O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Williane 31/01/2021

O Santo e a Porca
Sério, é um livro muito cultural e muito divertido!
Gostei muito dele, a trama é legal demais.

Jane.FAlix 16/02/2021

O santo e a porca
Ariano Suassuna sempre dá um verdadeiro show em suas peças. De um jeito engraçado ele aborda temas sérios, aqui no caso a Avareza e critica tbm os costumes da sociedade. Simplesmente arrasou ????

Marcos Nandi 20/02/2021

Crise e caristia!
Segunda peça que leio do Suassuna (primeira foi o auto da compadecida) e pela segunda vez me divirto muito com seu texto.

Não vou contar o enredo pq o legal é ler sem saber de nada e aos poucos, ir descobrindo as confusões e desencontros dos personagens.

Marcia.Santos 23/03/2021

A porca e o santo
Um livro de qualidade inigualável. Ao ler me questionei: como somos levados por sentimentos diversos que nos permite fazer coisas absurdas a nós mesmos e aos que fazem parte do nossso círculo familiar?
Livro maravilhoso.

Barbr 29/03/2021

Melhor personagem: Caroba
Apesar de o protagonista ser considerado o Euricão, dono da famosa porca, a personagem que mais se destaca é a Caroba, empregada de Euricão. É ela com sua esperteza, seus planos faz a história caminhar no que parecia ser uma grande confusão.
É uma história muito dinâmica, leve e engraçada, que pode ser lida em um dia, de tão descontraída que é. Com o Euricão e a devoção a St Antônio e sua porca (onde guarda seu dinheiro) que morre de medo de ser roubada e acha que todos a querem; com Coroba e sua esperteza; com o romance entre Margarida e Dodó, e o ex-relacionamento de Benona com Eudoro.
Uma história que fala sobre religiosidade, avareza, cobiça, casamento, tudo de um jeito divertido, que vale a pena ler.

Marcia 08/04/2021

O santo e a porca
O livro é uma peça teatral dividida em 3 atos e o tema é a avareza e lembra muito o Avarento, de Molière.
Eurico Árabe, pai de Margarida, é um velho pão-duro que guarda toda a sua economia em uma porca de madeira. Seu Eudoro, um fazendeiro da região, envia uma carta avisando que irá visitá-lo e aí começa uma série de idas e vindas e muita confusão.
O livro é curtinho, cheio de humor e leveza e muitas expressões regionais. Também é uma crítica ao trabalho escravo, ao medo da pobreza e a importância exagerada que damos ao dinheiro.

Moyses5 01/09/2023

É um livro muito bom, meu primeiro contato com um livro do ariano e é um ótimo livros, leitura fácil, poucas páginas, você sente que consegue ler em poucas horas, mas acho que é um livro que recomendo para quem não tem
O abito da leitura

Erich Alves 17/06/2021

Divertido!
Meu primeiro livro do Ariano Suassuna! Curtinho e bem divertido de se ler! Já pretendo ler O Auto Da Compadecida. Ótima obra.

Gutemberg.Monteiro 20/06/2021

Magnífico como toda a obra de Suassuna!
O Santo e a Porca é uma peça leve, cômica e que leva à reflexão de uma forma, para mim, inovadora.
Para quem já leu O Auto da Compadecida, certamente irá gostar dessa obra, já que a construção é semelhante e o humor sempre inovador com as raízes do sertão.

_fernandafirmo 20/04/2023

O santo e a porca
Primeira peça que li. Uma leitura leve e engraçada demais. Admiro muito Ariano Suassuna, simplesmente genial! Uma peça tão gostosinha de ler! Ri alto imaginando como seriam as cenas!

bobbie 18/04/2023

Um deleite!
Começo dizendo que a quinta estrela não entrou porque é impossível ter lido O auto da compadecida e não fazer comparação com qualquer outra obra de Suassuna. O auto é ácido, debochado, arrojado, crítico, engraçado: não foram raras as vezes em que dei risada alto enquanto lia O auto. O santo e a porca tem quase todos os elementos que fazem d'O auto uma leitura deliciosa, mas não tem sua profundidade crítica. Lá se debocha na cara da igreja, do cangaço, do matrimônio (e consequente inevitável adultério), da pobreza, da esperteza. Aqui é tudo muito mais raso, menos enraizado. João Grilo aqui tem seu espelho em Caroba, mas até nela os traços dele são suavizados. O foco agora é exclusivamente na avareza de Euricão, extrapolada ao extremo do ridículo. A leitura é rápida e prazerosa: levei dois dias com o livro na mão.

Gabi, the midgardian 09/06/2022

Leitura para a escola ?
Li esse livro por causa de uma atividade da escola, o que já foi um contra que afetou minha avaliação. Além do formato do texto, um texto dramático, um roteiro de peça, que não está na minha zona de conforto. Todavia, não foi de tudo ruim, a história é ótima e divertida. Por ser do mesmo autor, Ariano Suassuna, possui um humor semelhante a "O Auto da Compadecida" (um dos meus Top 3 filmes favoritos). É uma leitura que vale a pena e pode ser rápida se você se dedicar. Vou deixar essa obra como possível releitura, para quando não houverem prazo, tenho certeza que darei uma avaliação melhor do que a que tenho a oferecer hoje.

Weslley 20/08/2022

Simples
Uma obra bem simples, uma leitura bem rápida e que sinceramente não me prenderam tanto. Em alguns momentos de fato, são cômicos, mas no geral é uma narrativa bem simples. Gostei, mas não ao ponto de me marcar profundamente a ponto de ter alguma relevância. Mas vale a leitura.