O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia




Resenhas - O Médico e o Monstro


3126 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Patrick41 18/05/2024

Um livro com grande potencial, mas que foi mal aproveitado
O livro em si é muito bom, mas a história é muito curta. Senti falta de detalhes, de um desenvolvimento adequado para um enredo tão instigante.
Minha nota 3 para o livro se deve ao fato de ter uma introdução absurdamente grande. Confesso que não li essa introdução.
comentários(0)comente



Emilly.Azevedo 18/05/2024

Tão curto, mas abre espaço para tanta reflexão e análise?
Essa obra retrata muito sobre como sucumbir aos nossos desejo mais primitivos, levar uma vida de pura devassidão, ser extremamente hedonista leva a pessoa a se tornar sádica e consequentemente autodestrutiva, pois o que é convencional para ela não desperta mais interesse e ela começa a buscar por estímulos cada vez mais fortes, para saciar suas vontades, e, por conseguinte, passa a nutrir desejo por coisas que seriam consideradas doentias pela sociedade, e que eventualmente irão levar ela a sua ruína. Hyde é o exemplo perfeito disso, acredito eu que Hyde, o monstro, não é um ser a parte, o completo oposto de Henry Jekyll, o médico, e sim a personificação dos seus desejos mais sombrios e obscuros, a parte mais primitiva do seu ser, tanto que a aparência de Hyde descrita no livro se assemelha muito a de um macaco, que é nosso ancestral em comum, evolutivamente falando. E algo extremamente interessante é que quando mais Jekyll tenta evitar que Hyde tome controle, mais poder ele tem sobre si, e suas aparições vão se tornando mais e mais frequentes, ao ponto dele não precisar tomar mais aquela mistura citada no início do livro para se tornar Hyde, porque o monstro é alguém que sempre esteve ali dentro dele. E quanto mais ele tenta domar a fera mais controle sobre si ela tem, partindo do ponto de vista que quanto mais vivemos em função dos nossos desejos, ao contrário de nos tornarmos livres, nos tornamos escravos desse estilo de lida.
comentários(0)comente



Willi Vieira 18/05/2024

Achei uma leitura agradável, infelizmente eu li uma parte da introdução no início, peguei spoiler, então o final não foi uma surpresa, acredito que isso interferiu na minha experiência com a leitura.
Mas eu adorei a história.
comentários(0)comente



Lari P 17/05/2024

Um clássico de terror muito interessante!
Li o livro em ebook por indicação do booktuber Victor Almeida (GF do canal Geek Freak). Não sabia que ele era um livro clássico, e adorei entrar mais nesse terror de época (mesmo que não seja tão aterrorizante). Infelizmente peguei o spoiler que entrega todo o plot da história enquanto lia, mas paciência.
Achei um livro muito bom! A escrita é ótima, pois faz o leitor ficar ansioso e gera tensão até que o mistério deja resolvido. Adorei conhecer mais da literatura do século 19/20, foi muito legal imergir nesse universo.
A edição que eu li do livro (essa mesma da capa), tem no final diversas explicações muuuuuuuuito interessantes sobre ele, abordando a profundidade da obra, o que ela representa e todo o legado enorme que ela deixou no mundo tanto literário, quanto cinematográfico. Também adorei descobrir mais sobre o autor. Essas partes finais foram incríveis de ler!!!
comentários(0)comente



_Jorgeft 17/05/2024

Sensacional!!!
Médico é o Monstro é um clássico Absoluto. E essa edição é sensacional da Antofagica, toda a atmosfera da obra é sensacional. Cada ilustração, cada desenho engrandecem a obra de um jeito fantástico!!!
comentários(0)comente



Joaquim 16/05/2024

Este livro me fez pensar sobre o que é o bem e o que é o mal, assim como ambos possuem influência direta na construção do ser humano.
A obra de Steverson é de papel fundamental para análise das virtudes e corrupções presentes na configuração humana ? ela apresenta a ideia de que os seres devem buscar sempre o positivo e demonstra as consequências de quem escolhe o oposto.
comentários(0)comente



Alessandro 16/05/2024

Um bom conto de suspense
Infelizmente creio que já conhecer parte da história devido a grande relevância dela na cultura pop, influenciou minha nota. O conto se sustenta muito na revelação final, que eu já sabia desde o início. Gostaria de ter tido a experiência de lê-lo sem saber do segredo.

