Lágrimas de Mariana

Lágrimas de Mariana Gilberto Nascimento

Resenhas - Lágrimas de Mariana

Rita.Liziet 09/09/2021

Uma história que tem como base as lágrimas da personagem principal. Sentia-se só, namorando a lua todas as noites. Até que num passeio a cachoeira, quase se afogando, conhece seu salvador e o amor da sua vida, Miguel.

É difícil passar por algumas partes bem lacrimosas? o excesso de maldade da mãe de Mariana, Constância, por exemplo, era de arrepiar. O sofrimento de Miguel era de cortar o coração.

Gatilhos são expostos de forma bem real, sentindo junto com a personagem. Um final inesperado, porém carregado de sentimentos.

Vale a pena a leitura!

Ju Zanetti 02/09/2021

Livro incrível
Baseados em fatos reais esse livro vai te fazer chorar. Livro muito bem escrito, e com leitura fluída. Mariana é uma jovem linda, cheia de vida mas tem uma mãe extremamente cruel e possessiva, que quando perde o marido, meio que perde o "freio" para as maldades com a filha.
Mariana conhece Miguel, mas a mãe o considera de classe inferior, separando o casal e fazendo da vida da filha um verdadeiro inferno.

Rebeca - @_meupaisdasmaravilhas 05/08/2021

Hello!

#resenhameupaisdasmaravilhas

Livro: Lágrimas de Mariana
Autor(a): Gilberto Nascimento - @betofnascimento
Nota: 4⭐

🚨 ALERTA: ESSE LIVRO POSSUI GATILHOS PARA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA, FÍSICA E TORTURA.

“As lágrimas são como oração e com elas você nunca vai se sentir sozinha.”

Esse livro faz parte do projeto “Livro Viajante” da @tagtuthor e agradeço muito pela oportunidade de participar do projeto. O próximo destino do livro é com @meulivrochegou em Nilópolis/RJ.

Mariana é uma jovem lindíssima e cheia de sonhos, que vive com seus pais na mansão da família no Sul do Brasil.
Constância, mãe de Mariana, é uma mulher que só se interessa por dinheiro e poder, que esconde a escuridão de sua alma através de caridades, por isso é uma mulher admirada na cidade.
Quando Mariana se apaixona por Miguel, um rapaz pobre, que sonha em ser médico, sua mãe imediatamente proíbe o romance, alegando que sua filha jamais se casará com alguém pobre.
Recusando-se a desistir de seu amor, Mariana enfrenta a mãe e dá início ao seu pesadelo. A determinação de Constância em separar o casal não tem limites e, após cometer um crime, decide trancar e acorrentar a filha no sótão da residência. É lá que Mariana vive por 15 anos, recusando-se a desistir e renunciar seu amor por Miguel.
Eu gostei bastante do livro, é um romance de época que se passa em 1832.
A história de Mariana é muito trágica e o leitor se choca do início ao fim com a maldade de Constância. É impossível imaginar que uma mãe tenha coragem de fazer tão mal à sua própria filha.
Todos esses sentimentos de indignação, revolta e sofrimento são acentuados porque o livro é baseado na história real de Blanche Monnier, uma mulher que foi trancada no sótão pela própria mãe por 25 anos, pelo mesmo motivo de Mariana: amor.
A narrativa do livro é ótima, a escrita é super fluída e prende o leitor.
A história de Mariana me trouxe muitas emoções, lágrimas, revolta, esperança. Recomendo muito o livro, é muito bom!

“O amor veio parar curar as pessoas. Torná-las melhores e o amor para si tinha só feito mal.”

