The Dirt

The Dirt Tommy Lee...

Resenhas -

gabspittol 08/09/2023

The Dirt é um livro de ?confissões? da banda Mötley Crüe, considerada a mais influente e duradoura banda de hard rock da década de 1980. A banda, formada em Los Angeles pelos músicos Vince Neil, no vocal; Nikki Sixx, no baixo; Tommy Lee, na bateria; e Mick Mars, na guitarra, causou polêmica desde os seus primeiros lançamentos. Foram inovadores ao levar o glam para Hollywood e ousados nas barbaridades que cometiam para manter sua pose de rockstars, tudo isso embalado por um excessivo uso de drogas e álcool.
O livro foi escrito pelos quatro integrantes originais da banda e apresenta relatos perturbadores dos nossos rockstars, além de trazer centenas de fotos e alguns relatos de produtos e executivos que lidavam com o grupo na época. The Dirt foi publicado originalmente em 2001, quando Tommy Lee estava afastado da banda ? ele retornou em 2004. Mas apenas em 2020 chegou traduzido para os fãs brasileiros, após inspirar o filme de mesmo nome, The Dirt, na Netflix.
Após ler outros dois livros de Nikki, fiquei intrigada e comecei a escutar as músicas da banda, influenciada pelo meu namorado, e descobri que gostava daquele som. Então pedi pra ele assistir ao filme comigo ? ele já tinha assistido ? e depois do filme tive a certeza de que precisava ler esse livro e saber mais sobre a vida desses quatros amigos que viviam tudo tão intensamente, desde os bons momentos até as brigas insanas que tiveram no decorrer dos anos. Atualmente o Mötley Crüe está em turnê e o único que deixou o grupo foi o guitarrista Mick Mars.
Sobre o livro, já esperava que fosse gostar pois já conhecia a escrita do Nikki e já a achava envolvente. Mas não é que todos os outros integrantes também são bons contadores de histórias? Eu não queria que o livro acabasse! Queria um segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto volume, se tivesse. Poderia ficar mais horas e horas lendo os relatos e as reflexões que começaram a ter a partir de certo ponto da vida. Em The Dirt acompanhamos a evolução desses homens para que se tornem melhores. E certamente mais de 20 anos depois eles teriam outras coisas a dizer.
O filme é muito bem-produzido também, e achei bem fiel ao livro, embora tenha sido consideravelmente resumido, o que já é de se esperar. Está disponível na Netflix e recomendo que assistam, independente da leitura ou não, mas alerta aos gatilhos: uso de drogas, violência verbal, física, sexual, abandono, entre outros. O que eu queria mesmo, e acho, inclusive, que a banda merece, era um documentário depois de ler esse livro!

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Bárbara 03/07/2022

Exagerados
A vida do Motley Crue foi regada a exageros: tudo que eles fizeram foi em excesso, extremo, exagerado.

O livro conta inúmeras posturas, ações e atitudes extremamente condenáveis dos integrantes da banda, além de evidenciar eventos importantes da vida pessoal de cada um.

É um bom livro para conhecer um pouco mais o mundo do rock e da banda.

Marcelo 01/08/2021

É tudo aquilo que sempre falaram!
Se você gosta de rock, provavelmente já ouviu falar do Mötley Crüe. A banda que definiu o som e a estética do Hard Rock - ou Glam Metal, como preferem alguns - nos anos 80 levou ao extremo a famosa tríade "sexo, drogas e rock and roll" e este livro conta tudo aquilo já se sabia sobre as esbórnias e bizarrices que acompanham a sua carreira até 2001 (data de lançamento do original, em inglês).
Minha expectativa era grande, em parte pelo fato de o próprio livro em si já ser "lendário", pois demorou décadas para ser lançado no Brasil. Tendo em vista a grande repercussão da - fraca, em minha opinião - adaptação para as telas de The Dirt e o lançamento da trilha sonora composta de músicas da banda, a edição brasileira, ainda que tardia, veio em bom momento. Sobre a expectativa o livro não apenas atingiu, como superou totalmente. A quantidade de histórias cativantes aqui contada e gigantesca.
A leitura é interessante até para quem não é fã da banda é isso se deve, em grande parte, pela maneira que estão organizados os capítulos. Cada um dos integrantes conta, alternadamente, sua versão dos fatos e isso permite ao leitor ponderar sobre os fatos expostos.
O Mötley Crüe pode não ser a maior, nem a melhor, banda de todos os tempos, mas, em termos de biografia, sua obra é difícil de ser superada.

Lilo Dias 21/05/2020

Esclarecedor
Como fã da banda, esperava um livro com muitos menos detalhes da vida dos integrantes da banda e focasse na carreira musical, onde seria mais fácil acompanhar. Não poderia estar mais errado!
O livro foi bem dividido entre os quatro integrantes (achei que o Mick Mars foi um pouco injustiçado com poucas partes), trazendo capítulos com outras pessoas que fizeram parte da história da banda.
Resumidamente foi fantástico, momentos inesquecíveis e com certeza, deixou um gosto de quero mais...

Luiz Miranda 14/04/2020

Sexo, drogas e rock n roll elevados a enésima potência
Poucas bandas na história podem reivindicar o pioneirismo de um movimento musical, o Motley Crue é uma delas: ponta de lança da cena hard rock de Los Angeles, conhecida pejorativamente como hair metal, os malucos transformaram uma improvável reciclagem de androginia e rock básico numa febre mainstream, que dominou os EUA na segunda metade dos 80s.

The Dirt é uma autobiografia oral onde o escritor/jornalista Neil Strauss (Rolling Stone, New York Times) organiza centenas de horas de entrevistas, textos e depoimentos, que traçam os 20 primeiros anos da banda. O grosso do livro é obviamente os depoimentos dos enfants terribles Nikki, Vince, Tommy e Mick: 4 losers disfuncionais que juntos produziram uma química musical capaz de seduzir milhões.

Bem, se você tem alguma expectativa quanto ao caráter do quarteto, pode desencanar: os caras não passam de debilóides que tinham como objetivo principal cometer todas as barbaridades proporcionadas pelo circo rock n roll...e conseguiram: temos aqui toneladas de sexo, drogas, morte e destruição, num nível que poucas bandas atingiram. Eu já esperava muito e mesmo assim me impressionou.

A escolha pelo estilo oral oferece momentos desconcertantes pela crueza dos depoimentos (a filha de Vince, o casamento de Tommy, etc), porém apresenta lacunas na trajetória que facilmente seriam suprimidas por uma biografia convencional. De qualquer forma, o escritor traz um trabalho louvável de organização do vasto material.

A adaptação da Netflix, acredite, é bilhões de vezes mais comportada do que temos aqui. Então se você curte os caras, ou pelo menos se interessa pelos bastidores do rock, este é o seu livro.

4,5 estrelas