o filme. Vou procurar assistir.
Então... os 2 jovens protegem os livros como verdadeiros tesouros e , hoje, vemos tantas crianças e jovens que tem livro acesso à leituras e não estão nem aí. Não sabem o que estão perdendo: cheirinho de livro novo (pode ser até de um velhinho desde que não cheire muito a mofo:a alergia reclama)e o barulhinho do virar das páginas - tudo de bom.
bjs

Evelyn.Vilela 13/03/2022minha estante
Há 12 anos!!! Porém tão atual

Evy 18/11/2010

"Uma real leitora" é uma divertida e subversiva história onde a Rainha Elizabeth II descobre a paixão pela leitura e se envolve tanto com os livros que acaba perdendo o interesse pelos compromissos Reais.

Tudo começa quando ela sai para passear com seus cachorros e encontra a biblioteca itinerante da cidade de Westminster e conhece Normam, o auxiliar de cozinha que é totalmente devotado a leitura. A Rainha então decide começar a ler, primeiramente livros de autores que passaram por sua vida e depois de autores até então para ela desconhecidos. A cada novo volume, a Rainha fica mais e mais apaixonada e começa a ir a todos os seus compromissos carregando um livro a tiracolo.

É claro que todo esse interesse pela leitura começa a incomodar aqueles que estão a sua volta. Até os seus cachorros, com quem antes a Rainha brincava durante os passeios e agora senta-se no primeiro banco para ler, acabam destruindo alguns volumes com raiva. Seus secretários e camaristas também começam a conspirar para por um fim à essa paixão desenfreada. O que não percebiam, ou não davam importância é que a leitura estava deixando a Rainha mais atenta aos sentimentos e à vida das pessoas.

Chega um momento, porém, que ela percebe que ler não é o suficiente, pois ler não é agir. E agir é um dos deveres de uma monarca. Então ela decide se tornar uma escritora e aí é que seus subalternos vão enlouquecer.

É uma história muito interessante, engraçada e que vale a pena conhecer! Recomendo a leitura.
Léia Viana 18/11/2010minha estante
Identifiquei-me com este livro, ou melhor, com sua resenha a respeito deste livro, principalmente por causa deste trecho: "a leitura estava deixando a Rainha mais atenta aos sentimentos e à vida das pessoas."
É isto o que, muitas vezes, um livro causa em mim.
Bjs.

Dri Ornellas 21/11/2010minha estante
O livro é uma graça, pena que é pequeno e rápido, talvez se fosse mais desenvolvido, fosse até melhor. Mas cumpriu o objetivo que se propôs muito bem.

zolotar 27/03/2009

um livro sensacional para ler em um dia
Este livro é uma fábula sobre o amor pela leitura. A Rainha da Inglaterra passeando com seus cães, descobre uma van que é uma biblioteca itinerante. ELa diz ao bibliotecário que é uma mulher ativa e que livros são para gente passiva. Mesmo assim pede uma sugestão de leitura. Acaba gostando do livro e pede outro e mais outro. E começa a desmarcar cerimonias para ler. Um livro tao apaixonante quanto ler.

Anna 01/03/2022

Uma paródia, talvez?
Não sei bem o que pensar desse livro. Quando terminei, só conseguia lembrar do filme "Bastardos Inglórios", ou seja, pegar personagens reais e "mudar" o rumo deles. Esta mais para um conto, de alguém que conhece os protocolos reais, e não entrega uma história de verdade. Quase uma homenagem aos livros, mas não é bem isso.

Por isso, prefiro registrar algumas passagens legais:
"Passatempo? Disse a Rainha. Livros não são passatempo, são sobre outras vidas, outros mundos. Longe de querer que o tempo passe, Sir Kevin, o que queremos é ter mais tempo."

"Mas é que os livros, como decerto o senhor sabe, raramente imprimem um curso de ação. Livros em geral apenas confirmam aquilo que, talvez inconscientemente, já resolvemos. Vai-se a um livro para ter as próprias convicções corroboradas. Um livro, por assim dizer, fecha o livro."

