Entre a Cruz e a Espada

Entre a Cruz e a Espada Igraínne Marques

Resenhas - Entre a Cruz e a Espada

1 | 2 | 3 | 4

Oi, eu sou a Mila ^^ 20/12/2021

Eu fiquei meio perdida no final. Muitas coisas não foram ?resolvidas?, cheios de pontas soltas. Num geral eu gostei, mas deveria ter um algo a mais nesse final.

P.s.: Contém muitos gatilhos sobre pedofilia.

3,5??

Elfa 08/08/2022

Esmeralda ??
Real oficial terminei esse livro ?? e só tenho a dizer que adorei
Queria que fosse maior o livro pra história se desenrola melhor mais nossa e muito bom
Esmeralda ?? só queria ti da um abraço !!!!

Kristine Albuquerque 15/03/2020

Balé, dança do ventre, investigação policial e Itália.
Esmeralda é uma dançarina de 20 anos que está embarcando para a sua primeira turnê internacional, na Itália. Moradora do Vidigal e filha de mãe solo, é marcada pelo trauma da mãe em uma situação de assédio. A viagem acaba revelando uma teia de segredos e crimes, na qual Esmeralda será a principal testemunha e terá um papel fundamental em desmascarar as pessoas envolvidas.

Entre a Cruz e a Espada é o segundo conto da coletânea Femme Fatale, que tem por proposta criar estórias diferenciadas para as princesas da Disney, e aqui a inspiração foi a Esmeralda!

O enredo tem muitos elementos diferentes e eu vou tentar dividir entre os pontos positivos e negativos para não ser tão extensa e nem entrar em detalhes que seriam spoilers.

Por ser uma releitura, o que esperamos é uma estória inédita com elementos que façam referência à original. E isso foi muito bem feito aqui. Eu fiz questão de rever o filme antes da leitura, então talvez esses detalhes tenham ficado ainda mais nítidos para mim, mas são detalhes bem específicos que certamente quem ler irá perceber ainda que não lembre tanto assim do filme. Só para citar alguns: o personagem com algum tipo de deficiência, as gárgulas, a profissão do par romântico, o padre corrupto, um grupo de pessoas oprimidas na cidade e pela igreja, a luta com o candelabro... A autora soube ressignificar essas características de uma forma bem original, assim como o plot principal envolvendo os crimes. Não só isso, como foi bem corajosa também.

O enredo em si tem alguns problemas, na minha opinião. Alguns acontecimentos poderiam ter direcionamentos diferentes, mas isso é mais por gosto pessoal então nem vou comentar. Vou me ater às questões do enredo sobre construção e desenvolvimento, no que poderiam ter sido melhores a meu ver. Não estou aqui para julgar o trabalho da autora nem sua qualidade de escrita.

A autora teve muitas ideias interessantes, mas o desenvolvimento acabou ficando superficial e/ou confuso. Não deu tempo de trabalhar o suficiente em todos os temas, são apenas 120 páginas. Ficou a sensação de muita coisa em pouco espaço, com pouco foco. Eu consigo pensar em pelo menos três temas do enredo que por si só dariam uma estória completa, e eu nem sou escritora. Quanto a narrativa, ela é bem descritiva e isso quebra bastante o ritmo, porque sempre tem muita descrição e muitos detalhes da ambientação para poucas coisas acontecendo e poucos diálogos. 80% do que acontece é a protagonista pensando consigo mesma, ao invés de estar fazendo algo. É bom pensar antes de agir, mas nem tanto. Quanto aos personagens, também faltou foco nisso. Várias pessoas são citadas e não aparecem de fato, ou quando aparecem só estão ali sem fazer nada. Pelo menos os personagens envolvidos no plot principal deveriam ter mais tempo de cena e mais desenvolvimento. Assim como alguns diálogos, que surgem com alguns temas que não são levados adiante. Se não vão fazer diferença nas ações futuras, então para que estão ali?

Enfim, a Esmeralda aqui é tão incrível quanto a do filme em personalidade e ambas com histórias de vida fortes, marcadas pela resistência cotidiana. Apesar de ter ficado abaixo da minha expectativa, indico a leitura pelo tema corajoso e necessário. Só não espere muito aprofundamento. As referências também valem a leitura.

Dubieux 04/04/2021

Entre a Cruz e a Espada
Oitavo livro de Femme Fatale que terminei ?

Gostei bastante, a leitura é bem rápida e interessante.

Lidia 30/01/2022

Demorei um pouco pra ler esse conto
É um conto muito bom que trata de um assunto bem importante
Achei muito legal a semelhança entre a história do corcunda de Notre Dame e a mistura que a autora fez ??????????

Cass 07/06/2022

Galera cuidado com os gatilhos MESMO
No inicio do livro a autora ja deixa os avisos de gatilho de abuso e pedofilia, mas assim preciso dizer que esses dois assuntos estão MUUUITO ligados com o plot então real cuidado.

