O Assassinato No Trem: As irmãs Mitford investigam

O Assassinato No Trem: As irmãs Mitford investigam Jessica Fellowes

Resenhas - O Assassinato: As irmãs Mitford investigam

Cley 15/06/2020

Londres 1920.
Florence Shore chega à estação Victoria em Londres com o objetivo de chegar a Warrior Square, St. Leonard. Porém, ela é brutalmente atacada no trem. Infelizmente, Flor não resiste aos ferimentos e falece.
No mesmo dia, Louisa Cannon está fugindo do seu tio; encontra emprego na casa da família Mitford, onde de cara simpatiza com Nancy, a filha mais velha. As duas ficam sabendo do assassinato da enfermeira Shore e resolvem investigar.

Esse é o 1º livro da série "irmãs Mitford". Confesso que comecei a leitura sem grandes expectativas, e felizmente tive uma boa experiência.
A escrita da autora é bastante fluida, além de me fazer criar conexão com enredo e personagens, os quais são bem construídos. Antes que a investigação em si ocorresse, somos apresentados à história da Louisa; uma jovem que tinha uma vida regularmente ameaçada por seu tio.

A obra é dividida em três partes. Na primeira, há lentidão na investigação, mas isso não desfavoreceu minha experiência, pelo contrário. Alguns personagens secundários são marcantes e carismáticos, por exemplo, o jovem policial Guy Sullivan. Homem íntegro, ávido em fazer justiça e descobrir quem matou a enfermeira Shore.
Apesar de a obra carregar o sobrenome das irmãs, elas não protagonizam essa história, exceto a mais velha. É Louisa e Nancy que se destacam no enredo, mais a Louisa do que a própria Nancy.

Na segunda parte, a investigação ganha impulso e se desdobra na terceira e última parte, esta que fica praticamente impossível largar a leitura, pois as coisas vão vindo à tona.
O livro é baseado numa história real, as irmãs Mitford de fato existiram e isso deixa a leitura mais crível, mas é importante ressaltar que, a autora fez alterações para deixar a obra com ar mais novelista.

O desespero nos leva a fazer coisas que não queríamos, e essas coisas respingam em quem está perto. Será que uma vida é definida por isso? Será que dá para julgar quando todos temos atos falhos?

Fabricio268 11/09/2023

Quem matou a enfermeira Florence Shore?
Ao terminar a leitura logo me veio a mente o seu Madruga ou a Chiquinha. Acho que se eles lessem o livro diriam algo do tipo: óh, não é um super mistério...um romance policial de primeira...etc, etc.
Bem, é isso. Apenas razoável. O problema é que quem gosta de romances policiais fica curioso para descobrir o assassinato. E movido pela curiosidade vai até o final.
Esse me parece ser o primeiro de uma série. Mas para mim, será o primeiro e único.
Michela Wakami 15/09/2023minha estante
????

Lu 05/08/2020

A Maldição do Subtítulo
Terminei de ler "O Assassinato no Trem: As irmãs Mitfford Investigam" com uma mistura de sentimentos. Se por um lado, eu estava contente pelo final surpreendente e pelo gostinho de "quero mais" deixada pela história, por outro, eu não posso ignorar uma certa quebra na expectativa deixada pelo título e pela própria proposta da autora.

O livro da Jessica Fellowes, que é sobrinha do Julian Fellowes, que criou a série (maravilhosa) Downton Abbey tem uma combinação que eu gosto muito em romances policiais: os que usam a época como elemento central, pois o período histórico tem um efeito significativo na investigação ou como ela é feita. Mesmo que os motivos permaneçam mais ou menos os mesmos. Há vários exemplos excelentes no mercado literário, que vão desde o sombrio e detalhista "O alienista", de Caleb Carr, que se passa no final do século XIX; "Cães do Rei", de Jensen Martin, que se passa na Inglaterra caótica do século XI e um dos meus livros favoritos da Agatha Christie, "E no final, a morte", seu romance de época que se passa no Egito Antigo.

Sem dúvida, a maior influência de Jessica foi a Rainha do Crime. Isso vai desde a ambientação na Inglaterra dos anos 1920, até a elaboração da capa e o título. Contudo, isso também serve de armadilha, pois os romances da Agatha são conhecidos pelo jogo de gato e rato que ela joga contra o próprio leitor, fazendo com que ele suspeite ora de um, ora de outro. A leitura vira uma brincadeira.

