Encantos do Jardim Sarah Addison Allen

Resenhas - Encantos do Jardim

Beatriz 18/04/2021

Essa autora é minha bolha de serotonina
Duas vezes eu estava exausta de leituras pesadas e quis ler algo que fosse um escape, mas não fosse bobo. Trouxesse leveza, ainda que com os pés no chão. É o terceiro livro da autora que li e o 2 que mais amei, O Pessegueiro tem um espaço no meu coração. E esse livro foi muito gostoso de ler também. Com elementos de realismo mágico, a autora trata comida e relações entre mulheres de uma forma que eu nunca vi igual. E acho extremamente reconfortante.

Rossana 08/06/2010

Esse livro é tão lindo, tão delicado, tão poético...me deixou mesmo encantada!
Sabe aquele livro que te traz uma sensação de aconchego, acolhimento?
Dá vontade de morar naquela casa, com aquele jardim, aquela macieira no quintal, aquelas receitas...e toda aquela magia.
Sarah Addison Allen é uma autora com muita sensibidade, que escreveu esse livro que fala de amor, amizade, familia...fala tb das conquistas e perdas da vida e como o medo pode afeta-las.
Recomendo fortemente!!
Claire Scorzi 01/07/2010minha estante
Disse tudo: delicadíssimo. Também gosto muito dele.

naniedias 30/09/2010minha estante
Que resenha deliciosa ^^ Estou, sinceramente, tentada a comprar esse livro!

Pandora 30/09/2010minha estante
Adorei sua resenha! Eu não estava botando muita fé no livro e deixei ele esquecido aqui...agora vou olhá-lo com mais carinho :)

neli 30/10/2010minha estante
Ai, adorei sua resenha.
Dá até peninha do livro, aqui na minha estante, há tanto tempo, sem ter sido lido,rsrs
Lerei em breve.

Renata CCS 07/11/2013minha estante
Em poucas linhas vc me deixou com vontade deste livro!

Aly Valente 16/05/2021

Encantos do Jardim
Confesso que esse livro tem uma pegada para pessoas mais velhas, não sei, senti um pouco disso na escrita, mas o livro é MARAVILHOSO, eu amei essa questão da baixa fantasia e o tanto de coisas que retratam o livro, foi meu maior achado, só surtei quando faltando 20 PÁGINAS deu um problema ?

Lela Tiemi 11/11/2010

Aos seis anos de idade Claire é levada por sua mãe, junto com a irmã recém-nascida, para a casa da avó em uma pequena cidade da Carolina do Norte, chamada Bascom. Abandonadas lá pela mãe que parte novamente para o mundo, Claire logo se adapta a rotina da casa e aprende com a avó os segredos do jardim e a peculiar culinária da família Waverley que com os ingredientes colhidos do quintal transformam o humor e os sentimentos das pessoas. Os Waverley jamais foram considerados normais pelos moradores de Bascom, pois seus integrantes possuem talentos e dons especiais: como Evanelle, prima distante das irmãs, que por vezes distribui presentes inusitados e que em algum momento será necessário para o presenteado. Às vezes este presente pode mudar o destino de alguém. Além disto, no famoso jardim do casarão estilo Queen Anne da família, há uma macieira cheia de personalidade cuja fruta ao ser mordida possui um poder mágico...
Entretanto, diferente da irmã, Sidney cresce sentindo-se deslocada e deseja seguir os passos da mãe e assim o faz logo ao se formar no colegial. Sidney parte para o mundo por longos dez anos até que um dia resolve retornar com a filhinha, Bay, fugindo do marido David, um homem agressivo, para o único lugar que acredita que estará protegida.
E então, laços familiares serão refeitos, a aceitação de si mesma será aprendida e o medo de amar será enfrentado por estas irmãs que vivem sentimentos tão verossímeis e possuem uma vida tão real apesar dos elementos mágicos que as cercam.

