O santo e a porca

O santo e a porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

TarciGuizi 16/02/2024

Leiam!!
O Santo e a Porca é um dos livros mais famosos de Ariano Suassuna.  Sua história é marcada pela sátira àqueles que se escondem atrás da pobreza para alimentar a avareza e o amor ao dinheiro e bens materiais. O personagem principal desta peça teatral é um senhor estrangeiro que recomeça a vida em uma mercearia no nordeste do Brasil. Após muitos anos, já estabelecido na região, esta peça teatral nos mostra os acontecimentos de duas noites específicas que fazem com que a vida e a paixão de Eurico seja revelada à todos habitantes e visitantes de sua casa. Visando sempre seu bem maior - o dinheiro – em cada pensamento, em cada decisão a ser tomada e acontecimento que se sucede, tudo é dominado pelo medo de perder tudo o que ele mais presa: uma porca de madeira, recheada de dinheiro que foi guardado por gerações em sua família. A comédia acontece quando todos pensam que o "roubo do seu maior tesouro" está no eminente casamento de sua filha, Margarida. Contudo, Eurico é muito devoto de Santo Antônio, e é esta imagem que ele aprecia passar aos seus amigos, parentes e funcionários: um beato, devoto ao santo, seguidor da carestia que dispõe de humildade e poucos recursos. O desfecho da história vale a leitura. Trata-se de um texto bem humorado, com personagens que se destacam por sua individualidade e perspicácia (principalmente nas falas e astúcia da Caroba). Uma reflexão importante sobre dinheiro e valor muito útil para os relacionamentos em qualquer época.

de.ler.eu.gosto 06/02/2024

"O fato é que a peça é um tumulto, e as opiniões que se formam em torno dela é outro; o que, de certa forma, nos autoriza a procurar, na medida do possível, um sentido para aquilo que talvez nenhum sentido claro possua"

Palavras dita pelo próprio autor....

Que delícia é esse caminho de O Santo e a Porca, um verdadeiro deleite de risos, uma pitada de ansiedade mas muita e muita reflexão a respeito dos personagens inigualáveis tais como Caroba, que nada tem e tanto almeja e dentro de seu conhecimento popular e esperteza vai muito além do que " lhe deram"

Euricão um estrangeiro , explorador, angustiado , sovina que coloca os bens acima de sua própria vida, na verdade é um homem sofrido.

Em todo o contexto percebemos fatos que até os dias de hoje nos assolam ou seja, o trabalho análogo a escravidão, as ambições que exterminam as amizades, a mesquinharia

Um livro a ser lindo num respiro só, mas sugiro que o deguste, acompanhado de um café, lugar aconchegante e viaje. Você nunca mais será o mesmo(a) depois de O Santo e a Porca.

Adriana.Karimi 04/02/2024

Ariano semipresencial nessa leitura
Ariano não decepciona. E o gostoso dessa leitura é que mesmo sendo mineira o sotaque mental da minha leitura é de Ariano. Leitura leve, divertida, com o humor verdadeiro e com uma grande lição de vida. Ou seja, simplesmente, Suassuna.

Andrecruz.psi 31/01/2024

Rir faz bem para a alma
Essa história escrita por Ariano Suassuna é um clássico.

Ele consegue trazer humor um tema muito sério, o materialismo.

O valor que as pessoas dão ao dinheiro e se esquecem do que realmente importa.

debtenorioo 31/01/2024

Grande obra!!
É uma peça teatral, do gênero comédia, de Ariano Suassuna, que foi inspirada na obra "Aulularia", de Plauto. Mas que mantém sua singularidade, representando a cultura nordestina. A história é muito bem ambientada e nos transporta para o cenário em que se passa, se tornando palpável para o leitor. A peça se divide em três atos, o primeiro é a apresentação, o segundo é o desenvolvimento e a complicação dos acontecimentos, e o terceiro é o ápice da narrativa.

