Herdeiras do mar

Herdeiras do mar Mary Lynn Bracht

Resenhas - Herdeiras do Mar

Maria 14/02/2024

O tipo de livro que nem se vê o tempo passar. Eu adorava quando as personagens falavam sobre sua vida no mar, nadando, amo essa temática, me sentia junto delas.
É uma história de aventuras, desencontros, tristezas. Arranca lágrimas, mas ainda assim não tem aquele ar melancólico.

Anderson.Denilson 14/02/2024

HERDEIRAS DO MAR
Segunda leitura do ano, mas já considero como a melhor leitura nesse ano de 2024.

Mary Lynn Bracht apresenta uma história comovente e desconhecida por algumas pessoas ? eu até então não conhecia o fato ? sobre mulheres coreanas e de outras nacionalidades que foram forçadas à assumirem o papel de "mulheres de consolo" durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto é apresentada Hana, uma haenyeo ? uma mulher do mar ? que é levada por soldados japoneses afim de proteger sua irmãzinha mais nova. Diante disso, Hana é apresentada a um mundo de horror e sofrimento, sendo vítima de diversas atrocidades, mas sempre com o objetivo de voltar para casa e reencontrar sua família.

Esse livro me fez sentir diversos sentimentos, largar o livro diante de alguns acontecimentos e se emocionar em grande parte do livro. Depois de todo livro e algumas pesquisas realizadas, as "mulheres de consolo" merecem justiça por tudo que aconteceu.

?Ela até poderia rir da inocência de suas últimas horas de viagem rumo ao norte, mas não consegue emitir nenhum som. A risada se tornou uma língua estrangeira.?

itsagoodgemini 14/02/2024

Perfeito!
É um livro dolorido, mas tão profundo em detalhes e tão impactante! Demorei meses pra superar e desfazer as cenas da mente. Este livro, sem dúvidas, partiu meu coração em alguns pedaços ao mesmo tempo que reconstruiu o que ele nem quebrou.

Ianny Leão 14/02/2024

Que obra!!!
Incrível como a autora consegue passar a dor dos personagens, e em saber que é baseado em fatos de guerra reais me deixou ainda mais apreensiva, foi assustador e emocionante saber dessas histórias.

Giovana 12/02/2024

RESENHA - HERDEIRAS DO MAR
Descrição de dores. O livro trata da dor da guerra, da dor da violação, da perda da família, da identidade e do pertencimento. Terrivelmente triste, cruel o enredo é devastador quando conta a história de Hana e uma experiência dilacerante enquanto destrincha a libertação emocional e psicologica de Emi. Irmãs, separadas pela guerra, compartilham, mesmo que de diferentes modos, os destinos que o conflito gerou. A morte e o sofrimento dão a meada do livro, ao mesmo tempo em que a coragem, a família e a esperança são antagonistas presentes na história. Leitura rápida ainda que bastante emocional. Uma grata surpresa também pelo contexto histórico e por poder ter acompanhado personagens tão fortes, autênticas e corajosas.

cailane.ariadna 12/02/2024

INCRÍVEL, foi minha leitura imediata depois de Como Tigres Na Neve, pelo um contexto parecido me segurei para não fazer comparações (mas Herdeiras do Mar é melhorkkkkkkk), já que são autoras diferentes e, também, diferentes propostas. Herdeiras do Mar é 5 estrelas, lindo e destruidor. O livro é bastante visual, assim, conseguimos facilmente criar em nossas cabeças as cenas mais tranquilas até as mais brutais. Como Tigres na Neve comenta o conceito de Haenyos mas não aprofunda, em Herdeiras é LINDO ver o significado do trabalho no mar para essas mulheres, o mar como casa, o acolhimento; cultura pura.

COMENTANDO COM SPOILERS

Durante pelo menos 40% do livro me perguntava como poderia comentar os impactos das cenas tensas da Hana sem fazer uma propaganda de Torture Porn, como um/Se você quer ver violência leia esse livro/. Não é isso. Conversei muito sobre o livro com a @victoriapraquem, nós lemos Como Tigres juntas. As vezes pensava - Nossa a autora não vai me poupar mesmo. Mas quem poupou as Mulheres de Conforto, né?  Mesmo já conhecendo o assunto as cenas não deixavam de ser pesadas, os estupros da Hana, a Emi vendo a morte do pai.

Penso na certa decisão de citar as violências japonesas às mulheres de conforto como Estupro mesmo, foi o que foi, e não alguma outra palavra que deixe menos pior, em Como Tigres as cenas, as vezes, são tão amenizadas que parecem se perder no ocorrido. Não da pra fazer isso aqui, você entende exatamente o que aconteceu, estupro, humilhação, mutilação, misoginia, fascismo.

Gosto dos momentos que as meninas pensam no mar como casa, de quando a Hana pensa na família para não morrer, de quando as meninas presas no bordel se veem como família, mesmo com tudo que elas passavam, ainda conseguiam ser gentis umas com as outras, gosto que é um texto extremamente político, gosto dos filhos da Emi encontrando a felicidade e da Hana vivendo em paz.

Siang 12/02/2024

Não estava preparada
Esse livro foi um soco no estômago. Já sabia que seria uma leitura triste, mas não imaginei que seria tão forte assim. Eu não sabia nem metade do quão terrível foi a ocupação japonesa na Coreia. Muito muito triste pensar que essas "mulheres de consolo" de fato existiram e passaram por tanta crueldade. Leitura extremamente necessária, recomendo muito.