Escolhi o livro ao acaso, já o tinha há pouco mais de um ano, mas sempre dava prioridade a outras leituras. Entretanto o livro caiu em minhas mãos no momento certo, parecia exatamente o tipo de leitura que eu procurava e precisava naquele dia chuvoso e frio em que passei deitada embaixo das cobertas conhecendo a família Waverley. E este foi um dos dias mais agradáveis do ano, pois foi uma leitura realmente prazerosa. Não possuindo muitas páginas, eu finalizei o livro em algumas horas, porém um sentimento nostálgico ficou em mim, só de lembrar a história sinto saudades... Saudades daquela casa com aquele jardim encantador, daquela macieira cheia de vontades próprias, daquele vizinho tão apaixonado, daquele beijo tão intenso...
O livro é tão delicado e acolhedor que fiquei encantada.

site: leiturasecomidinhas.com.br

Vânia 22/03/2009

Pura Magia
O livro é mágico! Vc lê como se estivesse pisando em nuvens. A história é gostosa, a menção das receitas utilizadas dá vontade de provar cada prato e aquela macieira...eheh...É tudo de bom!
Que máximo ^^ Sinto-me tentada a ler o livro =D

Nadja 06/01/2014minha estante
O livro é puro encanto. Tudo é mágico!!

Pandora 07/10/2010

Um descanso dos problemas
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro é super fofo!
Confesso que, quando peguei emprestado, não o fiz de boa vontade. Julguei pela capa e pelo nome, achei que não valeria a pena ler.
A minha grande sorte é ter dado uma chance a ele!

Narra a história da família Waverley e suas mulheres com dons especiais, com seu magnífico jardim, no qual existe uma temperamental (e injustiçada!) macieira. As mulheres não são feiticeiras no sentido convencional a que estamos acostumados a encontrar em livros, mas são profundas conhecedoras de plantas e ervas, e fazem pratos para atrair toda a sorte de sensações e sentimentos.

Somos conduzidos à vida de Claire Waverley, a responsável por tomar conta do casarão e do jardim após o falecimento de sua avó. Sua vida muda drasticamente com a chegada de sua irmã Sydney, que traz consigo a filha Bay e um passado ruim.

A autora nos apresenta uma gama de interessantes personagens, extremamente carismáticos. Só para citar alguns: Fred, um homossexual confuso; Evanelle, uma senhora adorável, cujo dom é presentear pessoas com objetos malucos, que elas acabam precisando cedo ou tarde e Tyler, o vizinho de Claire, extremamente...tudo de bom! hahaha

É um livro bem despretensioso, daqueles para serem lidos em uma tarde chuvosa, debaixo de um edredon =)
É esse sentimento que é evocado ao lê-lo: calma, segurança, conforto. Perfeito para esquecer a correria do dia-a-dia.

Convido a todos a esquecer dos problemas e mergulhar no mundo intimista da família Waverley =)

*Agradecimentos à Sandra, que me emprestou o livro*

Cris Paiva 16/10/2018

Eu ganhei esse livro em 2014 de uma amiga, a Lizzy, mas ele ficou esse tempo todo parado na estante, porque eu achava que ele não fazia o meu estilo.
Peguei para ler nesse feriado de 12 outubro e praticamente li em uma sentada só.
A história vai para o estilo do realismo mágico. As irmãs Waverley tem um quezinho de mágica nas veias, um dom; Claire tem jeito com as flores e sabe usá-las na preparação de comidas para extrais alguns sentimentos das pessoas, e Sydney "entende" os cabelos, ela consegue enxergar a personalidade das pessoas nos cabelos, e como cortá-los para mudar o seu psicológico. Sydney ainda tem uma filhinha, a Bay que também herdou a magia da Waverley e sabe exatamente o "lugar" das coisas, e onde elas pertencem de verdade e a idosa tia Evanelle simplesmente tem de dar coisas as pessoas que elas irão precisar em algum momento.
Junto de tudo isso tem a casa das Waverley, que tem sentimentos próprios e espelha o humor de seus habitantes e a macieira no fundo do quintal, que não quer excluída da família.
Todos esse elementos, junto com um romance fofo e uma trama de superação e reunião das irmãs Waverley, torna esse um dos livros mais lindos que eu li esse ano!
Prepare seu saquinho de maçãs para comer durante a leitura, pois você vai salivar de vontade! Aquela macieira não é mole não!

Blog MDL 02/10/2014

Claire sabe como é ruim não pertencer a algum lugar e por isso sempre deu o melhor de si para conseguir ao menos dominar os segredos místicos que sua família carrega há várias gerações e ter algo que jamais poderiam lhe tirar. Por causa dos traumas do seu passado, seu medo de ser machucada é tanto, que ela vive uma vida solitária no antigo casarão da sua avó onde apenas a sua velha tia Evelline tem algum espaço. Porém, com a chegada de Tyler, um belo professor universitário que não cansa de tentar conquistá-la, a sua vida pacata parece estar a um fio de desaparecer para sempre e ela se esforça o máximo que para que isso não aconteça.

