Mil Quilômetros Mar Adentro Ariel Seleme

Resenhas - MIL QUILÔMETROS MAR ADENTRO

Larissa2526 02/01/2022

Mil quilômetros mar adentro
É um livro 5 estrelas e nem é o meu estilo de leitura e nem o assunto.

É um livro nacional e é ótima a retratação da cultura brasileira. As falas, os jeitinhos dos personagens, a paisagem, as festas, a música, tudo num livro só retratando a década de 50.

Me prendeu desde o momento em que falaram do Sul, a erva-mate, o pinhão e o chimarrão. No Rio da paisagem, as ruas, o porto, as viagens e a variedade de culturas. É bem nacionalista e me fez ter muito orgulho enquanto lia de falar:
-Eu também sou brasileira.

Cheio de reviravoltas e com uma leitura fluída, é fácil e muito gostosinho de ler.

Aline ig @escape.abacharel 29/08/2021

Aqui nesse livro vamos acompanhar a história de Ariosto, um jovem que se deparou com a dor da perda muito cedo. Depois que seus pais morreram, Ariosto foi cuidado pelos amigos que trabalhavam nos negócios do pai, no Rio de Janeiro.

Felizmente, Ariosto foi prosperando na vida e conhecendo o amor, até que ele viu sua vida ser jogada de cabeça para baixo e ele ter que tomar uma decisão: seguir em frente depois de tantas dores e buscar um sentido maior para a vida. Para isso, ele resolve ser faroleiro e viver fora do Brasil pela primeira vez. Mesmo ele sendo rico, resolveu embarcar em uma profissão não pelo status ou pelo dinheiro, mas sim pela busca de novas experiências.

Como faroleiro e integrante da Marinha, ele foi então designado para trabalhar no Farol da Ilha Catalina, na cidade de Beira. Lá, ele descobre tradições e cultura diferentes das suas. Também descobre lindas paisagens na natureza de Beira, Praia e Goldcity, além de conhecer pessoas tão animadas e acolhedoras!

Do início ao fim do livro, vemos como Ariosto é um personagem generoso, livre de ambição, pois ele sempre quer ajudar as pessoas menos desfavorecidas, dando melhores oportunidades de vida, que vem principalmente com o ato de estudar e se informar.

O livro passa várias lições sobre toda a sociedade e isso achei incrível! Deixo aqui somente pontos positivos sobre esse livro maravilhoso. A importância do papel do professor, que é citada tanto no início do livro quanto mais para o fim da história... A importância também do governo no desenvolvimento do país e na evolução intelectual dos cidadãos, quando a educação é garantida para todos os indivíduos. São tantos pontos de reflexão sobre essa história, que não tem como não se envolver com todo o enredo. Nota: 5/5

Esse é o segundo livro que leio do autor e amei conhecer essa história! Gosto demais da escrita do escritor Ariel Seleme. Vozes, que foi o primeiro que eu li, e agora esse, Mil Quilômetros Mar Adentro, são livros perfeitos. Recomendo a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/CTKVeHRrQNq/

Danielle.Vitoria 04/05/2021

"Fazer o bem, não importa a quem" ✨
Me surpreendi muito positivamente com esse livro. É tão bom quando um livro te passa sentimentos tão leves, simples e verdadeiros. Mil Quilômetros Mar Adentro é de deixar o coração quentinho 💙

Ariosto, tinha tudo pra ser uma pessoa rancorosa, ter raiva, afinal perdeu as pessoas que mais amou. Mas mesmo assim ele preferiu agir com muita humildade, bondade, carinho pelo próximo, e foi recompensado por isso. Amo livros que transbordam tanta empatia e que nos ensinam mais que tudo!

Além de acompanharmos Ariosto na aventura da vida, conhecemos sobre a Catalina, sua cultura, sua política, o Partido da Árvore e o Partido da Flor, tudo de maneira bem leve totalmente dentro do contexto da história, o talento do Ariel Seleme para escrever é fantástico, nos envolve a cada página.