PS: A leitura do original também poderia modificar a minha visão, mas confesso não ter me despertado a curiosidade pra lê-lo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Shaylanne 13/05/2024

"todos os seres humanos, tal qual os vemos, são compostos do bem e do mal", ineficaz é pensar que somos compostos de uma alma pura, a reflexão macro aqui diz que dentro do ser humano, não importa o quão caridoso seja, há um monstro que reflete a mais pura maldade e se regozija na frieza e crueldade. Genial além do limite.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Emilly.Azevedo 14/05/2024minha estante
vc q nao conseguiu ver alem do superficial, e uma historia tao curta mas super densa ao mesmo tempo e vc pode tirar mt dessa leitura


Ingrid664 14/05/2024minha estante
Superestimado




Malyi's 11/05/2024

Henry Jekyll
É incrivelmente notório como Stevenson abordou a dualidade humana. Quem possuí nenhum conhecimento do que realmente se trata o livro se surpreende quando a verdade é revelada.

O sentimento de Henry Jekyll para a busca por prazer, satisfação e "juventude" foi o que causou sua própria ruína, de modo que despertou sua pior versão, o puro mal. No último capítulo do livro o leitor pode acabar se perdendo em meio a tantas palavras, mas é como se passassemos a conhecer Jekyll com mais intimidade e vibramos a cada sentença.

Um momento notável pra mim, foi quando ele se viu dividido ao que buscar, mas, como numa queda certa, tudo estava firmemente estabelecido em seu mais profundo ser, mostrando não haver mais volta.

Começamos a odiar o Hyde, mas depois...
comentários(0)comente



De arroz 11/05/2024

Desejo ou Razão?
Você escolheria viver todo o prazer e luxúria de sua vida em troca de sua sanidade e saúde?
Eu particularmente adorei a maneira que Robert Stevenson escreve suas obras e apesar da primeira obra que eu tenha lido dele tenha sido uma decepção particular, adorei esse livro e todos os detalhes sobre ele
comentários(0)comente



claris 09/05/2024

A dualidade do ser
Citando o comentário feito por Claudia Fusco: "Explorar as partes mais feias de nós não é fácil, mas pode ser útil, seja para uma convivência mais empática ou para administrar os próprios sentimentos'.
Essa obra possui diversas interpretações mas ao meu ver é justamente sobre isso que ela trata, a forma na qual lidamos com os nossos sentimentos repridos, com o nosso "outro eu", aquele que não é tão belo, que não é aceito, que não é bem visto, que preferimos esconder para que as outras pessoas não saibam o que se passa conosco. Quais os males de reprimirmos as nossas partes feias e o que isso nos causa. Na obra, quanto mais Jekyll tentava abafar os sentimentos de Hyde, pior as coisas se tornavam, até que tudo virou uma bola de neve e ele não mais sabia equilibrar a sua dualidade.
Uma leitura incrível. Achei que a história se encaminharia mais para um terror e acabei de deparando com questões humanas que enfrentamos ao decorrer da nossa vida. Muito bom.
comentários(0)comente



Nicole930 08/05/2024

Legalzin
Peguei esse livro para um trabalho escolar, me surpreendeu a qualidade dele. A história em si é boa, mas achei o final meio arrastado, o plot no final foi muito bom e inesperado(pelo menos por mim).
comentários(0)comente



demarchi_ 08/05/2024

Bom, porém...
Talvez eu tivesse expectativas muito altas para esse livro e não há como negar: eu me decepcionei. O livro não é ruim: ao contrário. Leitura fácil, prazerosa e instigante, porém falta algo. O Dr. Jekyll não te cativa o suficiente para você apiedar-se pela situação dele e, sinceramente, achei o Sr. Hyde um personagem sem graça, fraco, em relação a tantos da literatura, exceto em sua aparência. O livro vale a pena por ser um clássico e instigar o questionamento e reflexão em relação a natureza humana e do bem e o mal, mas como estória não se destaca. Leia se quiser pensar, mas não se quiser uma simples distração.
comentários(0)comente



3126 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |