Ogum

Ogum Diego Medeiros

Resenhas - Ogum

marielensantanna 02/02/2024

Resenha: Ogum
Incrível! esse livro me despertou interesse em um assunto que até então, eu tinha preguiça de conhecer mais a fundo: as religiões de Matrizes africanas. além disso, o livro é bem representativo. os protagonistas têm "corpos reais" e personalidades de pessoas que reais também. e a experiência de ler um livro ambientado no seu país, com a sua cultura é o muito interessante!

Emi_Jr 03/01/2024

A IDEIA É BOA, a execução...
O livro é legal e a ideia de misturar religião e mitologia, foi muito legal, nunca li nada igual com a cultura brasileira/africana. Os personagens são carivantes e as lutas são legais. Porém o autor tenta colocar muita coisa ao mesmo tempo e aí a historia fica meio perdida, ele coloca as vezes sem contexto nenhum cenas de sexo, fatos históricos e flashbacks aleatórios e tudo fica muito carregado e mal escrito.
Por isso eu achei muito bacana e algo diferente mas a escrita atrapalhou minha experiência e eu só queria terminar logo o livro.

Marcos Kleber 03/08/2022

Excepcional
Já esperava uma leitura maravilhosa, tendo em vista que amei as outras obras do nosso querido "professor"(só alguns irão entender).
Mergulhei numa mitologia que desconhecia e amei o aprendizado e aprimorei ainda mais meu respeito pela cultura africana e suas tradições.
Amei a forma como o assunto LGBTQIAPN+ foi desenvolvido.
Recomendo muito está leitura

Mirri 29/10/2020

Resenha Literária: Ogum
O que dizer desse livro tão curto e tão intenso que eu mal terminei e já considero pakas?
Como todos os demais livros do Diego, esse é muito bem escrito. A escrita não é só simples e fácil de acompanhar como linear e bem expressiva. É possível sentir o que cada personagem sente com propriedade, como se eu mesma estivesse lá, como se eu fosse os próprios personagens.

A história é envolvente, te faz querer ler todos os capítulos possíveis o quanto antes, ler todo livro em apenas um dia, além de acender o interesse nos temas abordados, por exemplo as religiões de matriz africana. Quem termina esse livro sem ter ido ao menos uma vez buscar no Google alguma história ou referência sobre os orixás?

Os personagens são hiper carismáticos, você termina o livro com a dor de deixá-los pra trás, dá até um sentimento de orfandade, a saudade é imediata.
Eu acabei o livro e olhei a capa dele mais uma vez pensando "Saudade de Exu, saudade da Kamilla, saudade do Jorge" e eu mal tinha terminado de "vê-los".

Preciso concluir essa resenha dizendo que recomendo. Recomendo a quem não leu, leia e quem leu, leia de novo pra absorver a história por completo.
Recomendo a quem é de religião de matriz africana e recomendo pra quem quer saber um pouco mais dela, não só pelo conteúdo do livro, mas também pela curiosidade que ele desperta.
Recomendo a quem quer um livro um pouco mais rápido e tão intenso quanto livros de mil páginas.

Recomendo a todos que tiverem a oportunidade de lê-lo.

Uma história maravilhosa e personagens lindamente desenvolvidos.

Um livro que deixa saudades.

Bruna3271 10/04/2020

Representatividade
O que falar desse livro que tanto amei ? Bom já leu algum livro que você se sente representado, que os protagonistas não são estereotipados como loiros fortes musculosos ou magras de cabelos longos? se a resposta for não então comece por esse, e se a resposta for sim então adicione esse a sua lista também pois alem de trazer temas como criminalidade religião homofobia esse livro tem uma fantasia incrível com uma linguagem leve e verdadeira mais que retrata nossa situação atual e com a fantasia faz nossa mente flutuar em possibilidades possíveis ate onde se sabe apenas nos livros.
Poder ter acesso a esse tipo de literatura me deixa muito feliz pois ela trás toda uma reflexão de mundo em que vivemos e nos da uma esperança de futuro melhor.

Mais um vez só me resta dizer, grata professor (entendedores entenderão) por mais uma obra incrível.