O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Lucas 03/04/2022

Isso aqui vai ser um desabafo
Se você está procurando uma resenha que traga informações pertinentes sobre a história do livro, por favor, passe para a próxima, porque isso aqui vai ser um desabafo.

Há 10 anos eu li O dia do Curinga pela primeira vez. Na época eu tinha 21 anos e o livro me marcou profundamente, e desde então eu gritava aos quatro ventos que esse estava no meu top 3 livros favoritos da vida.

O tempo foi passando e minha memória começou a apagar alguns detalhes dessa história, até eu chegar ao ponto de dizer que esse era meu livro favorito mas não fazia mais ideia sobre o que ele falava, o máximo que eu lembrava era que era a história de um menino que atravessa a Europa com seu pai, em busca da sua mãe, que os deixou anos atrás, e que no meio disso outra história também era contada, o que não chega a ser nem 1% do livro.

Decidi reler O dia do Curinga pois o encontrei num Sebo outro dia e achei que era a hora de voltar para essa história e lembrar o que existia nela para me encantar tanto. Infelizmente a experiência dessa vez não foi nada boa :(

A história é sim bem escrita, os acontecimentos são interessantes, mas PARA MIM, aquela magia não bateu. Eu em momento algum consegui sentir algo perto do que senti há 10 anos. Eu fiquei entediado enquanto lia, e me dói muito admitir isso.

Eu tenho plena consciência de que esse é um problema meu e de forma alguma eu quero fazer com que minha opinião faça com que alguém deixe de ler essa história, mas eu estou muito frustrado pois essa é a primeira vez que um livro que eu amava tanto me decepcionou assim numa releitura. Talvez seja a fase da vida que eu esteja passando no momento, talvez se eu voltar a ler esse livro daqui a 10 anos as coisas mudem de novo, mas por ora, eu preferia ter continuado com a minha memória afetiva ?

@larimours 31/03/2022

Uma viagem muito legal
Esse livro me foi dado de presente por uma amiga muito especial como uma recomendação fortíssima, pois ela o considera o seu livro favorito.
Pra mim a leitura no começo não fluiu bem, não sei se foi o momento que estava passando na minha vida pessoal que me fazia não me concentrar e não absorver bem o que estava escrito mas não consegui me envolver no início, mas depois de um tempo insistindo a leitura passou a ser muito prazerosa e única, o personagem principal mergulha em uma viagem em si mesmo e nós leva junto de si, é muito interessante a construção da história e foi uma leitura bem interessante. Recomendo.

Yuri 28/02/2022

"o destino é uma cobra faminta que engole a si mesma"
"Nenhum tema se repete, nenhuma composição é escrita duas vezes... Nada é tão complicado e tão precioso como um ser humano..."

A leitura é fluída, rico em metáforas e filosofia, o escritor faz o leitor mergulhar no universo dos personagens, transitando entre os cenários das diferentes estórias.
Ótimo livro pra relembrar a raridade da nossa existência.

Luiza 28/02/2022

Me falta QI para entender esse livro
É de fato um livro muito bom, com figuras de linguagem dentro das entrelinhas do livro, o livro narra a história de um filho e um marido que procura a esposa/mãe que foi para o mundo atrás da carreira de modelo. É um livro bem interessante que prende, mas também é extremamente CONFUSO muitas vezes, o autor aprofundou muita coisa ao mesmo tempo e isso deu um nó no meu cérebro. Costumo ler esse livro todo ano e talvez esse ano quando eu o reler mais uma vez eu finalmente entenda mais alguma coisa.
Mamay 31/03/2022minha estante
"Me falta QI para entender esse livro" somos duas kkkkkkkkkk

legarcia 22/02/2022

Uma viagem ao despertar da criança que fomos um dia
Como todo contato com a literatura de Gaarder, ?O dia do Curinga? é uma obra recheada de mistérios e filosofia, narrada pela visão de uma criança de 8 anos, o que faz com que sejamos inundados com a liberdade de pensar o mundo sem amarras e nos relembrarmos da magia que é viver.

O romance é muito bem construído, com muitos fios, os quais são completamente conectados ao fim do livro. Achei a proposta de utilizar cartas de baralho como base para as metáforas e a construção da história muito criativa e didática.

Esse livro gira em torno de ?curingas?, os quais são pessoas que se admiram e surpreendem com o mundo; que, assim como as crianças, assumem uma postura investigativa e curiosa diante da natureza. É um ótima oportunidade para despertar nossa consciência a ser menos alienada e passiva com o mundo ao nosso redor.

A leitura dessa obra foi muito enriquecedora e me ajudou no processo de criar um mentalidade mais autônoma e livre.

