Logicomix

Logicomix Apostolos Doxiadis

Resenhas - Logicomix

Sasa 29/12/2023

Fantástico e confuso, simultaneamente
É um livro revolucionário, sem dúvidas. Diferente de tudo o que eu já havia lido. Com uma arte em quadrinhos cativante, senti a história um pouco confusa e prolongada para leigos (como eu) - apesar de ser o público alvo da obra.

Linacr 25/10/2023

Logicomix
(ps: terminei esse livro a muito tempo e esqueci de dar a resenha e ja li muitos dps que fiquei com preguiça de atualizar aqui, alias fiz essa resenha pra minha prof dd matemática pq ela q me emprestou o livro)

O livro Lógico mix conta a trajetória de um dos maiores pensadores do século XX: Bertrand Russell. Nascido em 1872, Russell foi matemático, lógico e filósofo. Além de os próprios quadrinístas participarem da história, a história também tem três linhas do tempo, a primeira com a aparição dos quadrinistas debatendo sobre a história e a visão deles, a segunda que dá conta de uma importante palestra conduzida por Russell nos EUA, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A terceira mostra a trajetória de Russel de criança até adulto. É muito fácil se ganhar pelo livro, nele é nítido que Russel era movido pela lógica.
?Eu teria dado fim à minha vida ali mesmo? se não fosse a esperança trazida pela razão? a visão de um mundo totalmente lógico que eu tinha vislumbrado através da matemática?.
Logicomix também acompanha as transformações que marcam o período vívido pelo lógico. No livro tem referências ao teatro (Ibsen), à poesia (Shelley) e à literatura (Turgueniev), entre outros.
Pra finalizar, a minha opinião sobre o livro é super positiva, gostei muito e minha parte favorita concerteza foi a parte do Paradoxo do barbeiro/ de russel, acho paradoxos super interessantes apesar de não entender muitos (ainda), recomendo muito.

Camilo23 12/10/2023

O livro em quadrinhos explica a história da lógica através de Bertrand Russell, um importante matemático e pensador. A exposição de perspectivas associadas a ele sobre os eventos que ocorreram durante sua vida dá ao livro uma particularidade, o entendimento sobre os eventos pode ser interpretado de forma mais ampla.. É possível também conhecer diferentes personalidades que estiveram relacionadas com o desenvolvimento e consolidação da lógica como campo de estudo. Além disso, o glossário de termos apresentado ao final do livro é muito esclarecedor para o público leigo, como eu. Livro muito bem feito.

Manuh 11/05/2023

A história é envolvente por inúmeros aspectos, mas um deles é que aparece muitas pessoas que foram importantes.
O único ponto que não gostei foi os criadores aparecerem na história como se fosse uma história dentro de uma história. Na maioria das vezes era chato e eu lia rápido pra poder voltar pra história do Russell.

Manu 17/10/2022

Resenha logicomix
Não gostei muito do livro, pois achei ele muito confuso e também não explica muito bem algumas das teorias

Ricardo 23/06/2022

Esperava mais do livro!
Foi a primeira experiência com um HQ. Em geral, foi uma boa história. Porém, achei muito superficial e com pouca organização do enredo. Inventaram de colocar interrupções da história com falas do redador. Tipo um redator-persornagem. Achei horrível! Deixou o livro muito ruím. Acho que, infelizmente, não souberam retratar bem a figura Russell.

Saturnator 20/06/2022

Belíssima tragédia, onde os autores usam da própria matemática e lógica pra falar sobre pessoas. A linha entre a loucura e lucidez desaparece atrás da densa névoa da procura (obsessiva, diga-se de passagem) pela verdade fundamental. Recheado de metalinguagem, os momentos em que não está se contando a história do Russel são perfeitos pra uma reflexão da sua biografia.

Rafael.Dardes 13/05/2022

Uma delícia
Uma obra de quadrinhos primorosa por conseguir unir a história de Bertrand Russell, uma parte da história da Matemática, uma parte da história da Lógica e uma parte da construção do pensamento humana tudo num mesmo lugar.
Tem um roteiro fantástico e todos os conceitos apresentados são detalhados de maneira lúdica e divertida.
Uma obra para poucos, porém para todos.

Cello 02/01/2022

É interessante ver que os filósofos são lógicos em suas teorias mas irracionais quando se trata de suas próprias vidas.

Rafael.Montoito 21/12/2020

Diferente modo de aprender a filosofia da lógica
Esta HQ tem um cunho pedagógico interessante: "Logicomix" conta a história dos filósofos "em busca da verdade", o que está intimamente ligado, nos dois últimos séculos, à filosofia analítica.
Ainda que a narrativa faça menção à Grécia antiga, os personagens de maior destaque são Bertand Russell, Gottlob Frege, David Hilbert, Kurt Gödel e Ludwig Wittgenstein. Estes filósofos desenvolveram trabalhos importantes na área da lógica matemática, da teoria dos conjuntos, teorias da linguagem etc.
A qualidade das ilustrações merece destaque e, inclusive, o humor que perpassa alguma cenas, seja nos diálogos ou nas ilustrações, tanto quando relatam a teoria como ao mostrar o cotidiano da vida destes homens. Contudo, penso que quem ler apenas este livro não conseguirá entender a profundidade dos assuntos que ele aborda; a HQ funciona melhor como "material de apoio" ou introdutório ao estudo das ideias destes filósofos.

Sapere Aude 20/04/2020

Conta-se a vida do filósofo Bertrand Russell e seu apaixonado objetivo de estabelecer os fundamentos lógicos de todos os princípios matemáticos. Nessa sua angustiante busca pela verdade absoluta, Russell cruzou com pensadores como Gottlob Frege, David Hilbert, Kurt Gödel e Ludwig Wittgenstein. Em meio a amor e ódio, paz e guerra, Russell persistiu em sua obstinada missão, que ameaçava tanto sua carreira como sua vida pessoal, e o levou ao limiar da insanidade. 'Logicomix' é ao mesmo tempo um romance histórico e uma introdução acessível a algumas das mais brilhantes ideias do campo da Matemática e da Filosofia moderna. Com um trabalho de caracterização sofisticado e ilustrações expressivas e sugestivas, ele transforma a busca dessas ideias em uma narrativa cativante.

Victor.Sadi 18/03/2020

Um aula sobre matemática
Eu não tenho interesse em matemática porém nessa mídia a matemática se tornou interessante,eles conseguem abordar os temas de linguagem paradoxos bem explicados e claro o tema das matemáticas são bem explicados e os matemáticos abordados tem uma biografia explicativa no final eu pensei que ia odiar a leitura mas não eu gostei apesar de exigir um pouco mais de concentração no assunto

drikamath29 05/02/2020

Excelente
Para os amantes da Matemática. Livro maravilhoso.

@clubethebookonthetable 05/03/2016

Tédio
Não houve absolutamente nada que me prendeu a este livro. Maçante demais