No entanto, para abalar ainda mais a sua vida, a sua irmã Sydney volta para a cidade com a pequena Bay após dez anos desaparecida. Confusa com relação ao que sentir diante de tantas mudanças, ela tenta dar uma nova chance para a sua irmã caçula mesmo que ainda sinta certo rancor por ela ter lhe abandonado e nunca ter dado notícias. O que ela não sabe é que as coisas não foram nenhum pouco fáceis para Sydney, pois por causa do seu desejo de viver a vida a sua maneira, ela se colocou em situações de risco que ainda podem alcançá-la se ela não tiver cuidado. E mesmo que seja difícil para ela, ela tenta abrir mão do preconceito que tem por ser uma Waverley e se esforça para reconstruir os laços familiares.

Ler um livro de Sarah Addison Allen se equipara a entrar em um mundo mágico e não querer voltar. Sua escrita envolvente faz com que seja possível sentir cheiros, sons e emoções de modo tão vívido que a sensação que se tem é que talvez o leitor tenha sido transportado para dentro das suas histórias como em um passe de mágica. Esse poder que envolve a sua escrita está diretamente ligado a maneira delicada com a qual ela trabalha com elementos aparentemente simples, mas que possuem uma essência repleta de significados e misticismo que se intensifica através da prosa poética que já é uma característica própria dessa talentosa autora.

Entretanto, além de todo o encanto sobrenatural que permeia suas tramas, uma das características mais acentuadas de sua escrita está concentrada no modo como ela expõe as dificuldades e todos os infortúnios que regem as relações familiares. Em Encantos do Jardim, por exemplo, ela apresenta ao leitor duas irmãs que desde pequenas sofreram distintamente por causa das ações da mãe inconsequente que a vida lhes deu e em decorrência disso passaram a se moldar como mulheres, tornando-se tão distintas quanto o sol e a lua.

Por ser narrado em terceira pessoa, durante todo o livro o leitor pode observar a jornada que as protagonistas precisam percorrer até aprenderem a se perdoar e entenderem que as diferenças que elas possuem não deveriam ser encaradas como uma razão para se distanciarem, mas sim um motivo a mais para ambas apoiarem uma a outra e estabelecerem uma relação equilibrada. Ademais, é justamente através do vislumbre dessa caminhada que o verdadeiro sentido das histórias de Sarah é revelado. Pois mais do que produzir um conto fantástico, a autora traz para suas tramas traços de realidade que nos emocionam e nos fazem perceber que nossas próprias histórias são mágicas à sua maneira.

Isso, associado aos personagens encantadores, os romances doces e os mistérios que envolvem a família Waverley, reafirmam a ideia de que para ser construída uma história deliciosa de ser lida o autor precisa apenas saber polir seus talentos até que eles fiquem tão brilhantes quanto as maçãs da macieira mais especial da charmosa Bascom. Digo isso, pois mais uma vez a Sarah me provou que menos através dos seus olhos, se tonar mais, muito mais...

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/09/resenha-encantos-do-jardim-por-sarah.html

Dominique 21/12/2009

Muito bom!
Sabe aqueles livros que pegamos e não conseguimos mais largar de tão gostosa que é a narrativa? É assim com "Encantos no Jardim", uma delícia.

Laços de amor e amizade que precisam ser restaurados? Confiança, fidelidade, harmonia no lar? Chame uma das Waverleys, que possuem dons capazes de modificar a vida de qualquer pessoa. Ah, não posso esquecer da encantadora Macieira, que é bastante geniosa e dotada de vida.

Encantos do Jardim é um livro para se ler quando queremos esquecer o mundo e nos entregar completamente a leitura.
naniedias 30/09/2010minha estante
É exatamente o que eu quero: esquecer o mundo =D

Lela Tiemi 31/10/2010minha estante
Qdo comecei a ler não consegui mais parar! Eu adoreiii! Queria morar naquela casa, com aquela macieira, com um vizinho como Tyler...

Robélia 29/11/2010

Encantador!
Comecei a ler o livro e não larguei até terminar. E quando terminou fiquei com a sensação de quero mais...
Os personagens do livros são encantadores, mágicos. Uma macieira geniosa que joga seus frutos nas pessoas... uma chef que faz pratos para despertar sentimentos... uma doce senhora que dá presentes mais que necessários para os habitantes da cidade... enfim o livro é lindo, mágico e envolvente.

naniedias 19/03/2011

Encantos do Jardim, de Sarah Addison Allen
Claire é uma Waverley e como tal usava o seu dom para ganhar a vida. Aprendera com sua avó os segredos das flores e como cozinhar utilizando-as. Era quase uma mágica o que poderia fazer.
Ela vivia tranquilamente na casa que fora de sua avó - era feliz com as visitas frenquentes de Evanelle, uma parente distante.
Ela só não esperava a volta de Sidney a Bascom. Quando a irmã partira, ela nunca mais tivera notícias e não poderia esperar uma volta. Ainda mais quando ela trazia junto de si uma pequena menina encantadora: Bay. A família Waverley estaria junto de novo - e seria maior.
Infelizmente, as duas - Sidney e Claire- teriam que vencer os fantasmas do passado antes de conquistarem a felicidade.

