O médico e o monstro & outras histórias

O médico e o monstro & outras histórias Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Khadija.Slemen 28/01/2024

Recomendo. Tudo que é humano está dentro de nós, queremos o bem precisamos alimentar o bem, queremos o monstro, alimentamos o monstro e tá feito.

Delrey 27/01/2024

O bem e o Mal
Não ironicamente, esse livro "O médico e o Monstro" vai mostrar justamente isso: os dois lados o bem e o mal. O renomado médico Dr. Jekyll cria uma porção mágica onde faz ele se dividir entre duas personalidades. Jekyll simboliza o bem e o Sr. Hyde, o mal.
Ao tentar separar suas duas personalidades, algo acaba saindo de seu controle e ele não consegue controlar quando o Hyde assumi sua vida, o colocando assim e situações embaraçosas.

Fran 27/01/2024

Me surpreendeu muito positivamente!
mesmo já sabendo tudo sobre a trama, que inspirou tantas outras histórias, o autor ainda consegue te envolver. muito muito bom!

Gabriela 27/01/2024

A reflexão de um clássico de terror
O que sempre espero de um clássico é ele ser bem escrito e fluído, o que "O médico e o monstro" faz com facilidade.

Mais do que um clássico, é um momento de reflexão, sua leitura faz com que cheguemos a um ponto de questionamento, não há uma maneira de lê-lo sem pensar em nossos próprios desejos, aflições, e nas ambições mais escuras que guardamos no fundo de nossas mentes e não revelamos a ninguém.

Ler este livro me fez bem, e eu recomendo muito.

Clara 26/01/2024

Não esperava que eu gostaria tanto desse livro
O começo não tava me prendendo mas depois de algumas páginas já não conseguia parar de ler
Recomendo para todos lerem

Ivonete 25/01/2024

A dualidade intrínseca da alma
Gostei bastante do livro, essa edição da Darkside tem outros contos além da novela O Médico e o Monstro.

Dos contos, gostei bastante do O Apanhador de Corpos, Markhein, O Demônio da Garrafa, e Janet A Entortada.

Mas O Médico e o Monstro é superior a todos eles. Gostei mais até do que A Ilha do Tesouro. Gostei muito do relato do Dr. Jekyll sobre a dualidade, a busca de vícios e prazeres sem consequências.

Essa busca desenfreada por prazeres indignos sem sofrer a degradação consequente me lembra Dorian Gray.

Quero fazer uma releitura, com a edição da Penguin, que tem excelentes textos complementares.

É uma daquelas histórias que eu já conhecia, nem me lembro como, mas nunca tinha lido o livro.

Recomendo.

Yasmin1372 25/01/2024

Maravilhoso!
O livro é bem legal, a história é bem curtinha, inclusive li tudo em uma só noite (umas das primeiras vezes que leio um livro em um dia só). A história te prende pelo mistério e pela atmosfera que é criada até o ápice quando tudo é descoberto!
Eu já tinha ideia do plot da história, mas não tirou o brilho nem a tensão de nada!

Tudo é muito interessante de ler, ainda mais se você levar pro pessoal, o protagonista descobriu sua dualidade e queria separar, sabemos que nós mesmos temos várias facetas e mostramos cada uma delas pra um grupo de pessoas diferentes da nossa vida, não acredito que exista realmente um ?bem? e um ?mal? tão bem formado como na história, mas no geral é assim mesmo que funciona. Somos muita coisa ao mesmo tempo, mas tem que ter um controle muito grande naquela parte que pode te levar pra um lado não tão legal.
O que ferrou ele foi dar espaço demais pro lado ruim, ninguém deve fazer isso.

Muuuito bom, merece a leitura e o título de clássico! Inclusive acho incrível que o tema permeia tudo até hoje, está escrito no próprio prólogo do livro, sempre que a gente vê o caso de algum crime, pessoas próximas daquele criminoso sempre falam ?ah mas ele demonstrava ser uma pessoa tão boa, gentil? e no fundo (na parte que ela não mostrava pra ninguém) não passava de um criminoso, muito parecido com a personalidade doentia e agressiva do Hyde.

luvsmengo 25/01/2024

? nada o habitava, exceto o ódio e o medo
E vamos de clássico!

no começo fiquei receoso, pois se tratando de um livro de época, tinha chances de não compreender a linguagem utilizada, mas surpreendentemente compreendi super e só fiquei minimamente perdido em algumas partes, pouca coisa.

o que realmente me pega em "O Médico e o Monstro" é o uso da descrição dos mínimos aos grandes detalhes, que faz todo a diferença ? descrições que vão da ambientação a angústia cruel de Jeklly e, de certa forma, dos demais personagens, diante das palhaçada do cão do Jeklly (com todo o respeito).

