Amor de cabelo

Amor de cabelo Matthew A. Cherry...

Resenhas - Amor de cabelo

tdethalyta 24/09/2022

"A estrada à frente pode parecer difícil, mas você pode fazer a jornada com um pouco de trabalho e muito amor"
CONTÉM SPOILERS DO LIVRO E DO CURTA-METRAGEM:

O livro "Amor de cabelo" é baseado no curta-metragem de mesmo nome e autor que venceu o Oscar em 2020.

A história começa com Zuri, uma garotinha negra e crespa, nos contando as características de seu cabelo e os penteados que faz com ele. Ela está determinada a fazer um novo penteado, que seja muito especial, mas não consegue sozinha. Então, seu pai decide iniciar com ela uma jornada em busca de um visual que a agrade.

Certamente a história do livro é muito bonita, apresenta partes que não estão presentes no curta e cumpre um lindo papel na representatividade. Porém, fiquei ainda mais apaixonada pelos momentos exclusivos do audiovisual, nele podemos ver uma quantidade maior de penteados afros, fica mais evidente a relutância que o pai de Zuri tem em buscar satisfazer a filha, ele não sabe lidar com o cabelo dela e, pela falta de tempo, tenta inclusive colocar um gorro para "camuflar" seu cabelo, o que seria mais fácil do que dar a atenção e cuidado necessário.

Contudo, ao ver as lágrimas da filha e escutar a mensagem da mãe dela (não contida no livro) dizendo ser necessário confiança e vontade de começar, pois, mesmo parecendo difícil, um pouco de trabalho e muito amor tornam a jornada mais fácil, ele decide seguir o tutorial gravado por sua esposa e dar um sorriso a filha. Depois de prontos (outra parte exclusiva do curta), eles vão até o hospital onde a matriarca faz tratamento contra câncer, a garota leva um desenho de sua mãe careca e com uma coroa, algo que desperta felicidade e autoestima muitas vezes em falta nas mulheres que perdem os fios durante a quimioterapia.

Com toda a representação da beleza negra, a paternidade responsável, a abordagem delicada nas dificuldades do enfrentamento ao câncer e a "crítica" sutil feita quando percebemos que a mãe de Zuri é mais escura que o pai dela (algo não tão comum nas representações e que toca na ferida estrutural de muitos homens negros preferirem mulheres brancas), pude entender porque o curta foi tão aclamado, de fato é uma obra necessária e belíssima.

*No oscar, Matthew A. Cherry tirou fotos ao lado de DeAndre Arnold, um garoto negro proibido de ir à formatura por usar dreads no cabelo. Cherry ressaltou em seu discurso a importância da aprovação em massa da lei "Crown Act" que proibi a imposição de normas por parte de empregadores e estabelecimentos de ensino sobre a aparência de cabelos e restrição do uso de estilos naturais, como os cabelos afros e penteados protetores. Com esta lei, certamente diretores como o da escola Barbers Hill terão dificuldade de impor regras e de mudá-las para promulgar seu racismo.

Curta "Hair Love" legendado no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=AgWZtqHAmJM

Achei esta matéria sobre o caso DeAndre:

Só achei no Youtube em pt este vídeo explicando a polêmica e mostrando um pouco da entrevista do diretor: https://www.youtube.com/watch?v=t60u9DvkdgU

Não achei o discurso no Oscar de Matthew A. Cherry em pt :(

Nathy Lestriz 17/08/2022

Amor de Cabelo
É tão bom ler um livro que represente e valorize a beleza do cabelo crespo e sua diversidade de penteados com a imaginação infantil.
Influenciada por um curta metragem de mesmo nome, conhecemos Zuri que narra a importância de seu cabelo,assim como a presença paterna e a influência feminina da mãe. Aconselho também a assistir o curta, pois vão apresentar outras informações importantes para essa história.

Joyce 11/06/2022

Um toque no cabelo e no coração
Pensem em um livro bom, já pensaram? Pois bem, esse é claramente um deles. Uma história vencedora do Oscar de melhor curta metragem certamente vai ganhar seu coração também. Em poucas páginas esse livro é capaz de transmitir muita coisa e nos dar uma lição de vida. Para quem viu o curta e se apaixonou assim como eu, vale a pena ler e ter o livro também.

Conceicao.Sanchez 19/03/2022

Livro lindo, muito bem ilustrado e com uma história curtinha, mas muito fofa. A história fala da relação do cabelo da menina e lá não há sentimento ruim, mas algo bom, uma relação de amor com o cabelo, mediada pelo pai. Recomendo!

nise 09/09/2021

Um ótimo livro black
Adorei a representatividade que o livro traz desde o amor paterno demonstrando que homens também podem ser pais solteiros, à origem negra dos cabelos afro, uma linda história realmente, e que com certeza eu indicaria não só a adultos lerem, mas para crianças também. Viva o Black!

Lisi Olsen 17/11/2020

Um cabelo mágico...
Zuri está ansiosa. O grande dia chegou. E para celebrar esse dia precisa de um penteado especial. Ela sabe a mágica do seu cabelo e quantas possibilidades com ele poderá criar. Mas para isso acontecer precisa de ajuda. E seu único ajudante viável não entende quase nada de cabelos: seu pai.
Uma história encantadora sobre relações familiares, representatividade, diversidade, empoderamento negro, beleza as características e tradições afro-brasileira. De forma poética traz um dia a dia normal de uma família.

site: Canal e perfil: Devaneios em Arte

Julisfronza 22/10/2020

Recomendo
Amei o livro todinho. As ilustrações são lindas... o pai presente na história fez toda a diferença. Recomendo para quem quer abordar outras temáticas com as crianças, a história permite.
Aproveitei e mostrei para o meu filho de 4 anos vários penteados e tipos de cabelos. Ele me perguntou durante a história onde está a mãe? Leia e saberá...

Aila Cristina 17/08/2020

"Às vezes, o amor ganha a forma de tranças"
Amor de Cabelo é um livro lindo, fala sobre a relação de uma família negra com o cabelo afro e todas suas possibilidades. Sobre cuidado, paternidade negra, afetos e vivências.
Indico esse livro para todo mundo, é isso mesmo, todo mundo, porém em especiais para crianças negras, pois a Zuri e a relação que ela tem com o cabelo ajudaria de forma positiva, a construir uma autoestima pautada na negritude desde a infância, valorizando seus cabelos, sua cor, sua ancestralidade e todas as possibilidades de existir.

Clara.A.M.Oliveira 29/09/2022

Adorei
Eu já tinha visto o curta desse livro e já sabia a história, mas mesmo assim adorei o livro. Quando minha sobrinha estiver maior planejo ler pra ele (já comprei com esse objetivo).

Branca 23/08/2022

Fofo
Confesso que gostei mais do curta. É quase a mesma história, mas não deixa de ser fofo.

Ensina sobre perseverar e se amar.

Grottelitteraire 26/07/2022

Sempre vai ser uma das melhores coisas que já li/vi em toda minha vida, que história, sou completamente apaixonadaaaaa

nana 28/09/2023

Amor replicado em páginas
Um conto rápido e curto, acho incrível a forma como elle trata o assunto principal com tantura fofura e mostra um pai presente na vida da filha

eu tenho certeza que esse livro mudou a vida de uma pessoa, seja ela adulto ou criança :)

ThamYasha 15/06/2021

Livro necessário, lindo de tudo.
E muito bem ver cada vez mais livros cheios de representatividade, especialmente como esse.

Bruna Jéssika 27/07/2020

Um amor de livro
Que lindo e potente! Amor de cabelo é um livro sobre aceitação, representatividade e amor, antes de tudo.