O que eu achei do livro:
Mágico.
Não há outra palavra para descrever essa história tão maravilhosa. Quando olhei o título do livro, achei que tinha muito mais a ver com a história "Feitiços de Jardim" - lindo, né?!
Claire utiliza flores para criar as mais diferentes iguarias e se aproveita dos poderes das flores para conceder suas pequenas mágicas às suas receitas. Ao ler os trechos falando dos pratos exóticos criados por ela (alguns herdados da avó) não pude deixar de sentir vontade de provar tais guloseimas.
"Os negócios iam bem, porque todos os habitantes da cidade sabiam que os pratos feitos com as flores que cresciam em volta da macieira no jardim da família Waverley podiam afetar o comilão de maneiras curiosas. As bolachas com geleia de lilás, os biscoitos de chá de alfazema e os bolos para chá feitos com maionese de capuchinha encomendados para as reuniões mensais das Mulheres Unidas davam a elas a capacidade de guardar segredos. Os botões de dente-de-leão fritos sobre arroz de pétalas de cravo-de-defunto, os brotos de abóbora recheados, e a sopa de frutos da roseira garantiam à pessoa que os convidados só reparariam na beleza da sua casa, nunca nos defeitos. A manteiga de mel de hissopo de erva-doce na torrada, o doce de angélica, e os bolinhos com amor-perfeito cristalizado tornavam as crianças atenciosas. O vinho de madressilva servido no Quatro de Julho dava à pessoa habilidade de ver no escuro. O sabor de nozes da pasta feita com bulbos de jacinto provocava melancolia e trazia lembranças passadas, enquanto as saladas feitas com chicória e menta faziam acreditar que algo de bom estava para acontecer, fosse verdade ou não."
Enquanto isso, sua irmã Sidney, que sempre tentara negar a suas raízes, começa a descobrir os seus próprios dons.
No quintal há uma famosa macieira - que teima em jogar suas frutas para as pessoas que passam por lá. Entretanto, uma maçã Waverley não é algo normal: quem comer a maçã terá revelado o maior acontecimento de sua vida - seja ele bom ou ruim. Será que você teria coragem de comer uma maçã?! Como viveria depois que descobrisse qual seria o maior acontecimento de sua vida?! E se você visse a sua morte?!
As receitas de Claire são mágicas, aliás, toda a vida das irmãs é mágica. É um livro que fala muito mais sobre autoconhecimento e amor fraternal do que qualquer outra coisa. Mas só quem acredita em magia irá conseguir se deliciar completamente com as páginas desse achado.
"Algumas coisas não podiam ser explicadas. Outras podiam. Às vezes, você gostava da explicação. Às vezes, não. E então a coisa se tornava um mito."
Tenho que confessar que quando marquei esse livro como "Top Wanted" eu não imaginava que ele poderia ser tão bom. Encontrei-o como desejado na estante de uma amiga do Skoob - amei a capa e adorei a sinopse... Alguns meses depois, comprei-o em uma loja virtual. E agora tive a felicidade de lê-lo - é uma história mágica!
A autora, Sarah Addison Allen, trata a magia das pessoas como algo normal. Cada um tem a sua. Uma coisa linda e deliciosa de se ler. A escrita dela é bem leve, gostosa, despretensiosa e maravilhosa! Eu realmente adorei esse livro do início ao fim.
E para você que curte um romance esse livro também tem sua pitada de amor - aliás, lindo o romance que a autora cria aqui!
E o que dizer dos personagens? São todos realmente amáveis! Cada um a seu jeito! Não há como não se apaixonar por Claire, Sidney, Bay, Henry, Tyller, Emma, Fred e alguns outros... Agora, não há personagem no mundo como Evanelle! Uma vez respondi a um meme que perguntava que personagem eu gostaria de ser. Na ocasião eu respondi Hermione, hoje responderia uma mistura de Hermione com Evanelle! Não, ela não tem nada de inteligente, ou corajosa... nada assim. É simplesmente uma viúva adorável que "precisa dar presentes às pessoas". Ela simplesmente sente que precisa dar uma fronha à alguém - nos momentos mais doidos - e depois dá. E depois - minutos, horas, dias ou anos, não importa realmente - a pessoa descobre que realmente precisava dos presentes de Evanelle! Adorei cada presente que ela distribuiu durante o livro - realmente um personagem cativante e fascinante!
Acho que deu para perceber, por essa resenha, o quanto amei o livro, certo? Não dá para descrever o quanto essa leitura foi prazerosa e o quanto eu indico esse livro para vocês. Acho que todos deveriam ler e provar o encanto das flores desse jardim maravilhoso!
Não irei conseguir apontar pontos negativos - falem o que quiser, mas a revisão da Rocco é maravilhosa, assim como a tradução. Não tenho como dizer se eles cortaram alguma coisa (embora eu espero, sinceramente, que não tenham feito isso), mas a princípio parece que não. E até o preço, que costuma ser salgadinho, foi bem camarada - o Submarino sempre tem excelentes preços para os livros dessa editora.
No final do livro, encontramos um pequeno glossário. Aliás, não é bem um glossário. Os termos não são explicados - dizendo o seu significado denotativo. Encontramos algumas flores e suas especialidades - é muito legal!
"Violeta - Um fim maravilhoso para uma refeição. Induz calma, traz felicidade e sempre assegura uma boa noite de sono."
Vi que a autora tem mais dois livros publicados (até onde pude pesquisar) e gostaria muito que a Rocco trouxesse os outros livros. Adorei a maneira mágica de escrever de Sarha Addison Allen!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com
Sissy 25/05/2013minha estante
Boa resenha!!! Mais um para minha "listinha" de leitura!! srsrs
bjos

