Venha Ver o Pôr-do-Sol

Venha Ver o Pôr-do-Sol Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Venha Ver o Pôr-do-Sol

Vittor 26/08/2023

Incrível
Otima leitura. Li durante o ultimo ano do ensino médio e foi uma otima leitura. Sempre vou me lembrar do meu prof Gustavo lendo os contos com a gente na sala de aula.

Rafael 18/07/2023

Relendo para não zerar (reli o livro para a escola)
A professora explicou algumas partes do livro, e todo mundo ficou muito surpreso (inclusive eu). Mas, levando em conta que eu sou (era) uma criança (13 ANOS É CRIANÇA!!!), esse livro não serviu para mim. É super confuso. Uma semana depois do teste, a professora pediu para escrevermos um mini-conto com elementos fantásticos, então, de certa forma, esse livro foi útil porque eu mandei bem na hora de escrever. Você só precisa saber que: vermelho é maldade e amor, verde é transição e morte, azul é espiritualidade, amarelo é materialidade e vida e preto é trevas.

Rafael 18/07/2023

Pelo menos fui bem no teste (li o livro para a escola)
Eu não devia dar 1 estrela, mas a experiência de ler esses contos foi muito estressante. Inicialmente, eu pensei que não poderia ser pior que o livro do 1º período, mas, de certa forma, foi bem pior. Você precisa ter muita noção de simbologia e metáforas utilizadas em narrativas fantásticas. Caso não tenha, não vai entender nada.

Grazielly24 04/07/2023

Corações partidos...
Eu escutei o audio livro e juro q senti arrepios, a forma como Ricardo escolhe se espressar é mórbida com um leve toque de romantico graças ao pôr do sol, o jeito como a expressão de Ricardo ficava sombria e o fazia parecer mais velho só me assustava mais( n é um conto de terror acho eu, só estou tentando dizer q foi perturbador Ksks).
A princípio vemos uma mulher indo para algum lugar e vendo um homem conhecido, descobrimos q foi um encontro q Ricardo pediu, provavelmente para tentar ser correspondia o q n é o caso pois Raquel esta casada com um homem rico e isso é tudo q ela quer, ela é uma mulher gananciosa q passou a desprezar tudo q "não esta no seu nível" mesmo ela n tendo nascido em berço de ouro, aparentemente ela vivia uma vida modesta (ou pobre, n sei dizes). Ricardo está liso, sem um conto no bolso, achei q ele podia tentar conseguir algum dinheiro dela mas ele queria outra coisa pelo visto.
Eles começam a caminhar em um cemitério e durante todo o passeio Raquel ficou reclamando da situação do local, a partir de um certo momento a conversa fica meio mórbida com Ricardo contando dos mortos de sua família q estavam enterrados ali, logo adiante eles chegam em uma capelinha onde a mãe e a prima de Ricardo estão enterradas.

Aparentemente Ricardo sofre de uma grande doença...um coração partido, ele e Raquel tiveram momentos q significavam muito para ele e n tão para ela, Ricardo amava Raquel mas ela apenas avia gostado dele, para ela, ele faz parte de um passado pobre e q hj só trás lembranças melancólicas e distantes.

Li esse conto e tbm li Negrinha de Monteiro Lobato gostei muito dos dois contos, foram experiências interessantes.
Recomendo os dois, é ótimo para passar o tempo ou só ler algo pequeno.
(É fácil de achar o audiolivro de Venha ver o pôr do sol e Negrinha, recomendo o canal Conte um conto, a narração é humana e muito envolvente)

Amanda2619 09/06/2023

Comecei a ler esses contos sem muita expectativa, já que era meu primeiro livro da Lygia e não sou fã de mistério, mas me apaixonei pelo jeito que ela escreve, sua escrita se caracteriza por mistério ou suspense, mas na prática, essa mulher consegue trazer temáticas da vida cotidiana como a traição nos olhares de uma criança (com certeza um dos mais impactantes) , abandono e quebra de expectativas sem nem notar o suspense nas palavras, amei, principalmente a parte final que conta sua história na literatura e como é ser escritora em seus olhos ?

Clara 08/06/2023

Um dos primeiros contos que eu li, comecei a ler por conta da minha professora de português Verônica, começamos a estudar sobre conto psicólogico, queria ler "Felicidade Clandestina" da Clarice, mas minha professora muito boa me emprestou esse livro, fiquei encantada com a narrativa do conto, a forma escrita.

hscardigan 27/05/2023

é um livro cheio de contos que terminam de uma forma que você mesmo possa pensar em um final que queira, alguns deixam o final um pouco implícito mas não 100% definido deixando aberto para que você use sua imaginação.
achei a escrita um pouco confusa as vezes mas gostei.

meus contos preferidos:
- venha ver o por do sol
- as formigas
- biruta
- o menino (meu favorito)

obcecada pelo harry 25/05/2023

Perfeito. Juro, quero ler tudo que essa mulher produziu. Até a lista de compras se for possível, tenho ctz que é uma obra de arte.

Maria 18/05/2023

Li por causa da escola.
Amei o livro! Os contos são muito legais.
Com certeza vou ler mais livros dela.

Ster_05 09/05/2023

Gosteii!!
Li esse livro para um trabalho da escola!! No geral, a escrita da autora pode ser um pouquinho confusa em alguns momentos, mas mesmo assim ela consegue muito bem provocar alguma sensação específica no leitor em cada conto (minha experiência :), como tristeza, um certo medinho e tals rsrs.
Meus preferidos foram: as formigas, natal na barca e (o melhor) ?venha ver o pôr do sol? (esse último inclusive, gerou conversas maravilhosas com alguns amigos envolvidos no mesmo trabalho que eu sksk ?)
Por fim, super recomendo!!! ^^?

Carolina 02/05/2023

Venha ver o por do sol
Todo livro que a escola manda vc ler é incrivelmente chato.
Acho que se não fosse por essa obrigação de ler eu teria gostado mais. Certamente um livro didático com mini contos interessantes e SEM FIM, simplesmente os contos ACABAVEM NO MEIO.
Se nn for por obrigação e vc nn gostar de contos não recomendo muito.

b1bis 01/05/2023

Interessante
Tive que ler para escola. Eu gostei de alguns dos contos, outros não prenderam tanto. Mas foi interessante ler alguns deles.

JwithT 29/04/2023

O cuidado de Lygia Fagundes Telles em escolher as palavras exatas para a sua narrativa encanta. Cada frase de seus contos tem o poder de prender o leitor na busca por respostas e significados. Em ritmo de intensa atenção, rapidamente o fim chega e, com ele, mais questionamentos do que alívio pela conclusão em si. O cotidiano pode sim ser interessante - a mente humana fascina -, é o que nos mostra Fagundes Telles.

Aliluz 29/04/2023

Curioso
Achei esse livro muito leve e adorei os contos. Antes de ler achei que eles seriam românticos e não tinha ideia do que esperar, mas eu me surpreendi por serem de terror e achei diferente por não terem um "final". É como se a escritora quisesse que fizéssemos e imaginassemos um final. E eu adorei esse conceito. Recomendo para quando estiver de ressaca literária e quiser ler algo mais leve.

Bruno B. 22/04/2023

Surpreendente
O livro trata-se de uma coletânea de contos e confesso que alguns deles me surpreenderam, principalmente pelo tom de suspense que a escritura colocou brilhantemente!
Essa coletânea demonstra toda a versatilidade de Lygia Fagundes Teles, e mostra o quão gigante ela é para a literatura brasileira.