site: @_meupaisdasmaravilhas

Bi Faria 20/01/2021

| Resenha
Capa maravilhosa! E foi uma leitura que trouxe fortes emoções onde o amor fez morada mesmo diante da dor e do sofrimento.
Mariana é uma moça linda, que vive com a família na melhor casa da região. Sua mãe preza pela aparência, requinte e sempre estar acima de todos, por seu poder, dinheiro e boas ações.
Seu pai e a governanta são suas únicas luzes perto de uma mãe que nunca demonstrou afeto, ela tem uma áurea sombria focada somente em seus interesses.
O que Mariana nunca imaginou que sua vida mudaria drasticamente ao conhecer seu primeiro e único amor, perder seu pai, fugir para que pudesse viver com o Miguel o que sempre sonhou, constituir uma família e ter filhos.
Só que a fuga foi breve pois sua mãe tinha meios de destruir Miguel, que não fora aceito por Constância por o achar pobre e seguir as regras da sociedade da época.
Mas por esse amor ela faria qualquer coisa, abdicaria dele para que Miguel não sofresse. Só que ao retornar para a prisão de sua casa ela descobre sua gravidez.
A partir daí o inferno reina naquela casa, a governanta tenta ajudá-la mas sua mãe chega ao extremo, a fazendo perder o bebê.
E o pior ainda está por vir, Mariana é trancafiada no sótão pela própria mãe para que não a denuncie pelo crime e não viva esse amor.
A condição que a mãe lhe impôs foi desistir do amor e isso Mariana jamais faria. Foram 15 anos trancafiada no escuro comendo mal, no meio da sujeira, mas amando.
E durante todo esse tempo ela relembrava os momentos bons, se lamentava por não poder viver o que sempre sonhou e pedia forças a Deus .

O autor com uma escrita fluida me levou às lágrimas com esse romance de época, por todo o sofrimento e dor de Mariana e o fato de mesmo assim ela não deixar de acreditar no amor. "O amor é sublime! Capaz de nos fazer esquecer as maiores dores e consolar as lágrimas mais profundas, como as minhas agora. Capaz de consolar as tristezas mais dolorosas e nos fazer enxergar a vida de um modo diferente!" "E quando for chorar, lembre-se que as lágrimas são orações que fazemos ao Criador. Ele nos atende pelas simples gostas que caem dos olhos."

Juliana @raizdeumlivro 19/11/2020

LAGRIMAS DE MARIANA 5
Mariana tinha sua vida planejada, se casar, escrever um livro e ter uma família, até um homem inesperado mudar o rumo de todo seu destino, Miguel, um jovem de classe média que se apaixona perdidamente por Mariana, mas a mãe da jovem (Que é conhecida em toda cidade) proíbe esse romance e ao ver a desobediência de sua filha descarrega sua ira sobre ela, lhe causando muitas dores, lágrimas, perdas e medos constantes.
E foi assim que iniciei mais uma leitura intensa, com vários sentimentos transbordando dentro de mim durante os acontecimentos do livro. Mariana é uma doce jovem com uma personalidade marcante e pura, ela não pode se dar ao luxo de viver por amor por conta de sua mãe, com o repentino interesse do jovem rapaz e o posicionamento contra de sua mãe faz com que esse romance tenha quase ou até mesmo nenhuma chance de acontecer. A mocinha passou por tanta coisa nesse livro, que nem eu sei se suportaria, haja lenço para esse leitora chorona kkk
Esse não é aqueles romances de época que suspiramos com bailes e briguinhas do casal, aqui é a mais pura realidade de uma história que realmente aconteceu, a forma como o autor transpôs tudo para o papel nos permitindo conectar com Mari... O que me fez degustar e querer saber mais sobre a Mariana verdadeira.
Maldade se ver de qualquer lado, até mesmo de parentes próximos, aqui o papel vai para a mãe de Mari, Dona Constância, quem imaginaria que essa mulher conhecida por todos por ajudar o próximo fazendo caridade pudesse ser capaz de trancafiar a própria filha em um sótão por muitos anos. Uma mulher que sequer mediu ou pensou em seus atos e que se preocupava apenas com a necessidade de fazer o que ela achava que era melhor para a mocinha (ou para ela mesma). As cenas são de deixar o coração partido, Mari tinha o amor de seu pai, Cecília sua governanta e seu primeiro e único amor,  Miguel, mas se viu perdendo cada uma dessas pessoas da sua vida.
No final do livro tem uma pequena nota falando sobre a a história real na qual o livro foi inspirado, uma escrita que flui bem, é intensa e possui algumas passagens reflexivas. Vou considerar que tem alguns gatilhos vomo agressão física, psicológica e verbal. É isso Raízes, até a próxima.

