Filha do Fogo

Filha do Fogo Elizandra Souza

Resenhas - Filha do Fogo

Tathi (@Doidosporserieselivros) 03/04/2024

Visceral
Olá queridos amigos leitores! Hoje venho falar com vocês sobre minha última leitura finalizada, um livro de contos da autora , jornalista e poeta @elizandra_mjiba , que nos traz histórias de protagonismo negro, que nos obrigam a refletir e vivenciar a cultura, religião e o preconceito de forma a exercitar nossa empatia enquanto nos emocionamos com as jornadas de personagens tão reais.

?????????? ? Como aquele preto era lindo! Pele bem retinto, sorriso perfeito perfeito, e umas tranças enraizadas até altura dos ombros que chamaram a minha atenção.?

Os contos reúnem narrativas que nos mostram o racismo velado, os ditos que repetimos sobre as pessoas negras que reforçam estereótipos, e perpetuam mentiras, e a grande ignorância que temos, na maioria das vezes, em relação as religiões de matriz africana.

Um dos contos que me chamou a atenção foi ? Antes que as Águas da Cabaça Sequem? em que a autora traz um diálogo sobre dreads e tranças que você com certeza já deve ter ouvido de algum tolo por aí.
Nesse conto há a preocupação de trazer ao leitor a verdade de que o cabelo negro é maravilhoso, e que devemos empoderar as meninas para não se adequarem ao ?padrão? e alisarem seus cabelos ( por pressão externa) tratando essa característica tão única delas como algo a se envergonhar.

?????????? ? Dizem que as crianças só querem doces. Jani não seguia essa regra. Ela pensava no arroz, no vatapá, no caruru, no Xinxim de galinha e desenhava nos pensamentos suas mãozinhas negras mergulhando na cumbuca.?

Outro conto que foi um dos meus favoritos é ? Quando a Lua não está cheia, as estrelas ficam mais Brilhantes? em que conhecemos uma jovem jornalista negra que recebe um tratamento preconceituoso ao presumirem que por ser negra ela estaria em uma função subalterna.

?????????? ? Vá estudar menina! deposita mais realidade nos sonhos, só estamos de passagem e não a passeio?

Todos os contos presentes no livro são incrivelmente intensos, e apesar de esse ser meu primeiro contato com a escrita da autora, tenho certeza de que lerei tudo que ela publicar ou tiver publicado a partir de agora.

Filha do Fogo está disponível em formato físico e digital na Amazon.

Inaiara.LAbo 07/11/2020

Os contos pedem uma pausa entre um e outro, até que você absorva o que leu pelo menos. Gostei bastante de todos, mas foi em "Disritmia" que mais me vi. É uma leitura tranquila que aborda diversos mundos negros: de afetos, militâncias, identidade, autoestima, religião, ancestralidade.

Lais Porto (@umaleitoranegra) 10/09/2020

Filha do fogo
Filha do fogo é o primeiro livro de contos da escritora Elizandra Souza, porém não é a primeira vez que tenho contato com essa escrita de Elizandra, a felicidade de ler Cadernos Negros é essa, o conto Afagos já li em um dos volumes do Cadernos Negros, comecei a ler o conto e fiquei pensando “já li esse conto antes rsrs”, que felicidade perceber mais uma vez que a série Cadernos Negros possibilita a divulgação da escrita negra, e felicidade maior é ver os autores desses escritos alçando voos maiores em publicações individuais.

Filha do fogo é uma delícia de ler, são contos curtos de rápida leitura, é possível ler em um único dia, mas não se engane, não significa que não é uma leitura que te prende, te cativa, te faz pensar sobre tudo que se passa nas linhas e vidas dos personagens retratados.

O livro segue uma sequência cronológica, apresenta mulheres como protagonistas da infância até a fase adulta, isso pra mim foi incrível, pois adoro uma leitura mais organizada, assim Elizandra nos fala sobre mulheres negras diversas, em fases diferentes, em situações múltiplas e em relações variadas.

