O santo e a porca

O santo e a porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Laura.Julia 28/12/2023

Me surpreendi muito
Adorei ler esse livro, li ele muito rápido, em uma tarde só. Nunca tinha lido um livro nordestino e foi o segundo livro em teatro que li, por isso achei ele muito diferente de tudo que já havia lido antes. A história é bem engraçada e divertida e os personagens bem doidos. Tive que ler para um trabalho do primeiro ano do ensino médio, achei que não ia gostar porque pensava que esses livros de escola eram chatos, mas estava enganada e amei! Depois desse, até li vários outros livros das aulas de português.

Mayra.Mattoso 25/12/2023

Escrito na forma de peça de teatro, o livro faz uma crítica à avareza de maneira engraçada e divertida. Recomendo!

emilly1176 23/12/2023

"ai a crise, ai a carestia! Santo Antônio, me proteja!"
"O Santo e a Porca" conta a história de um velho avarento obcecado por uma porca de madeira cheia de dinheiro. No meio dessa obsessão, tem casamento (muito casamento!), roubo, santo, promessa e mais um monte de coisa que só dá pra entender lendo o livro.

Ariano Suassuna dispensa comentários, então vou resumir dizendo que é mais uma obra incrível do autor, extremamente engraçada e com uma certa moral no final, já que Ariano sempre tentava trazer reflexões nos seus escritos.

Por ser um roteiro de peça, a obra se torna mais interessante (e até mais compreensível) quando interpretada.

Tenho um carinho maior por esse livro porque minha turma fez uma apresentação de "O Santo e a Porca" no auditório do IF esse mês, então o enredo fica marcado na memória de forma mais forte.

Vai ficar como um dos meus favoritos do ano (e que Santo Antônio nos proteja!).

Milena 23/12/2023

Divertidissimo
Peça teatral que descreve de forma muito divertida e contagiante sobre a avareza humana. O regionalismo como sempre muito marcante nas obras do Suassuna deixam a historia ainda mais admiravel.

Silvio Roni 09/12/2023

Engraçado
Uma ótima leitura para destrair a mente e dar boas risadas.
Um humor descompromissado e leve, muito bom para se ler ao fim do dia.

08/12/2023

Grande Ariano!
Como boa parte dos livros do Suassuna, o livro tem uma história envolvente e engraçada, que dá pra soltar algumas risadas lendo. Curto e de boa leitura.

Tiago.Zulian 07/12/2023

Santa porca
A admiração pela porca, ou cofrinho de dinheiro que o personagem principal tem e que lhe ensina uma lição ao final, em uma historia dinamica cheia de mau entendidos mostrando um humor vibrante do autor. Ótima historia.

sophsdaybyday 18/11/2023

A porca que não valia nada
O Santo e a Porca é uma peça teatral que tive que ler para a escola, mas aproveitei cada minuto lendo porque é de fácil entendimento e é engraçado. Não é como Alto da Barca do Inferno em que você só quer bater sua cabeça repetidamente na parede porque não consegue entender.
O livro é meio confuso no começo, mas começa a se desenrolar bem de uma forma realmente teatral, o que ajuda na leitura.

andy_Pendiuk 13/11/2023

O Santo e a Porca
Ariano Suassuna escreve com maestria personagens espertos e inteligentes que conservam sua simplicidade, é sempre maravilhoso ler as narrativas intrincadas e elaboradas que ele escreve.

O livro provoca uma reflexão de que o apego ao dinheiro muitas vezes nos afasta do verdadeiro tesouro: as pessoas à nossa volta.

Daniellasalves 05/11/2023

Ariano, astuto e cômico
Gostoso de ler, engraçado e de rápida leitura. Comédia, perspicácia, regionalidade, triângulo amoroso, reflexão, lição de vida, Ariano e esta peça entregam tudo! É daquelas histórias que a gente quer conhecer mais e mais histórias daqueles personagens.

Gois 31/10/2023

Sátira divertida
Uma sátira sobre avareza se passando no interior do nordeste. Um espaço pequeno refletindo questões grandes internas. Encenado deve ficar bem engraçado. É mais caricato que o Auto da Compadecida. Rapidinho de ler.

Mauro101 30/10/2023

Suassuna é Único
É uma leitura leve, lírica, diferente do que costumamos ler por aí. Diálogos ligeiros, parece que estamos ouvindo Suassuna falar com seu sotaque. Brilhante.

mlly.maia 26/10/2023

Ótima leitura
Uma leitura rápida, e que te faz pensar sobre a avareza e como é sua devoção pelo que crer, se é realmente devoção ou simplesmente de troca...

JoAo366 23/10/2023

Essa peça é muito boa, ela te prende com o humor e os acontecimentos. A peça é uma comédia mais também trás muitas reflexões.

Carolina 19/10/2023

Ou o santo, ou o apego aos bens mundanos
O santo e a porca é uma imitação nordestina de uma peça do Plauto, Aulularia (195 a. C.) (Trad. "A Comédia da Marmita"), que também inspirou a comédia "O Avarento" de Molière.

Euricão guarda dinheiro escondido por toda a vida numa porca de madeira [que representa os bens desse mundo] pedindo a intercessão de Santo Antônio, seu santo de devoção, para que proteja a ele e seu dinheiro. Ele passa a peça inteira obcecado pelo perigo de ser roubado e faz de tudo para proteger sua porca. A ação se dá em meio a muitas confusões e mal-entendidos, criados pela sua empregada Caroba, que nada sabe da porca, mas está tentando organizar três casamentos. Caroba é esperta e suas manobras lembram as de João Grilo.

Já é dito na introdução qual será o desfecho da história, com sua explicação. Ao perder todo seu dinheiro, Euricão tem uma epifania e percebe seu apego aos bens deste mundo. Ele explica que a única diferença entre ele e os outros personagens [e entre nós, por tabela], é que eles ainda têm a sua porca (aquilo que desejam e valorizam nesse mundo), mas que a qualquer momento podem perdê-la, pois o mundo é assim. Então ele se volta novamente para Santo Antônio procurando respostas sobre a vida que apenas o santo poderia lhe dar.