A peça conta a história de Eurico Arábe, ou Euricão Engole-Cobra, como também é chamado. Que, certo dia, recebe uma carta de Eudoro Vicente, informando-lhe que tomaria posse de seu bem mais precioso. Euricão logo conclui que ele deseja pedir dinheiro emprestado, supondo que Eudoro sabe de sua porca de madeira cheia de dinheiro, e se desespera, apelando a Santo Antônio. Aqui, Ariano retrata a avareza o apego aos bens materiais, pois essa porca é, para Eudoro, a sua existência. Também demonstra o conflito entre o santo e a porca que Eurico vivência, em que o santo é a esperança e a fé, e a porca é a base e a segurança para a velhice.
Além disso, o autor representa a diferença de classes sociais. Eudoro é um homem muito rico, Euricão possui dinheiro, e Carola é a classe trabalhadora, que sofre injustiças por causa do apego de Eurico, não recebendo pelo seu trabalho. Ao ler essa carta, Carola, sabida e engenhosa como é, percebe que Eudoro não vem pedir dinheiro emprestado, e sim propor casamento a Margarida, filha de Eurico, então faz um plano para casar Eudoro com donata, irmã do protagonista, e Margarida com Dodó, filho de Eudoro, para que assim possa receber seu ordenhado, e então casar-se com Pinhão.
O final da peça se dá, com a solidão de Eurico, depois de perder a filha e a irmã, e ao abrir a porca, vê que o dinheiro não vale mais nada. Então ele se sente morto e desgraçado. Sozinho, se vê num impasse, um absurdo, cuja única saída é Deus. Ao perceber, Eurico se volta ao Santo, do qual se distanciou por causa do apego ao dinheiro.
Ariano fala de sua própria obra no início do livro, em suas palavras: "O santo e a porca representa a traição que a vida, de uma certa forma ou de outra, termina fazendo a todos nós. A vida é uma traição, uma traição contínua. Traição dos acontecimentos a nós, dentro do absurdo de nossa condição, pois, de um ponto de vista meramente humano a morte, por exemplo, não só não tem sentido, como retira toda e qualquer possibilidade de sentido à vida."

Grande livro é esse que, com muito humor, nos faz refletir o que levamos dentro de nós como foco de nossas vidas.

Gabi Cruz 21/01/2024

Que lindeza de peça!
O prólogo desse livro é a coisa mais bonita que já li na vida. O Santo e a Porca é lúdico, leve e divertido. É muito acolhedor ler uma obra com o linguajar do povo brasileiro de verdade, sem requinte, sem frescura e sem estrangeirismo. Os personagens são uma graça e Caroba é, honestamente, genial.

Gabi 20/01/2024

Ariano é incrível, não tem condições! O primeiro que li dele, apesar de, como qualquer brasileiro, já ter visto mil vezes a adaptação de O auto da compadecida.

criminAlogaliterAr 17/01/2024

O melhor do Teatro de Ariano Suassuna
Confesso que há anos não lia nada do gênero textual peça teatral e este clássico de Ariano Suassuna, um dos maiores escritores de literatura brasileira, foi uma grata surpresa para continuar minhas leituras de clássicos e me iniciar nas obras super recomendadas de Ariano.

Sobre o livro, os personagens são engraçados e não há como atribuir a alguns deles a mesma personalidade de Chicó e João Grilo ? É uma leitura simples de fazer e que flui do início ao fim, então é perfeito para agregar na sua bagagem cultural e sair daquela ressaca literária danada!

the.tys 15/01/2024

O Ariano não decepciona!
Esse homem é INCRÍVEL. Para falar a verdade, já esperava q fosse sensacional como O Auto da Compadecida. Ariano consegue levar um enredo tão facilmente, além de me fazer rir a beça a cada linha. Imaginei q fosse próximo ao conto do Euclião ao qual aprendi na aula de Latim.

Porém, o modo como Suassuna coloca o conto de Euclião que é um clássico da cultura latina é tão brasileiro! Isso é SENSACIONAL! Pude ver facilmente as semelhanças, mas me senti bem mais representada... Não tenho palavras para descrever o quanto amei esse livro/peça.

Quero ter contato com mais coisas dele o mais rápido possível!

Michela Wakami 13/01/2024

Peça teatral
Aqui temos uma peça muito parecida com a peça O Avarento de Molière, que também não me agradou.

A história gira em torno de um senhor sovina, que coloca o dinheiro a cima de tudo e que não pensa em outra coisa.

Cris 09/01/2024

Foi um prazer muito grande ler Suassuna, não é uma leitura onde estou acostumada, mas valeu a experiência. A história é divertida e fácil, a classificação não foi melhor devido alguns personagens repetitivos.

Phamela.Suely 08/01/2024

Adorei!!! Excelente! Por ser uma peça de teatro é bem dinâmico, mas os personagens são divertidos. A história em si é bem interessante e divertida.

Ciy 07/01/2024

Hilário e Divertido
Historia divertida com uma leitura fluída. Recheada de um regionalismo gostoso de acompanhar. O final trouxe uma reflexão sobre o que de fato é importante na vida.

Lulu 01/01/2024

Santo
Pra mim foi uma leitura difícil, começando pelo fato de ser em atos, não gosto desse formato, e a história não me cativou muito, apesar de gostar muito do Suassuna.