Ordem e Progresso

Ordem e Progresso Gilberto Freyre

Resenhas - Ordem e Progresso

Volnei 31/05/2015

Ordem e progresso
Nesta sua obra Gilberto Freyre nos dá uma ideia sobre as transformações ocorridas no país por conta da proclamação da republica em 1889. Como suas demais obras seu ponto de vista é denominado pelos demais historiadores como sendo positivista

Wagner 28/05/2016

GUIAR AUTOMÓVEIS

(...) Os magnatas paulistas, de volta de suas viagens à Europa, traziam sempre um automóvel com o respectivo chauffeur, em geral mecânico, contratado por elevadas quantias, com casa, comida e até vinho às refeições. O ideal supremo (da maioria) dos meninos passou a ser então o de guiar automóvel (...)

in FREYRE, Gilberto. Ordem e Progresso. gLOBAL. 2004.(A república de 89, vinte e tantos anos depois, considerações em torno da dissolução de um futuro em passado)

Biblioteca Álvaro Guerra 03/10/2018

Com cerca de 1000 e poucas páginas, Ordem e Progresso, de Gilberto Freyre, é uma obra com tamanho e qualidade suficientes para situar o leitor dentro do Brasil do final do Império e início da República. Temos a série que começa com Casa Grande & Senzala, depois segue com Sobrados e Mucambos, tendo Ordem e Progresso como conclusão.

Resenha de: https://felipepimenta.com/2017/07/30/resenha-ordem-e-progresso-de-gilberto-freyre/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-260-0836-6