é um suspense/terror de refletir pakas e que vale muito a pena!

gabspittol 24/01/2024

Ler clássicos sempre é uma aventura, ainda mais os de antes de 1900, porque a linguagem, os termos e até mesmo a construção da narrativa são mais rebuscados. Mas aqui temos mais um que realmente merece o título de clássico que recebe.
Eu já conhecia o "plot" do livro e mesmo assim fui positivamente surpreendida, porque se mostrou ainda mais interessante do que eu imaginava, embora eu tenha encarado o livro como uma metáfora.
A metáfora para o que é muito discutido até hoje, porém na vida real, nosso monstro é menos evidente. No entanto, adorei os mecanismos que o autor usou para mostrar sua visão sobre o ser. Discordo de quem achou a história fraca e previsível. Sim, o começo é meio confuso, mas a história te prende e temos que levar em consideração a época em que foi escrita. É previsível hoje em dia porque muitos casos reais semelhantes ao exposto no livro já aconteceram, mas até poucas décadas atrás era inconcebível a ideia de alguém de bem também ter um lado "mal". Hoje sabemos que não existe bem ou mal, somos mais complexos do que isso e nossas vivências ajudam a construir nosso caráter e ética.
A edição que li trazia uma introdução enorme, que eu particularmente pulei porque já sabia o contexto da história. Mas achei interessante, gostei da tradução e a diagramação ajudou bastante na leitura, que foi rápida e prazerosa.
Peguei emprestado com minha irmã, mas como boa fã de histórias macabras e angustiantes, quero minha própria edição.

Hiego 23/01/2024

A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação. O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros.

laiscunhaf 23/01/2024

Suspense interessante
A narrativa mergulha nas profundezas da psique de Dr. Jekyll, que, por meio de experimentos, desencadeia seu lado monstruoso, personificado em Mr. Hyde.

Stevenson utiliza a atmosfera gótica e a ambientação vitoriana para criar uma sensação de suspense e terror, transformando Londres em um cenário sombrio que ecoa a obscuridade da transformação de Jekyll. A dualidade moral e os conflitos internos são apresentados de forma convincente, destacando a pergunta central sobre até onde alguém pode controlar seus instintos mais sombrios.

[2023]

raannys 23/01/2024

O que prometeu
Costumo sempre gostar das leituras que a maioria das pessoas acham medíocres, esses é um deles. A história e o suspense foi, pra mim, muito interessante e me prendeu mais do que, muitos consideram também ser um "primo" de história, O Frankenstein, que também é uma obra boa, mas essa tem alguma coisa a mais que ainda não sei dizer o que é exatamente. Enquanto lia não conseguia tirar da cabeça q teoria de que já existia uma adaptação para o cinema, quando soube que não tinha, fiquei um pouco frustrada porque já estava imaginando que o William Defoe seria uma ótima opção para fazer o dr. Jekyll.

Gabriela3237 22/01/2024

O médico e o Monstro
Uma história que já tinha muito ouvido falar, mas não tinha conhecimento do que de fato se tratava.
Me surpreendi em muito, achei o começo meio difícil de entender, mas acredito que fosse eu me adaptando ao ritmo da história. Os capítulos finais são maravilhosos e as revelações no final me deixaram surpresa, confesso que nem desconfiava de nada, sendo um livro curto não tive espaço para tal.
Super recomendo, de fato, um clássico.

Henrique 22/01/2024

Estética imaculada
Olhando de longe, a trama do livro é bem simples, mas um elemento deixa a leitura bem mais interessante: a ambientação.

A estética geral do livro, de uma investigação sobre um indivíduo que dá asco em qualquer um que o vê e comete atos de extrema violência, sendo a pura representação do mal, em uma Londres do século XIX, escura e vazia, contando apenas com a iluminação dos lampiões. Toda a dinâmica de troca de cartas aos poucos construindo o mistério até a reta final também é sensacional.

Ao terminar o livro e buscar entender um pouco mais sobre a obra, achei interessante ver como o livro é considerado um precursor de Freud no estudo da psicanálise. Embora hoje em dia essa visão acerca da dualidade humana seja bem fantasiosa me ponho a pensar o quanto que todos temos um monstro como Senhor Hyde dentro de nós.