O Quinto Compromisso

O Quinto Compromisso Don Miguel Ruiz

Resenhas - o quinto compromisso

Carol 12/03/2024

Uma ótima filosofia
Pra quem já leu os 4 compromissos, é o mesmo estilo de livro, quem leu recentemente pode achar meio repetitivo, mas pra quem leu a muito tempo, vai ajudar a relembrar.
Eu recomendo primeiro ler os 4 compromissos, tentar colocar em prática e depois acrescentar o 5 compromisso.

Vivi Barroso 12/01/2024

Despertar
A obra faz com que o leitor tenha uma grande reflexão sobre si e o mundo. Vale muito a pena ter essa experiência incrível de ser o que você é.

Lia Mussi 08/01/2024

Continuação de Os Quatro Compromissos, é um livro um pouco mais aprofundado do que o primeiro. Traz importantes ensinamentos para a vida como um todo. Recomendo muito a leitura!

Jandielson Neves 31/12/2023

Um novo compromisso
Esse livro superou as minhas expectativas e considero ele ainda melhor do que ?Os Quatros Compromissos? que é um outro livro excelente desse autor.

Um verdadeiro convite a mudar as nossas crenças e perceber que as mudanças externas dependem de uma real transformação interna.

E fica o questionamento...

O que você vive hoje é uma verdade ou uma mentira?

deborajournal 11/11/2023

Caso não tenha lido ainda o livro os quatro compromissos, aviso que é mais do mesmo a maior parte do livro. Porém, se tem muito tempo que leu ou se não conseguiu absorver bem os ensinamentos do livro citado acima, recomendo ler este sim.
Falo como alguém que gostou muito do livro os quatro compromissos, é uma leitura que realmente vale pelo aprendizado que ele propõe, neste caso, este livro é uma complementação dos ensinamentos com o 5° compromisso e uma forma de retomar os ensinamentos do outro livro, porque são simples porém de difícil aplicação na vida.

Sílvia 08/11/2023

Uau! O Quinto Compromisso vem cheio de lições para se ter uma vida plena. Don Miguel relembra Os Quatro Compromissos, de forma bem completa, e numa linguagem super fácil de compreender, para introduzir o quinto compromisso e fechar os acordos. Esses acordos são a base para uma vida plena, sem perturbações da mente, com aquele julgamento constante que fazemos o tempo todo de tudo e de todos.
Ao abrir mão das "verdades" que nos são ensinadas e repassadas de geração a geração, ativamos a consciência da nossa própria existência, e como são nossas percepções sobre os acontecimentos que nos rodeiam. E percebemos que cada um vive de acordo com a história que cada um cria, e com isso percebemos que as criações são distintas, não vemos as coisas do mesmo jeito, somos criadores da nossa própria realidade, ela sendo boa ou não. Por isso, segundo Don Miguel, é necessário que acordemos desse sonho, e que criemos consciência. Os cincos compromissos vai te guiar nessa jornada de autodescobrimento.

Renata Tomaz 24/10/2023

"?O Quinto Compromisso', a sequência inspiradora de Don Miguel Ruiz, nos lembra que a busca pela autenticidade e a conexão com o divino são jornadas contínuas. Este livro é um lembrete de que a evolução espiritual é um compromisso eterno conosco e com o universo."

Aninha 24/08/2023

Achei que o primeiro livro ?Os Quatro Compromissos? é MUITO mais impactante e de forma mais sucinta. Esse é muito repetitivo e cansativo, trazendo um conteúdo quase idêntico. Fez mais sentido para mim reler o primeiro do que ler o segundo.

Tina 05/08/2023

Fundo na ferida
Engatei a leitura de ?O quinto compromisso? depois de ter lido ?Os quatro compromissos?, dentro de um clube de leitura que participo. Para quem procura desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, expansão da consciência e temas profundos sobre si mesmo, está no lugar certo. Aqui, temos o fechamento dos quatro compromissos com ?seja cético, mas aprenda a ouvir?. Durante a leitura, várias passagens me marcaram, como uma espécie de chacoalhão que muitas vezes precisamos, mas que poucas pessoas/coisas nos dão:

?Qual é a pior coisa que pode acontecer a qualquer um de nós? Todos nós vamos morrer, e, quanto a isso, não há nada que possamos fazer. Podemos curtir a viagem ou resistir e sofrer. Resistir, porém, é uma futilidade. Nós somos programados para ser o que somos e só podemos ser isso?. Isso se chama ENTREGAR-SE!

Don Miguel Ruiz, juntamente com seu filho Don Jose, nos trazem ensinamentos preciosos em poucos capítulos, e que precisamos ler com atenção (mais de uma vez, de preferência).

Dois pontos que me incomodaram na obra são a repetição de uma mesma coisa várias vezes, geralmente utilizando palavras diferentes. Outro ponto é a recapitulação dos quatro compromissos anteriores, sendo praticamente metade do livro destinado a eles. No meu entender, o livro poderia, então, ser reeditado para ?Os cinco compromissos?. Pareceu uma forma de ?engrossar? mais o livro. Entretanto, entendo que o autor queira colocar o leitor a par do que já trouxe anteriormente, por se tratarem de assuntos extremamente conectados.

Uma leitura muito reflexiva que vai fundo na ferida. Não é para qualquer um!

Viviane.Sansone 19/06/2023

Complexo e reflexivo
Escrita complexa, profunda, reflexiva. Um livro que força a gente a pensar e duvidar de muitas coisas. Tive que ler e reler alguns trechos para realmente compreender o que o autor queria dizer. Apesar disso a mensagem do livro é muito interessante e importante.

Mente.Leitora 31/05/2023

Uma ótima leitura. Possibilita maior reflexão sobre como tem sido o modo de vida na sociedade contemporânea. Como complemento da obras os Quatro Elementos, resume como complemento e é importante para amarrar a mensagem que o autor quer passar.

Camila Candelaria 12/04/2023

Enorme aprendizado! Leia o "O Quarto Compromisso" antes!
Ele reforçou mais ainda os outros 4 Compromissos e me fez avaliar a questão sobre o julgamento alheio e como é bizarro o fato de crescermos com tantas crenças que nos limitam.

Esse 5 Compromisso só fechou com chave de ouro toda essa linha de raciocínio sobre a vida, sobre a felicidade, viver em paz e sem medo de ser você mesmo.

É um ótimo livro pra reler todos os anos, assim como "Os 4 Compromissos". Sensacional!

monilycavaleiro0 21/07/2022

Sensacional!
Li Os quatro compromissos e agora tive a oportunidade de ler esse livro. Como estou adorando saber mais da filosofia tolteca, e melhor ainda é saber que eu tento viver um pouco dela todos os dias. Uma leitura agradável, rápida, e que fluiu bem junto das ideias.