Saudosa Maloca

Saudosa Maloca Victor Hugo Valois

Resenhas - Saudosa Maloca

Aline 17/03/2024

Saudosa Maloca
Ficção brasileira, que narra um suspense decorrente da morte de uma parente rica que deixa parte de seu enorme patrimônio para a sobrinha que vive numa maloca. Há muitas personagens que vivem o dilema da ética e dos valores nas tomadas de decisões e resoluções da vida que se segue e nas relações. Transitam entre classes sociais e buscam com ganância, orgulho e preconceito o acesso ao dinheiro e a vida boa a qualquer preço... Há boas reviravoltas, nas quais o inesperado acontece com criatividade. Os elementos contextuais da famosa música de Adoniran Barbosa aparecem de forma indireta, tendo o tema de fundo entre as idas e vindas do casebre ao palacete. Leitura rápida, que prende e que quando você percebe já está indo para o FIM.

Verena 18/09/2014

Uma história intrigante em que Josefa, uma "morta à fome", que morava numa maloca, recebeu uma herança de uma tia. Risos e choros complementam essa história. Enquanto isso dona Josefa está especulando sobre a morte da tia, que foi assassinada. Vale a pena ler e descobrir quem matou tia Filomena!!!

Sabrina 14/07/2014

Tortura encadernada
Lembro-me de quando comprei o livro em uma Feira do Livro e fiquei surpresa pelo preço. Muito barato, achei que se justificava pelo selo da editora, que publica novos escritores. Enfim, fiquei empolgada, afinal de contas, gosto de dar essa oportunidade para novos escritores, até porque o fato de lhes faltarem um nome consagrado os afasta de muitos leitores em potencial.

Por fim, iniciei minha leitura e nos dois primeiros capítulos já encontrei problemas. A forma que o narrador nos apresenta as personagens é tão explícita, que praticamente não nos permite decidir se devemos ou não gostar delas, é tudo muito óbvio... Sem contar que é tudo muito bem explicado; embora isso pareça um elogio, a verdade é que não, não é! Nos dois primeiros capítulos ficamos a par de todo o quadro da trama e foi aí que eu comecei a entender o preço que paguei pelo livro naquela Feira do livro...

Daí em diante foi só ladeira abaixo. Personagens estereotipadas e muito mal construídas, diálogos que beiravam o ridículo e mal desenvolvidos - isso quando desenvolvidos, porque boa parte do livro é o narrador simplesmente contando que determinada coisa fora contada e como que a personagem reagiu -, cronologia corrida e que não permitia que o leitor recobrasse o fôlego do excesso de acontecimentos explicitados em tão poucas linhas.

Faço um parágrafo especial para grifar uma das coisas que mais me irritou: os "enquanto isso", "ao mesmo tempo", "do outro lado" que iniciavam praticamente todos os parágrafos quando havia troca de cenário e a demonização quase infantil dos vilões tão evidentes em suas falas (ou como o autor colocou exaustivamente, em suas falas e planos "diabólicos" e "maquiavélicos").

Eu tentei, tentei mesmo dar uma chance, mas quanto mais a história avançava, mais eu adivinhava o que viria a seguir. O plano do autor em surpreender foi um tiro no pé, porque surtiu exatamente o efeito contrário. E foram tantas "surpresas", que nada mais me surpreendia. Suas reviravoltas foram forçadas, assim como as mudanças bruscas de caráter de algumas personagens que não tinham a menor razão de terem acontecido. Esse é o momento certo para que eu mencione a ingenuidade de algumas personagens em ocasiões totalmente inapropriadas?

Você pode se perguntar como que uma trama tão cheia de acontecimentos e reviravoltas pode conter somente 176 páginas, porque foi exatamente o que eu me perguntei, mas no fim das contas eu agradeci pelas 176 páginas, caso contrário eu jamais chegaria ao seu fim.

Beta 16/09/2010

Saudosa Maloca. Victor Hugo Valois. 14x21cm 176pp R$24,90

O jovem autor Victor Hugo, apresenta aos leitores uma obra de ficção cheia de emoções, perigos e reviravoltas instigantes. Saudosa Maloca fala de humildade, pobreza, poder, dinheiro, interesses e amor.