Amanda.Ceratti 12/02/2024

Agoniante
"Você, delicado? Você não conhece o sentido dessa palavra. Vocês nos chamam de cachorros. A sua estirpe, os soldados, homens, todos vocês são as piores criaturas que infestam essa terra. Vocês trazem consigo ódio, dor e sofrimento aonde quer que vão. Eu desprezo todos vocês."
Livro extremamente agoniante, triste e revoltante principalmente para nós, leitoras mulheres. A história de Hana e Emi demonstram como o amor entre irmãs é verdadeiro e ultrapassa gerações. As duas personagens são sinônimos de luta e de resistência, assim como todas as mulheres que tiveram suas vidas roubadas nesse período de guerra.

Larisse.Coimbra 11/02/2024

Muito forte e emocionante!
Para quem ainda não leu, adianto que é um livro muito triste e ao mesmo tempo necessário.

Fala sobre as "mulheres de consolo" durante a invasão da Coreia pelo Japão, na Segunda Guerra Mundial.

Eu já sabia da existência dessas mulheres, mas não tinha noção da dimensão que foi essa tragédia. É de revirar o estômago.

Ao mesmo tempo, o livro traz de maneira quase poética a força das mulheres coreanas, o amor entre irmãs e o quanto somos capazes de suportar em nome desse amor.

Jefslau 10/02/2024

Pesado...
A guerra é terrível , brutal e injusta.

Não dá nem para comentar muito este livro, que crueldade que estás mulheres passaram.

Sem piedade , longe de suas famílias ..

Não foi fácil ler algumas páginas , que agonia.

Mas que menina guerreira... Hana vc é incrível.

Braga 10/02/2024

Triste
Foi um dos livros mais tristes que eu já li em toda a vida. É difícil ler a história das irmãs e imaginar que muitas coisas assim aconteceram durante o período de guerra. Difícil digerir o quanto as mulheres não tinham direitos sobre seus corpos nessa época e o quanto sofriam e eram exploradas sexualmente. Eu achei uma leitura difícil e li por muito tempo, porque me causou um pouco de angústia pensar que muitas mulheres passaram pelo que a Hana passou e quantas famílias sofreram como a família dela. Eu gostei da história, mas assim como na vida real e como várias coisas que aconteceram nesse passado sombrio do mundo, muitas histórias acabam não tendo o final "feliz" que a gente fica esperando.

Gabriela 10/02/2024

Agridoce. Esse livro mudou minha vida.
Esse entrou para aqueles livros que te tiram do eixo ocidental, te abrem uma cratera emocional e te desmontam inteira para recolar as pecinhas lentamente, e aí você renasce como uma nova leitora, escritora, irmã, filha e mulher.

A violência é por vezes tão gráfica que eu perdia o apetite, passei uma semana de muito mal estar ao ler Herdeiras do Mar. Ainda assim, abracei o processo, permiti-me acessar esses lugares tão traumáticos, porque entendi que estava adentrando uma obra necessária em todas suas potências: política, artística, filosófica. E estava certa. Não me arrependo, mas não sei se conseguiria reler.

Um adendo importante: li essa obra na ilha de Jeju, estou vivendo aqui há seis meses e volto para casa em 19 dias. Meu peito transborda de respeito pelo povo que me recebeu aqui, e de admiração pelas mergulhadoras que tive a honra de conhecer de perto.

"Todas as guerras são crimes contra as mulheres e meninas do mundo"

"Então ela abriu a bolsa e tirou uma flor. Era um crisântemo, um símbolo de luto para os coreanos. O emblema imperial japonês era o cristântemo amarelo, um brasão que simbolizava o poder da família imperial. Emi já tinha se perguntado o que viera antes(...)""

"Palavras são poder(...) quanto mais palavras você conhece, mais poderoso você fica. É por isso que os japoneses proibiram nossa língua nativa. Limitando nossas palavras, eles estão limitando nosso poder"

.marie 08/02/2024

Um livro visceral, cruel, doloroso, real. Cada página dele é angustiante e tão facilmente o nó se formou em em minha garganta durante a leitura. No primeiro capítulo eu simplesmente soube que ele iria destruir a minha vida com tamanha crueldade e, infelizmente, também a realidade de milhares de mulheres durante a guerra... mas também soube que inevitavelmente ele se tornaria um livro favorito. Foi exatamente isso que aconteceu.

?Herdeiras do Mar? é sobre as ?mulheres de consolo? nome dado às escravas sexuais na época da guerra. É sobre a vida de Hana, a menina que tem sua vida e sua inocência destruídas após ser levada pelo soldado japonês para ser escrava sexual, e de sua irmã mais nova, Emiko, que passa toda sua vida com culpa e dor em busca de Hana. Entre passado e presente, podemos acompanhar a dor dessas mulheres.

Então, é impossível que esse livro não seja tocante, sensível e doloroso. A autora diz em uma parte que ?toda guerra é um crime contra as mulheres e meninas de todo o mundo? e é exatamente isso. A autora consegue, inclusive, escrever sobre essa temática de forma muito madura e real.

É um livro muito bem feito.

Eu senti raiva, tristeza, vontade de vomitar, de pular de uma ponte... eu li esse livro todo com uma dor no peito, esperando por um momento em que a paz chegasse a essas mulheres, nem que a paz significasse a morte. Eu senti muito lendo.

Impossível não ser destruída com a história, mas vale muito a pena ser desgraçada com ela. Eu amei.

Luiz111 08/02/2024

O livro possui um ótimo delineamento e conexões temporais que te prendem do início ao fim, além do envolvimento com os personagens, emanando diferentes sensações e sentimentos.

Uma leitura que dói (devido a temática), mas de extrema importância.

mari.rsp 08/02/2024

Eu não sei o que falar desse livro, estou devastada demais.

livro destruidor, fiquei muito emocionada com ele