Virou favorito da vida 💖
A leitura foi um misto de sentimentos, eu chorei, eu ri, eu chorei de tanto rir kkkkkk

site: https://www.instagram.com/querofalarsobrelivros/

Alycia 14/04/2021

Mil quilômetros mar adentro é um livro que narra a vida de Ariosto, desde acontecimentos da sua infância até o adulto humilde e empático que ele se tornou. A narrativa que o Ariel Seleme nos entrega nesse livro é sensacional, simples, bonita, parece alguém sentado na sua frente contando uma história que dá até medo de piscar e perder algo.
O Ariosto é um protagonista extraordinário, de todos os livros que eu já li foi o mais humano escrito por alguém, ele é tão bom que as vezes chega a ser inocente demais e facilmente enganado, porém isso não faz ele se comportar diferente, e literalmente colhe o que planta, o tanto de amizade inesperada que esse homem consegue fazer é impressionante.
Ele é um homem muito rico que carregou nas costas desde cedo muitas responsabilidades, inteligente e sempre presente no meio dos que trabalham com ele, o livro mostra sua evolução de vida financeira, intelectual, as muitas vezes que você consegue achar o amor verdadeiro em outras pessoas, e o grande poder que a bondade tem.
Algumas coisas acontecem de forma rápida, mas ainda com informações suficientes pra entender o que levou aquilo, é tudo muito bem pensado e entregue ao leitor com simplicidade, esse livro é um dos favoritos do ano.

site: https://instagram.com/eunaoleio_comfrequencia

Ana do Café com Leitura 18/09/2020

Mil Quilômetros Mar Adentro
Neste belo romance de Ariel Seleme, o jovem Ariosto conhece a perda muito cedo.
Filho do Sargento Prudente e da dona Cândida, sua relação com o mar e as águas vem de sua infância, envolvendo inclusive as perdas gradativas de seus pais, o que fez com que fosse criado por Adamastor, homem de confiança na condução dos negócios da família que, na ocasião, era uma peixaria.
Ao crescer aprendendo com seu tutor, Ariosto torna-se, talvez também por isso já estar enraizado em suas veias, um bom empreendedor, fazendo com que a Peixaria de seu pai se transformasse num grande supermercado.
O jovem virara, de maneira precoce, um homem respeitado na localidade onde residia e tocava seu estabelecimento.
Era acolhedor, preocupado com o bem-estar de seus funcionários. E gostava de ajudar os mais necessitados.
Ao investir no melhor para seus funcionários, logo lhe veio a importância da educação. Para ele, os estudos poderia lhes oferecer um espaço digno na sociedade. Foi então que conhecera Aurora, seu primeiro grande amor, que lhe fora arrancado brutalmente pelo destino, o que, consequentemente, lhe sugeriria uma mudança brusca na rota de seu destino.
É então que Ariosto decide prestar concurso para a Marinha do Brasil.
Ele passa, e torna-se faroleiro.
Em sua trajetória "Mil Quilômetros Mar Adentro", o protagonista, através de uma narrativa leve e bastante fluida, consegue nos cativar a ponto de fazer com nós, enquanto leitores, acabemos por esperar, a cada capítulo, por suas reviravoltas, seu amadurecimento enquanto alguém bondoso, até ingênuo, mas que, através de tal simplicidade, acaba por nos encantar.
Em suas aventuras, acaba sendo testado, impondo-lhe a necessidade de bravura e coragem, o que muito bem é descrito pelo autor.
Você deve estar se perguntando se Ariosto, que teve uma perda amorosa tão jovem, novamente encontraria o amor.
Nada mais que justo!
Num belíssimo e muito bem trabalhado livro escrito por Ariel Seleme, ler e sentir a cultura por meio de uma obra tão rica em narrativa, em caracterização dos personagens, diálogos bem construídos, além da boa construção dos espaços por onde esses trafegam, nos dão a deixa de uma linda indicação literária!
( Na íntegra no blog!)