Fran 12/11/2020

IG @leituraincrivel
Mariana é uma jovem doce e carinhosa com todos. Muito bonita e sonhadora, em um dia de passeio com sua cuidadora Ceci, quase se afoga. Ela é salva pelo cortês Miguel e foi amor à primeira vista entre eles. Só que ele é de uma classe inferior a dela e sua mãe, madame Constância, conhecida por fazer obras de caridade não aprova o envolvimento dos dois e humilha do jeito que pode o rapaz.

Disposta a viver a todo custo o que sente, Mariana foge com Miguel, mas o medo de ver seu amado preso a faz voltar e viver uma vida miserável. Tratada pela própria mãe pior que uma prisioneira, Mariana sobrevive por 15 anos em um sótão imundo, sendo obrigada a abdicar dos seus sentimentos, que permanecem fortes.

?? O que mais me doeu em toda essa história foi saber que ela é baseada em fatos reais. Não consigo imaginar todo o sofrimento que a pessoa pode aguentar por amor. E o mais lindo foi saber que esse amor foi real e permaneceu com ela, que suportou todas as dores e não abriu mão dele por dor física nenhuma.

?? A história é bem formulada, prende, surpreende, emociona e me fez acreditar no amor verdadeiro. Mariana foi forte, Miguel foi sonhador e eu acompanhei o sofrimento de perto, torcendo pelo amor dos dois. A leitura foi viciante, chocante e IN-CRÍ-VEL! Senti tanta raiva da Costância, pois não consigo imaginar como uma mãe pode fazer a filha passar por tudo isso apenas por capricho, status ou dinheiro. Sinceramente, todo castigo, é pouco!

Mariana.Sokolonski 11/11/2020

Lindo e triste
Lágrimas de Mariana é aquele tipo de livro que mexe com todos os seus sentimentos... Me fez chorar, me deixou com raiva, me fez morrer de amores. Mas a Mariana aqui chorou tanto quanto a Mariana do livro.

Beatriz @lendo_com_bia 10/11/2020

Preciso de uma caixa de lenço
Lágrima de Mariana
Em 23 de maio de 1848, uma carta anônima é enviada ao Delegado com a informação de uma mulher mantida presa por 15 anos por sua mãe, em um sótão sórdido, entre o lixo e vermes.
Mariana tinha sua vida planejada, se casar, escrever um livro e ter uma família. Até que um homem inesperado muda o rumo de todo seu destino.
Miguel, um jovem de classe média se apaixona perdidamente por Mariana, mas a mãe da jovem, que é conhecida em toda cidade, proíbe esse romance, que ao ver a desobediência de sua filha descarrega sua ira sobre ela, lhe causando muitas dores, lágrimas, perdas e medos constantes.
Após uma breve fuga, Mariana é forçada renunciar ao seu amor. Sem medir esforços, Constância chegará ao extremo para manter seu nome e seus méritos na sociedade. Até mesmo retirar seu neto das entranhas da filha.
A jovem antes cheia de vida e sonhos só podia desejar a morte, sem conseguir sobreviver ao caos que seus dias se transformaram após ser trancafiada no sótão pela própria mãe, desejava paz para seus dias solitários e sem esperança... Durante 15 anos.
Sabe aquele livro que você precisa ler com uma caixa de lenço do lado?
Bom é exatamente esse. Eu chorei do inicio ao fim.
A escrita do autor é viciante o livro é baseado em fatos reais O caso Blanche Monnier
O livro pode conter alguns gatilhos.
A cada página que ei li só conseguia torcer por um final feliz, esse livro mexeu muuuuuuuito comigo que não sei mais o que dizer só sentir e chorar
Ps: estou com medo de ficar de ressaca

Paula 15/10/2020

Até onde um ser humano consegue ser tão cruel? Até quanto um ser humano pode aguentar, simplesmente ser privado de viver? Tudo em nome da aparência e do dinheiro. Baseado em fatos reais. Simplesmente chocante!

