Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas

Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas David Epstein

Resenhas - Por que os generalistas triunfam em um mundo de especialistas

Sandra 21/04/2024

Por que os Generalistas vencem em um mundo de Especialistas
David Epstein traz argumentos e exemplos de como uma visão e conhecimento generalista pode contribuir para a amplitude da aplicabilidade do conhecimento no mundo prático. Sem desconsiderar as vantagens da especialização aduz para as possibilidades de resultados mais positivos para aqueles que abrem seus horizontes para conhecimentos diversos.

Paulo 08/04/2024

Vale a leitura
O livro inicia comparando as histórias de Tiger Woods e Roger Federer. O primeiro se dedicou integralmente ao golfe desde os 4 anos de idade, enquanto Federer se interessou por vários esportes, se dedicando mais ao tênis a partir da adolescência. Ambos foram geniais em seus esportes.

Tiger Woods representa a aplicação da “prática deliberada”: 10 mil horas de experiência acumuladas de treinamento altamente especializado, com instruções explícitas sobre o melhor método, supervisão individual, feedback imediato, conhecimento dos resultados do desempenho e execução repetida das mesmas tarefas ou similares.

A tese do autor é que a técnica da “prática deliberada”, porém, só funciona em ambientes de aprendizagem generosos, tais como para jogadores de xadrez, poker, golfe, música clássica, onde as regras e respostas não mudam com o tempo. Para a maioria dos esportes e para análises econômicas e políticas, por outro lado, o poder da amplitude, a experiência diversificada e a exploração interdisciplinar são muito importantes e mais eficazes.

O livro desmistifica alguns clichês. Um deles é que você nunca deve desistir, senão, nunca vencerá. O autor explica que saber desistir é uma vantagem estratégica importante e que todos devem saber quando mudar para buscar projetos mais adequados. Cita o exemplo de Van Gogh, que experimentou diversas atividades antes de se dedicar à pintura.

No campo das previsões, o autor explica que é preciso tolerar as ambiguidades e tratar nossas próprias ideias como hipóteses a serem testadas.

De fácil leitura, o livro é repleto de exemplos de pessoas reais e experimentos científicos que nos fazem refletir. Nem sempre a especialização é o melhor caminho.

Danilo.Brizida 17/01/2024

Um livro que tem um ideia central muito boa, mas com exemplos muitos massantes e muitas vezes repetitivos. Todavia, gostei da ideia central, de buscar amplitude ao invés de ser especialista e de mostrar que nunca é tarde para novos desafios, e o desenvolvimento de habilidades de forma tardia, pode ser um fator de sucesso.

Luis.HD 09/01/2024

Livro de alta qualidade até a metade, demonstra várias histórias condizentes com a ideia de que generalistas assumem grandes vantagens em comparação com grandes especialistas que desde a infância nunca esperimentaram algo novo

Kayque.Ferreira 13/10/2023

Sempre tive medo das consequências da minha indecisão profissional, comprei esse livro para saber se teria alguma luz sobre o assunto e devo dizer que sim, fiquei bem mais aliviado.
Ele trata de como diversidade de experiências que os "generalistas" podem ter impulsionam eles a grandes feitos.
Estou inspirado. Para mim, foi um livro muito importante.
Mas é uma leitura com muitas barrigas, infelizmente, o autor devaga, aprofunda em temas muito específicos de áreas muito ímpares e a leitura fica cansativa juntamente com uma diagramação que também é tediosa.

Eduardo 18/09/2023

Interessante
Muito interessante a teoria do autor e como ele apresentar fatoa comprobatórios, bem como casos reais!

Pedro.Treaquin 27/06/2023

Desafiando a Especialização
David Epstein traz em seu livro a ideia de que indivíduos com amplo conhecimento em diversas áreas, chamados de "generalistas", possuem uma vantagem em relação àqueles que se especializam em apenas uma área. Ao longo da obra, o autor justifica essa perspectiva por meio de estudos comparativos entre generalistas e especialistas, oferecendo exemplos em várias áreas do conhecimento. Ele critica a tendência da sociedade moderna em valorizar cada vez mais a especialização, argumentando que o mundo atual demanda abordagens mais abrangentes e flexíveis, já que a quantidade de informações disponíveis é cada vez maior. Ao se aprofundar em um campo específico, corremos o risco de perder a capacidade de pensar além dessa área e de correlacionar conhecimentos.

No decorrer do livro, é ressaltado que os generalistas possuem uma maior facilidade em se adaptar a novos ambientes e desafios, além de demonstrarem uma criatividade maior e uma habilidade para fazer conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Por outro lado, os especialistas tendem a ter uma visão limitada e enfrentam dificuldades ao lidar com situações imprevisíveis, já que ficam restritos à sua área de expertise e a utilizam como base para resolver todos os problemas.