Já Jessica aposta mais no aspecto romântico, em esmiuçar o drama do pós-Guerra, na rotina de seus protagonistas. Isso não é necessariamente ruim, mas não deixa de ser frustrante. No fundo, as irmãs Mitford, ou a irmã Mitford principalmente interessada, pouco ou nada investiga, e a condução do caso é bastante lenta, ainda que a narrativa da Jessica e os personagens em geral sejam agradáveis.

Achei Louisa uma boa protagonista, que tem um bom crescimento ao longo da história, assim como Nancy e Guy. Não tive o mesmo ímpeto protecionista que eu tive pela Nerym, de Shadowfell, mas, pelo menos, não saí escrevendo "Morra, Guy! Morra!!", como já aconteceu com o Joffrey. Acho que é um bom sinal.

A impressão que eu tive é que a escrita da autora tem um crescimento ao longo das páginas. Eu acho que ela é uma autora com um bom potencial, mas que ainda precisa ser desenvolvido.

Por isso, no conjunto, eu diria que é um bom livro. Tem, sim, problemas de ritmo e o subtítulo é de uma infelicidade lamentável. Mas tem um caso interessante, com uma boa conclusão, bons personagens e bons diálogos. Não aquela coisa do vício. Não vou sair correndo para adquirir o restante da coleção. Mas é um bom livro.

Nota real: 3.5 estrelas.

Recomendo, mas ignore o título.

Wane 07/08/2023

Apesar dos pesares ainda quero ler o segundo
Com certeza entendo os motivos de ser considerado semelhante a escrita da Agatha Christie. Entretanto, acredito que se essa obra tivesse 200 páginas a menos teria tido o mesmo impacto.
A história é legal, mas não foge muito do que já estamos acostumados a ver no mundo do romance policial. Ainda assim, quero muito ler a continuação porque a premissa me pareceu interessante. Será que Jessica Fellowes vai me decepcionar novamente?
Ps: não entendi o motivo da série se chamar "As irmãs Mitford investigam" se quem mais investigou foi a empregada e o policial, no máximo uma das irmãs ajudou (Nancy).

Jaque - Achei o Livro 15/05/2020

Super cansativo
Assassinato no trem foi uma leitura difícil de concluir. A estória apesar de boa, é arrastada e muito cansativa o que fez com que eu levasse semanas para concluir.
Apesar do título chamativo, a trama é mais voltada para o romance e as descobertas típicas da idade das protagonistas. É um romance policial de jovem adulto.

Louisa e Nancy Mitford, de 18 e 16 anos respectivamente vão se meter a detetives quando lêem no jornal sobre o assassinato de uma enfermeira.
Quem dá início é Nancy, que publica alguns textos no jornal sob pseudônimo, - tarefa que ninguém nem mesmo sua família sabe - e mesmo à contra gosto Louisa acaba participando das investigações. No entanto, depois de um tempo ela se envolverá totalmente nisso e será ela à resolver a maior parte do mistério, junto de seu novo amigo, o policial ferroviário Guy.
Entre o crime e a sua resolução se passará muito tempo e enquanto isso vamos acompanhando o dia a dia das meninas Mitford, de Louisa e de Guy e seu destino na polícia.
Foram mais de 400 páginas para contar uma estória que para mim acabou se desgastando pela quantidade de cenas descritivas e eventos do cotidiano. E no final já não aguentava mais ler o livro.
Acredito que a trama agradará mais um público que não é habituado à thrillers policiais, pois é leve e não apela pela violência.

Enfim, sobre o "as irmãs Mitford investigam", só se for no futuro, por que aqui não se trata de um crime resolvido pelas irmãs.
Esse é o primeiro livro de uma série mas eu não tenho interesse em dar continuidade.

Nota: 3,5 ★

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2020/05/o-assassinato-no-trem-as-irmas-mitford.html
Cris Paiva 16/05/2020minha estante
Vixi, tava no meu carrinho de compras, só esperando uma promo. Já vou tirar.

Jaque - Achei o Livro 17/05/2020minha estante
Quando postei a resenha não tinha nenhuma ainda publicada aqui, então pensei que poderia agradar os próximos mas pelo jeito não funcionou muito bem.
E ainda teve gente que copiou uma frase da minha resenha na cara dura afff

Sueli 03/06/2021minha estante
Concordo inteiramente com você, Jaque.
Comprei o ebook por um preço bem alto e tinha grandes expectativas em relação ao livro, já que adoro os livros do Julian Fellowes, tio da autora e responsável pelo sucesso de Downton Abbey, mas apesar de terminar o livro, confesso que foi com grande sacrifício. Achei uma leitura tediosa... Infelizmente!