Dienefer e Stefene 01/10/2020

Lágrimas de Mariana
✨A história se passa no Sul do Brasil em 1832. Mariana era uma jovem com pais influentes por assim dizer, seu pai: Bento de Barros era Diretor do Colégio e vereador na Prefeitura e Constância era conhecida na cidade por fazer caridade.
✨ Um certo dia Mariana pede para sua mãe deixá-la ir ao rio com ​Cecília a governanta da família. Constância acaba deixando.
✨ Enquanto estava no rio Cecília vigiava a menina da margem mas depois de um certo tempo nadando Mariana acabou se afogando e foi salva por Miguel que surge do nada e os dois se apaixonam (me disseram que isso não era spoiler, não fiquem bravos 😌).
✨ Os dois combinam de se ver no outro dia e assim se encontram no mesmo lugar, mas Constância encontra os dois juntos e proíbe sua filha de ficar com alguém de classe inferior e arruma um escândalo.
✨O pai de Mariana era um bom homem e sempre quis o bem da filha, ele acaba morrendo pois estava muito doente.
✨Então Mariana fica aos cuidados da mãe, que ao contrário do que todos pensam não é aquela pessoa bondosa e amorosa que aparece em eventos de caridade e sim uma mulher terrível que é capaz de fazer atrocidades com sua própria filha para manter as aparências.
✨Bom o autor se baseou em fatos reais para escrever essa história que como o próprio titulo indica lágrimas vão rolar e não serão só as de Mariana, se preparem para chorar junto (já preparem os lencinhos para ler esse livro 🤧).
✨ Eu gostei muito do livro apesar de ter pausado a leitura pra refletir e surtar no grupo da gincana diversas vezes 😁. Eu criei um ódio tão grande da Constância que não tem nem como descrever em palavras.

site: https://www.instagram.com/p/CFspT4Hjpjn/?utm_source=ig_web_copy_link

Elaine.Januario 17/09/2020

LÁGRIMAS DE MARIANA
O livro é um romance que foi inspirado em fatos reais. A narrativa do livro é boa e faz com que leia adiante. Em relação ao romance do casal protagonista, ele ocorre de maneira muito rápida! Rápida mesmo! No entanto, é motivo para que protagonista passe por situações extremamente complicadas durante a trajetória do livro.

Mariana é uma jovem de boa família que se apaixona por um estudante de medicina que é pobre. Ela não tem muita liberdade e encontra nesse amor, uma porta para a felicidade. Porta essa que se fecha com a morte inesperada de um ente querido e que acaba sendo a força necessária para que a vilã da historia tome força contra o amor do casal.

É um livro um pouco angustiante, pois você acompanha uma situação muito desfavorável para que se tenha um final feliz. Além das sensações de que como é possível um ser humano, principalmente, com a ligação que tem, poderia fazer algo tão vil.

Nos deparamos com uma realidade ocorre, pois foi inspirado em fatos reais, que na historia, pela quantidade de anos que iram se passar será complicado retomar aquilo que foi perdido.

O final do livro é bem diferente do esperado para quem tem uma expetativa prévia.

site: https://editorpublicacoesromance.blogspot.com/

A Levada da Nerd 17/09/2020

O enredo se passa no Sul do Brasil em 1832, Mariana é uma jovem belíssima, cortejada por muitos e de uma família com uma posição importante na sociedade. Constância, a mãe biológica de Mariana é mulher gananciosa, fria e que só se importa com as aparências.
Em um passeio na cachoeira, Mariana se afoga e tem como seu salvador o jovem Miguel. A paixão é imediata e ambos não conseguem disfarçar.

Constância terá um baile em sua homenagem por fazer boas obras e nesta ocasião, Mariana e Miguel voltam a se reencontrar e ambos trocam juras de amor. Mas a mãe não irá permitir que sua filha se envolva com um pobre.

Para enfrentar a mãe, ela decide fugir com seu amor, porém a felicidade dura pouco e a jovem se vê obrigada a retornar para casa. Um segredo é descoberto, um crime cometido e Mariana é presa pela própria mãe no sótão de sua casa por 15 anos!!!

Será que ela conseguirá escapar e viver seu amor proibido?