Essa escrita é de extrema importância para refletir o quanto nossa vida é bem maior que a violência do racismo, existe o racismo nos atravessando, mas não é ele o centro das nossas vidas, Elizandra relata em alguns contos as consequências dessa violência, mas também discorre sobre outros aspectos que nos constroem, como a religião, a relação com os mais velhos, a relação afetiva amorosa, a relação com os estudos, nossas relações vão muito além que as prisões do racismo.

Acompanhando o perfil no instagram Literatura Negra Feminina vejo que a autora vem compartilhando provérbios e falas que os mais velhos reproduzem, esses ensinamentos que eles compartilham conosco e que não aprendemos em nenhum outro lugar, esses ensinamentos também vi no livro, nas histórias das mulheres filhas do fogo, esse movimento mostra a importância de sempre aprendermos com os nossos mais velhos.

Bom, o livro e a leitura é tudo isso que mencionei, não vou falar mais pra não dar spoiler rsrs Super recomendo que vocês procurem conhecer a escritora Elizandra Souza, suas obras tanto de poesias quanto de contos e que fortaleçam a literatura negra produzida de forma independente e autônoma.

site: https://leitoranegra.blogspot.com/
Lari 13/09/2020minha estante
Ameiiii ?, já quero ler

Rodrigo 27/09/2020minha estante
Conheci a Elizandra na Cooperifa e me encantei com a potência de sua escrita. Acabei de receber meu exemplar de filha do fogo e vou me aventurar por esses contos maravilhosos, principalmente agora depois de ler dia resenha. Gratidão! Que a literatura nos aponte o caminho!

Lurdes 29/04/2024

Encantador e poderoso
O livro traz 12 contos que abordam diversas fases e aspectos da vida de mulheres e meninas negras, em busca de sua ancestralidade e de empoderamento.

A escrita da autora é encantadora e não nega sua ligação com a poesia. Vamos nos deparar com histórias comoventes, algumas delas vão nos revoltar por trazer aspectos do preconceito racial que, infelizmente, permeia muitas das relações, mas Elizandra, de forma nenhuma busca o caminho fácil apenas da denúncia destas atrocidades cometidas cotidianamente contra o povo negro, interessada mais na força das mulheres que resistem, do que na covardia e fraqueza de quem ataca.

A ela interessa muito mais mostrar aspectos da cultura negra através dos afetos, das relações familiares, dos atos de resistência que fazem parte da vida de todas as mulheres, e em especial, das mulheres negras.

Seus contos são fragmentos da vida de várias mulheres e meninas.
Temos o conto Filha do fogo, por exemplo, que traz a convivência de uma menina e sua avó, que controla o fogo do fogão a lenha, enquanto conta histórias de seus antepassados, e desvenda rituais de cura e encantamentos.

Ou A primeira vez que fui ao céu, e o fascínio de uma menina pelo brinquedo construído por seu avô.

Mulheres adultas também contam suas histórias, de traições, de empoderamento, de resistência.

Recomendo fortemente conhecerem o livro e a autora.

sandim_steh 28/04/2024

IG: @PAPEANDOSTEH
?A comunidade negra só vai ser livre quando entender a importância da leitura.?

{RESENHA: ?Filha do Fogo - Elizandra Souza?}
??????????
Neste livro vamos adentrar a 12 contos de amor e cura com histórias protagonizadas em sua maioria por vozes femininas negras, manifestando em cada página seus desafios, decepções e conquistas ao longo de dias vencidos.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