Ket 23/07/2020

Só faltou as irmãs Mitford investigarem algo...
Nota final: 3,5

O assassinato no trem é um romance investigativo estilo golden-age, que vai usar figuras reais (as irmãs Mitford e a enfermeira Florence Shore) para contar uma história ficcional. Vamos acompanhar através de 3 personagens a investigação do ataque e consequente morte da enfermeira Shore que aconteceu no dia 12 de janeiro de 1920 e a busca por um possível culpado (na vida real, a morte de Florence Shore é um mistério até hoje).

O romance tem um tom quase juvenil e vai falar bastante sobre o cotidiano da família Mitford e as mudanças sociais do pós-guerra. A sociedade inglesa está passando por uma série de transformações e isso se reflete na vida dos protagonistas. Quanto romance de tom histórico, gostei muito, mas em relação à investigação, acho que algo ficou a desejar. A começar pelo que o titulo promete: que as irmãs Mitford vão investigar algo. Nancy Mitford, a mais velha das irmãs, até dá alguns palpites sobre a investigação da morte de Shore no início, mas logo esquece e a coisa toda fica a cargo de outros personagens que vão tentar achar a verdade. Também achei o livro um pouco longo demais para o pouco de desenvolvimento que demonstrou como um todo.

No geral, um bom livro de estreia, com um ritmo um pouco devagar, mas que promete uma série interessante. Vou querer ler o livro seguinte... e espero que na continuação, as Mitford realmente investiguem alguma coisa haha

mirna 15/05/2020

O Assassinato no Trem
O título chama a atenção da gente que espera uma grande investigação mas que na verdade é mais puxado pro romance e o cotidiano da vida dos personagens. O começo é um pouco arrastado mas depois melhora um pouco.
Quanto a essa parte no título da história "as irmãs Mitford investigam", só se for no futuro, por que primeiramente elas nem são irmãs e a investigação tem a participação das duas moças mas boa parte do trabalho é de um rapaz.

Ley 09/08/2020

Curioso descobrir que os personagens foram baseados em pessoas reais
O Assassinato no Trem foi um livro que, apesar de parecer trazer algo violento, foi uma leitura tranquila e deliciosa. Estou tentando ler livros mais leves, e tive medo deste livro ser pesado. O que encontrei na leitura, foi uma história onde os personagens nos cativam, apesar de todo o contexto parecer prometer outra coisa.

A história se inicia com um assassinato, que aconteceu em um trem. Uma enfermeira acabou morrendo de forma misteriosa e, somente na próxima parada, nota-se que há algo de errado com ela. Esse é o mistério central da história, porém o intuito do livro não é somente solucionar o assassinato.

Assim como a enfermeira, houve outra pessoa que embarcou no mesmo trem. A jovem Louisa, que narra a maior parte do livro, foi levada por seu tio até o trem, para um destino desconhecido. Louisa representa as mulheres pobres existentes no século XX. Elas precisavam trabalhar para sobreviver em uma época onde o trabalho era difícil até para homens, e ainda eram sujeitas a situações hediondas por conta de seu sexo, idade ou status.

O fato de Louisa estar no mesmo trem que ocorre o assassinato da enfermeira, não contribui diretamente para a resolução dos fatos. Mas este é um ponto em que a história conecta alguns personagens. Louisa tem a ajuda de um agente ferroviário para se livrar da situação que está sendo submetida. A ajuda também se estende na hora de Louisa conseguir arrumar um emprego confiável.

Ela enfim arranja o emprego, como assistente de babá, na casa da família Mitford, e logo fica amiga da filha mais velha, assim como dos demais. O livro tem um destaque enorme em Louisa e seu desenvolvimento. Contudo, também mostra a família Mitford e a possível importância que eles terão futuramente.

Tive curiosidade em pesquisar mais um pouco sobre o livro e as irmãs Mitford. Descobri que a família Mitford realmente existiu, e foi uma família aristocrata que viveu no século XX, por volta da mesma época que o livro é narrado. As irmãs Mitford tiveram um enorme destaque na sociedade. Algumas vieram a ser escritoras, enquanto outras apoiaram o nazismo.

O livro acompanha as irmãs enquanto ainda são jovens. A mais velha, Nancy, de 16 anos e a mais nova tendo acabado de nascer. A vítima do crime que ocorreu no início da leitura, também é baseada em uma pessoa real. A história é totalmente fictícia, porém os personagens e alguns acontecimentos são reais.

Essa informação me animou bastante, e depois disso retomei a leitura com novos olhos. Este livro é apenas o primeiro de uma série que irá focar nas irmãs Mitford, porém, contendo histórias diferentes, mas sempre acompanhando as irmãs. O assassinato, assim como os problemas de Louisa, são desenvolvidos e resolvidos ainda neste livro, tendo um desfecho único.