site: https://www.cafecomleitura.com/2020/09/552020-mil-quilometros-mar-adentro.html

Milena @albumdeleitura 16/08/2020

Mil Quilômetros Mar Adentro
Ariosto precisou amadurecer muito cedo, pois era apenas um garoto quando ficou órfão. Sem nenhum parente vivo, ele poderia se sentir completamente sozinho no mundo se não fosse a presença e ajuda constante de Adamastor, um dos funcionários da peixaria de seu pai, que praticamente terminou de criá-lo e lhe orientou a administrar os negócios da família.

Conforme ia crescendo, Ariosto foi se aprimorando e aos poucos conquistando o espaço comercial, agora não apenas com a peixaria que herdara, mas também com a criação de uma rede de supermercados, que alavancou de vez a sua carreira profissional.

Seu sucesso, entretanto, não vinha apenas de uma boa administração, mas também graças a honestidade, simplicidade, respeito, valorização e amizade com que tratava seus empregados e clientes. Inclusive, resolveu investir na educação de seus funcionários para que eles sempre pudessem aprender mais. Foi assim que conheceu seu primeiro grande amor: a professora Aurora. Mas como o destino adora pregar peças, tirou a moça de seu caminho de uma maneira muito triste e cruel.

"Mais uma vez, amor e morte mudando a vida, reconstruindo o futuro, refazendo os destinos."

Depois de quase enlouquecer, o nosso protagonista resolve dar uma guinada na sua vida. Deixa os negócios sob responsabilidade dos funcionários de sua confiança e parte em busca de um novo recomeço para si, trilhando a carreira de faroleiro da Marinha. É assim que embarcamos em uma incrível e intensa viagem mil quilômetros mar adentro, que traz à tona novas culturas e costumes, além de belíssimas reflexões sobre coragem, escolhas e determinação.

É com essas idas e vindas extremamente originais e fluidas que o autor consegue criar uma conexão especial entre leitor e personagem, de forma que não tem como não se afeiçoar a essência de Ariosto e a sua jornada em busca de si mesmo.

Apesar de algumas partes não terem sido tão exploradas quanto eu esperava, isso não tira o brilho desta literatura histórica que fala sobre progresso, maturidade e cultura, e que consegue cativar qualquer um com facilidade.

site: https://www.instagram.com/p/CD71-SQDcX2/

Ceci (@umcantinhosomeu) 30/07/2020

Uma luz para os navegantes
O sofrimento sempre foi um velho conhecido de Ariosto, isso porque quando ainda era muito novo, ele ficou órfão, a mãe morrerá durante o sono e o pai desiludido com tudo morreu logo em seguida. Mas ele seguiu em frente, com a ajuda de Adamastor, gerente da loja de peixes do pai e homem de confiança da família. Foi ele que criou Ariosto. Ele cresceu e fez prosperar os negócios da família. E quando achava que nada mais poderia ter na vida, um anjo aparece em seu caminho, Aurora, a nova professora de português que contratará para ensinar seus funcionários. Porém mais uma vez o destino, brinca com Ariosto e tira Aurora do seu caminho de uma maneira muito cruel. Depois de quase enlouquecer, ele decide que quer tentar a carreira de faroleiro e ingressar para a Marinha Nacional. Após ser bem sucedido em todos os requisitos para o cargo, ele é enviado a Catalina, com a missão de consertar o farol que vai auxiliar e muito navegação, e fortalecer a amizade entre os países. É e lá, a mais de mil quilômetros de distância do seu amado Brasil que Ariosto vai de fato conhecer o que podemos chamar de felicidade.
??
? Recebi o livro em parceria com a @editorainverso, sem saber nada da história. E qual foi minha surpresa amar de paixão esse livro e esse personagem. Ariosto foi tão bem construído, que ao longo de sua jornada, vamos nos conectando e sentindo todas suas emoções, frustações e alegrias, adquirir um carinho logo de cara por esse personagem. A história de Catalina e um capítulo a parte, que sensacional, toda a criação de uma nação livre de um ditador tirano, sua volta por cima, como cada partido tem uma visão diferente, mas ao mesmo tempo um único objetivo a melhoria de Catalina. E algo que precisamos urgentemente para nosso dias. Realmente foi uma leitura repleta de lições e reflexões poderosíssimas.
??*Para adquirir esse é outros exemplares e só entrar www.editorainverso.com.br *

