Feminismo

Feminismo Cathia Jenainati

Resenhas - Feminismo - Um Guia Gráfico

Daniella.Santos 20/08/2022

Instrutivo
Fala bem sobre a história do feminismo europeu e americano, deixa claro que começa com muito preconceito de classe e raça. A introdução já diz que o livro foca nesses lugares então não levei a mal a falta de referência sobre outros países

Lucas.Oliveira 02/06/2022

Outra visão
Esse livro me fez repensar sobre toda a minha vida. Nos meus momentos de insegurança e dificuldade, percebi que se eu fosse mulher, TUDO teria sido 10000000x mais difícil, doloroso e dificultoso.

O que nos resta de fato, é aplaudir de pé todas as mulheres, e aprender todos os dias com vocês, é isso.

Thaina177 30/03/2022

Feminismo
Foi um livro bom onde eu pude aprender muito sobre a luta de nós mulheres e conhecer outras feministas muito forte que ajudaram muito a chegar onde estamos hoje em dia. Além de ser um livro com bastante ilustrações e torna muito rápido de se ler

Thami 14/01/2022

Um livro que ensina sobre o feminismo, que mostra a história dessa luta (não, mostra a história em si do feminismo brasileiro) um livro q todo mundo deveria ler, onde ajuda a entender a real luta, um guia q até uma criança entende

Alice 22/12/2021

Meu começo desse entendimento
Meu primeiro livro q fala sobre feminismo, gostei bastante e aprendi muita coisa, adorei. Acho q para iniciantes, esse livro é muito bom! Espero ver outros livros sobre o movimento para poder aprender mais.

Gabi Naves 21/12/2021

Conhecimento!!
Eu aprendi MUITO com esse livro. Eu pensei que sabia sobre o feminismo e ao lê-lo, eu percebi que não sabia nada comparado ao que eu sei agora que terminei. Indico a todos que querem ler sobre o assunto, sobre o movimento mas querem um livro leve e de grande conteúdo. O livro contém desenhos, o que ajuda a deixar tudo mais ?leve? devido a tanta informação. Eu amei demais?

Alannys 01/12/2021

Um bom começo
O livro ?Feminismo: Um guia gráfico? tem a autoria de Cathia Jenainati, uma professora adjunta do Departamento de Inglês e Literatura Comparada da Universidade de Warwick (no Reino Unido), e Judy Groves, uma pintora e ilustradora que também trabalhou em outros títulos da coleção "Um guia gráfico".

A obra é o primeiro volume da coleção. A série é composta por livros escritos por especialistas e ilustrados por artistas de renome, tendo o objetivo de introduzir de maneira simples assuntos de diversas áreas do conhecimento humano, como: política, filosofia, sociologia, psicologia, ciência e etc.

O título apresenta um panorama geral do movimento feminista, abrindo um leque a respeito das diversas perspectivas existentes ao longo da história do mesmo. Cathia varre todos os acontecimentos que contribuíram para a construção do movimento desde o século XVII, abordando inicialmente as pensadoras que promoviam reflexões feministas antes da primeira onda.

Após citar essas personalidades, a autora percorre a linha do tempo da primeira e da segunda onda do movimento feminista, destacando os marcos, as pensadoras e as teorias.

A escritora finaliza esse trajeto dispondo discussões mais atuais dentro do tópico, citando a objetificação do corpo feminino, os padrões estéticos, as expectativas de comportamento feminino e o feminismo em outras culturas.

A narrativa consegue ressaltar os aspectos principais de cada tema de forma bastante compacta, além de vir acompanhada de diversas ilustrações no estilo graphic novel, aspecto que torna a leitura mais dinâmica.

Confesso que senti falta de um aprofundamento maior na abordagem do feminismo negro. Esperava que as personalidades fossem mais exploradas e ganhassem mais espaço, tal fator me fez tirar uma estrela na avaliação.

No geral, foi uma leitura agregadora. Recomendo a obra a quem está buscando uma introdução objetiva, dinâmica e linear dos estudos do movimento feminista.

Mavete07 05/08/2021

É bacana
Vou considerar mais um livro introdutório, ele fala umas coisas que eu meio que já sabia e informa mais sobre a história envolvendo o feminismo no geral
Leticia 19/11/2021minha estante
Nesse caso então é para quem quer começar a ser feminista? (Eu ainda não li esse livro)

Mavete07 19/11/2021minha estante
Mais ou menos

Luzi 17/04/2021

Leitura Agradabilíssima
Ao abrir este livro, me surpreendi com a dinâmica da leitura que se torna extremamente agradável ao observar as gravuras e desenhos.
Assemelha-se a um livro de História Contando os marcos mais importantes do movimento, de maneira muito sucinta e descontraída...

Gizele 19/02/2021

Mostra historicamente a luta das mulheres por igualdade de direitos.
Apresenta nomes de mulheres destaques nessa trajetória.
Muito ilustrado.
Ainda assim não fluiu bem pra mim. Queria muito me informar mais sobre o movimento, tem bastante informação legal, mas não me cativou. Ainda assim, é uma obra importante para quem busca entender o feminismo. Esse eu ganhei em sorteio aqui no skoob mesmo e fiquei muito feliz pela oportunidade de ler.
Juju 25/10/2021minha estante
Acho que o melhor pra ler sobre feminismo mesmo é ler as próprias autoras, acho a maioria dos guias gerais demais

marihoschette 15/02/2021

Uma boa base para conhecer o movimento
Super recomendo a leitura para todas as pessoas que não entendem muito sobre a origem do feminismo. Iniciei a leitura pela carência de informações na área e terminei a leitura com um ótimo embasamento sobre o movimento

Erica 05/12/2020

Ideal para indicar para aquela pessoa que diz que não precisa do feminismo. Se ela precisa que desenhe, esse é o livro ideal.