Paula 15/07/2010

Sempre me interesso pelos livros que falam do amor aos livros e do quanto a leitura pode mudar a vida das pessoas para melhor. No caso de "Uma real leitora", achei que o livro superou minhas expectativas. A história é divertida e bem gostosa de ler, e muito bem inventada, pois ficamos mesmo com a impressão de que a personagem principal é a rainha da Inglaterra. Na história, a rainha, cuja vida era muito desinteressante, descobre o prazer da leitura e passa a ler cada dia mais, mudando muito a rotina da vida no palácio. Com isso, passa a se interessar cada dia menos pelos eventos da realeza para poder desfrutar de uma boa leitura. Além disso, a leitura lhe permite refletir mais sobre sua função. À medida que lê, cada dia sente mais vontade de encontrar pessoas com quem possa conversar sobre os livros, mas as pessoas ao seu redor não se interessam nem um pouco pela leitura. Qualquer semelhança com a realidade dos muitos leitores apaixonados que existem por aí não é uma mera coincidência. Apesar de ter ficado um pouquinho decepcionada com o final, acho que o livro vale a pena principalmente se você for apaixonado por livros. Garanto que a identificação em determinadas situações descritas no livro será imediata :)
Ladyce 11/10/2010minha estante
Paula, você foi uma pouco mais generosa que eu com o livro, mas no fundo concordo com você no todo. Talvez eu tivesse me iludido esperando um pouquinho mais. Gosto muito dos escritores ingleses principalmente por sua ironia -- que é bem visível aqui -- mas confesso que terminei a leitura um pouco desapontada.

Paula 11/10/2010minha estante
Quando comecei a ler não esperava muita coisa e fui curtindo à medida que ia lendo. Concordo com vc que no final desaponta um pouco, fiquei com a impressão de que ela desiste um pouco dos livros, isso me desapontou também. Talvez por isso eu não tenha dado 5 estrelas, mas ainda assim achei a história bem divertida =]

*Lua* 19/07/2021

complicado
O livro é super curtinho e o título é bem interessante só que a leitura e super difícil a linguagem e bem complicada não tem muita emoção é um livro muito parado não faz meu estilo.

Martony.Demes 04/07/2022

Esse livro eu peguei indicação do livro clube do livro, de Luzia de Maria.

O livro conta a história de uma van biblioteca itinerária que estaciona próxima ao Palácio ou Castelo de Windsor. Então a Rainha da Inglaterra vê aquele veiculo e se interessa. Não sabe ela que aquilo ia mudar a sua vida!

A rainha passa a ser uma leitora voraz. Passa horas lendo, para onde vai leva seus livros! E esses mesmos livros passam a moldar sua mente e a torná-la uma pessoa melhor, apesar de ela passar a não tanta importância para as questões corriqueiras e protocolares aos quais são devidos!

Uma intessante e porque não, engraçada história!

Van Bracisiewz 13/04/2022

Uma real leitora
Um livro com poucas páginas, que dá para ler em um dia, porém achei a leitura muito maçante e acabei levando mais de um dia. O livro começa mostrando um dia normal na vida da rainha da Inglaterra, seus deveres, sua relação com os criados, enfim, até que ela cruza com uma biblioteca móvel e para não fazer desfeita para o motorista/bibliotecário que estava ali ela pega um livro para ler e assim essa história começa?

Laura 04/12/2021

Certo dia ao investigar os latidos constantes de seus cães, a rainha da Inglaterra acaba encontrando uma biblioteca móvel parada na parte de trás de do palácio, curiosa ela vai investigar e acaba pegando um livro, dando início a uma grande paixão pela leitura, e tendo Norman, um controvertido empregado do palácio.

Outro livro que eu esperava mais.
Achei a ideia ótima, com bastante potencial, mas acabou sendo maçante.
Para mim o que salvou foram as referências literárias, algumas citações e o fato de ser curtinho.

"O que ela estava encontrando também era como um livro levava a outro, portas se abriam onde quer que ela se virasse e os dias não eram longos o suficiente para a leitura que ela queria fazer."

Livia Barini 30/01/2023

Porcaria
Detestei esse livro!! É um desperdício de tempo que reforça o esteriótipo e o preconceito contra quem gosta de ler.