Eu achei que dava para ler pq normalmente não me pega tanto assim esses dois assuntos, me incomoda bastante como qualquer pessoa, mas eu consigo ler. Porém nesse caso eu não consegui levar de boa.

Achei incrivel a escrita da autora, o trabalho e a inclusão de temas importantíssimos além das grandes referencias a personagem incrivel que é a Esmeralda e sua história toda.
Tem até gargulas!!

Fiquei emocionada com a dança do ventre pq toca em um ponto muito sensivel para mim... foi uma conexão que fiz graças ao conto!

Realmente essa foi a releitura do femme fatale que li até agora mais se aproximou da história originária, pelo menos pra mim foi.

E no fim voce entende com tristeza o titulo do livro

estherdeos 17/10/2021

Livro super tranquilo de ler, sorri, me emocionei, teve reviravoltas, estou apaixonada pela Esmeralda, uma pessoa que passou por tanta coisa e alcançou o sucesso dela. Por ser no nosso mundo a autora não precisou fazer ambientações e sobra até mais espaço para desenvolver a história, amei.

Sharinha1 11/07/2023

A história do livro é realmente boa, gostei mto de alguns personagens, é um bom livro!
O final eu n gostei muito, achei um pouco mal escrito, n deu uma conclusão tão boa sei lá, mas é um bom livro até.

Anna Mendes 29/01/2021

Infelizmente, não funcionou para mim :(
“Entre a Cruz e a Espada” é uma novela que faz parte da antologia intitulada “Femme Fatale”, que traz releituras de princesas clássicas, transformadas em heroínas fortes e independentes.

Eu estava muito curiosa para conhecer como ficaram essas histórias. Escolhi ler “Entre a Cruz e a Espada”, segunda novela lançada, e que traz como protagonista Esmeralda, baseada na personagem de “O Corcunda de Notre Dame”. Talvez minhas expectativas estivessem altas demais, porque acabei me decepcionando com essa leitura.

Começando com os pontos positivos, que para mim foram dois. O primeiro foi que a autora escolheu trabalhar com os temas de pedofilia e estupro. São temas de extrema importância e que, infelizmente, destroem a vida de milhares de pessoas diariamente. Apesar da autora não se aprofundar muito neles, gostei dela ter trabalhado esses temas na história.

O segundo foi o toque de humor colocado na trama, trazido principalmente pela interação entre a protagonista, Esmeralda, e seu melhor amigo, Léo. Achei alguns comentários que eles fazem divertidos, principalmente no começo da história.

Apesar desses pontos positivos, eu acabei me decepcionando, principalmente porque eu não consegui achar a história convincente. Por se tratar de uma novela, que é uma história mais curta, a autora optou por facilitar certos acontecimentos que, na prática, não ocorrem com essa facilidade.

Por exemplo, um personagem que revela sua real identidade de uma forma muito rápida e fácil; a protagonista flagrar uma cena que, pela forma como aconteceu, qualquer outra pessoa podia ter visto, o que, na prática, não teria acontecido de forma tão fácil. Não estou dizendo que a autora deveria ter dificultado ao extremo essas situações, mas a forma como ela resolveu construir essas cenas não me convenceu, porque pareceu absurdo demais para mim; muito forçado.

Isso fez com que eu não me sentisse completamente envolvida com a história. Ela é curta, e pode ser lida rapidamente, contudo, acabei lendo mais devagar justamente porque foi difícil para mim me conectar com a trama. Também não consegui sentir empatia pelos personagens e torcer por eles.

Com relação ao final, eu achei que a história terminou de forma muito rápida. A maior parte da história se concentra em desmascarar os abusos ocorridos contra crianças e jovens, mas, no final, a solução surge de forma tão rápida e fácil, encerrando um dos principais pontos da história de forma meio batida; sem muito impacto.

Fora isso, uma pequena observação. É que ao longo da leitura encontrei vários errinhos de revisão. Nada muito grande ou que atrapalhe a leitura, mas me incomodou um pouco, porque, por ser uma história mais curta, teria sido bacana se essa novela tivesse sido um pouco melhor revisada, ajudando a tornar a leitura ainda mais fluida.

Enfim, foram por esses pontos que essa novela acabou me decepcionando. A história por si só não é ruim, eu só não gostei muito da forma como ela foi construída, pois, para mim, alguns acontecimentos foram um pouco forçados e pouco convincentes.

Eu ainda tenho vontade e curiosidade de ler outras novelas dessa antologia, até porque tem autoras que eu gosto ou que já conheço o trabalho e que quero conferir como ficaram suas histórias. Mas são leituras que não pretendo fazer em breve.

