Sociedades Secretas

Sociedades Secretas Sérgio Pereira Couto

Resenhas - Sociedades Secretas

Thamires 02/02/2023

"quando você confia em que está vivo para um propósito e sente - se compelido a cumprir determinada jornada, pode, facilmente, concluir que há um caminho que deve ser seguido. Ninguém, a não ser você mesmo, pode reconhecer uma situação assim."

William Gomes Jr 13/11/2016

Um pouco decepcionante
No começo do livro, eu fiquei bastante empolgado com a proposta do autor de explicar aos seus leitores sobre o funcionamento dessas sociedades secretas que tanto ouvimos falar nos livros de Dan Brown, e foi com a expectativa de conhecer sobre elas que iniciei a leitura. Entretanto, não foi de acordo com o que eu esperava que fosse.
Achei muito superficial o livro e é praticamente uma cópia dos livros de Dan Brown. Resumidamente, é uma tentativa de um fã de criar um personagem igual ao Robert Langdon e que vive as mesmas aventuras, com uma mulher ao seu lado igual às que andam com o personagem de Dan Brown... E acaba que não li quase nada sobre as sociedades secretas.

Neto.Antunes 11/09/2015

Fraco, superficial...
Imaginei que que o livro se aprofundaria nas chamadas "Sociedades Secretas", porém foi tão superficial quanto uma pesquisa na Internet, inclusive parece que o autor fez a pesquisa, se é que fez, somente pela Wikipédia.
Quando comprei este livro, imaginando ser bom, anotei o nome do autor para ler outros livros dele, porém depois dessa perca de tempo decidi não ler mais nada dele.

Jonathas Passos 31/03/2015

Sociedades Secretas de Sérgio Pereira Couto traz os contos de Dan Brown para o cenário brasileiro
Por: Jonathas Passos

Depois do imenso sucesso que foi o Código da Vinci (2003) de Dan Brown, falar de qualquer outro livro que trate sobre Sociedades secretas é uma tarefa árdua, mas, vamos tentar.

Aqui está um livro que, sinceramente, eu comprei simplesmente por causa da capa e do tema que ele trata. Foi na Bienal de 2013 aqui em Pernambuco, e muito antes de ler a sinopse eu já tinha tirado o dinheiro da carteira e comprado o livro. Confesso, sou um verdadeiro aficionado em histórias que envolvam Teoria da Conspiração e Sociedades Secretas e por isso não pensei duas vezes em comprá-lo.

Quando comecei a lê-lo, surgiu-me a curiosidade de pesquisar um pouco sobre o escritor, pois, se você souber um pouco da biografia do autor, poderá entender melhor suas obras. Então fui procurar. Descobri que Sérgio Pereira Couto é jornalista e escritor, além de ser especializado em esoterismo, ciência criminal, Teorias da Conspiração e Sociedades Secretas. Descobri também que ele tem dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira, além de 50 livros publicados e mais de 130 mil livros vendidos.

Mas enfim, vamos ao livro. Como escrevi no titulo, gostei muito da ideia de acompanhar uma história estilo Dan Brown aqui no Brasil, que venhamos e convenhamos, é um país com uma riqueza histórica gigantesca. E o livro conseguiu me prender até o fim. Primeiro porque seus personagens são como qualquer um de nós, isto é, não são professores de simbologia da universidade de Harvard. Sérgio e Gabriel (sim, o escritor é um dos personagens principais dessa história) são publicitários que curtem toda essa história de mistério, porém dentre eles, Gabriel é o que mais gosta de tudo isso, mas é mais ligado em eventos e reuniões da igreja católica, enquanto Sérgio é apenas curioso. Tudo começa quando eles decidem entrar numa comunidade do extinto ORKUT e veem um anúncio para pessoas que estejam interessadas em escrever um livro sobre esses temas. A partir daí, entram em contato e recebem um e-mail do Oráculo que se torna um tipo de guia para que eles possam entrar e estudar as Sociedades Secretas, como não pode faltar, tudo isso é envolto em muito mistério.

Então eles começam a conhecer e visitar diversas organizações secretas que vão desde os RosaCruzes, Templários, até a Maçonaria, Priorado, Illuminati, Sociedade Teosófica e etc. Quero abrir uma observação para a quantidade de Sociedades que eu comecei a conhecer depois que li esse livro, são organizações que eu não fazia a mínima ideia que existiam.