A rainha se apaixona pela literatura e passa a detestar seu trabalho e a fazê-lo mal. Apesar de compreender melhor as pessoas, perde a habilidade de conversar com elas. Ela é aquela chata que só fala de livros e é incapaz de estabelecer qualquer tipo de diálogo, até o mais trivial deles.

É "engraçada" a visão da sociedade atual. Se você só fala de política, você é uma pessoa atualizada que se preocupa com o futuro do país e do mundo (mesmo que só leia fake news, deprede patrimônio público e só fale besteira). Mas se você fala de literatura, você é chato e alienado.

Quem lê adquire mais conhecimento. Até as pesquisas comprovam que a pessoa é mais empática. Conhecer melhor o mundo e os sentimentos humanos nos municia de ferramentas para conversar melhor, não o oposto.

Mas este livro prega exatamente o contrário. E para completar ainda defende o mito de que todo leitor quer ser escritor, uma grande mentira.

É uma pena que o autor, apesar de citar tantas obras, não tenha entendido o que é ser leitor.
CPF1964 30/01/2023minha estante
Esta é a Lívia Raiz .....

Livia Barini 03/02/2023minha estante
kkkk

Lari 03/04/2020

Uma obra prima deliciosa
Esse livro foi uma surpresa para mim. Admito q só o comprei porque estava sendo vendido por dois reais e falava sobre livros, mas pensar que seria uma historinha boba foi um grande erro da minha parte...

Assim que começa a ler, você é levado a conhecer a rainha da Inglaterra, que depois de um incidente com os cachorros acaba descobrindo uma biblioteca itinerante que passava todas as quartas-feiras nos fundos do castelo. Para não faltar com educação ela resolve que vai levar uma obra emprestada para ler e acaba escolhendo um livro não muito adorado pelos que leram anteriormente. Relutante ela lê e na semana seguinte pega outro. No meio disso tudo conhece um ajudante de cozinha, leitor assíduo da pequena biblioteca, e ele acaba a ajudando em escolhas de livros e vão se tornando bons amigos.

Durante a história toda me senti leve com a escrita do autor. É um livro rápido mas repleto de ensinamentos, literatura e amor aos livros.

Obra deliciosa de ler, cativante e muito divertida. Recomendo a todos que dêem uma chance a ela!

Melina Souza 27/11/2012

Uma real leitora é um romance do britânico Alan Bennett que se passa na Inglaterra e tem como protagonista ninguém menos que a Rainha. Um belo dia ela escuta um de seus cachorros latindo animadamente e vai até a varanda do palácio para verificar o que está acontecendo. É nessa hora que percebe que o que está fazendo seu cachorro latir é um furgão estacionado ali. Curiosa, decide verificar o que é e se desculpar pelo latido dos cachorros. Para sua surpresa, aquele furgão é uma biblioteca itinerante de Westminster e, a partir desse momento, nasce uma grande paixão pela leitura na Rainha. Ao longo do livro, o autor mostra como esse súbito interesse dela pela leitura começa a provocar incômodo nos outros que estão a sua volta e como a leitura torna a Rainha mais sensível (achei isso lindo, pois ela começou a perceber as pessoas de uma forma diferente, mais humana).

Uma parte que me identifiquei muito é quando o a Rainha percebe o quanto a paixão pela leitura muda as nossas vidas. As atividades que antes fazíamos sem reclamar, tornam-se chatas, pois passamos a vê-las como “ladras do nosso tempo de leitura”. Pelo menos é assim comigo desde que despertei essa paixão em mim. Várias vezes fico chateada por ter que parar minha leitura pra fazer algo que antes eu não me importava (e até gostava) de fazer.

A leitura do livro é bem tranquila, mas por algum motivo não me prendeu tanto quanto eu gostaria. Achei que fosse me empolgar a ponto de terminar no mesmo dia, mas acabei me enrolando um pouquinho mais.

Resenha completa: http://melinasouza.com/2012/11/09/uma-real-leitora-alan-bennett/ :)

Mateus Almeida 13/05/2013

Um livro sobre livros
"Se os cachorros não tivessem latido para o furgão estacionado nas dependências reais, a rainha nunca tomaria conhecimento da biblioteca itinerante da cidade de Westminster."

