The Revenge of Gaia

The Revenge of Gaia James Lovelock

Resenhas - The Revenge of Gaia

Cyd 25/01/2010

Em um primeiro momento, criei certa relutância para ler a obra de Lovelock, uma vez que tudo que sabia sobre a teoria de Gaia havia me parecido como mero besteirol "new age" - e, de fato, na época de seus primeiros escritos, seus principais entusiastas eram também adeptos de movimentos hippies e coisas que o valham. Depois, sobretudo após a leitura deste livro, compreendi a importância metafórica da teoria de Gaia para a urgência que o assunto abordado exige.

Me surpreendeu notar - são só pela leitura desta obra, mas por outras recomendadas pelo autor - o quão equivocados são os rumos tomados não só por aqueles que depredam inconscientemente em nome de objetivos financeiros, obviamente, mas também por seus opositores, que muitas vezes defendem meios tão prejudicais quanto em nome de uma falta de aprofundamento sobre o assunto.

O catastrofismo do autor pode ser considerado um ponto negativo, mas do ponto de vista retórico e levanto em conta seus objetivos militantes, torna-se perfeitamente compreensível.