A Sabedoria do Bibliotecário

A Sabedoria do Bibliotecário Michel Melot

Resenhas - A Sabedoria do Bibliotecário

Marcos.Paulo 31/01/2024

Nós bibliotecários agradecemos
Que livro ótimo, como bibliotecário só posso agradecer Michel Melot por essa grandiosa obra, que é uma homenagem a todos os bibliotecários, que faz refletir sobre o quão a nossa profissão e nosso papel é importante mesmo agora no presente e o quanto somos capazes de reinventar e adaptar nossas competências e acompanhar as demandas e os progressos do mundo moderno, sem deixar de lado nossa essência.

Jeniffer 08/10/2022

Para todo estudante de biblio
Enquanto eu estava na faculdade de biblio este livro era um sonho, mas ele vivia esgotado e naquela época nunca pude lê-lo.
Agora já fazem 2 anos que eu abandonei o curso e enfim, pude ler ele.

Este é um livro muito diferente do que eu esperava, não é um livro teórico sobre a profissão, mas também não deixa de ser. Há diversas passagens que seriam de muito acrescimento a qualquer bibliotecário profissional, mas também é uma carta de amor à profissão e as bibliotecas.

Recomendo a leitura principalmente para os estudantes de biblioteconomia.

Eu queria muito que as coisas tivessem sido diferentes, infelizmente a pandemia veio e me fez pensar sobre quem eu era e o que eu queria. Se as coisas tivessem sido diferentes, eu nunca teria saído do curso e teria me formado com muito orgulho bibliotecária (lá fundo do meu coração eu sempre vou ser um pouquinho).

Inglethe 14/12/2021

A biblioteca não é um acessório da escola
Adorei este livro, apresenta lindamente o papel da biblioteca, do leitor e a forma que o bibliotecário deve intermediar os dois, de modo que não interfira na autonomia do leitor na busca por conhecimento. “A função ordinária do bibliotecário não é, pois, acumular livros, todos os livros, mas, antes, escolhê-los e responder pela escolha. O acervo que ele compõe é um compromisso estudado entre o que julga lhe pedirão os leitores e o que julga lhes deva propor; ou, ainda: entre o que espera que lhe pedirão seus leitores e o que acha que deveriam pedir.
Para levar a cabo essa tarefa, não lhe é menos necessário o conhecimento dos leitores do que o dos livros. É na correspondência desses dois conhecimentos que repousa a função do bibliotecário.”
Devendo ter, o bibliotecário, responsabilidade por sua escolha, de forma que a censura nunca seja permitida. “A escolha é um dever, a censura um abuso.”

Lidíssima 08/10/2021

"Um padeiro, um pedreiro,um arquiteto ou um médico são conhecidos, mas para que servem os bibliotecários?" P. 134

A sabedoria do bibliotecário é um carinho na alma. Ao ler cada página fui me deliciando e me identificando com todas aquelas situações retratadas que só sabe quem exerce essa profissão.
Fiquei com vontade de dá-lo de presente para todos os amigos e amigas biblios, mas também acho que o livro deveria ser lido pelos leitores e frequentadores de bibliotecas que em sua grande maioria não conhecem a importância do nosso trabalho.

Laiza0 20/05/2021

A Sabedoria do Bibliotecário
A Sabedoria do Bibliotecário é um livro do francês Michel Merlot publicado no Brasil pela através da Ateliê Editora e edições Sesc, traduzido por Geraldo Gerson de Souza.

O comecei o livro num ritmo lerdo, não estava compreendo muito a intenção do autor, parecia que a minha leitura rodava pelos capítulos sem fazer sentido.

Até o momento que comecei a entender que um bibliotecário precisa saber da história dos livros, das bibliotecas e dos suportes para conseguir apreciar o mundo dos bibliotecários.

Depois que compreendi isso a leitura foi fácil, fluída e me aguçou a ler mais livros referenciados na obra.

Quem tiver interesse de conhecer o mundo através da visão de um bibliotecário, esse é um ótimo livro!

Louise 24/01/2021

Feliz na incompletude
Depois da leitura me veio essa frase - que é próxima do título do primeiro capítulo - feliz na incompletude. Considero que o bibliotecário é isso: feliz na incompletude. Feliz nesse mar de textos que nunca conseguirá ler.

Elani Araújo 16/10/2020

Todo bibliotecário deveria ler.
Um carinho na alma bibliotecária e tapinha cara. O autor fala de forma poetica sobre a vida do bibliotecário entre as estantes, seu publico e censuras.

Daniel263 14/05/2020

Sobre bibliotecários, bibliotecas e biblioteconomia...
25º livro lido em 2020.

"A sabedoria do biblioteca?rio" e? o u?ltimo volume da colec?a?o Bibliofilia, organizada pela historiadora Marisa Midori Deaecto e o editor Plinio Martins Filho.

Escrito pelo incri?vel Michel Melot, biblioteca?rio aposentado da biblioteca nacional da Franc?a, envolvido com inu?meros projetos do Ministe?rio da Cultura do pai?s.

Qual e? o patrimo?nio do livro e da biblioteca? Qual a relac?a?o entre a leitura, o livro, o leitor e as bibliotecas? Como o saber do biblioteca?rio e? importante para a informac?a?o?

Esse livro responde isso e muito mais! O autor mostra como o biblioteca?rio deve somar todos os seus saberes de forma humilde, mas sem perder o vi?nculo com a erudic?a?o. O biblioteca?rio e? fundamental para tornar o livro acessi?vel, mas tambe?m formar os leitores e estimular leituras.

Eu amei esse livro! Foi um prazer enorme encontrar respostas para perguntas que me afligiam, mas na?o sabia formular. E ainda tem a vantagem do Michel escreve com a fluidez gostosa de um bate-papo no bar!

Com certeza essa foi minha primeira leitura de muitas ainda por vir...