Um livro que fala sobre o poder da literatura. Como o ato de ler muda visões, ideias e aos poucos a leitura se mistura com própria vida e que isso pode acontecer até mesmo com uma Rainha.

A leitura flui rápido, um livro sem complicações para se ler. Mas tudo fica aí, na superficialidade. A leitura não avança e nem se aprofunda em nada.

Para mim, um livro comum. Pode ser útil no máximo como distração.
Romulo 29/05/2013minha estante
Exatamente isso!

Coruja 27/11/2016

Descobri esse livro numa lista publicada no Randomicidades de livros sobre livros e leitores - que é o tipo de referência que adoro encontrar nas minhas leituras, seja em ficção ou não ficção. Eu saí colocando um monte dos títulos no meu Skoob, e depois olhei o que tinha para troca e Uma Real Leitora era um dos que aparecia por lá… E gente, sério, a sistema de trocas do Skoob é uma das melhores coisas do mundo… Enfim, solicitei, chegou rapidinho, no dia seguinte comecei a ler e devorei em pouco mais de uma hora: a história tem 111 páginas e flui fácil, fácil, é uma gostosura de ler.

Engraçado que quando vi a sinopse, pensei que Alan Bennett tinha escrito uma fanfic - há uma tag bastante comum em sites do gênero, RPF (real person fiction), que é só para usar personagens reais nas suas histórias imaginadas. E, de fato, a protagonista aqui é a atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II, e muitos dos personagens com quem ela interage são bastante reais. Mas Bete é um gancho e poderia ter sido substituída por uma monarca completamente ficcional - o verdadeiro foco do livro é o ato de ler e a forma como a sociedade enxerga os leitores.

Tudo começa quando a rainha se depara com a biblioteca itinerante de Westminster estacionada em um pátio próximo a cozinha. Por uma questão de educação e protocolo, Bete pega emprestado um livro, e depois outro e mais outro, e quando se dá conta, está apaixonada pela leitura, por esse mundo infinitamente vibrante e tão diferente do rígido protocolo diário com que está acostumada. O problema é que o novo hobby da soberana afeta seus deveres públicos - ela começa a fazer perguntas inesperadas e embaraçosas a seus assistentes, a questionar certas regras, a sair completamente da agenda.

O fato de a rainha não estar dando a performance esperada em suas exibições para a platéia de súditos que tem de entreter, exaspera seus camaristas, que passam a conspirar para livrar a monarca desse novo hábito pernicioso. Afinal, eles não precisam de uma rainha capaz de pensar por si e de fato interessada no que acontece ao seu redor, mas de alguém que siga o protocolo e balance a mãozinha e nunca passe do superficial em suas conversas.

A questão é que o ato de ler é egoísta. É uma tarefa solitária, que isola o leitor daqueles que estão ao seu redor - ou, pelo menos, isso é o que argumentam os opositores dos novos hábitos de tia Bete (estou ficando cada vez mais íntima a cada parágrafo dessa resenha…). Não concordo com essa afirmação e tampouco o faz a rainha. Ler, afinal, fez com que ela saísse de sua zona de conforto, fez com que ela descobrisse Norman, o auxiliar de cozinha que ela conhece na biblioteca itinerante, a quem faz seu secretário particular e com quem discute muitas de suas leituras. Ler fez com que ela se interessasse mais, não menos, pelas pessoas ao seu redor.

A leitura nos ensina empatia. Isso é algo que Bete, como leitora, percebe várias vezes ao longo do livro. Ela se identifica com personagens, com autores - e em mais de um momento ela se entristece por ter começado tão tarde, por ter conhecido tantos daqueles escritores em seus anos de trono e não ter explorado aquelas mentes maravilhosas, não ter aproveitado essas oportunidades.

Uma Real Leitora é divertido, subversivo e também bastante incisivo em muitas de suas observações. É um livrinho delicioso, leve, sem ser bobo. E na medida certa para terminar em um único dia.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2016/11/quando-menina-uma-de-suas-maiores.html

Duda 21/04/2020

Achei o final um pouco triste, mas pude tirar coisas boas, mesmo sendo um livro tão curto.