As leis fundamentais da estupidez humana

As leis fundamentais da estupidez humana Carlo M. Cipolla

Resenhas - As leis fundamentais da estupidez humana

1 | 2 | 3 | 4

Gladston Mamede 28/12/2022

Um livro rápido: lê-se de "uma sentada". Uma leitura gostosa e com diversos pontos para se meditar, mesmo que não se concorde com o autor aqui ou acolá. Faz parte.

Santhiago.Santos 03/01/2024

Somos todos estrupidos?
No livro pode ser interpretado de diversas maneiras. Pode refletir a ideia de que todos cometemos erros ou agimos de maneira menos inteligente em algum momento da vida, promovendo empatia e compreensão. Por outro lado, pode ser uma expressão humorística, reconhecendo a natureza humana de forma leve. E interagir com alguém estúpido e como o comportamento estúpido pode ser prejudicial.

Silvio 03/02/2021

Infelizmente tomei conhecimento desse livro recentemente. Teria me poupado de muitos aborrecimentos se tivesse lido há algumas décadas atrás.

AAAAAAALICE 17/12/2023

Pessoas estúpidas estão por toda parte...
Livro rápido e gostoso de ler, interessante e muito didático, mostrando em forma de leis e gráficos a forma como somos rodeados por estúpidos, muito bom.

Tainá 31/10/2023

Com um humor bem peculiar, descreve e categoriza perfis de comportamento/ Ética, criando protótipos sociais, com humor e deboche, de forma sarcástica e inteligente.

Luiz 17/03/2021

Perfeito
Trazendo para nossa realidade atual, eu colocaria nossos governantes no quadrante E e nossa imprensa no B.

Jessica858 24/04/2021

Excelente!
Um pequeno livro que diz muito sobre a estupidez da humanidade. Estamos rodeados de estúpidos e o livro mostra que o número é bem maior do que imaginamos. A estupidez é tão perigosa pra sociedade que nem conseguimos calcular a proporção.

@buenos_livros 27/05/2021

As Leis Fundamentais da Estupidez Humana - Carlo Cipolla??
As pessoas não estúpidas subvalorizam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas; esquecem constantemente que em qualquer momento e lugar, e em qualquer circunstância, tratar ou associar-se com indivíduos estúpidos constitui inevitalmente um custoso erro.?
. As Leis Fundamentais da Estupidez Humana (1988)
. Carlo M. Cipolla ??
. Tradução: Edmundo Barreiro
. Ensaio | 65p.
. @planetadelivrosbrasil
. Um ensaio bem humorado que define e explora a estupidez humana, colocando em perspectiva como as pessoas estupidas tem um impacto negativo na sociedade. Um livro curto e bastante aderente aos tempos que vivemos em terras tupiniquins, com certeza poderia ter explorado mais exemplos e se aprofundado um pouco mais no tema, mas nos coloca para pensar (somente se não estamos no grupo dos estupidos, é claro...) Recomendo!
. ????????

Deza 27/01/2022

Simples e divertido
Não é um livro incrível e profundo, mas achei divertido. Por ser curtinho é uma leitura bem rápida, que em tempos de negacionismo, polarização e uma política tão discutida equivocadamente, torna a leitura atual rs
Recomendo. Superficial, mas divertido!

Carlos Duarte 16/03/2022

[ Resenha ] As leis fundamentais da estupidez humana.
Uma leitura rápida com um toque de sarcasmo e uma enxurrada de realidade; a leitura nos trás a lembrança o nome de inúmeros estúpidos que conhecemos e diversas situações desagradáveis onde ficamos vulneráveis em decorrência da convivência com essa grande e subestimada população estúpida - leia o livro e entenda a aplicação dos termos ?vulnerável? e ?subestimado? nesse texto.

Gostei do livro, vivendo em dias cinzas, onde discute-se a importância e eficácia de uma vacina, ou se a terra de fato é redonda, ou a respeito da existência de uma união mundial dos comunistas, essa leitura nos conecta muito com a realidade e a importância de reconhecer que o Mundo está de fato, infestado por imbecis.

Bruno.Moraes 04/05/2022

Um guia para identificar estúpidos.
Simples, direto e mais atual do que nunca! São 5 leis fundamentais da estupidez humana que vem nos perseguindo durante toda a nossa existência e que provavelmente continuará.
"Uma pessoa estúpida é o tipo mais perigoso de pessoa."

gugha2007 19/03/2023

Um livro excelente para nos dias de hoje em que há uma volatilidade de ideias, comportamentos gigantescos. Cuidado para não reproduzir ideias estupidas do próximo meme da internet.

Rojard 04/03/2023

Divertido e ?inteligente?, diga-se de passagem. Nunca imaginei assuntos tão pertinentes comentados de forma tão engraçada e séria ao mesmo tempo.

eudeferraz 23/10/2022

As leis fundamentais da estupidez humana
Livrinho bem curto, achei que teria um tom satírico mas na realidade me fez pensar em algumas coisas.
Explica muita coisa da estupidez humana e se faz muito atual diante do cenário político brasileiro nesse ano de 2022.
Recomendo a leitura.

Davi.Aquino 22/01/2023

Útil, mas nada espectacular
Superestimei o ensaio ao ler sinopse, nota do editor e outras partes introdutórias.
O autor faz uma análise interessante, mas bem simplista ao classificar o comportamento humano em 4 categorias num plano cartesiano. Incomoda um pouco a falta de fontes robustas e externas.
É uma leitura válida, mas que precisa de uma ponderação crítica do leitor para decidir se concorda ou não com o texto.

1 | 2 | 3 | 4