Histórias do fim do Mundo

Histórias do fim do Mundo Julia do Passo Ramalho

Resenhas -

Gárgula 03/02/2021

Histórias do Fim do Mundo, de Julia do Passo Ramalho
Ler ainda é a melhor saída
Enquanto quarentenado pelo Covid-19, pude ler o ebook Histórias do Fim do Mundo, de Julia do Passo Ramalho e me surpreendi demais. Uma leitura muito boa!

A literatura que a autora vem criando, mostra como vivemos uma época especial. Muitos nomes precisam ser conhecidos e consumidos. Dentre eles está Julia do Passo Ramalho.

O escapismo de visões apocalípticas
Ela nos leva através de visões praticamente surreais de instantes perdidos nos confins dos últimos tempos de tudo.

Só nesse pensamento de estarmos nos momentos finais da vida, já nos permite várias e, por que não complexas, reflexões.

Em todos os contos, temos alguns elementos estampados no pano de fundo do cenário. Um céu cor de terra e a ausência de praticamente todos os seres vivos do planeta, dão algum sentido aos derradeiros momentos agonizantes da existência.

Em uma espiral surrealista, nos deparamos em cada conto com diferentes desfechos desse cenário cada vez mais vazio.. A autora nos mostra o insólito, mas nos apresenta poesia. Na tragédia fantástica da aniquilação completa, ela pinça simples momentos e deles extrai as últimas gotas do néctar da realidade.

Conclusões finais
Estaríamos sonhando enquanto lemos cada fatídico instante? Seríamos apenas as testemunhas buscando um sentido sem muita importância de onde chegaremos??

Um livro que você precisa sem dúvida alguma ler.

Uma autora nacional que você precisa acompanhar.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/04/25/historias-do-fim-do-mundo-de-julia-do-passo-ramalho/

Matheus1156 05/07/2020

"E foi assim que o mundo continuou a existir, habitado por pulgas populosas e imutáveis."

Um conto melhor que o outro! Gostei muito, passei a admirar o trabalho da autora.

Alê 26/05/2020

Pequenos contos sobre o fim do mundo
Uma coletânea de 19 pequenos contos, todos com a temática pós apocalíptica. Em todos eles é descrito um céu encoberto por uma névoa terrosa e como a quase totalidade de pessoas da Terra desapareceu. A partir daí se desenrolam histórias diversas com personagens e situações únicas e peculiares. Eu fiquei particularmente fascinada pelo conto 14 "A Menina que Doía", achei original, visceral, incrível mesmo! Fiquei imaginando que daria um curta magnífico!

Vereana0 18/05/2020

Já se imaginou viver no fim do mundo onde só exista você?

Pois bem essa obra a Julia escreveu contos onde pessoas e até mesmo objetos contam sobre ser o último habitante do mundo e vou dizer que amei a escrita da autora.

E recomendo essa leitura com certeza

Leonardo.Heffer 06/05/2020

Uma ode ao fim do mundo
Sou muito suspeito quando o assunto é qualquer trabalho da Julia. Admiro todos os trabalhos, cada um com suas particularidades. A autora tem um dom nato para contar histórias das mais variadas. Mas ainda não tinha conhecido a Julia contadora de contos dos mais variados gêneros, como os que estão presentes nesta antologia.

Chamo de contos, mas bem poderiam ser crônicas. Isso porque, ao longo das pouco mais de 100 páginas, Julia, pela primeira vez brinca com a forma de contar suas histórias. Talvez porque ainda estivesse experimentando, procurando a sua voz - o que hoje sei muito bem que ela encontrou.

O que me admirei mais neste livro é como ela brinca com a escrita e seu o processo. E não há uma separação de estilos, o que te permite se surpreender a cada história apresentada, tanto no formato como com os narradores.

Coração ficou apertado em algumas das histórias como em “Desencontros”, “Os Pampas” e “A Senhora de vestido Roxo”. Foi uma grata surpresa ter esse livro. E o conselho que deixo, é que não consuma - usando as palavras da Julia: coma romances, saboreie novelas, degluta contos e de sobremesa, poemas.

Letícia_Books 27/03/2020

É uma leitura boa, mas nem todos os contos te cativam