O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

HalanaC 25/03/2021

Ótimo
A encenação dessa peça deve ser incrível. Uma leitura leve e engraçada, porém com uma boa reflexão. Muito bom.

Barbr 29/03/2021

Melhor personagem: Caroba
Apesar de o protagonista ser considerado o Euricão, dono da famosa porca, a personagem que mais se destaca é a Caroba, empregada de Euricão. É ela com sua esperteza, seus planos faz a história caminhar no que parecia ser uma grande confusão.
É uma história muito dinâmica, leve e engraçada, que pode ser lida em um dia, de tão descontraída que é. Com o Euricão e a devoção a St Antônio e sua porca (onde guarda seu dinheiro) que morre de medo de ser roubada e acha que todos a querem; com Coroba e sua esperteza; com o romance entre Margarida e Dodó, e o ex-relacionamento de Benona com Eudoro.
Uma história que fala sobre religiosidade, avareza, cobiça, casamento, tudo de um jeito divertido, que vale a pena ler.

Marcia 08/04/2021

O santo e a porca
O livro é uma peça teatral dividida em 3 atos e o tema é a avareza e lembra muito o Avarento, de Molière.
Eurico Árabe, pai de Margarida, é um velho pão-duro que guarda toda a sua economia em uma porca de madeira. Seu Eudoro, um fazendeiro da região, envia uma carta avisando que irá visitá-lo e aí começa uma série de idas e vindas e muita confusão.
O livro é curtinho, cheio de humor e leveza e muitas expressões regionais. Também é uma crítica ao trabalho escravo, ao medo da pobreza e a importância exagerada que damos ao dinheiro.

fernanda :) 17/04/2021

Surpreendente
Tive que ler o livro para a escola e minhas espectativas estavam muito baixas, mas me surpreendi. A escrita é fluída e fácil de compreender. Apesar de ser uma comédia, tem uma pitada de reflexão.

Mariano 07/05/2021

cara o canto qure eu ri com esse livro nao ta escrito
eu li este livro para um clube do livro e que livrinho gostoso de ler, a historia mal começa e vc já não entende nada e algumas paginas depois tua bochecha já dói de tanto rir, serio nesse livro e uma confusão que mdss. É Porca pra lá, casamento pra cá, serio teve partes que eu tive que anotar o que estava acontecendo pq assim difícil acompanhar o raciocínio e os planos da Caroba o mulher malandra. Aproveitando que falei dos personagens eles são bem construídos, eu queria umas historias só deles, gostei mais dos outros personagens do que do seu Eurico eu fiquei com uma raiva desse cabra que não ta escrito. Essa raiva vem do nível da avareza desse cara, serio chega ao ponto que ele confunde a filha com a porca. Mas em linhas gerais eu super recomendo esse livro

Nique 11/05/2021

Leitura muito divertida e leve
É a primeira vez que leio uma obra do Ariano Suassuna e devo dizer que o livro é tão divertido quanto ele.
Não estou muito habituada a ler peças teatrais mas a escrita do autor é bem cativante e me prendeu desde o princípio. Possui uma trama simples porém capaz de não só arrancar muitas risadas mas também levar a reflexão em certos momentos.
Gostei muito dessa experiência e quero ler mais obras do autor.

Monica.Silva 17/05/2021

reflexão humorística
O autor brinca com as palavras, com os valores humanos, nos faz rir e refletir ao tratar temas como avareza e ganância de maneira divertida, usa a linguagem dos sertanejos, seus trejeitos e manias pra nos alertar sobre os desvios de comportamento das personagens quando se deparam com um objeto que consideram ter valor monetário, o que são capazes de fazer na intenção de "ficarem ricos". Um texto escrito no gênero dramático e que nos coloca no meio da cena teatral com muito humor e descontração.

nelisa 30/05/2021

O santo e a porca
estou lendo esse livro mais por conta de vestibulares mas vale a pena ler,eu achei uma leitura fácil e divertida,não achei cansativo apesar de em alguns pontos ser confuso,me diverti bastante com esse livro apesar de não ser o meu estilo,recomendaria para vocês lerem,principalmente alunos que estão no primeiro colegial

_aphroditeazul 30/05/2021

O Santo e a Porca
Comecei a ler a história por um trabalho do meu curso de teatro, mas acabei me apaixonando.
Uma forma muito simples de ser escrito, onde tudo acontece de uma forma orgânica e maravilhosa.
Personagens cativantes e cada uma com sua essência.
Definitivamente, a Caroba foi minha personagem favorita. Muito sagaz e inteligente.
Minha nota: 4.5/5

Skravonski 02/06/2021

Através de uma atividade o professor de literatura o passou!

Uma trama bem suspeita que transcende a ideia de suspense e emoção!

Ju 12/06/2021

O Santo e A Porca-Ariano Suassuna
Muito gostosinho de ler, dei risada, amei, e é minúsculo então dá pra ler bem rápido

Tally 12/06/2021

Lembrava de ter lido esse livro porque era leitura obrigatória pra um vestibular, mas já na época gostei muito.

É uma peça teatral, fácil de ler e divertidíssima. É a cara do nordeste brasileiro. Eu amo!

Erich Alves 17/06/2021

Divertido!
Meu primeiro livro do Ariano Suassuna! Curtinho e bem divertido de se ler! Já pretendo ler O Auto Da Compadecida. Ótima obra.

Gutemberg.Monteiro 20/06/2021

Magnífico como toda a obra de Suassuna!
O Santo e a Porca é uma peça leve, cômica e que leva à reflexão de uma forma, para mim, inovadora.
Para quem já leu O Auto da Compadecida, certamente irá gostar dessa obra, já que a construção é semelhante e o humor sempre inovador com as raízes do sertão.