Fabulosos X-Men, Vol. 3

Fabulosos X-Men, Vol. 3 Matthew Rosenberg

Resenhas -

JVCCP 23/08/2022

X-Men sempre é atual
Que as histórias de X-Men criticam constantemente o preconceito contra minorias sociais o verdadeiro fã da equipe já está careca de saber, mas os arcos antes dessas histórias estavam se distanciando bastante dessas discussões e sempre que voltava as suas analogias estavam fazendo de forma um tanto quanto duvidosa com o líder Ciclope mais extremista. No entanto, arrisco dizer que este arco de extremismo do Ciclope serviu muito bem para ressuscitar nessa coletânea várias das discussões sobre os X-men, revisitando algumas de suas origens e aceitando o novo ? com Ciclope e Wolverine na linha de frente liderando um grupo de novos X-men.
A história continua trazendo as principais discussões das histórias dos X-Men, sobre segregação, histeria social, ódio e, obviamente, preconceito. Vale muito a pena visitar essas histórias para repensarmos nossos próprios conceitos.

Tico Menezes 30/11/2020

X-Men sempre com as melhores citações!
Esse é um volume de recuperação. Recupera alguns personagens da morte, outros do ostracismo, o clima de ódio intenso sob o qual os mutantes são obrigados a viver, as citações maravilhosas e as metáforas sobre racismo, xenofobia e homofobia.

Mas é um volume triste, soturno, melancólico. O que prova o talento do roteirista para imergir o leitor no que quer que ele decida fazer com os mutantes. A ambientação é o ponto forte, mas a narrativa tem momentos de lentidão que não são compensados por nada.

Bom volume, mas precisa de uma resolução o quanto antes.