Com o decorrer da história acontecem enormes reviravoltas, incluindo com um dos personagens principais, a chegar ao ponto de terem que sair do Brasil em uma espécie de busca ao tesouro. Eles então embarcam em direção a Londres, depois a França e por fim a Itália. Em cada um desses países, nossos heróis conhecem novos guias que servem como escada para o desenvolvimento da trama, isso é interessante, pois o escritor tentou a máximo não deixar pontas soltas e, de certa forma, fez isso magistralmente.

“O Poder corrompe e O Poder absoluto corrompe absolutamente”, essa é a frase que melhor traduz a história do livro, só ao lê-lo você poderá entender o porquê.

Sérgio Pereira Couto em nenhum momento deixa de fazer ligações diretas com as obras de Dan Brown, mostrando o quanto é influenciado por esse escritor. O final do livro é praticamente uma homenagem ao livro Anjos e Demônios (2000).

Por fim, a edição da Editora Universo dos Livros está linda. A capa com o detalhe de uma porta antiga é realmente um convite para entrar e desfrutar de todas as aventuras. Aproveito a oportunidade para dar os parabéns.

Trecho Preferido:

“A busca pelo conhecimento sempre moveu a humanidade. Mas a curiosidade pode nos levar a lugares que não imaginamos e trazer surpresas, muitas vezes, inexplicáveis.”

#SociedadesSecretas

site: http://blogliteragindo.blogspot.com.br/2014/08/critica-sociedade-secretas.html

Camila 23/09/2014

Leitura light e básica, interessante para passar o tempo e informar.
Quando comecei a ler, fiquei surpresa por ser uma história. O narrador-personagem, Sérgio (nome do autor), é um jornalista interessado pelo assunto das sociedades secretas que resolve escrever um livro sobre isso. Juntamente com seu amigo, Gabriel, eles saem por São Paulo em busca de informações sobre essas sociedades, guiados pela misteriosa Oráculo. Eles conhecem a Rosa Cruz, Ordem DeMolay e diversas outras, cada vez mais fascinados pelo assunto, até que Gabriel desaparece com a Oráculo. Isso preocupa Sergio, ainda mais depois de ficar sabendo que o amigo, depois de alguns dias, pede demissão do emprego.
Ainda envolvido com o assunto, Sérgio segue em busca de informações por São Paulo, agora com o apoio de uma Illuminati, a bela Ângela. Em um momento na busca, o jornalista volta a encontrar seu amigo e, para sua surpresa, agora membro da mesma sociedade secreta da Oráculo, que parece estar controlando Gabriel.
Depois disso, a história toma outro rumo, pois Ângela e Sérgio descobrem que a Oráculo, Laura, e Gabriel estão em busca dos grimoires, livros antigos que contém segredos capazes de fortalecerem (mistica e filosoficamente falando) as sociedades que os possuirem. Mas é preciso os impedir, pois a sede por poder acabar por cegá-los.
Para isso, Sérgio e Ângela vão para cidades como Londres, Paris e Roma numa aventura, acompanhados por Wilson, William, Samantha, Paul e outros representantes de diversas outras sociedades secretas, numa busca que acaba por causar violência, acidentes e, inclusive, a morte de alguns...

site: http://cupiolibero.blogspot.com.br/2014/09/resenha-sociedades-secretas.html

Rafael 04/03/2013

Um livro para se ler rápido!
Gostei do livro por eu ser muito interessado pelo assunto de ocultismo e sociedades secretas, mas o livro é muito superficial, pois trata do assunto vindo de duas pessoas que se interessaram pelo assunto e foram atrás de informações, mas informações básicas sobres as sociedades secretas, mas era de se esperar que não tivesse tanta informação em um livro tão curto, tudo o que foi retratado eu já sabia e já tinha conhecimento, porém para quem é leigo no assunto é uma boa pedida para saber o básico e ter algumas informações para depois pesquisar mais afundo sobre o assunto.
Vou ler os outros livros do mesmo autor que falam sobre cada sociedade de modo mais isolado.

ogilvieira 27/12/2011

Fraco e duvidoso, muito superficial.