O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Shaylanne 13/05/2024

"todos os seres humanos, tal qual os vemos, são compostos do bem e do mal", ineficaz é pensar que somos compostos de uma alma pura, a reflexão macro aqui diz que dentro do ser humano, não importa o quão caridoso seja, há um monstro que reflete a mais pura maldade e se regozija na frieza e crueldade. Genial além do limite.

Malyi's 11/05/2024

Henry Jekyll
É incrivelmente notório como Stevenson abordou a dualidade humana. Quem possuí nenhum conhecimento do que realmente se trata o livro se surpreende quando a verdade é revelada.

O sentimento de Henry Jekyll para a busca por prazer, satisfação e "juventude" foi o que causou sua própria ruína, de modo que despertou sua pior versão, o puro mal. No último capítulo do livro o leitor pode acabar se perdendo em meio a tantas palavras, mas é como se passassemos a conhecer Jekyll com mais intimidade e vibramos a cada sentença.

Um momento notável pra mim, foi quando ele se viu dividido ao que buscar, mas, como numa queda certa, tudo estava firmemente estabelecido em seu mais profundo ser, mostrando não haver mais volta.

Começamos a odiar o Hyde, mas depois...

De arroz 11/05/2024

Desejo ou Razão?
Você escolheria viver todo o prazer e luxúria de sua vida em troca de sua sanidade e saúde?
Eu particularmente adorei a maneira que Robert Stevenson escreve suas obras e apesar da primeira obra que eu tenha lido dele tenha sido uma decepção particular, adorei esse livro e todos os detalhes sobre ele

claris 09/05/2024

A dualidade do ser
Citando o comentário feito por Claudia Fusco: "Explorar as partes mais feias de nós não é fácil, mas pode ser útil, seja para uma convivência mais empática ou para administrar os próprios sentimentos'.
Essa obra possui diversas interpretações mas ao meu ver é justamente sobre isso que ela trata, a forma na qual lidamos com os nossos sentimentos repridos, com o nosso "outro eu", aquele que não é tão belo, que não é aceito, que não é bem visto, que preferimos esconder para que as outras pessoas não saibam o que se passa conosco. Quais os males de reprimirmos as nossas partes feias e o que isso nos causa. Na obra, quanto mais Jekyll tentava abafar os sentimentos de Hyde, pior as coisas se tornavam, até que tudo virou uma bola de neve e ele não mais sabia equilibrar a sua dualidade.
Uma leitura incrível. Achei que a história se encaminharia mais para um terror e acabei de deparando com questões humanas que enfrentamos ao decorrer da nossa vida. Muito bom.

Nicole930 08/05/2024

Legalzin
Peguei esse livro para um trabalho escolar, me surpreendeu a qualidade dele. A história em si é boa, mas achei o final meio arrastado, o plot no final foi muito bom e inesperado(pelo menos por mim).

demarchi_ 08/05/2024

Bom, porém...
Talvez eu tivesse expectativas muito altas para esse livro e não há como negar: eu me decepcionei. O livro não é ruim: ao contrário. Leitura fácil, prazerosa e instigante, porém falta algo. O Dr. Jekyll não te cativa o suficiente para você apiedar-se pela situação dele e, sinceramente, achei o Sr. Hyde um personagem sem graça, fraco, em relação a tantos da literatura, exceto em sua aparência. O livro vale a pena por ser um clássico e instigar o questionamento e reflexão em relação a natureza humana e do bem e o mal, mas como estória não se destaca. Leia se quiser pensar, mas não se quiser uma simples distração.

Daniela.Casquer 07/05/2024

O bem e o mal que há em nós mesmos
Uma história envolvente com personagens complexos, que certamente nos faz refletir sobre o bem e o mal que há em nós mesmos.
Confesso que esperava mais impacto de minha parte, mas não! Ainda sim, super indico este clássico enriquecedor.
Gostei demais!

Clara 07/05/2024

Não é uma resenha
É uma boa novela.
Realmente dá para associar a obra à várias situações diárias.
O bem e o mal está dentro de todos nós.

lumapinotti 04/05/2024

Livro bem escrito, livro q vc sabe q o autor planejou antes de escrever e não deixou o final para depois.. adorei por esse motivo, tem um plot no final, explicando os acontecimentos por outra visão, que faz com que você sinta vontade de reler, porque sabendo o que aconteceu você tem outra experiência com o livro. ótimo clássico para quem quer começar ! rapidinho de ler, história interessante, inovadora para época, linguagem não muito rebuscada e ainda com plot, precisa de mais ?

Umbrelliy 04/05/2024

Um exemplo bom de como eu fiquei depois de ler esse livro é aquele meme: ?to bem sim só não posso penSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA?

clara 04/05/2024

Admito que iniciei ele sem nenhuma expectativas e gosto de saber que estava errado.
Leitura fácil, história intrigante e que te prende com uma facilidade invejável, adoro ler livros assim.

Raul 04/05/2024

Surpreendente
Eu quis ler este livro por causa de um episódio de Pernalonga e realmente me surpreendi com o livro. No início imaginei que seria muito voltado para o terror - principalmente por causa do aviso do Raphael Montes no começo do livro - mas, durante a leitura, muitas questões referentes ao ser humano são levantadas, principalmente a dualidade. É muito interessante esse debate durante o livro, que passa muito mais de um livro de terror em uma Londres sombria.

Kenny G 02/05/2024

Em leitura, comentários sobre a estrutura do livro
A edição é linda com artes muito bem feitas, entretanto a tinta do corte do livro se solta em um pózinho verde. A seleção de histórias e a organização foi muito bem trabalhada. Assim que terminar a leitura, terminarei a resenha.

Cecilia.Alcantara 02/05/2024

Sobre a HQ publicada pela Principis...
A HQ cita ser uma adaptação, mas acho mais provável que foi baseada na obra original. Houve muitas modificações, o mistério que no livro só é esclarecido no final, na HQ temos ele exposto logo de início, pois a mesma não foca em quem era o "monstro" ou nas questões filosóficas, mas no conflito das personalidades e na "ação", tanto que na HQ as personalidades interagem. A HQ tem uma leitura mais frenética, por assim dizer, devido aos acontecimentos.

E apesar de serem diferentes, gostei bastante das duas versões. Recomendo a leitura de ambas!