Uma crítica que faça ao livro é que, em determinados momentos, ele se torna repetitivo, devido à quantidade de exemplos utilizados para transmitir uma mesma ideia. O autor volta repetidamente a pontos-chaves já abordados, o que poderia ter sido evitado para tornar a leitura mais agradável.

O livro é interessante, pois provoca uma reflexão sobre as concepções convencionais de especialização. No entanto, não acredito que deva ser seguido e tomado como uma regra absoluta. Tanto em uma sociedade quanto em uma equipe de trabalho, é necessário contar tanto com especialistas quanto com generalistas, pois ambos possuem suas vantagens. Se eu tivesse que destacar um "modelo" profissional, seria o do "T-Bone" ou "T-shaped", que combina um conhecimento aprofundado em uma área específica com habilidades gerais e transversais, possibilitando um conhecimento mesmo que superficial em outras disciplinas além da especialização principal.

1 12/06/2023

Bom livro.
Gostei desse livro. Ele confirma através de pesquisas algo que eu sempre notei na prática. Uma leitura muito interessante.

Constantino 05/05/2023

Fora da caixa!
Leitura excelente pra quem quer entender mais do mercado de trabalho e de como abrir a mente para vivenciar coisas novas e se tornar um generalista na cadeira que ocupa.

Por se tratar de um livro ?de negócios?, se torna meio repetitivo pelo detalhamento de vários exemplos, mas pra quem gosta de entender um conceito na prática m, ou entender por meio de números, isso é um ganho.

A escrita é bem fluída, os tópicos bem divididos (mas complementares). Mostra muito porque uma equipe diversa, com múltiplas vivencias, traz ganho para toda uma empresa ou até para os integrantes do time. Vale a pena ler :)

Renanzêra 22/04/2023

Interessante, mas cansativo
O livro debate sobre a importância de ser especializado, mas também de desbravar outras áreas "fora da zona de conforto". Todo capítulo o autor utiliza um exemplo interessante para comprovar sua tese mas, ao mesmo tempo, o livro se torna cansativo por todo capítulo falar sobre "a mesma coisa".

Taci 18/02/2023

Aprendemos quem somos na prática, não na teoria
Um livro interessante que relata como algumas pessoas extremamente generalistas conseguiram desenvolver carreiras de sucesso.

"Uma pessoa não sabe o que pode fazer a menos que experimente. Experimentar é a resposta para encontrar seu talento".

Luiz Casara 09/01/2023

Desruptivo
Traz do começo ao fim exemplos de pessoas ?similares? sempre dos 2 lados (especialista e generalista), um que a vida toda só exercitou uma única habilidade e outro uma pessoa que fez ?N" coisas e em algum ponto virou referencias também naquela habilidade do especialista.

Eu achei incríveis os casos, é uma quebra de paradigma muito forte, explodiu minha cabeça em cada novo capitulo com cada nova situação.

ObsEsse livro foi a recomendação do Bill Gates como livro mais impactante que ele leu em 2020.

Victor, the Reader 19/10/2022

Vencido tem os generalistas
Esse livro serviu como um calmante para um coração desesperado. Fui fisgado pelo título! E me encontrei. Sou um tipo de pessoa de gosto eclético pelo conhecimento. Sou formado em Ciência da Computação, e tenho Mestrado na área, mas nunca consegui me concentrar em apenas uma área do conhecimento. Gosto de estar sempre aprendendo, principalmente em áreas que não estão nada relacionadas com a minha. Não estou dizendo que não sou especialista na minha área, mas que ficar "apenas" nisso me causa um desconforto e uma inquietação tremendos. Esse livro me mostrou que eu estou no caminho certo... amplitude é a palavra-chave. Vencer é a consequência. E tem sido assim :)

Hadias 10/09/2022

Just do it
Livro fantástico, principalmente para quem como eu sempre se auto rotulou como generalista - ou não especialista. O autor explica seu ponto de vista com fatos e incríveis histórias reais muito bem contadas.

Se você sente que é meio advogado do diabo, se as pessoas dizem que você é do contra, se você não consegue ir fundo em um projeto, leia o livro!

Com referências bibliográficas, algumas ilustrações e muitas curiosidades. Vale muito a pena a leitura!

Tiago Fachiano 15/08/2022

Errar, aprender e evoluir
O livro traz o propósito claro, onde o objetivo dos generalistas são as possibilidades do ciclo rápido de errar, aprender e evoluir. Isso me trouxe a tona muitos conceitos da agilidade.