Ps: o autor se inspirou em uma história real

Tem foto lá no meu ig:@alevadadanerd

Luhluzs 16/09/2020

Perfeito
Conhecemos Mariana, uma garota que mora com os pais , rodeada de riquezas, mas que isso não afeta em nada a bela garota simples e graciosa que ela é, sendo criada e educada pela governanta da casa a Ceci, a quem lhe tem todo o amor, além de seu pai, que era seu grande protetor e amigo até o dia de sua morte. A Constância mãe de Mariana, é uma mulher difícil, o que só piora após a morte de seu pai, e quando descobre que a filha está amando enlouquecidamente o Miguel, um homem pobre da cidade, pois como ela diz, ela irá se casar com um homem que não esteja a altura de sua família.⠀

O que será que Mariana irá fazer para viver seu grande amor?⠀

Foi difícil ver como foi a vida da garota que encontrou seu amor eterno e teve ele privado por uma mulher, que não aceitava que a própria filha pudesse amar, ver como a sua vida pôde gerar atrocidades vindas da própria mãe, e o pior concretizar tudo isso com a maior facilidade com o teor de que “isso é para o seu próprio bem”, até um certo ponto de tudo que estava acontecendo, o respeito pela mãe prevaleceu, até porque naquela época respeito era a base de tudo, coisa que não temos muito nos dia de hoje, mas só durou até onde Constância conseguiu lhe arrancar a alma por assim dizer, e com isso fez o que fez.⠀

Até que ponto um amor vale tanto para que passar pelo que ela passou seja válido, e o que se passa na cabeça de uma mulher que se diz amar a filha, se colocar a cima de tudo e de todos, para manter aparências, o que me faz questionar se ela realmente é uma pessoa com um psicológico “normal”, tive uma experiência bem arrasadora com essa leitura, e pela primeira vez conseguir ter ódio de um personagem, minha vontade era entrar no livro e acabar com ela, acho que outros leitores também tiveram essa vontade. ⠀

O autor conseguiu extrair todas as emoções possíveis com um enredo ótimo, e uma escrita fluída e suave, fácil de ler, o que deixa tudo mais intenso por você não conseguir largar o livro, é pequeno, tem um pouco mais de 150 páginas.⠀

Com personagens marcantes, Mariana deixa sua marca cativando com sua doçura, Ceci uma mulher sábia, maravilhosa, o Miguel um homem de palavra, integro, Constância uma mulher de aparências, manipuladora, narrado em terceira pessoa, conseguimos entender com facilidade, o que o narrador quer nos passar.⠀

O livro é marcante como um todo, recomendo a leitura? Com certeza, mas vá preparado para sentir todo tipo de emoção possível, porque ele vai ser como uma caneta no papel, vai deixar uma algo marcado pra sempre na sua vida.⠀

Cristiane.Rocumback 15/09/2020

Baseado em fatos reais. Emocionante...
No sul do Brasil, uma família super influente é a "sensação do momento". Composta pelo pai Bento de Barros, a mãe Constância e a filha Mariana.

Mariana, a jovem sonhadora que anseia por liberdade, vive uma vida de certa forma reclusa para agradar a mãe.

Constância é uma mulher envolvida em obras sociais e aclamada na cidade, mas tudo isso não passa de fachada. A mulher é puramente egoísta e orgulhosa, deixando sua personalidade abater a felicidade da família. O grande tesouro de Mariana é seu amado pai e também uma mulher que lhe acompanha desde bebê, mas agradar a mãe tem se tornado um fardo e cada vez mais difícil.

Quando Mariana se apaixona por Miguel, sente-se completa e cheia de esperanças de ter sua própria família, mas sua mãe ao perceber essa paixão considera o rapaz impróprio para família tão abastada e benquista como a sua e planeja a separação do casal.

Uma grande perda e a interferência da mãe mudam totalmente a vida de Mariana...

Esse livro contém uma grande história. Demorei um pouco para me conectar a ela, mas quando isso aconteceu rapidamente terminei a leitura e gostei muito. O livro é baseado em fatos reais e o leitor pode ler essa informação nas notas do autor. A escrita é bem atual, se tratando de um romance de época, mas não interfere no entendimento da história. É uma ótima dica de leitura.
E sim, é emocionante e provável que os leitores mais sensíveis derramem lágrimas também.