Lorena Sousa 20/02/2022

Frases que marcaram
"Ser criança e se tornar um adulto, pensei, é como embebedar-se de sensações, de experiências sensoriais" (página 354)

"E enquanto elas não virem que aquilo que se mostra a olho nu é um mistério" (página 361)

"Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele" (página 366)

@jaymartins 12/02/2022

A perfeição em forma de páginas literárias ??
Sou suspeita para falar do meu escritor favorito, mas não foi a toa que o Gaarder ganhou um Nobel da Literatura?

Nessa aventura, você viaja no conceito ?Criador vs Criatura?, o porque não daria certo a convivência entre ambas posições. Também é inevitável filosofar sobre a doçura da infância, a alegria das descobertas e o medo de perder a estes privilégios.

O protagonismo é dividido entre personagens e causa a dúvida de qual é o real e qual é o imaginado (similar ao Mundo de Sofia).

Eu amo tanto essa leitura que se os professores do ensino médio me obrigassem a ler, eu nem conseguiria sentir ranço.

Nary 07/02/2022

Simplesmente genial
Esse livro fala sobre família, sobre se encontrar, sobre pertencimento, sobre destino, sobre acaso, mas principalmente da importância da filosofia, da importância que os curingas têm na história da sociedade, a nossa grande paciência. Eu amei as metáforas, achei divertido os personagens e me encantei com as reflexões que ele traz, recomendo demais.

Priscila.Veloso 18/01/2022

Uma ótima história, você fica querendo saber o que vai acontecer nos próximos capítulos. Te prende do início ao fim.
Beatriz3164 18/01/2022minha estante
Eu amo!

Vasconcellos.Masiero 13/01/2022

Jostein Gaarder é um filósofo por si só!
Que viagem ao ler esse livro. Presa em cada mísero detalhe, fascinada por cada discussão literária, filosófica e pessoal. Gaarder nunca deixa por desejar. Para quem procura uma leitura leve e ao mesmo tempo pesada, com um toque de magia, recheada por questionamentos, está aí uma ótima escolha.
Reginaldo Pereira 13/01/2022minha estante
Está na minha lista para 2022, mas ainda tenho dúvidas se vou gostar?. kkkk De qualquer forma, a sua resenha me animou!!!! ??

Bel's 02/01/2022

Mais um livrinho
Gostei bastante, esse ano li muitos livros infantojuvenis e esse é mais um daqueles que serve para qualquer idade, sendo repleto de ensinamentos que vale para toda uma vida, a escrita é um pouco cansativa as vezes, mas a história é tão interessante que é impossível parar de ler.

Maria.Eduarda 28/12/2021

Achei esse livro melhor que o mundo de Sofia?.
Tenho noção que ?o mundo de Sofia? é um clássico do Jostein Garden, mas, para mim, é mais um instrumento facilitado para o aprendizado de filosofia, que uma leitura de entretenimento, de fato. Há muito conteúdo em poucas páginas, o que deixa tudo muito condensado e pouco compreensível. Ou melhor, é possível entender as teorias, mas lembrá-las depois da leitura foi difícil para mim. Mas com ?o dia do curinga? foi diferente. A história mescla um mistério com reflexões filosóficas, o que torna tudo mais interessante? é despretensioso e
ainda por cima faz com o que o leitor reflita sobre as falas dos personagens, não é algo pronto.

liz 19/12/2021

afinal, nada é ao acaso
foi uma leitura surpreendentemente rápida e com uma história envolvente, onde uma coisa levava a outra. só me vi descansando quando se deu por encerrado.

meu problema com o livro é que foi só isso. a escrita, bem mediana pra fraca, não me envolveu em momento algum, mesmo com todas as formas filosóficas de tentar fisgar o leitor com metáforas custe o que custar. personagens que, pra história, essenciais, mas pra ligação emocional, totalmente dispensáveis.

várias coisas contribuíram pra nota dada, como: o final, que não foi nada inovador, mirabolante ou que não pudesse ser previsto; o telefone sem fio de histórias que ligavam a outra, tão confusa quanto a própria analogia das cartas; e, o que mais me decepcionou, a falta de sensibilidade pra trazer uns plot-twists forçados, jogados na história.

enfim, foi uma leitura bobinha, pra distrair e pensar na vida de uma forma mais ampla, mas nada mais.

Emanoela 06/12/2021

Mundo de Sofia
Um livro despretencioso, escrito por uma criança de 8 anos que conta uma história fantástica sobre uma ilha, anões, o baralho mas que vão se entrelaçando e te cativando a entender o porquê de tudo.