Gincana da morte

Marcos Rey

Resenhas - Gincana da morte

Angelo Miranda 15/07/2015

Muita ação na caótica cidade de São Paulo
E se você recebesse a incumbência de encontrar alguém na cidade de São Paulo tendo em mãos parcas informações sobre a característica da pessoa? Se fosse uma pequena cidade do interior tal empreitada seria mais fácil, mas se tratando de uma megalópole...
É justamente o desafio acima que o escritor Marcos Rey (1925-1999) propõe para o garoto Tom, protagonista do livro infanto-juvenil Gincana da Morte (Ática, 151 páginas). O desafio não é apenas encontrar uma pessoa, mas sim livrá-la do perigo da morte.
Numa linguagem objetiva e de fácil entendimento, como todo livro infanto-juvenil propõe a ser, Marcos Rey, mais uma vez, ambientou essa novela policial em São Paulo, cidade que o escritor tanto amava. Essa fascinação pela cidade é algo que sempre me encantou em Marcos Rey, que conseguiu produzir excelentes livros utilizando a cidade como pano de fundo.
Em Gincana da Morte, o escritor focou muito mais na ação entre os personagens do que a descrição minuciosa deles, portanto, temos um livro cuja ação se dá do início ao fim, sempre com muitas reviravoltas, características de livros policiais.
Quando estava vivo, Marcos Rey demonstrou em algumas ocasiões uma ponta de tristeza ao ser lembrado sempre como um escritor infanto-juvenil, apesar dos vários romances escritos para o público adulto.
Pela qualidade das suas narrativas, como a que encontramos em Gincana da Morte, Marcos Rey conseguiu encantar uma geração de jovens leitores que, pelo jeito, quando mais velhos, não se interessaram em ler as suas obras para adultos. Tenho dúvidas que eles saibam que Rey também tem obras escritas para os mais crescidinhos, mas esse fato não diminui, de forma alguma, a importância do escritor, que para mim está na galeria dos grandes escritores nacionais contemporâneos.

felipe.lemexavi 26/05/2015

Envolvente, porém cansativo.
A história em geral é muito boa, as partes de suspense te envolvem, mas o livro acaba sendo um pouco cansativo. Certas partes o livro me deu sono, por isso, demorei um pouco para terminar. Aconselho para quem gosta de suspense e não cansa da história fácil.

Leilinha 27/06/2014

Tim, ao se esconder da chuva num bar, acabou escutando uma conversa entre dois homens que planejavam um assassinato. Ele a acabou reconhecendo um dos homens (um sujeito que já assaltara o escritório onde ele trabalhou). Com isso, ele vê a grande chance de se vingar. Iria conseguir? Uma história emocionante!

Paturi 12/06/2014

É uma história simples uma boa leitura pra passar o tempo sem gastar muito neurônio, só me irritou a ignorância do autor com relação ao Nordeste. Custava ter pelos menos ter pesquisado alguma cidade do Nordeste em algum livro de geografia?

Douglas 28/08/2013

Gincana da morte
Mais um belo livro do Marcos Rey.
Realmente ele é um craque na arte do suspense.
Este livro é tão bom, que faz com que o leitor sinta a adrenalina passada pelo personagem principal (Tim).

Eu não recomendaria este livro para pessoas que tem problemas de ansiedade, porque esta bela história agravaria ainda mais o problema. (To brincando).

Um suspense, um ‘‘corre-corre’’ de tirar o fôlego.

Vale conferir.

Um abraço e meu respeito a todos.

Carollzinha 22/04/2013

Sobre o que conta este livro
O livro gincana da morte é muito interessante para quem gosta de mistério e investigação. Ele conta sobre este menino que está na capa que, ao sentar em um restaurante, num dia chuvoso, ele escuta uma conversa de um ex-presidiário e de um homem desconhecido. Este ex-presidiário, cujo codinome é 85 (número que obteve na cadeia), foi o mesmo que assaltou o escritório do advogado para quem ele trabalhava. 85 assaltou este escritório, e, como o advogado já era velhinho, ficou com medo de novo susto, fechou seu escritório e demitiu o rapaz.
Voltando a conversa, ele escutou 85 conversar com um homem descnhecido sobre o assassinato de uma senhora que possuía muito dinheiro. Com raiva deste 85, o garoto de cabelos vermelhos resolve fazer de tudo para proteger esta senhora que ele nunca viu na vida e para botar na cadeia de novo este 85 e desta vez, o mandante do crime.

Gabriela L 04/03/2013

Legal
Tim, um menino muito esperto esta em busca para descobrir o grande mistério que todos estão loucos para saber. Dois homens querem matar a dona Baronesa, uma velhinha super generosa que tem bastante dinheiro. Eles querem matar ela para ficar com a herança. Será que eles conseguem? Leia o livro e você descobrirá. Eu gostei muito desse livro. Eu acho que ele foi muito bem contado. A cada capítulo que você acabava, o livro te deixava muito curioso para descobrir o que iria acontecer depois. Eu recomendo esse livro.

Guilherme Roque 11/02/2011

Apesar de ser um livro infanto-juvenil, da série Vagalume, “Gincana da morte” não deixa nada a desejar. Marcos Rey (de quem sou fã) nos fornece um suspense urbano, aqui na cidade de São Paulo. Relata a luta contra o tempo de Tim, um garoto que pra fugir de uma chuva vai a um bar. Ao se sentar, escuta uma conversa na mesa ao lado de dois homens que planejam matar uma senhora, a “Baronesa”. Pronto, é aí que começa a luta contra o tempo de Tim para tentar salvar a Baronesa e esclarecer o mistério, e o pior é que Tim reconheceu um dos mandantes do assassinato e não tem a mínima idéia do paradeiro da vítima. O livro é fantástico! Marcos Rey faz a gente sentir o cheiro da cidade, o clima de agitação, o dia-a-dia aqui em São Paulo.

Karol 17/01/2011

Fraquinho
Achei o livro meio fraquinho. Esperava mais, já que sou fã do Marcos Rey e adorei todos os livros dele que li, mas esse não é tão bom quanto os outros.

Guilherme Roque 11/02/2011minha estante
Nossa! E eu já acho que 'Gincana da Morte' é o melhor do Marcos Rey (da série Vagalume).
Muitos consideram 'O Mistério do Cinco Estrelas' o melhor (achei ótimo também), mas foi esse que realmente me envolveu.

Karol 09/04/2011minha estante
Eu nao gostei muito desse livro. Achei que ele é mei parado, eu esperava mais ação e perseguições, como nos outros livros do Marcos Rey. Pra mim o melhor livro dele é Doze horas de terror.

Marcinhow 10/06/2010

Gincana da Morte
Timóteo, mas conhecido como Tim, é um garoto ruivo, paulistano que acaba de perder o emprego; trabalhava com um advogado, e após um roubo, o doutor Barroso decide se aposentar. Tim ao ir embora para casa, entra em uma...

Para continuar lendo a resenha, visite o meu blog:
marcinhoweoslivros.blogspot.com

Rachel 25/11/2009

"Faça o bem, não importa a quem"
Admirei muito como Tim age. Apenas se envolve, e tem um comportamento que merece ser honrado.