O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia




Resenhas - O Médico e o Monstro


3172 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Yasmin1372 25/01/2024

Maravilhoso!
O livro é bem legal, a história é bem curtinha, inclusive li tudo em uma só noite (umas das primeiras vezes que leio um livro em um dia só). A história te prende pelo mistério e pela atmosfera que é criada até o ápice quando tudo é descoberto!
Eu já tinha ideia do plot da história, mas não tirou o brilho nem a tensão de nada!

Tudo é muito interessante de ler, ainda mais se você levar pro pessoal, o protagonista descobriu sua dualidade e queria separar, sabemos que nós mesmos temos várias facetas e mostramos cada uma delas pra um grupo de pessoas diferentes da nossa vida, não acredito que exista realmente um ?bem? e um ?mal? tão bem formado como na história, mas no geral é assim mesmo que funciona. Somos muita coisa ao mesmo tempo, mas tem que ter um controle muito grande naquela parte que pode te levar pra um lado não tão legal.
O que ferrou ele foi dar espaço demais pro lado ruim, ninguém deve fazer isso.

Muuuito bom, merece a leitura e o título de clássico! Inclusive acho incrível que o tema permeia tudo até hoje, está escrito no próprio prólogo do livro, sempre que a gente vê o caso de algum crime, pessoas próximas daquele criminoso sempre falam ?ah mas ele demonstrava ser uma pessoa tão boa, gentil? e no fundo (na parte que ela não mostrava pra ninguém) não passava de um criminoso, muito parecido com a personalidade doentia e agressiva do Hyde.
comentários(0)comente



luvsmengo 25/01/2024

? nada o habitava, exceto o ódio e o medo
E vamos de clássico!

no começo fiquei receoso, pois se tratando de um livro de época, tinha chances de não compreender a linguagem utilizada, mas surpreendentemente compreendi super e só fiquei minimamente perdido em algumas partes, pouca coisa.

o que realmente me pega em "O Médico e o Monstro" é o uso da descrição dos mínimos aos grandes detalhes, que faz todo a diferença ? descrições que vão da ambientação a angústia cruel de Jeklly e, de certa forma, dos demais personagens, diante das palhaçada do cão do Jeklly (com todo o respeito).

é um suspense/terror de refletir pakas e que vale muito a pena!
comentários(0)comente



gabspittol 24/01/2024

Ler clássicos sempre é uma aventura, ainda mais os de antes de 1900, porque a linguagem, os termos e até mesmo a construção da narrativa são mais rebuscados. Mas aqui temos mais um que realmente merece o título de clássico que recebe.
Eu já conhecia o "plot" do livro e mesmo assim fui positivamente surpreendida, porque se mostrou ainda mais interessante do que eu imaginava, embora eu tenha encarado o livro como uma metáfora.
A metáfora para o que é muito discutido até hoje, porém na vida real, nosso monstro é menos evidente. No entanto, adorei os mecanismos que o autor usou para mostrar sua visão sobre o ser. Discordo de quem achou a história fraca e previsível. Sim, o começo é meio confuso, mas a história te prende e temos que levar em consideração a época em que foi escrita. É previsível hoje em dia porque muitos casos reais semelhantes ao exposto no livro já aconteceram, mas até poucas décadas atrás era inconcebível a ideia de alguém de bem também ter um lado "mal". Hoje sabemos que não existe bem ou mal, somos mais complexos do que isso e nossas vivências ajudam a construir nosso caráter e ética.
A edição que li trazia uma introdução enorme, que eu particularmente pulei porque já sabia o contexto da história. Mas achei interessante, gostei da tradução e a diagramação ajudou bastante na leitura, que foi rápida e prazerosa.
Peguei emprestado com minha irmã, mas como boa fã de histórias macabras e angustiantes, quero minha própria edição.
comentários(0)comente



Hiego 23/01/2024

 A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação. O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros.
comentários(0)comente



laiscunhaf 23/01/2024

Suspense interessante
A narrativa mergulha nas profundezas da psique de Dr. Jekyll, que, por meio de experimentos, desencadeia seu lado monstruoso, personificado em Mr. Hyde.

Stevenson utiliza a atmosfera gótica e a ambientação vitoriana para criar uma sensação de suspense e terror, transformando Londres em um cenário sombrio que ecoa a obscuridade da transformação de Jekyll. A dualidade moral e os conflitos internos são apresentados de forma convincente, destacando a pergunta central sobre até onde alguém pode controlar seus instintos mais sombrios.

