Leonardo 06/06/2020
Invenção, inovação e ousadia.
Um bom livro que apresenta o início da Amazon até se tornar uma multimilionária empresa no ramo de e-commerce, mostra a mentalidade arrojada e inovadora de Jeff Bezos que se arriscou em um comércio online em uma época em que a internet era escassa nas residências.
Jeff teve inteligência ao notar o crescimento que a internet tinha na época e visão para perceber que ela seria de extrema utilidade no futuro empresarial.
Jeff Bezos tem obsessão por prestar um atendimento de grande qualidade aos clientes e fazer com que eles tenham uma experiência agradável ao comprar pela Amazon, este foco faz com que muitas vezes Bezos tenha um lucro percentual menor, chegando até mesmo a ter pequenos prejuízos no início da empresa para conseguir dominar o mercado em que atua.
As outras obsessões de Bezos são invenção e inovação, os funcionários são incentivados a criar novos produtos, tem autonomia para fornecer aos clientes soluções para seus problemas sem que sejam penalizados caso algo de errado.
Bezos, mostra-se um CEO planejador e perseverante, seus projetos são todos criados pensando em “longo prazo”, desta forma, qualquer erro pode ser alterado durante o percurso.
Achei muito interessante a forma como Steve Anderson descreve o centro de logística, a mim, deu a impressão de estar lá dentro vendo todo o processo sendo realizado.
Analisando o livro, é possível afirmar sem sombras de dúvidas, que “As cartas de Bezos” é essencial para todos empreendedores, ou para qualquer um que pretenda empreender futuramente.
Ao final, Steve Anderson dá diversas fontes de pesquisa que geraram o conteúdo do livro.
Início: 31-05-2020.
Conclusão: 06-06-2020.