Amor de cabelo

Amor de cabelo Matthew A. Cherry...

Resenhas - Amor de cabelo

John72 20/01/2023

gente, muito lindinhoooo. já tinha assistido o curta, mas quando descobri o livro fiquei animado pra ver e comparar. é muito bom imaginar que cada vez esse tipo de representatividade estão tão próximas de nós e de nossas crianças

Rachelsilva28 31/01/2022

Muito leve, amor de cabelo trás um pouco da cultura afro-brasileira.
Tranças,puff e moicano afro lindo

Daniele92 05/04/2023

Amor de cabelo
É um livro que conta a história de uma garotinha negra com cabelos crespos e seu amor pelo seu próprio cabelo. A obra é importante porque representa a diversidade na literatura infantil e pode ajudar crianças que muitas vezes não se veem representadas nas histórias que leem.

Além disso, o livro promove a autoaceitação e a autoestima das crianças, ao mostrar que todos têm sua beleza única e que devem se orgulhar de sua aparência. A obra também aborda questões como amizade, família e amor próprio, ensinando valores importantes de forma lúdica e acessível.

Ao ler "Amor de cabelo", as crianças podem se identificar com a protagonista e se sentir mais confiantes e empoderadas, o que é fundamental para o seu desenvolvimento emocional e social. Além disso, a leitura pode ajudar a expandir o repertório cultural e a promover a empatia e a compreensão sobre diferentes realidades e experiências.

Em resumo, "Amor de cabelo" é um livro que pode proporcionar uma experiência de leitura enriquecedora e transformadora para as crianças, reforçando a importância da diversidade, da autoaceitação e do amor próprio.

Josi 10/06/2022

Muito fofo
A pequena queria um penteado legal no seu cabelo crespo porque era um dia muito importante para ela. Não estava conseguindo fazer, e nem seu pai.
Sentiam falta da mãe, mas juntos (e com a ajuda de um tutorial) conseguiram fazer um penteado bacana.
É muito curtindo, se lê em minutos e é uma história muito fofa.

Farleyzinia 03/03/2024

Fofura infinita!
Eu não tinha esse livro no ano passado, fui procurar leituras no YouTube pra mostrar pras crianças e não achei um que mostrasse às crianças as imagens, acabei achando um mas em inglês. Fiz tradução simultânea pra eles (foi engraçado). Agora adquiri e só um detalhe: eu traduzi uma palavra como "Pompons" e a tradução do livro é "Puffs" gosto mais de pompons fofinhos!!!!
Mas a leitura é muito fofa e fluída, e o melhor de tudo e ser a figura paterna na maior parte do livro dividindo esse momento importante que é cuidar do próprio cabelo.

Leal 26/04/2021

Ame-se, Preta
Ótimo livro para ensinar as nossas meninas pretas a amarem os seus cabelos. História leve, ilustração linda, ensinamento importante. Amei o livro!

Taynan 24/01/2021

Maravilhoso
Que Livro Lindo!!
Uma história tocante, cheia de sentimentos.
Tão curta e mesmo assim consegue passar tanto sentimento.
Ameei !!!!!!

DAbora311 12/10/2023

A Débora criança teria amado ler esse livro, como é bom saber que agora existe livros que nossas crianças vão se sentir representadas. ??

mandinha 20/07/2020

Emocionante
Ver o que um pai pode fazer por sua filha me emocionada. Muito bonito para ler com as crianças, mas recomendo qualquer um a ler!!!

nise 09/09/2021

Um ótimo livro black
Adorei a representatividade que o livro traz desde o amor paterno demonstrando que homens também podem ser pais solteiros, à origem negra dos cabelos afro, uma linda história realmente, e que com certeza eu indicaria não só a adultos lerem, mas para crianças também. Viva o Black!