naniedias 25/05/2013minha estante
Si, essa autora é maravilhosa! Estou lendo o terceiro livro dela agora e é apaixonante demais (e tem uma pequena participação da Claire *-*)!

Valdirene.Perez 09/10/2011

Uma graça de livro, dá vontade de morar nesse lugar...
Vânia 22/01/2012minha estante
Dá vontade mesmo...
(Adorei esse livro)

Babi 11/04/2021

Encantos do Jardim
Esse livro não tinha como ser melhor. Os personagens sao bem profundos, todos tem uma historia e problemas, a Emma é insuportável, mas ela se redimiu.
A Claire e a Sydney sao espetaculares, e os romances fluiram super bem.
A bay é um anjo e acho que a macieira gosta dela. Alias, o misticismo é muito bom, nao é forçado e eu me senti parte da historia. Houveram alguns momentos pesados, o pano de fundo da história da sydney é muito complicado e palpável. Que odio do David, mas ele teve o que mereceu. A Sarah tem um jeito de escrever que me encanta e até agora, talvez tenha sido o melhor que li dela (o pessegueiro tambem é bom, parece que a Sarah adora arvores nas historias dela ne?) Enfim, a historia é linda, delicada e abordou assuntos de forma realista e sutil. Eu amei

Mi Hummel 16/02/2013

O jardim mágico e a árvore do conhecimento
O que dizer?

Creio que persiste a mesma sensação do primeiro livro " A garota que perseguia a lua".
Sarah Addison é uma boa escritora, mas suas histórias poderiam ser bem mais trabalhadas: as premissas são tão boas que, para mim, deveriam ser exploradas com mais vigor.
A magia é sempre um pano de fundo para a realização das próprias personagens - cheias de problemas e que, invariavelmente através destes pequenos toques mágicos encontram o amor e a auto realização de si próprias.

O que acho interessante na obra são os dons escolhidos para cada personagem. Dons que bem podiam não ser obra de magia alguma, senão do simples fato de quem as personagens são quando finalmente começam a mergulhar em si mesmas. A volta de Sydney para casa, o fato de Clare abrir às portas para sua irmã e a sobrinha...Todos os acontecimentos conspiram para que haja um reencontro entre o passado e o presente de forma harmoniosa.

Minha personagem favorita? É claro que é a Macieira. Altiva, cheia de si, jogando maçãs que jamais poderão ser degustadas. E, claro, o belo jardim onde nascem os ingredientes para as mais variadas delícias com o poder de transformar aqueles que as provam.

É uma leitura rápida e agradável.
Mas...Ainda sinto que falta algum ingrediente nas obras de Addison.
Talvez...Mais recheio.