Maíra Marques | @literamai 21/04/2024

? DOZE CONTOS DE AMOR E CURA! ?????
? "Filha do Fogo" é um dos contos presentes neste livro que carregou a honra de se tornar título de uma obra tão sensível. Elizandra Souza registrou em palavras uma prosa poética, carregada de amor e respeito à cultura da cor que leva em sua pele.
Nesta coletânea, encararemos doze contos que relatam a complexidade das relações negras: desde a infância, relação com o próprio cabelo, religiosidade de matriz africana, até condições familiares e sociais, enfim, apresentando as superações e dificuldades de pessoas que descendem de um povo que há muito tempo atrás foi forçado a abandonar sua terra natal e sofrer num país escravista.
Alguns contos me marcaram mais do que outros, principalmente os que envolviam crianças como protagonista. Por exemplo, no conto "Afagos", uma professora- dentre tantas crianças na turma- não pensa duas vezes antes de expor a menina de cabelo crespo durante um surto de piolho, olhando sua cabeça na frente de todos os alunos. Como professora, isso me deixou triste e revoltada, pois- infelizmente- o racismo e preconceito ainda existe na educação, lugar onde isso já deveria ser extinto.
Em bate-papo com a autora, ela afirma que os relatos são baseados em suas vivências e de pessoas que conhece, tornando a leitura ainda mais necessária! "Filha do Fogo" é mais do que literatura, é uma reflexão sobre a nossa própria jornada no mundo.

leiturasdaursula 12/04/2024

Sobre identidade e aceitação
Cada conto deste livro é um mergulho profundo nas complexidades da vida, revelando desafios, decepções e conquistas de mulheres que desafiam as normas sociais vigentes. ?? Meus contos favoritos foram: Afagos e Disritmia! Eu me identifiquei muito com a história sobre cabelos, que é muito mais sobre identidade e respeito!
Oz contos abordam sobre negritude, identidade, afetos, r@cismo. Com uma narrativa intensa e marcante, Elizandra traz à tona memórias afetivas de uma população muitas vezes negligenciada pela literatura, proporcionando uma leitura que ressoa no âmago de quem lê ???
Do prefácio emocionante de Dinha ao poético texto de quarta capa assinado por Sérgio Vaz, cada palavra deste livro é como uma chama que aquece e ilumina. ?? Prepare-se para se perder nas páginas deste livro e emergir transformado, pois a escrita de Elizandra Souza é uma flor que, ora perfumada, ora espinhosa, nunca deixa de encantar. ??
Só teve 1 conto que não gostei tanto... mas é isso, livros de contos são sempre surpresas, mas recomendo!

Flávia Nunes 16/04/2024

Uma antologia com 12 contos que envolvem a voz feminina, a voz da mulher negra, ancestralidade, vive?ncias, autoestima e mais?
E? tocante, envolvente e real.

Me ganhou no primeiro conto, que me trouxe lembranc?as da minha infa?ncia la? no si?tio com minha vozinha e se tornou favorito no conto O te?nis de Obary.
Me fez chorar em Afagos.
Me fez rir em Muita trovoada e? sinal de pouca chuva.

A autora passa uma energia surreal, me sinto como se a conhecesse ha? de?cadas e a admiro como a grande mulher que percebo que ela e?. Ela passa uma forc?a, uma energia boa, eu na?o sei descrever ao certo, mas e? como se o livro viesse cheio de energias positivas a cada palavra.
Terminei a leitura com a sensac?a?o de paz.
Amei, amei, amei.

Camila 28/04/2024

Teve um conto que chorei que nem bb
Filha do fogo é uma antologia com 12 contos que destacam as vozes femininas negras. São histórias que permeiam o cotidiano e acompanham as várias fases da vida.

Ao longo das 112 páginas, Elizandra aborda questões sobre ancestralidade, autoconhecimento, autoestima, as resistências e desafios sofridos pela mulher negra. É um livro que, apesar de ser curtinho, é um ótimo condutor de reflexões.

Eu não poderia deixar de falar da edição ilustrada com imagens lindas e a contra capa decorada que contribuem para a imersão na história. O prefácio escrito por Dinha, uma poeta paulistana, adiciona uma camada extra à obra, compartilhando um pouco da trajetória dela com Elizandra.