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 15/05/2020

Resenha: MIL QUILÔMETROS MAR ADENTRO | Ariel Seleme
Mil quilômetros mar adentro é um livro de literatura histórica que foi escrito pelo autor Ariel Seleme sendo de literatura nacional. Eu recebi esse livro em parceria com a Editora Inverso com mais dois livros e um papelzinho escrito boa leitura. É minha primeira leitura que eu faço com livro que esse escritor.

Conteúdo do livro é sobre a vida, aventuras e desaventuras de Ariosto, ele trabalha em um supermercado com peixes, conhece Aurora que ela é professora, ensina aos trabalhadores de lá, ele dá emprego a um mendigo que se chama Negrogato, ele recebe um nome na certidão de nascimento Plínio Negrogato Fernamino o mesmo sobrenome do Ariosto, mas antes quando o Negrogato comeu demais precisou ir internado no hospital por causa de algumas doenças, até toma banho. Aurora ia se casar com Ariosto mas ela falece no livro ele teve será mais romances? Ariosto se inscreveu no concurso de faloreiro da marinha será que ele foi selecionado? Tem mais conteúdo no livro quer descobrir? Então leia.

Minha análise do livro eu gostei muito do livro, espero ler o próximo livro do escritor que ele está terminando de escrever. Ariosto é um personagem bem cativante e tudo que acontece na história é muito interessante. Se você curte um livro histórico nacional com detalhes sobre o mar adentro te indico esse livro.

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2020/05/resenha-mil-quilometros-mar-adentro.html

Ju - @jujueoslivros 08/05/2020

Que livro maravilhoso! Um favorito!
Em Mil Quilômetros Mar Adentro conhecemos as aventuras e desventuras de Ariosto. Ariosto perdeu seus pais ainda muito pequeno e herdou os negócios da família. Ele cresceu, se formou, tomou a direção dos negócios, era um homem de bem, e ajudava todos ao seu redor. Porém, para ele isso não era o suficiente, resolveu se aventurar e se inscreveu no concurso de faroleiro na Marinha. Mas como nada é fácil na vida de Ariosto, ele verá sua vida mudar mil quilômetros mar adentro.

Pense em um livro que me conquistou profundamente. Acho que a sinopse não passa a metade do quão bom ele é!

Ariosto é o meu crush literário!  Achei por um momento que eu não iria me encantar com a leitura, leve engano, acabei finalizando em um dia de tão bom! Ariosto é um personagem bondoso, que apesar de rico, e ser dono de grandes lojas na cidade do Rio de Janeiro, sempre foi humilde, sempre pensava no bem das pessoas. Muitas vezes por ser bom, foi enganado.

Mas a história de Ariosto não se resume aqui, ele foi bem mais além quando virou faroleiro, achei que ele até ia pedir música no fantástico por sua trágica vida amorosa.

Mil quilômetros mar adentro é uma história de significados profundos, de ousadia, e foi para mim, surpreendente.

Ariosto é a prova viva, de que colhemos o que plantamos. Atrás do livro diz que Mil quilômetros mar adentro fala sobre como o livro é um encontro de culturas, e eu concordo, porém também é sobre pessoas, como eu e você.

Este é mais um livro inesquecível que tive o prazer de ler.