A Cidade e as Serras

A Cidade e as Serras Eça de Queiroz

Resenhas - A Cidade e as Serras

Diogo 14/03/2022

Bucólico
Eu amei A cidade e as serras!
Eça é pungente, lírico, irônico, crítico. Tece sua história de maneira simples e elegante, divertida e com belas descrições bucólicas. O tema é interessante, pitoresco. Que leitura agradável!

Giovanna 25/02/2022

Me apaixonei pela vida do campo
Gostei muito do desenvolvimento, me apaixonei pela vida do campo. Aprendi a valorizar mais as coisas simples da vida.
Demorei a entender um pouco o vocabulário por ser ainda novo para mim, e por conta disso demorei para finalizar a leitura.
Achei os personagens principais muito bem desenvolvidos.
Refleti bastante e o livro me deu uma nova perspectiva sobre a "cidade grande".
Super indico.

Marconi Moura 08/01/2022

7,0
Uma pequena história de crítica à civilização moderna,  no estilo realista do final do século 19 e início do século 20. Tem boas pitadas de ironia e elementos históricos/culturais interessantes. Leitura agradável, mas a meu ver, com pouca complexidade.

Garota Escapista 06/01/2022

"A Cidade e as Serras" é um livro escrito por Eça de Queirós. Publicado postumamente, conta a história de Jacinto pelos olhos do seu amigo, Zé Fernandes.
Cercado por todas facilidades e conhecimentos da época, Jacinto já não sentia mais prazer pela vida parisiense. Um dia, quando problemas o fazem ir para Tormes, sua terra natal, ele começa mudar a visão que tinha da serra e também de si mesmo.

Achei o início da leitura lento, mas depois ela avançou rapidamente. Foi bom conhecer a escrita do Eça.
Esse livro não figura entre meus favoritos, porque ainda pretendo ler outras obras do autor.

Mais resenhas em @garotaescapista

Catarine Heiter 30/12/2021

Minha primeira experiência lendo Eça de Queiroz e posso dizer que não vejo a hora de continuar explorando a sua obra! Não posso negar o abalo inicial ao me deparar com uma escrita mais rebuscada, mas em poucas páginas já me sentia extremamente familiarizada com esta narrativa! O humor é o ponto alto do autor nesta obra, ao apresentar os dois extremos vivenciados por Jacinto: uma vida urbana exageradamente tecnológica e uma vida rural simples conectada com os anseios mais profundos da alma. Futilidade, exagero e tédio marcam, a longo prazo, a vida do personagem em Paris e uma reviravolta da vida o leva a repensar (e vivenciar) os valores da vida nas serras. Uma obra que traz elementos críticos muito fortes e que marca uma reconciliação do autor com seu país, na figura não mais do ‘rural atrasado’, mas sim do ‘que carrega em si o que no fim é o que importa’.

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL2021, na categoria Mais de 2 anos na estante

florescerdaleitura 03/08/2021

Muito bom.
Gostei muito de ler até o capitulo 9, depois eu não consegui fluir muito bem na leitura.
Gostei muito da escrita e do enredo. Mas acho que poderia ter um final melhor.

Mylena 13/05/2021

Livro essencial pra fuvest.
É um livro muito bom que mostra o início da contemporaneidade. O chuveiro elétrico, a estante de livros, o elevador, a privada;
Passa-se no século XVIII em Portugal, o personagem Jacito é um homem rico que possui essas modernidades, embora isso não o faça feliz. Seu assistente relata as suas melancolias, e preocupa-se de ver o seu Gran Príncipe infeliz.
Faz-se uma comparação de quanto o homem vivia na serras e agora na cidade. Apesar de o homem possuir tantas coisas, nem sempre isso o fará feliz.

Isa yumi 26/04/2021

A mensagem por trás do livro reflete até hoje na sociedade. Eça realmente fez um bom trabalho interpretando essa nova realidade. No entanto, a linguagem pode ser um pouco complicada e cansativa (o que, não duvido de ser proposital).

kiki.marino 08/04/2021

Sim é sobre A Cidade e as serras, civilização vs vida simples, tema mais que na moda hoje, é contemporâneo e surpreendente, com humor e ironias suaves que Eça de Queiroz, descreve esta estória narrada por Zé Fernandes do seu grandíssimo dileto amigo, O "Principe": Jacinto (que não é o Jacinto ponto final),um almofadinha quase insuportável,ao contar ao leitor as descobertas
de um "playboy "na vida rural (hoje se tem até reality shows sobre isso kkk) e suas excentricidades e arroubos extremos de "civilização " na quinta de 1410 que tem por herança.

" E nem uma camisa, nem uma escova, nem uma gota de água-de-colônia!... Entro em Portugal, imundo!"

Que nas Serras da vida simples mas também indolente,atrasada e tradicional de Tormes do Douro faz sua crítica a aristocracia e plebe portuguesa com seus paralelos com a vida acelerada e efervescente de Paris.

"Então vem admirar a beleza na simplicidade, bárbaro!"

Um final felix? Jacinto encontrou sua tribo e a tal liberdade e paz.
Eça de Queiroz consegui perceber estas questões modernas ,de ilusões sociais e morais, podemos chama-lo de um homem a frente do seu tempo?

"Sim, com efeito, a Cidade... É talvez uma ilusão perversa!"

Felibalex 06/03/2021

Um clássico clássico
A leitura vale a pena para curiosos dos clássicos, como eu. Aos demais, não recomendo. Procure outro porque esse nem sempre agrada. Senti a parte da cidade muito pesada e de difícil leitura, com um ótimos contraste em relação à Serra. Se você conseguir sobreviver ao começo na cidade, tenho certeza que irá se surpreender com as serras.

Rocca 24/02/2021

Ok
Novamente falarei isso em mais um clássico, longe de mim criticá-los e novamente posso dizer que entendo de o porquê ser considerado como tal. Mas a narrativa é maçante e sinceramente não me atraiu a história. Dou 3 estrelas pelo simples fato de que o livro traz uma cultura passada que acho importante conhecer. Se você está buscando um livro com um vasto conteúdo cultural sobre a chegada de pequenas tecnologias e a diferença entre uma cidade grande e um campo, esse livro certamente lhe servirá. Porém se você está buscando um livro que realmente te prenda com uma narrativa fluída, aconselho que busque outro livro. Esse livro é riquíssimo, mas realmente entendo o fato de muitos não gostarem.

isabelle. 22/02/2021

"a vida é essencialmente vontade e movimento; e naquele pedaço de terra, plantado de milho, vai todo um mundo de impulsos, de forças que se revelam, e que atingem a sua expressão suprema, que é a forma."

Adriana.Machado 20/02/2021

Um bom livro, porém teve partes MUITO cansativas. Gostei das críticas sociais e a escrita do Eça é maravilhosa.

Natália Ranhel 07/02/2021

Confesso ter uma certa preguiça de Eça de Queirós, mas A Cidade e as Serras me surpreendeu muito positivamente.
Ainda que a história se passe em uma época antiga, acredito que os conflitos entre modernidade e simplicidade que o livro traz ainda são muito atuais.