[2023]
comentários(0)comente



raannys 23/01/2024

O que prometeu
Costumo sempre gostar das leituras que a maioria das pessoas acham medíocres, esses é um deles. A história e o suspense foi, pra mim, muito interessante e me prendeu mais do que, muitos consideram também ser um "primo" de história, O Frankenstein, que também é uma obra boa, mas essa tem alguma coisa a mais que ainda não sei dizer o que é exatamente. Enquanto lia não conseguia tirar da cabeça q teoria de que já existia uma adaptação para o cinema, quando soube que não tinha, fiquei um pouco frustrada porque já estava imaginando que o William Defoe seria uma ótima opção para fazer o dr. Jekyll.
comentários(0)comente



Gabriela3237 22/01/2024

O médico e o Monstro
Uma história que já tinha muito ouvido falar, mas não tinha conhecimento do que de fato se tratava.
Me surpreendi em muito, achei o começo meio difícil de entender, mas acredito que fosse eu me adaptando ao ritmo da história. Os capítulos finais são maravilhosos e as revelações no final me deixaram surpresa, confesso que nem desconfiava de nada, sendo um livro curto não tive espaço para tal.
Super recomendo, de fato, um clássico.
comentários(0)comente



Henrique 22/01/2024

Estética imaculada
Olhando de longe, a trama do livro é bem simples, mas um elemento deixa a leitura bem mais interessante: a ambientação.

A estética geral do livro, de uma investigação sobre um indivíduo que dá asco em qualquer um que o vê e comete atos de extrema violência, sendo a pura representação do mal, em uma Londres do século XIX, escura e vazia, contando apenas com a iluminação dos lampiões. Toda a dinâmica de troca de cartas aos poucos construindo o mistério até a reta final também é sensacional.

Ao terminar o livro e buscar entender um pouco mais sobre a obra, achei interessante ver como o livro é considerado um precursor de Freud no estudo da psicanálise. Embora hoje em dia essa visão acerca da dualidade humana seja bem fantasiosa me ponho a pensar o quanto que todos temos um monstro como Senhor Hyde dentro de nós.
comentários(0)comente



Cris 20/01/2024

20.01.2024
Esse é aquele livro que nos perguntamos: - Por que eu não li antes? Rsrsrs....gostei muito dessa história de terror, horror do Sec XIX, pois a obra é de 1886, mas diferente de A Queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe (1939) e A Casa das Sete Torres, de Nathaniel Hawthorne (1851) onde a casa ou o castelo é um ambiente de degeneração. No caso de O médico e o monstro, quem degenera é o ser humano. Não vou falar muito para não dar spoiler. Adorei ter lido!
CPF1964 20/01/2024minha estante
Belo Comentário, Cris. Reli não faz muito tempo. Não fui tão generoso como você... Mas gostei.




Diêgo 20/01/2024

Suspense em poucas páginas.
O livro em questão tem um bom ritmo, leitura que te deixa curioso pelas próximas páginas e bem curto para tomar ritmo e passar para leituras mais extensas.

Tomei esse livro pada começar em 2024 em busca de retomar meu hábito da leitura.

Esse livro pertenceu ao meu irmão na época em que prestou vestibular, tempos antes do Enem, em que a banca exigia a leitura de algumas obras literárias obrigatórias, desde então o mesmo esteve na estante, mas não havia me despertado a leitura, só agora, com o desejo de retomar ao ritmo de ler livros, resolve começar por uma obra curta e que já há tempos estava guardado.

Por fim, achei uma leitura excelente, com um suspense que te toma de assalta para continuar lendo por páginas e mais páginas. O que me pegou foi o final, esperei por um fim marcante, mas compreendi a licença poética de se fim assim escolhida pelo autor.
comentários(0)comente



Isis.Lavor 20/01/2024

Um dos melhores livros que já li.
Gosto demais do gênero terror e este trás questionamentos tão interessantes sobre aspectos da vida. Desde que li gosto de ver as pessoas de formas mais simplificada sabendo que todos temos um lado bom e um lado ruim dentro de nós, eu meio que gostei tanto dessa forma de pensar que trouxe para a minha realidade.
comentários(0)comente



v de vanisse 19/01/2024

Ai, gostei não
Então, né? essa edição da DarkSide é belíssima (como qualquer edição da DarkSide), porém tem uns errinhos de tradução aqui e ali, nada muito grave. Sobre as histórias, EU não gostei? se foi problema da tradução eu não sei, mas achei as histórias bem fraquinhas, não vou mentir. Foi bem decepcionante pra mim.
comentários(0)comente



@artt_XD 19/01/2024

Bonzinho, mas previsível
O livro não prendeu muito a minha atenção. À história é até interessante, mas do mistério eu já sabia a solução antes de começar o livro (tava na primeira orelha ?) E aí tirou metade da graça. Nessa edição tem um pequeno conto no final que eu também não achei nada demais, mas outras pessoas podem achar mais interessante!
comentários(0)comente



xdudw 19/01/2024

Dualidade
Gostei do fato da dualidade estar presente o livro todo. Seja com o Utterson e o enfield, ou com o Jekyl e o Hyde, e até mesmo entre a sanidade e a loucura. Pra mim é uma lição de que o ser humano não pode ser inteiramente bom sem se destruir e nem inteiramente mal sem ceder a escuridão. Uma vez que o lado mal dele começa a tomar consciência própria ele se vê num vício, uma faca de dois gumes entre apodrecer por dentro ou extravasar e fazer algo que sua moral não lhe permitia anteriormente.
Como a maioria dos clássicos, o ponto forte desse livro é a reflexão.
comentários(0)comente



3172 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR