As cartas de Bezos

As cartas de Bezos Steve Anderson

Resenhas - As cartas de Bezos

daianamota 27/03/2024

Um livro mediano
Eu não detestei o livro de tudo, não posso dizer que foi uma leitura inválida e que não tenha agregado em nada, mas não posso dizer que foi uma das melhores leituras sobre negócios. O autor, na época que escrever o livro nunca havia conhecido Jeff Bezos, mas faz uma análise inteligente sobre as cartas aos seus acionistas ao longo dos anos e tenta encontrar os principais que possivelmente levaram a Amazon ser o que ele é hoje. A parte que mais gostei do livro foi definitivamente saber como foi o processo de criação dos dispositivos da Amazon como o Kindle e o Echo. Eu acho que a leitura vale a pena se você gosta da Amazon e tem curiosidade de saber mais sobre a empresa (como meu caso) ou tem interesse em conhecer mais sobre o modelo de negócio da Amazon, porque o livro é repleto de informações e cases de como as coisas aconteceram no passado. No geral foi um livro legal de ler, mas sem grandes detalhes e vale a leitura mais como um livro de curiosidades ou para alguém que está estudando o modelo de negócios da Amazon.

Kevin Araújo 26/02/2024

Leitura ótima para empreendedores
O livro é focado em 14 princípios que o autor encontrou dentro das cartas ao acionistas, ou como Bezos gosta de chamar "donos de ações" desde a fundação da empresa, até o ano de 2018. Não se pode negar o sucesso que a Amazon tem e a mentalidade desse cara é sensacional, livro mais do que recomendado, baita lição de como as empresas deveriam ser, com o foco total no cliente e pensamento de longo prazo!!

Erick Simões 05/02/2024

Como é bom ler sobre a Amazon
Ler sobre a Amazon motiva e me faz admirar cada vez mais as habilidades de gestão e vendas que grandes empreendedores desenvolveram. É impressionante ver o quanto Bezos criou, o quanto ele gerenciou e onde chegou, parece completamente surreal e impossível. Quanto ao livro em si, acredito que seja um tanto quanto repetitivo demais, "O Sistema Amazon" me parece uma leitura melhor para aprender sobre como funciona essa empresa incrível.

Andrey 12/12/2023

Para quem admira a empresa Amazon como eu, é um livro interessante para se entender como ela faz o que faz e quais são seus princípios.

Rodrigo Gomes Vianna 03/12/2023

As cartas de Bezos
Jeff Bezos entrou para a universidade de Princeton com o desejo ser físico. Ele conta essa história num artigo para o jornal Guardian, em que explica que a mecânica quântica acabou com suas pretensões. Por fim, ele se formou com dois diplomas: ciência da computação e engenharia elétrica. Nas palavras dele: "uma das principais coisas que eu aprendi em Princeton foi que não sou inteligente o bastante para ser físico."

"Muitas decisões importantes que tomamos na Amazon.com podem ser feitas com o uso de dados. Existe uma resposta certa e uma resposta errada, uma resposta melhor e uma pior, e a matemática nos mostra qual é qual. Esse é o nosso tipo preferido de decisão... Tudo na Amazon é determinado pelos dados. Quase todas as decisões operacionais são tomadas a partir dos dados coletados pelos sistemas da empresa. Com o passar dos anos, a Amazon foi se aprimorando na tarefa de rastrear a atividade do cliente em seu site.”

"Contabilizei fracassos na Amazon.com na ordem de bilhões de dólares. Literalmente bilhões de dólares. Foi como fazer um tratamento de canal sem anestesia. E não é nada divertido. Mas também pouco importa. O que realmente importa é que empresas que não continuam experimentando, que não abraçam o fracasso, podem acabar numa posição desfavorável, ou sua única saída é uma aposta desesperada no fim da experiência corporativa. Enquanto isso, as que se sobressaem são as empresas que fazem apostas desde o começo, até mesmo apostas grandes... As lições aprendidas com os fracassos do passado ajudam a mitigar as perdas e aperfeiçoar os planos para experimentos futuros, aumentando as probabilidades de sucesso de novos projetos. A Amazon sabe que a invenção e a inovação exigem experimentação, e a experimentação implica em falhas, e que o aprendizado requer um bom acompanhamento e uma boa medição dos resultados.”

"A única maneira de garantir que sua empresa não se torne irrelevante é assumindo riscos sensatos e investindo em inovação... Não fazer alguma coisa é um risco maior do que fazer. Não agir é um problema tão grande quanto agir."

"Em várias conversas que tive com funcionários da Amazon, um dos aspectos culturais mais comentados foi a possibilidade de qualquer funcionário da empresa ter uma ideia, defendê-la junto ao seu gestor e, se a ideia for mesmo boa, receber permissão para testar a premissa e tentar validá-la. Quando a ideia funciona, ela é implementada em determinada unidade, equipe, grupo ou divisão. Na cultura da Amazon, todos têm a chance de inovar e conduzir o processo até a implementação."

"Do ponto de vista financeiro, o maior fracasso da Amazon foi o Fire Phone, que causou um prejuízo de 178 milhões de dólares em um ano - sendo 170 milhões em um único trimestre fiscal... A posição oficial da Amazon quanto ao Fire Phone é que quebrar a cara de vez em quando é normal (ou seja, o fracasso bem-sucedido faz parte do jogo). Por que exatamente esse foi um “fracasso bem-sucedido”? A equipe que criou o Fire Phone reuniu tudo que havia aprendido com essa experiência e aplicou na criação do hardware do Echo e da Alexa, aparelhos para automação de residências que alcançaram bilhões de dólares em receita."

"Na época em que estourou a bolha da internet, empresa sofreu um duro golpe, com uma queda no valor de suas ações que passaram de $113 para $6 em menos de um ano. Para Jeff Bezos, "todo aquele período foi muito interessante, porque a ação não é a empresa, e a empresa não é ação. Assim, enquanto testemunhava a ação cair de $113 para $6, eu também estava de olho em todas as nossas métricas internas de negócios, no número de clientes e no lucro por unidade. Tudo que você possa imaginar, as falhas, etc. Tudo que dizia respeito ao negócio estava ficando melhor —e rápido! Enquanto o preço da ação seguia no caminho errado, tudo dentro da empresa caminhava na direção certa. A gente não precisou recorrer ao mercado de capitais. Não precisamos de mais dinheiro. A única dificuldade trazida por um golpe financeiro desse tipo, de quando estourou a bolha da internet, é que fica mais difícil conseguir dinheiro. Mas, sabe, nós já tínhamos o dinheiro necessário. Portanto, só precisávamos continuar trabalhando.""

leticia 01/12/2023

Amei! Nunca fui muito de ler livros mais densos e que falam sobre o lado profissional, mas entrei para o clube do livro e fui inserida nesse mundo e tô amando. Foi incrível poder ver o que tornou a Amazon umas das empresas mais bem sucedidas e entrar na mente do bezos, o cara é realmente muito bom

Aline Dias 03/10/2023

Empreendedor tem que ler
Livro super interessante sobre a cultura organizacional da Amazon, traz um visão muito ampla de negócios e trata de maneira clara o que fizeram pra tornar a Amazon tão relevante.

Vale cada min empregado nessa leitura

Monyque 25/07/2023

As estratégias de sucesso de uma das empresas mais valiosas do mundo! 💰

Neste livro, escrito por Steve Anderson, ele explica sobre os princípios de Bezos, o que ele fez desde o início da Amazon que possibilitou seu crescimento ao longo desse tempo.

Ele traz a análise das cartas que Bezos enviou aos seus acionistas durante mais de duas décadas, para que possamos entender sua forma de pensar e conduzir seus negócios.

O livro retrata 14 princípios fundamentais, onde ele explica cada um com lições que o levaram ao êxito no seu empreendimento. Todos são extremamente importantes, são referências que qualquer empresa de qualquer segmento pode aderir.

Ele divide esses princípios em ciclos de crescimento: testar, construir, acelerar e escalar. Durante a leitura já é possível aplicar essas estratégias e analisar os resultados.

Uma excelente leitura para você empreendedor, independente da fase que o seu negócio está. A linguagem é clara, a tradução das cartas está bem fácil de entender, pois está resumida com os pontos mais importantes.

Costumo chamar livros como esse de leitura-estudo, pois sempre aprendo bastante e consigo dar mais um passo no meu negócio. É muito importante ter empresários como Bezos como mentores, alguém que já esteve no degrau que estamos hoje, que sabe "o caminho das pedras" e que pode nos orientar da melhor forma para que possamos crescer.

Vivifisio10 08/03/2023

A Amazon e as cartas
Bezos e as suas cartas mostram o quanto revisitar o passado pode fazer com que as pessoas se lembrem da onde partimos e para onde pretendemos ir.
É simplesmente escrever para cada acionista inclusive os clientes onde estamos agora, aonde estivermos no passado e qual o nosso horizonte no futuro.
Não é fazer previsões mirabolantes de algo não pensado e sim focar em trazer próximo da realidade o que de fato a Amazon representa na vida do Jeff Bezos e de cada colaborador da empresa.
E fugindo um pouquinho da resenha sobre o livro eu devo dizer que Amazon me conquistou quando rapidamente resolveu um problema com uma entrega na qual veio faltando um livro. Ao ler o livro eu entendi da onde vem esse foco no cliente e o cuidado para que a plataforma seja segura e continue sendo atrativa para vendas diretas ou via e-commerce.

Iago 24/02/2023

Interessante
Livro muito bom para se basear em tudo que o Jeff Bezos fez na Amazon e levar isso para dentro de novas startups

Lipehag 23/01/2023

Esse livro é equivalente a um MBA de negócios, é impressionante a quantidade e qualidade dos insights apresentados. Fica evidente os pilares que levaram a Amazon a ser uma das maiores empresas do mundo.
'todo dia é o dia 1".

Bruno Couty 10/09/2022

Boa Leitura
Em alguns momentos, pode se tornar frustrante o modo como o autor ?exalta?, em minha opinião, demasiadamente, a Amazon. Não por falta de mérito, evidente, mas por se tornar repetitivo.

Entretanto, a validade dos princípios abordados é inegável. Destaco os dois últimos e garanto que não é possível terminar a leitura sem obter novas ideias e estratégias extremamente implementáveis de modo imediato em seu dia a dia e, principalmente, em seu negócio.

acarlaveiga 24/08/2022

Princípios de sucesso
A Amazon já era uma das minhas empresas favoritas, ao final da leitura essa preferência ficou ainda mais sólida.

Comprei o livro querendo descobrir um pouco mais da mentalidade do Bezos e o livro entregou tudo o que eu esperava.

Os 14 princípios aplicados por Bezos justificam o crescimento incrível da Amazon e todos os fundamentos que tornam o crescimento uma rotina. Que cultura!