Apesar de ser um livro que pareça trazer investigação, o destaque maior é em Louisa e em como sua história irá se desdobrar. Ela, assim como as irmãs Mitford, e os demais personagens, acabam se embrenhando na solução do assassinato. Contudo, a história tem um brilho especial não pelo assassinato resolvido, e sim por toda a rede de personagens e histórias de superação que se conectam e assim se resolvem.

Acompanhar tudo isso, e ainda ver em que época se passa, nos dá um bom exemplo de como era o tratamento para mulheres que precisavam adquirir seu sustento sozinha. É inspirador ver a independência de Louisa, e mostrar que isso foi refletido em outras mulheres que conseguiram seu espaço no mundo graças a elas mesmas.

A obra tem uma história linda, e é uma leitura agradável. Mesmo que eu não tenha favoritado o livro, por achar que ele tenha ficado lento em alguns momentos, e assim demorado para resolver algumas coisas, ainda gosto da história e fiquei feliz com o destino dos personagens.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/05/resenha-o-assassinato-no-trem-as-irmas.html

Janaina438 14/08/2022

Baseado em um assassinato real
Traz uma história alternativa para um crime nunca solucionado.
Esperava duas irmãs investigando, então não entendi muito o título.
No final das contas gostei das descrições da vida em Londres na década de 1920, para quem gosta não é cansativo e se torna bem interessante.
A resolução do crime foi surpreendente, confesso que não esperava.
Em resumo, é um bom livro para passar o tempo, sem muitas espectativas.

Maria.Bandeira 16/05/2023

Leitura bem Leve e Interessante
A trama é baseada em um assassinato real que ocorreu em 1920, porém que nunca foi desvendado por falta de provas. Entretanto, a autora deu um jeitinho para que a história tivesse um desfecho final, que por sinal totalmente inesperado. Trata-se de uma enfermeira que de viagem para a casa de uma amiga foi assassinada no trem. Essa enfermeira trabalhou na Primeira Guerra Mundial tratando de soldados feridos e não merecia um fim trágico desse por ser uma pessoa extremamente bondosa e que se importava com o sofrimento e a vida de seus semelhantes. A história por se passar em 1920 retrata um cotidiano pós guerra. A sociedade sendo reestruturada mas que não dura muito pois a Segunda Guerra logo vai chegar. Muito embora o título do livro não condiza com a obra, uma vez que as irmãs Mitford não investigam nada, por serem crianças, com exceção de Nancy que é uma adolescente de 16 anos e que juntamente com Louisa, assistente da babá começam a investigar sobre a morte da dita enfermeira. A Nancy teve uma participação investigativa muito pequena, até por conta da idade e da época em que a história se passou, onde adolescentes não podiam sair de casa quando quisessem, ainda mais meninas. Existe toda uma história que envolve o pai da Nancy, que também serviu na guerra, o tio da Louisa, a amiga da enfermeira, bem como outros personagens que darão vida ao mistério e ao desenrolar do crime. Escrita muito leve e fácil que envolve o leitor do começo ao fim. Apesar de ser um livro longo dá para ser lido em pouco tempo devido sua linguagem fluida. A história nos apresenta romance, mistério e uma pitada de suspense. Reviravoltas até o final do livro. Para quem quer se distrair com uma história bem leve e interessante, vale a pena ler. Recomendo.

Malu | @dicas_de_malu 02/06/2020

Um suspense envolvente e surpreendentemente encantador.
A trama gira em torno do assassinato da enfermeira Florence Shore, mas as a autora se preocupou em desenvolver também a história dos principais personagens. Assim, me apeguei à Louisa e entendi a importância que o emprego tinha para ela. E amei ver a amizade dela com a Nancy e o quanto as duas amadurecem ao longo do livro.

Já o Guy é um homem inteligente, determinado e generoso, mas que se vê assombrado pela culpa de não ter servido durante a I Guerra. Foi impossível não me encantar por esse personagem, que foi o meu favorito do livro.

Admito que a primeira parte do livro é um pouco lenta, pois é quando a autora apresenta os personagens, o mistério e começa a jogar algumas pistas sobre o assassinato. Já a segunda, ganha muito ritmo e temos vários acontecimentos relevantes e reviravoltas.

Mas uma coisa que me surpreendeu é que em nenhum momento a leitura foi cansativa. A escrita fluida da autora, o carisma dos personagens e a ambientação maravilhosa deixam a leitura muito gostosa. Há ainda espaço para um romance que, apesar de não tirar o foco da trama, foi muito cativante. Inclusive, se a autora tivesse dado um pouco mais de destaque, eu não me importaria. E, com relação ao mistério, amei a forma como foi construído. Quando eu tinha certeza que tinha acertado tudo, a autora veio com um plot twist e mostrou que eu fui feita de trouxa.