Lisi Olsen 17/11/2020

Um cabelo mágico...
Zuri está ansiosa. O grande dia chegou. E para celebrar esse dia precisa de um penteado especial. Ela sabe a mágica do seu cabelo e quantas possibilidades com ele poderá criar. Mas para isso acontecer precisa de ajuda. E seu único ajudante viável não entende quase nada de cabelos: seu pai.
Uma história encantadora sobre relações familiares, representatividade, diversidade, empoderamento negro, beleza as características e tradições afro-brasileira. De forma poética traz um dia a dia normal de uma família.

site: Canal e perfil: Devaneios em Arte

Leticia 12/05/2024

Que precioso!
É um livro perfeito. É perfeito para crianças e para adultos, que não tiveram a sorte de ler um livro como esse quando criança, que o mais perto que chegaram de uma representatividade positiva foi lendo "Menina Bonita do Laço de Fita". Que ilustração linda, que livro tocante.

tdethalyta 24/09/2022

"A estrada à frente pode parecer difícil, mas você pode fazer a jornada com um pouco de trabalho e muito amor"
CONTÉM SPOILERS DO LIVRO E DO CURTA-METRAGEM:

O livro "Amor de cabelo" é baseado no curta-metragem de mesmo nome e autor que venceu o Oscar em 2020.

A história começa com Zuri, uma garotinha negra e crespa, nos contando as características de seu cabelo e os penteados que faz com ele. Ela está determinada a fazer um novo penteado, que seja muito especial, mas não consegue sozinha. Então, seu pai decide iniciar com ela uma jornada em busca de um visual que a agrade.

Certamente a história do livro é muito bonita, apresenta partes que não estão presentes no curta e cumpre um lindo papel na representatividade. Porém, fiquei ainda mais apaixonada pelos momentos exclusivos do audiovisual, nele podemos ver uma quantidade maior de penteados afros, fica mais evidente a relutância que o pai de Zuri tem em buscar satisfazer a filha, ele não sabe lidar com o cabelo dela e, pela falta de tempo, tenta inclusive colocar um gorro para "camuflar" seu cabelo, o que seria mais fácil do que dar a atenção e cuidado necessário.

Contudo, ao ver as lágrimas da filha e escutar a mensagem da mãe dela (não contida no livro) dizendo ser necessário confiança e vontade de começar, pois, mesmo parecendo difícil, um pouco de trabalho e muito amor tornam a jornada mais fácil, ele decide seguir o tutorial gravado por sua esposa e dar um sorriso a filha. Depois de prontos (outra parte exclusiva do curta), eles vão até o hospital onde a matriarca faz tratamento contra câncer, a garota leva um desenho de sua mãe careca e com uma coroa, algo que desperta felicidade e autoestima muitas vezes em falta nas mulheres que perdem os fios durante a quimioterapia.

Com toda a representação da beleza negra, a paternidade responsável, a abordagem delicada nas dificuldades do enfrentamento ao câncer e a "crítica" sutil feita quando percebemos que a mãe de Zuri é mais escura que o pai dela (algo não tão comum nas representações e que toca na ferida estrutural de muitos homens negros preferirem mulheres brancas), pude entender porque o curta foi tão aclamado, de fato é uma obra necessária e belíssima.

*No oscar, Matthew A. Cherry tirou fotos ao lado de DeAndre Arnold, um garoto negro proibido de ir à formatura por usar dreads no cabelo. Cherry ressaltou em seu discurso a importância da aprovação em massa da lei "Crown Act" que proibi a imposição de normas por parte de empregadores e estabelecimentos de ensino sobre a aparência de cabelos e restrição do uso de estilos naturais, como os cabelos afros e penteados protetores. Com esta lei, certamente diretores como o da escola Barbers Hill terão dificuldade de impor regras e de mudá-las para promulgar seu racismo.

Curta "Hair Love" legendado no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=AgWZtqHAmJM

Achei esta matéria sobre o caso DeAndre:

Só achei no Youtube em pt este vídeo explicando a polêmica e mostrando um pouco da entrevista do diretor: https://www.youtube.com/watch?v=t60u9DvkdgU

Não achei o discurso no Oscar de Matthew A. Cherry em pt :(

Katharine 25/09/2022

Representatividade
Livro infantil que ajuda a criança a se sentir representada pelo seu tipo de cabelo que é algo de sua família, algo de amor.

Julisfronza 22/10/2020

Recomendo
Amei o livro todinho. As ilustrações são lindas... o pai presente na história fez toda a diferença. Recomendo para quem quer abordar outras temáticas com as crianças, a história permite.
Aproveitei e mostrei para o meu filho de 4 anos vários penteados e tipos de cabelos. Ele me perguntou durante a história onde está a mãe? Leia e saberá...