A literatura afro-brasileira está muito bem representada por Filha do Fogo. Eu gostei da maioria dos contos, mas sempre tem aqueles favoritos do coração, não é? Os meus são: “A primeira vez que fui no céu”, “O tênis de Obary”, “Disritmia” (esse me arrancou muitas lágrimas).

site: https://www.instagram.com/p/C5zV8VmrSAo/

Mandygrafia 20/04/2024

Escrita leve e com muita conexão com cada narrativa. O livros tem contos em que a autora nos convida a conhecer vidas que trazem emoções que nos transformam como leitores. Vale muito a pena, além de ser uma obra que você consegue ler em uma tarde.

Joane 01/02/2024

Um livro que quero ter sempre comigo!?
Filha do Fogo é um livro que nos proporciona sentimentos reflexivos e conflitantes. Onde Elizandra fala sobre relações e relacionamento conosco e com nossos pares, sobre o amor e o cuidado, sobre empoderamento, sobre racismo e outros temas. Um dos meus contos favoritos se chama "afagos" onde acompanharemos a vida de Dara. Um conto delicado que fala sobre racismo e empoderamento da beleza da mulher negra. Dara, que significa"a mais bela" vai passar por situações pesadas de racismo, ao ponto de passar a alisar o cabelo e somente após conhecer uma pessoa que vai passar a perceber a sua beleza natural.

hy.lancaster 11/04/2024

Contos de cura
12 histórias com o fortalecimento das pedreiras de babá Xangô e os ventos tempestuosos de yabá Iansã ecoando nas palavras que contam sobre ancestralidade nos costumes e cultura de pessoas que, ficcionais, também são realidade e vivência de muitas nessas terras do mundo.

É uma leitura de resgate: ela permeia nossas narrativas, nossos antepassados na calmaria do cotidiano, nos erros sentenciados de algumas estradas, no atropelo que demarca a cura. Quando a gente fala de se conectar às raízes é sobre essa ligação com o sagrado que está em nós e que se resplandece para além do banal e justamente nele.

Uma vez, meu Exu me falou sobre algo sobre isso; sobre a gente esperar demais a grandiosidade das coisas e abandonar o singelo do agora. Porque a gente sempre espera encontrar a força e o ardor da vida no que é vistoso aos olhos do mundo; mas ... nós também somos o mundo.

As histórias são um percurso; num encontro que encontra a curandeira; numa família com laços frágeis e enganosos que se vê com a confiança quebrada, na angústia de bem se ver sendo preta e mulher, sendo resistência em lugares que não nos querem, na ânsia de se enxergar com importância.

Existem centelhas nas histórias que falam à mulher e à existência preta e ancestral e que dá boas-vindas às histórias de que somos feitas.

Filha do Fogo, de Elizandra Souza
Ed. Global, 2023
Leitura Coletiva 2024

site: https://www.instagram.com/p/C5ZNpHzvpIK/?img_index=1

Carla 14/04/2024

Este livro foi sem dúvida uma leitura incrível, um dos melhores do ano com toda certeza.

Este foi o meu primeiro contato com a escrita da Elizandra e estou ansiosa para ler outros livros de sua autoria. Este livro encanta, envolve, enriquece, te cativa, não há como lê-lo e ser a mesma pessoa que antes. Filha do fogo é um livro bem rápido de se ler (não que seja uma leitura fácil), mas é incrível a forma como ela trás a escrita negra em todos os contos.

"Fechei meus olhos, sentindo o vaivém... O cajueiro soltava as folhas como se estivesse emocionado... O vento acariciava o meu rosto... Me sentia completa e livre no meu balanço. Eu estava no céu!"

Em todos os contos, as mulheres são protagonistas, desde a infância até chegar na fase adulta e em diversas situações, eu como mulher cis branca, a leitura deste livro me fez refletir sobre a vida, A Eliza (já estou criando apelidos), relata aspectos como violência, racismo, religião, cresças, vidas amorosas, estudos, militância, identidade, ancestralidade. É incrível a forma como ela conseguiu juntar todos esses temas em contos fluídos e de maneira tão sucinta

Todos os contos são incríveis, mas o meu preferido foi “O tênis de Obary”, onde podemos entender como metáfora o sapato apertado com a nossa própria vida.