Giovanna Pego 22/03/2020

Princesas Disney y otras cositas más
"Entre a Cruz e a Espada" foi meu primeiro contato com a antologia Femme Fatale e posso dizer que aumentou minhas expectativas para os outros volumes!
Neste reconto da história de Esmeralda - sim, a do Corcunda de Notredame - a jovem é uma bailarina promissora em uma grande companhia de balé. Nesse sentido, adorei como os elementos que a gente já conhecia foram incorporados à nova trama: a dança, o próprio Quasimodo, a presença da Igreja e até mesmo frases famosas do filme da Disney.
É uma roupagem atual para uma história clássica, que discute problemas que ainda enfrentamos hoje. Vale a leitura!

site: https://www.instagram.com/bibliotecadagio/

Bruna.Bookstagram 25/11/2020

A Cigana Esmeralda
"A bailarina Esmeralda Araújo está muito animada. Depois de anos tentando, finalmente conseguiu ser selecionada para a turnê de Lago dos Cisnes, que vai acontecer, dessa vez, na Europa. Nascida no Vidigal, uma comunidade do Rio de Janeiro, ela sempre enxergou a dança como uma forma de se libertar das amarras sociais, de modo que conseguir o reconhecimento de uma apresentação dessas é seu maior sonho. O que ela sequer desconfia é que a turnê é patrocinada pelo Vaticano, o que quer dizer que a companhia precisa dançar para um grupo de religiosos antes de ganhar o mundo. Isso não seria um problema se, junto do melhor amigo Léo, diretor artístico da companhia, e de um europeuzinho muito suspeito, ela não tivesse presenciado uma cena terrível dentro do menor país do mundo."

De todas as histórias, essa em especial me remeteu por completo na história de Esmeralda no filme O Corcunda de Notre Dame, não só em sua aparência, vestimentas e personalidade, mas também em diversas frases que ela diz no livro e veio na minha mente a cena idêntica ao filme. Se eu adorei? Muito. Eu adoro essa personagem, na minha opinião é uma das mais fortes princesas que foram feitas.

Ela foi muito corajosa no decorrer do livro em mexer no assunto que é tão delicado quanto ao abuso de menores, para quem tem traumas quanto a isso, há algumas passagens que podem dar gatilho. A autora soube descrever perfeitamente como o silêncio e poder que emana da Igreja acaba calando os inocentes, demonstrando que as pessoas menos favorecidas sempre acabam se prejudicando. Seja em sua cor, raça, opção sexual ou em seu poder econômico.

O livro teve início, meio e fim, mas poderia ter um spin-off sobre o seu retorno ao Rio de Janeiro e quem sabe reencontrar Philipp por aí, não é mesmo?

Essas obras da saga Femme Fatale estão me surpreendendo demais e em como todas as autores conseguem expressar com perfeição a força das mulheres e a sua busca de espaço na sociedade. Quando chegar a última edição vai nos deixar com um gosto de quero mais,

site: www.instagram.com/dnilivros

Aline Cristina Moreira 05/03/2020

Ótimo!
Gente, para tudo!! Essa semana descobri a coleção "Femme Fatale" na amazon e fiquei maravilhada! Se trata de uma coleção que traz releituras de histórias com mulheres poderosas e empoderadas de contos de fadas. Este, no caso, foi o segundo volume e a homenageada foi a Esmeralda do "Corcunda de Notre Damme" (pela capa já dá pra notar rs).
Quando iniciei a leitura eu não tinha ideia de nada disso, embora pudesse notar certas semelhanças entre as personagens, no entanto, a história e a personagem da Igraínne vão muito além daquela que conhecemos.
Esmeralda é uma jovem bailarina negra e com descendências ciganas e sente muito orgulho disso, mas sempre aprendeu que deveria ser mais cuidadosa e dedicada que as outras pessoas por conta da cor de sua pele e origem. Felizmente isso não a impediu de ser uma mulher decidida e que sabe lutar pelo que quer.
A história se passa na Itália, para ser mais exata no Vaticano e Esmeralda se vê frente à uma conspiração que envolve pessoas muito poderosas e da qual pode acabar sendo mais uma vítima.
Achei o livro muito emocionante e envolvente, sem falar de todo o mistério que me fez roer todas as minhas unhas. Não conhecia a autora, mas já virei fã de carteirinha. Quero ler muito mais trabalhos dela e os próximos volumes desta coleção. (Tenho certeza que virarei fã de todas as autoras).
Obs: o conto contém gatilhos a respeito de abusos sexuais, então fiquem atentos a isso.
Obs 2: E essa capa, gente? A Lola Salgado arrasa demais nas capas dela. Me apaixono por todas que vejo!

Thainá Kramer 20/07/2020

Não concordo nem discordo, muito pelo contrário...
Boa escrita, bom tema, mas com pouca profundidade. Entendo que pode ser alho que traga gatilhos para algumas pessoas, mas eu estava esperando algo melhor da história. Terminou de um forma ok, mas pouco conclusiva, achei que ela ficaria com o rapaz ou algo assim e não mostrou nada.

1 | 2 | 3 | 4