De um modo geral, O Assassinato no Trem é uma leitura envolvente e instigante. Ideal para quem gosta de um suspense mais leve, sem grandes sustos e com uma trama bem construída. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e não vejo a hora de ler outros dela. Esse foi o primeiro da série e espero que a Record traga os próximos em breve.

Fabiana 05/06/2020

Louisa leva uma vida pobre em Londres, mora com a mãe que trabalha como lavadeira e com um tio abusivo que vê nela moeda de troca para o pagamento de suas dividas. Para fugir das garras do tio, Louisa começa a trabalhar como assistente de baba para os Mitford e se torna amiga de Nancy, filha mais velha do casal. Ao lerem no jornal sobre o assassinato da enfermeira Florence, Louisa e Nancy decidem investigar e contarão com a ajuda do policial ferroviário Guy Sullivan, que vê no mistério uma forma de subir no cargo. O que elas não esperavam é que alguns indícios apontam para alguém conhecido.

O primeiro volume de série “O Assassinato no trem: as irmãs Mitford investigam” é um suspense leve, ideal para quem quer iniciar no gênero. Com uma narrativa envolvente, fluida e personagens cativantes, vamos acompanhando o desenrolar da investigação e a vida pessoal dos personagens. Louisa me conquistou com sua força em busca de uma vida melhor. Nancy é um pouco mimada no início, mas no decorrer da trama é nítido seu amadurecimento, acredito que a amizade com Louisa colaborou bastante para isso. Guy é um perfeito cavalheiro, doce e gentil, está determinado a desvendar o crime porque quer ser motivo de orgulho para sua família. .

Por se passar na década de 20, foi interessante acompanhar como eram feitas as investigações na época, onde os depoimentos eram feitos na presença de um magistrado e júri. Com algumas reviravoltas no final, “ O assassinato no trem” foi uma ótima leitura, ansiosa para ler o segundo livro. .
Importante ressaltar que a trama é baseada em fatos reais. Em 1920 a enfermeira Florence Shore foi atacada no trem e seu assassino nunca foi capturado. Essa foi uma forma de homenageá-la, bem como a todas as enfermeiras que trabalharam incansavelmente na guerra.

Fátima Lopes 08/11/2020

Decepção
A primeira metade do livro é arrastada, nada empolgante. Na segunda parte há um pouco mais de ação e intriga, mas nada que prenda o interesse de quem acreditou que estaria lendo uma trama de "mistério/suspense". Achei o subtítulo desonesto já que somente uma das irmãs se envolve (pouco) na investigação .

motivacaoliteraria 29/07/2020

O assassinato no trem
Sempre fui muito inclinada a leituras que envolvessem investigação, confesso que gostaria de ler mais obras desse gênero do que tenho feito nos últimos tempos, foi por esse mesmo motivo que decidi ler "O Assassinato No Trem" lançado recentemente pela editora record o livro dá inicio a uma série policial com muito suspense! Espero que gostem da resenha!

Comparado com as obras de Agatha Christie que por sinal nunca tive chance de conhecer a obra traz a história de uma enfermeira que misteriosamente foi morta em um trem na Inglaterra. Seu nome era Florence Shore  e as circunstâncias de sua morte eram um mistério completo.

Louisa Cannon uma jovem que estava no mesmo trem que Florence, estava indo para um trabalho em Mitford era o inicio de uma nova vida. O envolvimento de Louisa no assassinato não se dá pelo fato de estar no mesmo trem que a vítima e sim um pouco depois quando se torna próxima da filha mais velha da casa onde foi trabalhar como babá. Nancy meio que arrasta Louisa com ela quando fica sabendo do crime movida pela curiosidade e vontade de se tornar adulta antes da hora.

Guy Sullivan é um oficial da policia ferroviária que não serviu na guerra e se frusta por isso. Ele vê no assassinato uma chance se reerguer diante da sociedade e também uma oportunidade de promoção.  A leitura se estende e o leitor se conecta de forma mais íntima com os personagens presentes na mesma, graças ao trabalho da autora que investiu em histórias e trajetórias individuais para os seus personagens, é o que mantem o leitor preso a obra durante todo o livro. Isso mesmo não é apenas o mistério que torna esse livro tão bom e sim o envolvimento com a narrativa escolhida por Jessica Fellowes.

Confira a resenha completa no blog!

site: www.motivacaoliteraria.com.br