Todos os personagens são tão reais, todos os contos são intensos, trazendo mais a fundo a experiências vividas por mulheres negras, nos mostrando uma jornada de autodescoberta e transformação. Este é um livro que recomendo a toda sociedade como um todo.

"Enquanto escrevemos, lidamos com a iminência do fim do mundo: a desconfiança baseada apenas na cor da nossa pela, o preterimento nas relações afetivas, em detrimento de padrões de beleza mais próximos aos caucasiano, e o apagamento de nossas existências por meio da cegueira seletiva que acomete toda a nossa sociedade e invisibiliza as conquistas e qualidades da população negra em nosso país"

O projeto gráfico deste livro está de tirar o folego, a diagramação, a capa, as ilustrações, tudo está magnifico, lhe convidando a emergir de corpo de alma nesta leitura tão bela.

site: https://dose-of-poetry.blogspot.com/2024/04/resenha-129-filha-do-fogo-elizandra.html

Larissa 15/04/2024

Os contos são muito bem escritos e senti que cada um deles tem uma representatividade e são histórias com uma conexão sem igual.

Uma narrativa sobre mulheres pretas com uma conexão que você não encontra facilmente por aí.

Um livro cheio de significado e valores que vai te conquistar desde a primeira página.

Aline ig @escape.abacharel 17/04/2024

Que livro! Maravilhoso!
Hoje venho trazer pra vocês um livro muito especial, que é Filha do Fogo, um livro de contos sobre o feminino e sobre a negritude.

São doze contos, muito curtinhos, sobre amor e cura, sobre a própria valorização, sobre o amor aos outros mas principalmente o amor-próprio. É o que há de comum entre esses contos.

Adorei toda a cultura e representatividade do livro.

Gostei especialmente do conto "Dona da cumbuca" já que sempre gostei muito do dia do São Cosme e Damião. Ao contrário de Jani, eu era a criança que só queria doce 🍬

"O tênis de Obary" também me chamou a atenção. É uma narrativa inusitada onde acompanhamos a história de uma garotinha negra chamada Obary, mas tudo do ponto de vista do tênis dela, um objeto inanimado mas que nesse conto tem vida.

"Afagos" é um tapa na cara e um conto super necessário que fala sobre os padrões impostos. Imagina eu, que já tenho cabelo liso, lembrando que tbm gosto de alisar ele ainda mais, só pra chegar num padrão. Por que? Se a maioria dos padrões são inalcançáveis. A sociedade cobra certos requisitos e que ainda nos fazem sentir mal. É assim como Dara, a protagonista do conto, se sente.

"Antes que as águas da cabaça sequem..." foi outro tapa na cara da sociedade. Ainda mais tendo em vista os comentários preconceituosos que a protagonista do conto teve que ouvir. Mas ao mesmo tempo que aborda assuntos sérios, o texto é de uma forma poética extremamente linda. Os sonhos... As águas na cabaça... Tudo conversando com as situações que a protagonista passa. Achei incrível!

Queria falar sobre cada um dos contos, mas o espaço para a resenha aqui é curto. Me senti muito impactada pelo "Quando a Lua não está cheia, as estrelas ficam mais brilhantes".

Lembrando que nossa lua é brilhosa sim, mas porque ela está perto de nós, perto da Terra. As estrelas são muito maiores do que nossa Lua, mas ainda assim tem seu brilho ofuscado. Não paro de pensar como isso é uma analogia aos padrões.

Esse é um excelente livro e que recomendo muito. Já estou fazendo minha família inteira ler o livro haha

site: https://www.instagram.com/p/C5WTNAHLYmh/?img_index=1